Informando a origem – Parte 1

Entrou em vigor no final de maio a Lei 13.111/2015 (clique para ler na integra) que torna obrigatório às empresas que comercializam veículos comunicar formalmente aos compradores algumas informações. São elas:

– O valor dos tributos incidentes sobre a comercialização do veículo;

– Que o veículo não é furtado ou roubado;

– Valor de multas e taxas anuais legalmente devidas (caso existam);

– Valor de impostos devidos (caso existam);

– Se o veículo possui alienação fiduciária;

– Quaisquer outros registros que limitem ou impeçam a circulação do veículo. Por exemplo: se o veículo tiver comunicação de venda expirada e vedada a circulação, se tiver blindagem ou GNV com laudo vencido (nos estados que exigem) e etc.

Caso não comunique formalmente aos clientes essas informações, o vendedor deverá arcar com as despesas incidentes no veículo até a data da venda. Ou então, se o veículo for roubado, deverá ressarcir o cliente.

Essas são as situações e as respectivas punições previstas em lei.

Gostaria aqui de fazer um comentário pessoal. A lei está claramente muito “rasa”, pois falar que a loja não pode vender um carro roubado, não pode vender veículos com débitos e nem bloqueios é o mínimo que se espera de uma loja com alguma seriedade. A lei precisa de regulamentação para esclarecer e aprofundar alguns pontos, pois como está, parece apenas que ela veio criar um mercado para as empresas de pesquisa veicular.

Como escrevi acima, da forma que está a lei, não é preciso informar que o veículo teve origem em leilão. Acho isso correto, pois um veículo recuperado de financiamento ou de renovação de frota de empresas ou diretoria é um carro com valor e condições normais de mercado.

Do mesmo modo, não é preciso informar que um veículo sinistrado e totalmente recuperado está sendo vendido por um valor muitas vezes de mercado à um cliente que não tenha percebido isso. E, como sabemos, os carros recuperados de financiamento e leiloados, não sofrem a depreciação que os carros sinistrados ou roubados e recuperados (e posteriormente leiloados) sofrem. Em minha opinião se a lei quer realmente proteger o consumidor – e por mais que o sinistro conste no documento na maioria das vezes – acho que seria válido que a revenda informasse que o veículo sofreu um sinistro, foi recuperado e está sendo vendido. Por mais que o veículo possa rodar, muitas vezes ele terá problemas em ser segurado ou financiado.

O meu receio é que a lei, quando regulamentada, iguale todos os veículos de leilão na mesma condição de depreciação.

E ainda assim, as pesquisas veiculares podem causar ainda mais confusão. Por exemplo, nos carros que possuem origem em leilão, dependendo da consulta que for feita, irá aparecer esse histórico. Se o leilão for de veículos recuperados de financiamento, de renovação de frota, de diretoria, de montadoras, pouco vai importar, pois muitas pessoas ainda tem “preconceito” com carro que tenha sido leiloado. O certo seria especificar bem o motivo pelo qual o carro foi leiloado para que não haja confusão para quem compra.

Esse é um assunto muito amplo e irei retornar a ele nas próximas postagens orientando como deve proceder quem vende um carro que tenha sofrido um sinistro.

Aproveito ainda para agradecer ao leitor Lucas pela sugestão desse assunto.

banner

About Ricardo Cintra

94 thoughts on “Informando a origem – Parte 1

  1. Comprei em 2009 em veiculo de Leilão que foi retomado de Financeira , comprei para meu uso sempre fiz seguro dele com 100% , vendi o carro esse mes ou seja ( 6 anos apos compra-lo ) e o comprador foi fazer o seguro e uma seguradora das 120 existentes so aceita fazer por 90% .

    Falei para fazer na que fiz que esta 100% .

    Porem ele ficou chateado por eu não ter informado que o veiculo foi comprado por mim em Leilão .

    Ele esta querendo desfazer o negocio e ir na justiça e eu não quero desfazer pois o carro não tem restrição alguma em relação ao seu uso e nunca teve sinistro .

    Ele pode ganhar na justiça uma vez que eu não informei que comprei de Leilão ???

    Qual a melhor maneira de resolver isso ?

    Se fecharmos um acordo de devolver algum valor para ele , existe algum modelo de declaração que posso pedir para ele assim para me resguarda de futura ação ?

  2. Olá,

    Nesse caso, a restrição é de seguro e isso é muito complicado de mensurar pois a seguradora pode ter visto no perfil dele ou no do veículo (marca, indice de roubo, reparabilidade, discrepância entre tabela e mercado..) motivo para ter colocado esse limite de 90%. Ou mesmo no cruzamento dos dados dele com os do veículo algum risco maior.
    O que você pode tentar é oferecer algum acordo que o valor da venda seja de 90% do valor previamente combinado, aí você pode pedir para um advogado fazer um termo que ajuste esse valor explicitando que é por solicitação do comprador visando resguardar eventuais prejuízos pois o veículo é de origem de leilão, recuperado de financiamento.
    Sobre o processo, se você é um vendedor particular e não trabalha com revenda de veículos, acho que são grandes chances de você não perder, pois nesse caso é uma relação de iguais e assim como ele pode alegar que você deveria informar que era de leilão, você pode alegar que também era dever dele ver a origem do veículo. Outra coisa, ele vai precisar de uma declaração da seguradora dizendo que recusou o seguro pelo fato do carro ser de leilão. Duvido que a seguradora vá dar isso. Além disso, quem te garante que ele não está usando isso para reduzir o preço do veículo e assim que você fizer um acordo e devolver parte do dinheiro para ele, ele não vá fazer o seguro a 100% em outra seguradora? Nesse caso ele estaria levando vantagem sobre você. A discussão é muito ampla e acredito que sendo você particular, você não perderia. Basta ele fazer seguro em outro lugar que cubra 100% e não existe mais nenhum dano a ele.
    A melhor maneira seria fazer um acordo e encerrar a discussão para ele não ficar insatisfeito e nem você precisar desfazer o negócio.
    Mas se você bater o pé e não fizer o acordo, acho que não vai ser fácil ele provar que teve prejuízo, pois o argumento do seguro, como disse, é muito frágil para sustentar um processo.

    Um abraço!

  3. Gostei muito das pergunstas e principlamente das respostas de sua parte, Parabéns para mim foi bastante esclarecedor, no momento estou comprando um veiculo pequisei e consta como recuperado de financeira, porém o vendedor nem sabia pois recebeu como parcela de dívida mas o veículo está em bom estado e estamos negociando, já falei com minha corretora Neide Amaro que é da Porto Seguros e ela me disse que fazem o seguro sim e em caso de dúvida eles agendam uma vistoria técnica justamente para não haver problemas em relação a porcentagem.

  4. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Espero que sua compra dê certo.

    Um abraço!

  5. Comprei um carro sinistrado sem saber.Tem cmo saber a origem e motivo do sinistro? Se foi PT,ou pequena monta?
    Obrigad

  6. Olá,

    Você consultar algum site de consulta do histórico de veículos. Geralmente esses sites possuem acesso à banco de dados de seguradoras e empresas e conseguem indicar o motivo do sinistro e podem até apresentar fotos do carro na época do sinistro.
    Pesquise na internet sobre sites de consulta do histórico de veículos.

    Um abraço!

  7. BOM DIA, SEMPRE COMPREI VEÍCULOS DE LEILÃO, ACONSELHO SEMPRE EFETUAR UMA VERIFICAÇÃO EM EMPRESA ESPECIALIZADA. A ÚNICA QUE OFERECE ESTE SERVIÇO DE PESQUISA DE VEÍCULOS DE LEILÃO É A INFOCAR. NESTA EMPRESA ELES TE INFORMAM SE DETERMINADO VEÍCULO É DE LEILÃO E O TAMANHO DO DANO, E ISTO PERMITE UMA COMPRA SEGURA POIS SABEMOS QUE O VEÍCULO NÃO ESTAVA ARREBENTADO.
    http://www.infocar.com.br

    Sergio

  8. Olá,

    Sem dúvida pesquisar o histórico de um veículo é fundamental na hora de comprar um carro seminovo. A infocar talvez seja mais vantajoso para os lojistas que fazem muitas consultas. Para os clientes que vão consultar o histórico de um ou dois carros por ano, talvez valha mais a pena cotar a consulta em outros sites. Tem várias opções de sites de consulta de histórico veicular tão boas quanto ela.

    Um abraço.

  9. Olá, boa tarde.
    Recentemente comprei um carro de leilão, em estado recuperável, não tive muitas informações por parte do leiloeiro.
    Já dei entrada no Detran, e no Detran ( Fisicamente ), fui informado de que o carro está no nome do leiloeiro e em processo para passar para o meu nome.
    Pesquisando os dados no site do detran, ao consultar sobre o carro, recebo as seguintes informações.
    Em observações aparece – “EXISTE COMUNICACAO DE VENDA, VEDADA A CIRCULACAO”, isso seria por que o carro estava no leilão e ainda não foi passado para o meu nome?
    Outra pergunta, é que ao consultar, aparece.
    “EXIST5E INFORMAÇÃO DE INCLUSAO DE ALIENACAO FIDUCIARIA/RESERVA DE DOMINIO PELA FINANCEIRA AINDA NÃO REGISTRADO NO DETRAN, PROVIDENCIAR O SERVIÇO DE INCLUSAO DE GRAVAME ASSOCIADO OU NÃO A OUTRO SERVIÇO”.

    O que seriam essas duas informações?
    Obrigado.
    Feliz Ano Novo.
    Fica com Deus.
    Att.,

  10. Olá!

    A informação de “EXISTE COMUNICAÇÃO DE VENDA, VEDADA A CIRCULAÇÃO” está constando pois o veículo já teve seu processo de transferência iniciado a mais de 30 dias. Quando transferir para seu nome, a observação é retirada.
    A informação sobre alienação fiduciária é o seguinte, quando o carro é vinculado à uma instituição financeira por financiamento é feita a inclusão dessa informação no Detran. Acredito que no seu caso, a inclusão não foi feita corretamente ou está em processo de retirada. De qualquer forma, quando o leilão te entregar a documentação, essa situação já deverá estar resolvida por eles. Do contrário não dá pra transferir o carro.

    Um ótimo 2016 para você e seus familiares!
    Um abração!

  11. Ola.
    Só tenho agradecer pelas respostas esclarecedoras e convincentes.
    Me ajudou bastante as perguntas e as resposta.
    Parabéns!

    Uma curiosidade, você continua comprando carro e leilões?

  12. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Sim, continuo. De setembro pra cá dei uma parada pois estava com 5 carros e ficando sem espaço. Além disso queria vender pelo menos 3 antes de virar o ano para escapar do IPVA 2016 deles. Consegui vender e já estou de olho nos leilões para ir novamente às compras.

    Um abraço!

  13. Olá Ricardo, boa tarde.
    Obrigado pelo auxílio.
    Liguei para o detran hoje, e me informaram que o processo está parado por conta dessa alienação, dizendo que o Leiloeiro junto a SEOP ( Orgão do veículo leiloado ) deve retirar.
    Liguei para o leiloeiro, e o mesmo me informou que por parte deles já está no detran, e que o detran quem deve retirar.
    Me disse que assim que o detran retirar, aparecerá Existe comunicação de venda de leilão.
    Essa informação procede?
    Existe algo que eu possa fazer?
    Obrigado.
    Fica com Deus.
    Att.,

  14. Olá,

    Sim, é isso mesmo. O leilão é que deve entrar com o processo no Detran para liberar a alienação e, pelo que o leilão te disse, já fizeram isso e o processo está em andamento no Detran. O que você pode fazer é esperar uns 10 dias úteis e ligar novamente no Detran. A comunicação de venda é um informação temporária até que você faça a transferência para o seu nome.
    Eu não sei como está atualmente o Detran/RJ, mas sempre que precisei, demorou demais. Então, a menos que tenha mudado muito, acredito que vai demorar um tempo ainda para o processo andar, por demora do Detran/RJ.

    Um abraço!

  15. Olá, gostaria de saber como proceder em relação a uma compra que fiz em 08/2015 um automóvel de uma loja de revenda de carros, porém sem saber que o mesmo era produto de Leilão, perguntei a procedência mas nada me informaram quanto a isso e hoje 28.01.2016 quando fui fazer a troca dele por um outro veículo fui informada pelo lojista de que se tratava de um carro de leilão. O valor anunciado era de R$ 17.000,00 sendo assim paguei pelo veículo o valor de 11.000,00 de Entrada + 12 parcelas em meu cartão de R$ 644,72. O carro após a compra ficou 15 dias em posse da revendedora para ser arrumado, não me deram contrato de compra e venda, apenas o Recibo preenchido sem a minha autorização no valor de R$ 15.000,00 sendo que se tratava de um automóvel no valor de R$ 17.000,00
    O vendedor que ia pegar o carro na troca cancelou a venda por se tratar de um carro de Leilão, fiquei totalmente sem rumo e constrangida pela situação. Agora eles desvalorizam o veículo por se tratar de um “Carro de Leilão”
    Consigo fazer a Rescisão Contratual tendo em vista que se tivesse sido informada da procedência do Leilão não teria realizado a compra.

  16. Olá,

    Na lei não diz que a loja deveria te informar que o carro era de leilão. Porém se você entrar na justiça alegando que foi enganada pela loja e se a loja que te vendeu tiver empresa aberta e for pessoa jurídica, alguns juízes entendem que eles deveriam ter informado sim e você pode ganhar o processo. Recomendo que você procure a loja e tente desfazer o negócio amigavelmente, caso não seja possível, você precisará procurar a justiça.
    Sobre a prática de algumas lojas não aceitarem “Carros de leilão” na troca, falei sobre o assunto nessa postagem. Dê uma olhada:
    https://carroeleilao.com.br/lojas-que-nao-aceitam-carro-de-leilao/

    Um abraço!

  17. Olá Ricardo, boa noite.
    Agradeço pela resposta.
    Realmente tenho um número do UPO, que foi dada entrada desde 21/12/2015, porém nenhum andamento.
    Depender do detran é complicado, assim que tiver notícias, posto aqui.
    Obrigado.
    Fica com Deus.
    Att.,

  18. Olá Ricardo, Boa tarde.
    Tudo bem?
    Rapaz, queria uma dica sua, meu processo ainda está parado no mesmo estado, desde quando entrei com o processo, 21/12/2015.
    Estive olhando o edital do meu leilão, e pesquisando pela placa, praticamente todos os carros já foram liberados para documentação ( aparece leilão veiculo na pesquisa ).
    Observando um pouco mais profudndo o edital, achei um outro carro no mesmo caso que o meu.
    AgenciaDeCarros/PessoaFisica/BancoPanAmericano.
    Por incrível que pareça, a placa desse outro carro parecido com o meu, também não está disponível.
    Falando com um despachante, ele falou que por constar no documento do carro circulação vedada, o Detran não mexe no processo, pois pode ter algum problema judicial que envolve o carro, isso procede?
    É provável que seja apenas uma superstição da minha cabeça?
    Estou meio triste por não ter resolvido isso ainda, estou viajando e pretendo ir no Detran assim que voltar de viagem, mas gostaria de ter argumentos para falar com eles, obrigado.
    Fica com Deus.
    Att.,

  19. Olá Gilles,

    O grande problema no seu caso é que ficou a restrição da transferência do financiamento que não havia sido incluída ou retirada corretamente. Possivelmente é esse problema com a inclusão da informação do financiamento que está barrando o trabalho do Detran. Acredito que a comunicação entre o leilão e a empresa financeira que fez a inclusão da restrição está travada.
    Particularmente não acredito em problema judicial, acho apenas que é demora da instituição financeira em dar a baixa ou demora do Detran em registrar a baixa do financiamento anterior. De qualquer forma, se for problema judicial, pode ser alguma contestação do antigo dono que está travando a liberação pois o processo ainda estaria correndo na justiça.
    Eu não acredito nisso, acredito mesmo em demora do Detran ou da instituição financeira. Se você conseguir um contato na instituição financeira que cuide dessa parte, você poderia tentar se informar sobre o caso da liberação desse veículo, se ela já foi enviada ao Detran ou ainda não.

    Um abraço!

  20. Olá Ricardo, Boa tarde.
    Obrigado pela rápida resposta.
    O estranho que há umas 2 semanas atrás, antes de eu viajar, estive no Detran umas três vezes, e o mesmo falou que não deveria passar desse mês, que eles vão por ordem de lote.
    Se eu manualmente tentar fazer aquela inclusão fiduciária pelo site do Detran, será que resolve?
    Nesse caso, a instituição financeira reconhece que o carro foi para leilão e que deve retirar isso?
    Se eu ligar para o banco, como devo prosseguir?
    Obrigado.
    Fica com Deus.
    Att.,

  21. Olá,

    Não aconselho a fazer manualmente não. Acho que pode até gerar uma demora a mais.
    Sobre o contato com o banco, é dificil, mas você pode tentar falar com o banco e ver no setor juridico quem cuida dessa parte da regularização dos veículos vendidos em leilão. Alguns bancos terceirizam esse trabalho para grandes despachantes, se você conseguir descobrir para qual despachante eles mandam os serviços, pode ter mais sucesso.

    Um abraço!

  22. Ola, trabalhei em seguradora e digo que de uns anos para cá as seguradoras estão verificando na base de dados de leilao, independente da procedencia (pequena/media monta, frota ou financiamento) e simplesmente negando ou efetuando cobertura parcial com possibilidade de nao aprovação.
    A que eu trabalhava consultava a base pela Nortix, uma empresa que mantem essa base no brasil e simplesmente negava qualquer carro, independente da monta, podia até ser aqueles carros com 1000km da Ford.
    No meu caso, um carro de financiamento, mesmo o carro estando 100% fui negado na porto, entende-se porto/azul/itau. Foi negado em uma, as outras sao do mesmo grupo e negarao as proximas.
    Entao, o amigo que falou lá em cima que das 100 seguradoras somente 1 deu 90%, creio que seja o contrário, pois TODAS as seguradoras já estao restringindo, pois o pensamento é: “Se o cara paga 75% do valor de tabela, porque eu tenho que pagar 100%????, vamos segurar entao 80%/’. Isso “ferrou” com o mercado de venda de carros de leilao e esta diminuindo a lucratividade, bom pelo menos para mim, pois SIM irei informar pois há caracterizado o dano.
    Como se diz, dano de dificil reparação, voce sabe que o cara pode se prejudicar nao podendo segurar 100% do que ele pagou pelo fato de alguem ja ter “lucrado essa diferença”, entao, eu pelo menos faço o seguinte, explico mosto que o carro esta inteiro e revisado e registro por email para nao ter B.O depois.

  23. Olá,

    Como não há uma clareza de regras, as seguradoras fazem como preferem mesmo.

    Um abraço!

  24. Olá Ricardo, bom dia.
    Gostaria de agradecer imensamente a atenção e a informação passada.
    Voltei hoje de viagem e adivinha? Já consta agora como Veículo Leilão e já consegui agendar a vistoria.
    Muito obrigado.
    Fica com Deus.
    Att.,

  25. Olá,

    Opa! Que excelente notícia! As vezes demora, mas quando sai o documento a sensação é ótima!
    Agora é só aproveitar o novo carro!

    Um abração!

  26. Olá estou negociando um veículos porém consta nos documentos sem restrição veículo recuperado vou ter problemas futuramente pra vender ou transferir esse veículo.

  27. Olá,

    Não entendi seu comentário. Consta no documento que o veículo é recuperado? Ou não consta nenhuma restrição?
    Se não constar nenhuma restrição é mais fácil para você vender, se constar a restrição, você precisará informar ao futuro comprador essa característica e talvez vender o carro um pouco mais barato.

    Um abraço!

  28. Ricardo, boa tarde!

    Parabéns pelo site! Adquiri ontem um veículo que no CRLV não consta nenhuma observação de RECUPERADO ou algo similar… O carro está perfeito… Porém, ao tentar cotar com meu corretor o seguro, foi negado na maioria das seguradoras, indicando que o mesmo foi RECUPERADO…Vou realizar a pesquisa do histórico conforme você indicou… Mas ficou uma dúvida: no CRLV deve ou não deve ter o registro da recuperação e/ou leilão? O vendedor (particular) alega que não sabia desta restrição no histórico do veículo, pois o adquiriu de um terceiro….

  29. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Mesmo não constando no documento, o carro pode ter sofrido um sinistro de pequena monta. Se for sinistro de pequena monta, não fica a informação no documento mesmo.
    Informação que o veículo passou por leilão não aparece no documento mesmo.
    Recomendo que você negocie um bom desconto, sabendo dessa dificuldade agora que você vai ter também quando for vender o carro.

    Um abraço!

  30. Caro Ricardo.. Ótimas explicações ..mas por gentileza uma dúvida ficou

    Sou PJ e pegamos em base de troca um veículo em otimo estado em abril.de 2015 … em 19 de maio de 15 o mesmo foi revendido sendo financiado pelo SANTANDER, não fizemos o laudo pericial …. nosso cliente comprador deste veículo devido a crise precisou se desfazer do carro agora em 05 / 16 e a loja q ele negociou fez o laudo e acusou leilão financeiro e sendo assim a loja alegou que não pegaria o veículo… o cliente retornou à nossa loja dando essa.noticia, pois bem dissemos que comprariamos o carro dele pois não tínhamos nenhum preconceito em veiculos leilão financeiro mas infelizmente não chegamos a um acordo comercial e contrariado ele disse q buscaria seus direitos na justiça …Pois bem !!! A dúvida ficou exatamente aí , lendo algumas respostas ficou evidenciado q em 19/05/15 não existia nenhuma lei que obrigaria a repassar informações do veiculo e muito menos uma lei que impediria a revenda deste tipo de veiculo pois o mesmo não possuía nenhuma restrição de qualquer espécie portanto totalmente regular ….o laudo tirado recentemente acusou APROVADO porém com ressalva justamente pela informação de leilão financeiro… a pergunta é : baseado em que a justiça pode dar ganho de causa para o cliente neste caso lembrando que o carro não possui nenhuma restrição…. foi financiado normalmente …. o laudo não acusou nenhuma falha estrutural … um último comentário gostaria de frisar a falta de maturidade do mercado sobre carros leiloados, considero todas as avaliações feitas sobre quaisquer circunstâncias SUBJETIVAS porem muitos aproveitam o termo LEILAO para tirar grandes lucros, o Termo LEILÃO e generalizado..algumas lojas impõe ao proprietário que financeiro X sinistrado são iguais e muitas vezes na hora de revender o veículo leilão financeiro não informam ao cliente comprador tal ressalva, bom e isso !!!

  31. Olá,

    Muito bom você ter tocado no assunto, esse vai ser o tema da próxima postagem que farei, pois o tal do “laudo cautelar” não significa absolutamente nada além de um histórico mais detalhado do veículo. Falarei mais sobre isso em uma postagem em breve.
    Pois bem, no seu caso eu acredito que vocês terão o aborrecimento da justiça apenas, pois caberá ao cliente provar como ele foi prejudicado pelo fato do carro ter um histórico de leilão de financeira. Se fosse ilegal vender carro que passou por leilão de financeira, teriam que proibir os leilões, obviamente.
    Quanto à lei, realmente não há nada que obrigue vocês a informarem o histórico de leilão de financeira, a lei atual fala bem especificamente qual tipo de informação tem que ser passada ao cliente sobre o histórico do carro no momento da venda. E essa lei é anterior à data que você disse que vendeu o carro ao cliente.
    Como não foi possível fazer um acerto com o cliente evitando a discussão na justiça, a justiça vai mediar o acordo. Porém o cliente precisará provar que foi prejudicado, o que é bem complicado, pois teria que provar que leilões como um todo são prejudiciais.
    Nos mantenha informado sobre o que houve na discussão na justiça.

    Um abraço!

  32. Ola Ricardo,
    Gostaria de informações a respeito de veiculo arrematado em leilão do Detran, estes veiculos a situação deles são as mesmas dos carros de financiadoras?
    Fico no teu aguardo.
    Abraço!

  33. Olá,

    Em resumo sim. Se o veículo não está sinistrado, ele é um veículo que se enquadra no mesmo perfil dos veículos de financeira. Os veículos de financeira são retomados por falta de pagamento, os do leilão do Detran em sua maioria são apreendidos por falta de pagamento de tributos ou infrações que levaram à apreensão.
    irá constar nos sites de pesquisa que ele passou por leilão, mas não sofreu sinistro.

    Um abraço!

  34. Ola Ricardo,
    Se eu arrematar um lote pela internet, e por algum motivo eu vier desistir da compra, eu sofrerei alguma punição judicial?
    Abraço!

  35. Olá,

    Na maior parte dos leilões não, tem apenas seu cadastro bloqueado. Mas recomendo que você leia as condições de cada empresa de leilão pois elas mudam. Algumas cobram um percentual em caso de desistência da compra, mesmo online. Aí pode sim receber uma cobrança judicial.

    Um abraço!

  36. Ola Ricardo,

    Estou com um problema, gostaria de um conselho teu, pois não sei qual decisão que seria a mais correta neste caso.
    Tenho um vizinho que traz carro da cidade de Belem do Para e vende aqui em São Paulo. Ele me ofereceu um deste carro, eu perguntei a procedencia do corro e se a documentação estava ok, ele falou que o carro era de uma ong e a documentação estava tudo ok. Comprei este carro e ja faz sete mês e a até agora ele não me deu o documento de transferencia, venho cobrando ele e sempre inventa uma desculpa. Entrei no site do Detran do Para e com os dados do carro verifiquei que o carro está com impedimento judicial, ele falou que não sabia, mas descobri que ja é uma pratica dele este tipo de negocio não foi a primeira vez. Fora o valor de sete mil reais que paguei pra ele, ja gastei cinco mil reais para arrumar o carro. Se você Ricardo tive no meu lugar qual dicisão tomaria.
    Fico no aguardo.

    Abraço!

  37. Olá,

    Eu tentaria desfazer o negócio com ele. Pelo jeito o carro vai ficar enrolado por um bom tempo.
    Outra opção é você conversar com ele de ir usando o carro até que a documentação saia e caso ela não saia, ele se compromete a comprar de volta de você daqui a alguns anos. Assim você pode usar o carro e os 5 mil que já investiu nele. Tudo depende do tempo que você quer ficar com o carro e do uso que pretende (se comprou para usar mesmo ou para revender com lucro).

    Um abraço!

  38. Boa Tarde Ricardo, me diz uma coisa, quando compra um carro no leilão de financeira, tem algum meio de tirar esse registro para não constar que o carro passou por leilão, na hora que for fazer o laudo cautelar?
    se souber de algo me avise, as agencias não quer pegar o carro porque passou por leilão de recuperado de financiamento.
    meu email para duvidas. reginaldob.correa@gmail.com obrigado

  39. Olá,

    Não conheço formas de retirar o histórico de ocorrência de leilão do histórico do veículo.

    Um abraço!

  40. Em 2011 comprei um veiculo em uma agência, financiando em cinco anos.
    Agora em 2016 ao quitar o financiamento, dei o carro como parte de
    pagamento em outra agência no valor de R$ 15.000,00, acontece que o pessoal
    da agência descobriu uma coisa que nem eu sabia, o carro era de leilão.
    O veiculo passou por dois leilão um batido de frente e outro de traseira
    acontece que a agência quer que eu devolva R$ 5.000,00 ou financie
    e o carro ficara por R$ 10.000,00 esta correto isso.
    E como fica o meu caso paguei o carro e financiei um carro que no mercado custa 40%
    abaixo da tabela.
    O que quer dizer informação se sinistro -PT Não existe sinistro de indenização integral

  41. Olá,

    Algumas lojas tem restringido aceitar carros com histórico de leilão, porém não há nada que permita ou proíba elas fazerem isso. Então as lojas fazem.
    Sobre o sinistro, possivelmente a seguradora indenizou o proprietário e vendeu o carro em leilão, alguém comprou, reparou e vendeu.

    Um abraço!

  42. Olá Ricardo, parabéns pelo blog que é bem esclarecedor e ajuda muito. Eu tenho um Ka que adquiri do Freitas Leilões recuperado de financeira (Santander), estou vendendo R$ 5.000,00 abaixo da tabela FIPE e R$ 2.000,00 abaixo do menor preço é mercado. Mesmo assim, está muito difícil vender pois não quero dor de cabeça e estou informando aos potenciais compradores a respeito do histórico, dois quase compraram e posteriormente desfazeram do negócio, porque disseram que nenhuna seguradora aceita, tem algum laudo para tentar facilitar a venda ou alguma sugestão de modo que evite dores de cabeça futura? Obrigado

  43. Olá,

    O que posso dizer como dica é tentar cotar seguro com um corretor e mostrar para os interessados que é possível fazer seguro.
    Outra dica é pegar um laudo cautelar aprovando o veículo, com a observação de que ele passou por leilão. Você pode falar para o comprador que o carro é aprovado no laudo.

    Um abraço!

  44. Bom dia,

    deixei um carro pra vender em uma revenda proveniente de leilão recuperação de financiamento há mais de 5 anos atrás e agora que o comprador veio reclamar, ele tem direito a alguma coisa? a lei de 2011 fala algo a respeito?

  45. Olá,

    A lei não diz nada claramente, então se ele quiser reclamar, deverá ser na justiça e vai depender da interpretação do juiz baseado no código civil, isso se for uma venda entre particulares. Se for uma venda através de CNPJ e emissão de nota, pode configurar venda de produto com vício. Depende da interpretação do juiz, mas acho difícil isso acontecer.

    Um abraço!

  46. Bom dia !!
    Estou vendendo um carro sinistrado mas não consta nado no documento,pois levei esse carro parra avaliação em uma consecionarie renomada no mercado eles avaliaram meu carro 20% abaixo da tabela ,sou obrigado a informa q meu carro e sinistrado mesmo já com o valor já depreciado e pagando o valor da filé no carro da loja..

  47. Olá,

    A avaliação da concessionária é levando em conta a margem de lucro e outros fatores que ela precisa ter, então vejo que essa avaliação 20% abaixo do mercado não leva em conta o sinistro, que deve aparecer quando eles fizerem o laudo cautelar. Ao vender para um particular, você pode informar o sinistro e tentar conseguir o mesmo valor de 20% abaixo da tabela.

    Um abraço!

  48. Boa tarde! Legal suas informações.comprei um veículo a 10 dez mês , a noventa fui até a loja onde comprei buscar o documento de transferência o logista diz que o documento documento nāo se encontrava com ele no momento, e ofereceu para para cuidar da transferência parra mim mas até 05 09 09 o lojista não conseguiu transferir o documento para min, quando o cobro ele fala fica tranquilo amanhã tá na mão,más tive uma conversa perguntei lhe o que tava pegando ele alegou tava tendo problema com uma assinatura, neste intervalo envolvi em uma colisāo em um cruzamento sem sinalização, imposto 2016 pg más o veículo não foi transferido pra min,procurei o logista falei pra ele o acontecido e, perguntei a ele se tinha um outro um veículo jà que estava conseguindo transferir,mim arranjou um palio 2008, minha strada 2008, financiada em 48 x de 944,00 23.000,00 financiado agora um palio financiado 48x de 670,00 valor financiado 17.500,00.já pençou se eu registro o BO, quincho multa estadia. Eu paguei 21 parcela da pik-up sendo 11 primeiras e 10 últimas , será que tô sendo pesado. O vc me aconselha.desde já agradeço.

  49. Olá,

    Esse é o problema de comprar um carro sem ver a documentação. Provavelmente essa documentação vai demorar para sair e o lojista está te enrolando. No seu lugar eu trocaria de carro sim e pegaria o outro que está com documento certo e pronto para ser transferido.

    Um abraço!

  50. Comprei um KA 2013 (Frota da FORD) carro zerado e também descobri o problema em fazer o seguro com 100% da FIPE, cotei com alguns corretores e todos foram unânimes ao falar que nenhuma corretora aceitaria assegurar a 100% da FIPE pelo fato que o carro foi adiquirido/negociado em um leilão, o máximo que consigo 80% da FIPE nem quero imaginar se pensar vender como será.

    Pretendo informar ao possível comprador tudo, mas quais medidas poderia tomar em documentar isso para que depois não tenha problemas com o comprador? E existe algum documento que poderia ajudar na venda, laudo que o carro veio de uma renovação de Frota da FORD e não de batida ou algo do gênero? Vi que alguns comentaram em problemas para o comprador financiar, e sendo assim, ficaria praticamente impossível a venda, considerando que são poucas as pessoas que detém o dinheiro a vista.

  51. Olá,

    Percebo que você está um pouco aflito temendo ter feito um mal negócio. A próxima postagem no site é justamente sobre esse assunto. Fique ligado para acompanhar mais detalhes e tranquilizar-se.
    Mas respondendo suas perguntas, é possível conseguir sim 100% da Fipe. Faça cotação de seguro com outras empresas e corretores.
    Sobre informar o comprador, faça um contrato de venda, constando que o comprado está ciente que o veículo pertencia à frota da montadora e foi adquirido através de leilão.
    Em relação ao documento, um laudo cautelar atestaria isso, mostrando que o veículo é integro de estrutura e que existe apenas a passagem de leilão. Aí você explica o motivo do leilão. Outra dica é salvar o link do lote do leilão onde comprou seu carro. Geralmente as empresas de leilão deixam os links no ar, você precisa apenas saber o endereço. Se tiver salvo o endereço do seu lote, é só acessar a qualquer momento.
    E sobre as pessoas que financiam, 95% dos carros que vendo até 20 mil são comprados a vista. Aliás, de todos os carros que vendi, apenas um foi financiado. Então falar que as pessoas não tem dinheiro, é um pouco de mito do mercado. Quem quer financiar, dificilmente procura um particular, eles vão direto em logistas e garagistas.

    Um abraço!

  52. Olá!
    Gostaria de um esclarecimento…

    Há dois anos vendi um carro meu para particular… eu havia comprado o carro um ano antes de particular também… entretanto, dois anos após ter vendido, fui informada pelo comprador que este foi tentar vender o carro na concessionária e lá se recusaram a comprar (ou ofereceram um valor pequeno) porque o carro é de leilão. Eu não sabia que o carro ra de leilão, não havia nada apontando no documento.

    Enfim, agora, dois anos depois o comprador quer que eu devolva o dinheiro. Está ameaçando me colocar na justiça, está alegando “danos morais”.

    Minha dúvida é, ele pode fazer isso? Existe alguma previsão legal para isto?

    Um abraço.

  53. Olá,

    Analisando friamente, qualquer pessoa pode procurar a justiça, mas daí a ganhar a ação, tem uma boa diferença.
    Nesse caso, quem vai balizar a decisão do juiz é o Código Civil e a relação entre vendedor e comprador. Como você também foi “vítima”, não foi você que comprou o carro no leilão e já se passou tanto tempo, dificilmente ele vai ganhar.
    Minha sugestão é aguardar se ele realmente vai entrar na justiça. As vezes a pessoa ameaça mas não faz. Eu não faria nenhum acordo, nem nada. Caso ele entre na justiça, o juiz pode ter o entendimento de que assim como você poderia ter informado, ele poderia ter pesquisado o histórico do veículo, pelo menos esse tem sido o entendimento na maioria dos litígios judiciais semelhantes.

    Um abraço!

  54. Olá, comprei um veículo 2014 zerado de tudo com apenas 20mil km rodado e em perfeitas condições de uso. Tal veículo foi recuperado de financiamento pela BRADESCO FINANCIAMENTOS. Resolvi vender para comprar uma pick-up, pois tenho família grande e é muita muamba quando vamos viajar. A pessoa veio ver o carro e gostou muito, pois ta 23.500 km rodado agora, andei muito pouco com ele. Anunciei por R$ 40 mil, mas ele chorou e fiz por 39mil. Depois que fechamos o negócio ele instalou GNV e cadastrou o carro na UBER, pois ele comprou para rodar e trabalhar como UBER. Ele disse que foi fazer o seguro e descobriu que é veículo de leilão e quer desfazer o negócio, sendo que ele ja instalou o GNV e esta rodando na rua como UBER. Ele alega que foi enganado, mas discordo disso, pois o carro é zerado de tudo, não ia vender um carro de seguradora para ninguém sem informar, e tbm jamais compraria um carro sinistrado. Ele fez uma consulta em uma empresa e tirou o CARCHECK onde mostra tudo ref. ao veículo, nunca foi roubado, nunca foi batido, nunca foi remarcado, veículo de uso pessoal, más há a informação de veiculo de leilão. Ele diz que até consegue fazer o seguro 100%, mas alega que quando for vender o veículo o mesmo sofrerá depreciação de 30%. Sera que ele vai informar a pessoa que o veículo roda como UBER, ja que isso vai desvalorizar o carro. Ele fez uma proposta: eu pagar R$ 4.000,00 à ele para encerrar o assunto ou desfazemos o trato e eu pago os R$39mil + R$ 3.500 do GNV que ele instalou ou simplesmente me processa. Eu sou pessoa física e tenho empresa de construção registrada e não loja de automóveis. Como que eu vou desfazer um negócio se a pessoa ja fez alterações no veículo e ele ta rodando como UBER. Senhores peço que me auxilie, pois estou precisando comprar outro veículo e estou com medo de gastar o dinheiro. Estou sendo encurralado e me sentindo achacado por ele ficar querendo os R$ 4.000,00 de volta como compensação. ME AJUDEM POR FAVOR COM SUAS SUGESTÕES.

  55. Olá,

    Em seu lugar eu não aceitaria fazer nenhum acordo e deixaria ele a vontade para entrar na justiça. A depreciação no caso dele vai ocorrer pelo uso para fins profissionais do carro e não pelo leilão que o veículo passou. Acredito que ele não entre na justiça pois os custos e o tempo são fatores complicados. Caso ele realmente entre na justiça, basta ele provar como o carro é desvalorizado da forma que ele diz (o que é difícil). Em ultimo caso, caso você realmente perca – o que também acho difícil – o juiz irá propor alguma eventual indenização que será próxima ou inferior à isso que ele quer fazer.

    Um abraço!

  56. Olá amigo,

    Comprei um carro de leilão como pessoa física e vendi para outra pessoa física, o carro foi leiloado pelo banco Toyota, portando um carro de financeira. Não informei a origem para o comprador, eu posso ter algum problema por isso?

  57. Olá,

    Dificilmente você terá problemas a ponto de perder uma ação judicial sobre um eventual prejuízo que a pessoa alegue que teve, por ter sido uma venda entre pessoas físicas. A pessoa que comprou pode até te procurar e tentar alegar isso, mas em um processo, creio que será muito difícil ela provar esse prejuízo.

    Um abraço!

  58. Boa noite , adquiri um veículo sinistrado em leilão e acabei vendendo sem informar que era um veículo com passagem por leilão,porém mandei uma foto do documento falando q ele poderia fazer uma consulta geral do veículo,mas ele acabou comprando sem fazer consulta alguma!!
    Mas agora ele quer desfazer o negocio ! está falando q a seguradora não faz seguro do carro ! Ele disse que vai entrar com uma ação , será que ele ganha ? Lembrando que não tenho loja de carros

  59. Olá,

    Talvez a disputa judicial se arraste por algum tempo e você tenha que fazer algum acordo. Nesse caso de sinistro, o juiz pode entender que a pessoa poderia ter pesquisado o histórico como você disse ou o juiz pode entender que você agiu de má-fé, pois não falou claramente que o veículo já havia sofrido um sinistro e passado por leilão. Vai depender muito da interpretação do juiz e das argumentações dos advogados. Tanto o seu quanto o dele.
    Normalmente os juízes interpretam que não houve má-fé, mas não é algo que dá pra falar que é certeza.

    Um abraço!

  60. Gostaria de saber porque perde a garantia de carro de frota GM se a nota fiscal do carro vem em nome da montadora,pois fui fazer revisão de 20000 Km e concessionária viajar descobriu vazamento na retentor da caixa estava vazando que eu teria que pagar o conserto

  61. Olá,

    Em alguns leilões de carros de frota de montadora, os carros são vendidos sem direito à garantia de fábrica. É uma opção da fábrica e geralmente vem no edital do leilão que os veículos não possuem direito à garantia de fábrica.

    Um abraço!

  62. olá, trabalho com venda de carros, porem comprei um carro em leilao (recuperado de furto) para meu uso, usei aproximadamente por uns 6 ou 7 meses e apareceu um comprador que gostou do carro e fiz uma condiçao boa pra ele me pagar, e agora 2 anos depois ele me procurou dizendo que nao consegue vender o carro para lojista pelo fato de ter REM no documento, sendo que foi feito por todas autoridades competente(detran e inmetro), dai ele me ofereceu o carro pra eu comprar de volta porem o carro esta em pessimas condiçoes, ou seja nesses 2 anos o cara destruiu o carro e agora eu tenho que ser responsavel por ele nao conseguir vender o carro?

    obrigado

  63. Olá,

    Se você fez um contrato de venda informando todas as condições do carro, você não precisa pegar de volta não.
    Pode também provar que ele estava ciente do REM usando a cópia do CRLV se você tiver.
    Acredito que ele está enfrentando dificuldades na venda muito mais pelo mau estado do carro do que pelo REM.
    De qualquer forma, se ele se sentir prejudicado, pode procurar a justiça.

    Um abraço!

  64. Boa tarde. Comprei de segunda mão um veículo de leilão exatamente na eṕoca da lei 13.111/2015. Meu carro exigiu pequenas manutenções até hoje, mas quero trocá-lo e normalmente faço isso com concessionárias. Preciso emitir algum documento e solicitar a assinatura do responsável da empresa e guardar comigo para não ter problemas futuros? Uma vez que eles repassam os carros à garagens de vendas? O valor do meu carro sofre depreciação por ser de leilão após essa lei? Obrigada

  65. Olá,

    Um contrato de compra e venda, onde você informe ao comprador que o veículo tem histórico de leilão já te trás garantia que você não terá problemas.
    Se você vender como pessoa física, não precisa fazer essa declaração.
    Os carros com histórico de leilão sofrem depreciação caso tenham passado por sinistro. Se for leilão de banco ou frota, o mercado não costuma depreciar não.

    Um abraço!

  66. Boa Tarde,

    TENHO UM GOL G5 2008/2009 ADQUIRIDO DE LEILÃO DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NÃO CONSTA NADA NO DOCUMENTO PRETENDO VENDER TENHO QUE INFORMAR O COMPRADOR SOBRE O CARRO SER DE LEILÃO DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA? CASO NÃO INFORMAR CORRO ALGUM RISCO DE PROCESSO? TENHO SANCHES DE GANHAR?

  67. Olá,

    Não é obrigado a informar o histórico de leilão não. Existe a possibilidade de a pessoa que comprar se sentir prejudicada e procurar a justiça, mas creio que pelo valor do carro, dos custos para ela entrar com ação e de que pode não ter nenhum problema, ela desista de entrar com ação.
    E mesmo que ele entre com ação, precisa provar que foi prejudicado e o juiz precisa entender isso também.

    Um abraço!

  68. Olá, ano passado resolvi vender meu classic e comprar um mais novo, nesse meio tempo apareceu um conhecido me oferecendo o dele para trocar no meu, de começo não fiz, mas ele sempre perguntando se não iria trocar, que facilitaria a diferença pra mim e tals, resumindo comprei o carro. Esse ano pensei em fazer um emprestimo e colocar o carro como garantia para facilitar o crédito e juros baixo… a bv me ofereceu esse crédito… como o carro estava em nome da minha esposa não poderia colocar como garantia e sim financiar como se eu tivesse comprando, dias antes de assinar o contrato, a bv me liga dizendo que não poderia financiar o carro pois constava sinistro, que o carro era proveniente de leilão Grau 5, que segundo ela é o último grau, falando que tinha a foto do carro todo quebrado… nesse meio tempo tentei fazer um seguro no Bradesco e foi recusado pelo msm motivo, entrei em contato com esse conhecido meu é o msm me falou que não pode fazer nada por mim. Estou pensando em entrar na justiça para resolver isso, visto que tenho um e-mail da bv recusando o veículo falando que não poderia dar continuidade no contrato, fora as gravações das ligações recebida informando a situação do carro no leilão, falando na foto que o carro estava todo quebrado. Será que tenho chance de pelo menos desfazer o negócio? Visto que estou com um carro que não vou conseguir fazer seguro e negociar com uma concessionária.
    Desde já agradeço!

  69. Olá,

    Recomendo que você fale com o seu conhecido e insista em desfazer o negócio. Se ele não topar mesmo, você pode procurar a justiça, porém existirão custos e talvez fique 20% ou 30% do valor do carro. E você pode perder o processo ainda conforme a decisão do juiz.
    Outra opção é você tentar vender mais barato, informando o histórico de leilão e acidente em contrato. Infelizmente, acredito que você vai ter bastante dor de cabeça ou prejuízo.
    Mas recomendo que você fale com o seu conhecido e tente desfazer o negócio.

    Um abraço!

  70. bom dia, a minha pergunta é o seguinte ; comprei um carro e descobri que ele é de leilão e isso não me encomoda nem um pouco, o carro ta muito novo sem problemas, mas quando vou tentar vender sempre a pessoa me fala isso esse carro foi de leilão etc.. visto que o safado do governo permite isso ele devia fazer 2 coisas, ou ele desconta 30% no ipva em carros de leilão ou ele retira isso do historico.
    minha pergunta é um carro com historico de leilão tem como apagar esse historico para não constar isso no carro ?

  71. Olá,

    Infelizmente não conheço formas de apagar do histórico que o carro passou por leilão.

    Um abraço!

  72. Olá. Teria como retirar do histórico do veículo que o mesmo teve passagem por leilão?

    Grato!

  73. Olá,

    Infelizmente desconheço formas de retirar do histórico do veículo que ele passou por leilão.

    Um abraço!

  74. Olá Ricardo, suas Respostas são excelente.. Parabéns!!
    Veja se pode me ajudar, Financiei em uma agência um carro na data 07/2016 porém quando foi hj 07/12/2017 pesquisei no carcheck vi que meu veiculo possui 1 sinistro e duas restrições.. queria saber se a agência que me vendeu foi errada em não me informar que foi de leilão e se eu for atraz dos meus direitos haja possibilidades de eu ganhar a causa, pois falta 3 anos de financiamento pra pagar ainda !!

  75. Obs.: meu carro foi de Leilão e não consigo fazer seguro do memso .

  76. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Se o veículo passou por leilão por motivo de sinistro, foi uma pessoa jurídica que te vendeu o carro e você não foi informado, cabe sim tentar alguma coisa.
    No seu lugar, eu iria primeiro na agência que vendeu e tentaria negociar trocando o carro por outro de valor e condições de financiamento equivalentes, talvez só fazendo a transferência do financiamento. Acho que essa será a solução mais fácil e barata para você.
    Outra opção é realmente entrar na justiça alegando que houve uma má fé do vendedor e que você foi prejudicado. No seu caso, acho que existe possibilidade de você ganhar, mas pode demorar e você terá que arcar com custos de advogado.

    Um abraço!

  77. Olá
    Comprei um carro de um conhecido
    Sei saber que o carro era de leilão
    Fui numa revendedora pra vendê
    E consto que era de leilão
    Recuperado de seguradora
    Eu tenho que informa ao comprado
    O histórico dó carro e quantos %
    Eu tenho que vende abaixo da tabela fipe

  78. Olá,

    Se não consta no documento a informação de sinistro recuperado, em média o carro é negociado entre 10% e 20% abaixo do valor de mercado.
    Se consta no documento, é no mínimo 30%.
    Sobre informar que o carro passou por leilão, nenhuma lei exige, mas recomendo que você informe para que depois o comprador não vá te procurar.

    Um abraço!

  79. Há um anos vendi meu carro para particular eu havia comprado o carro no leilão entretanto, um anos após ter vendido, fui informado pelo comprador que este foi tentar vender o carro na concessionária e lá se recusaram a comprar (ou ofereceram um valor pequeno) não a havia nada apontando no documento o carro pequena monta e não era batido estava em otimo estado de conservação,agora ele quer devolver,no negocio peguei um carro dele na troca que foi roubado e recuperada de furto o carro estava com poblema na caixa teve de retificar o motor e completar os acabamentos que foram furtados , dos 8 mil que ele voltou 5000 foram gastos no carro dele que eu peguei no negocio,agora ele que desfazer o negocio depois de um ano, o que devo fazer ?

  80. Olá,

    Fale que você não quer desfazer o negócio apontando todos esses motivos que você citou.
    Se ele achar que ainda está no prejuízo, pode procurar a justiça ou tentar vender o carro para particular ao invés de vender para a concessionária. Assim ele pode conseguir um valor melhor.

    Um abraço!

  81. Olá, Sou pessoa física e comprei um carro de leilão. Vendi 1 ano atrás para outra pessoa física mas não avisei nada sobre ser de leilão, porém o carro passou por vistoria no DETRAN e estava em perfeitas condições assim como a documentação. Essa pessoa que eu vendi já vendeu o carro para outra pessoa e agora estão me procurando querendo o dinheiro de volta. O que devo fazer? Estão ameaçando entrar na justiça contra mim.

  82. Olá,

    Se o carro estiver em perfeitas condições e não tiver ocorrência de sinistro, é difícil elas conseguirem provar que tiveram algum prejuízo. O leilão é uma modalidade de venda assim como as outras várias formas.Você pode tentar negociar algum valor para reduzir algum eventual prejuízo que elas aleguem ou pode deixar que procurem a justiça e tentem provar que sofreram algum prejuízo.
    Nesse caso de relação de compra e venda entre pessoas físicas, geralmente a justiça entende que as duas partes tem as suas obrigações e direitos.

    Um abraço!

  83. Olá,
    Bom dia!
    Ricardo
    Estou vendendo o meu carro particular que adquiri em leilão,veiculo sem restrições de: sinistro,roubo ou furto somente passagem de leilão.Ele sofre alguma depreciação de mercado só por passagem de leilão?
    E a outra pergunta como devo,ou sê,você sugere alguma técnica para passar ao futuro comprador sem que a palavra Leilão soe negativamente?

    Abraços,
    Alexandre

  84. Olá,

    Geralmente não há depreciação quando não há sinistro no histórico e nem anotação alguma no documento.
    Vale o preço do mercado.
    Para vender, faça um laudo cautelar em que o carro será aprovado com restrição. Aprovado com restrição se deverá ao histórico de leilão.
    Nesse caso, tente tornar isso a seu favor dizendo aos potenciais compradores que o carro foi financiado, a pessoa não conseguiu pagar e devolveu ao banco, que depois o vendeu em leilão.
    E então mostre o laudo atestando que o carro não tem qualquer indicio de sinistro, acidente ou reparo, assim como nenhuma observação no documento.

    Um abraço!

  85. Bom dia Ricardo
    Primeiramente parabens por todas as respostas acima.
    Fui efetuar a compra do veiculo e utilizei o checkauto
    Ele então constou uma passagem em leilao em 2015
    Discriminativo “Leilao base 1”
    Oque isso significa?
    O continente foi liberty seguros.
    Desde ja Parabens pelo trabalho

  86. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Leilão base 1 é uma das bases utilizadas para registrar passagens por leilão. São 4 bases possíveis e apenas para fins de registro mesmo.
    Pelo comitente ter sido a Liberty Seguros, suspeito que o carro tenha sofrido sinistro e foi vendido pela seguradora.
    Seu mecânico ou um laudo cautelar podem verificar se o carro tem indícios de danos e reparos estruturais.

    Um abraço!

  87. Boa tarde.
    O site nos tira muitas dúvidas e é otimo para nos deixar a bem informados.
    Comprei carro de leilão tem quase um ano e agora fui vender um conhecido nosso disse que sou obrigada a informar que é de leilão (frota localiza) pois pode dar processo.
    Perdi uma venda pq o cara queria desconto pois eu havia pago mais em conta, só que eu gastei muito para arruma-lo para uso e segurança geral.
    Tenho de avisar que foi de leilão? É pq as seguradoras que são as mesmas que vendem o carro em leilão não o fazem 100% do mesmo ?
    Gratidão pelo tempo e informações

  88. Olá,

    Legalmente você não é obrigada a informar o histórico de leilão não.
    Sobre as seguradoras, algumas não fazem 100% ou não pegam o carro por risco de fraude. Por exemplo, se o carro vale 50 mil e você o comprou por 25 mil, basta você fazer um seguro 100% dele e no dia seguinte jogar o carro em um rio, alegar que foi acidente e vai receber o valor total. Por isso muitas seguradoras analisam criteriosamente antes de aceitar um carro.

    Um abraço!

  89. Oi, Boa tarde,

    Tenho interesse em adquiri um carro de leilão…

    Na Revenda eu perderia quantos % da Tabela Fipe? Meu interesse é carro recuperado de financiamento..

    O ideal seria informar ao comprador que o carro foi adquirido de leilão..

    seria isso?

  90. Olá,

    No caso dos carros recuperados de financiamento você pode pedir o valor de mercado, não costuma ter muita depreciação não o histórico nesse caso.
    O valor de venda efetivamente vai depender da negociação.
    Sim, recomendo que você informe o histórico de leilão.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *