Reparos em carros

Quais os reparos mais caros

Já falei anteriormente sobre a Análise do Veículo (você pode ler clicando aqui) no dia da visitação e sobre o quanto isso é importante para definir se você fez um bom ou mau negócio. Agora quero falar novamente sobre o tema, abordando o que pode fazer você gastar mais e com o que você vai gastar menos quando é preciso fazer algum reparo no carro que você comprou ou pretende comprar em um leilão.

– Motor: Geralmente é onde estão as maiores e mais desagradáveis surpresas. É preciso ter bastante cuidado e critério ao olhar o motor de um veículo para não fazer um mau negócio. Observe especialmente a vareta do óleo e abra a tampa do reservatório para olhar se há óleo e o aspecto dele. Óleo com cor esbranquiçada é um péssimo sinal, assim como óleo com água ou combustível misturado. Mas como saber se o óleo está com combustível misturado? Tire a vareta e literalmente cheire o óleo. Se houver água misturada, você verá bolinhas no óleo, pois lembre-se das aulas do colégio: água e óleo não se misturam. É importante também olhar no motor se há água no reservatório do radiador e se a água não está misturada com óleo.

Se você ver algum desses sinais, evite o carro ou procure pagar um preço bem mais baixo, já esperando ter que fazer reparos consideráveis no motor que terão um preço elevado também.

– Funilaria: Depois do motor, a funilaria é onde mais se gasta em um carro. Apenas a pintura de uma peça do carro (capô, para-lama, teto) vai custar entre R$ 300,00 e R$ 600,00. Se for preciso substituir a alguma peça amassada ou mesmo repara-la, adicione esse custo também junto à pintura.

– Peças de acabamento: Essa parte pode revelar surpresas também. Em geral as peças de acabamento não são caras, mas pode ser difícil acha-las. Calotas específicas, emblemas, botões, saídas de ar, manoplas, coifas (câmbio e freio de mão), chaves de seta e alavancas são as peças que mais costumam faltar ou estarem danificadas. Muitas dessas coisas são possíveis de serem adquiridas pela internet caso não encontre na sua cidade.

– Tapeçaria: Reparos em bancos e laterais de porta não costumam ser muito caros. Porém caso seja necessário trocar algum banco ou lateral de porta, isso pode significar um aumento significativo nos custos.

– Outros itens: Além dos pontos que citei anteriormente, acrescentaria também três outros itens que também podem representar custos importantes: Pneus, vidros e faróis/lanternas.
Portanto dê uma boa olhada no estado dos pneus, se há trincos nos vidros, faróis e lanternas ou mesmo se algum deles está faltando.

Reforço que o ideal é ouvir especialistas para ter um valor mais preciso dos custos que você terá em serviços de mecânica e funilaria. Os outros itens, você mesmo pode cotar em lojas ou pela internet e procurar o melhor preço. Se você comprar veículos regularmente em leilões, pode sempre levar em um mecânico e em um funileiro que você tenha mais confiança e que te faça um preço até um pouco mais em conta. Finalizo lembrando a importância de estar atento ao edital e ver se há alguma informação sobre problemas mecânicos.

banner

About Ricardo Cintra

6 thoughts on “Quais os reparos mais caros

  1. Ricardo,veículos com placas de outro estado ( I, J,L, M etc) com bom estado de conservação, o mercado recrimina ( desvaloriza)?
    Estou preparando para entrar nesse mercado apesar de ter visto e acompanhado que os lances ofertados nos leilões meu estado ( vizeu, palácio dos leiloes) está ficando muito próximo do mercado. Carros tipo Gol, fox, celta , tenho visto esses carros são muito procurados pelo público participante.

    Valeu, obrigado por compartilha seus conhecimentos.
    Luiz,

  2. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Depende do estado. De um modo geral as pessoas são leigas e não ligam pra isso. Algumas pessoas mais atentas ou revendedores (isso no caso do estado de São Paulo) evitam pegar carros com placas de iniciais diferentes de C, D, E e F. Pois essas são as iniciais que mais sairam em SP.
    Acredito que para vender a um particular você não deve ter muitos problemas, mas algumas pessoas recriminam sim carros com placas de outros estados.
    Já vi até quem foge de carros com placas da região SUL (A, B, I, J, L, M em sua maioria) pois era comum emplacar carros de locadora na região Sul. Mas isso é muito relativo. De um modo geral as pessoas preferem carros com placas e iniciais do estado onde estão.
    Sobre os carros mais procurados, realmente os carros populares são mais disputados e atualmente muitas pessoas físicas estão indo aos leilões comprar carro para uso próprio, dispostas a pagar mil ou 500 reais a menos do que pagariam numa revenda. Isso acaba tirando da disputa os revendedores que tem outros custos na hora de fazerem seus preços.

    Um abraço!

  3. Ricardo,
    Rapaz eu estou notando nesses últimos dias uma diminuição na quantidade de veículos em leilão, eu acompanho vários leilões pelo Brasil, e pude notar que a queda de oferta está acima dos 20%, acho que está bem acima disso, um exemplo é o palácio dos leilões aqui em contagem, todas as quintas feiras eram leiloados no mínimo 700 carros, hoje, na maioria das vezes não passa dos 400, isso de carro de seguradora, e nas quartas que eles aqui costumam leiloar carros de bancos, a queda é muito grande também, e tem quartas feiras que não tem leilão, vi na Sodré Santoro. Agora vou especificar os leilões de carros retomados, a queda de oferta está excessiva, o único leilão de tomados que eu não vi uma queda tão grande foi no Freitas, mais isso se deve também ao motivo do Santander ter centralizado quase que todos os seus carros provenientes de retomados nessa empresa. Agora vou citar um exemplo de banco que diminuiu a sua oferta em leilão, o banco Bradesco aqui em contagem já chegou a leiloar 300 carros em um único leilão, hoje não passa de 50 ou 60 carros, e mesmo assim está parecendo que eles estão escolhendo os carros que mandaram para lá pois a qualidade dos carros também caiu muito.
    Estou querendo saber se você tem notado isso também, e se tem notado, você tem alguma informação disso. Estou achando que estão se utilizando de outra forma de venda.

  4. Olá,

    Também notei uma queda sim. Estive na semana passada em um leilão que normalmente tem 130, 150 lotes e não tinha nem 80 dessa vez.
    Vou tentar saber se tem alguma outra forma de venda que está tirando os carros dos leilões.

    Um abraço!

  5. Sou do RS e aqui no estado ha uma barreira nas pessoas em comprar carros de SP RJ e MG pois sao carros de locadoras ou podem ser de taxi ou ate mesmo enchentes etc, entao cada estado tem suas particularidade!!! valeu

  6. Olá,

    Exatamente, cada estado tem as suas “barreiras”.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *