Itens de documentação

Quando você compra um veículo em leilão pode demorar algum tempo até você receber a documentação do mesmo, seja para trafegar com o veículo ou para fazer a transferência para o seu nome. Vou explicar um pouco esse processo e os documentos envolvidos.

Primeiramente para um veículo ser levado a leilão os motivos mais comuns são: ter sido retomado pelo banco ou ter sofrido um sinistro (acidente ou furto/roubo).  No caso do veículo retomado de financiamento é preciso que o banco solicite judicialmente a liberação do Detran para emissão de um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em nome do banco. Para emissão desses documentos, o banco acerta todos os débitos legais (IPVA, multas, licenciamentos) que o carro possa ter, pois os documentos não são emitidos com pendências para pagar.

Alguns leilões só vendem os carros após esse processo estar concluído e com isso conseguem entregar junto com a retirada do carro, o CRLV – também chamado de documento de porte obrigatório, documento de rodar ou até mesmo de “verdinho”. Alguns dias depois você volta ao leilão para retirar o CRV preenchido em seu nome e com firma reconhecida pelo banco para você fazer a transferência para o seu nome.

CRLV, Documento de rodar, verdinho

CRLV, conhecido como documento de rodar ou “verdinho” é de porte obrigatório e emitido todo ano com o licenciamento

 

CRV Veículo

CRV, conhecido como documento de venda deve ser guardado em local seguro e não é necessário portar. É emitido uma unica vez quando se compra o veículo ou sempre que o veículo tem alguma alteração de característica

Porém, diversos leilões tem vendido os carros logo após os mesmos terem sido retomados dos antigos donos e é aí que mais demora para ficar pronto o documento. Eu mesmo já comprei em leilão um veículo que havia sido retomado 15 dias antes do antigo dono (encontrei uma via do auto de vistoria da apreensão dentro do carro).

Quando o leilão vende o carro com os novos documentos emitidos, esse carro ficou parado no pátio do leilão por 3 ou 4 meses pelo menos até que os documentos estivessem regularizados. Nesse tempo o carro ficou exposto a colisões, roubos e desgaste natural no pátio. Isso deprecia o veículo na hora da venda reduzindo o valor alcançado no leilão, além de gerar custos de estadia no pátio. Pensando em reduzir esses problemas alguns leilões vendem os carros antes mesmo do processo de liberação para emissão de novos documentos ter sido iniciado, transferindo assim o ônus da guarda do veículo até o final do processo para o comprador.

Quando digo ônus é porque o carro em tese não pode ser utilizado até que o documento esteja pronto e regularizado, por isso em alguns editais o leilão fala em demora de 60 ou 90 dias uteis para entrega de documentos. Geralmente esse prazo é suficiente para o processo ser realizado e você receber a documentação, porém em casos específicos que o recibo já tenha sido assinado e a comunicação de venda tenha sido feita de modo a bloquear o veículo ou quando ocorre alguma disputa do antigo proprietário com o banco na justiça esse prazo pode se alongar indefinidamente.

Caso o processo ocorra dentro da normalidade, você irá receber primeiro o CRV em nome do banco e posteriormente o CRLV preenchido e assinado para realizar a transferência.

No caso dos veículos sinistrados, o processo é mais simples, pois basta ao antigo proprietário fazer a transferência para o nome da seguradora do carro acidentado. Caso o veículo tenha sido roubado e posteriormente recuperado, a seguradora só precisa fazer o trâmite com a polícia de liberação do veículo e com o Detran da liberação da nova documentação.

banner

About Ricardo Cintra

16 thoughts on “Itens de documentação

  1. Boa Noite,
    Caso aja a observação com demora de até 90 dias úteis para retirada do documento, é comum que demore até o final desse prazo mesmo ou costuma sair antes, e esse prazo o banco só usa pra se resguardar de casos incomuns ::

    Obrigado

  2. Olá,

    Esse prazo é um prazo meio que normal de alguns bancos. Eu já comprei carros com essa mesma observação e não há muito um padrão. Geralmente sai rápido (em até 30 ou 40 dias), mas já tive alguns carros que demorou até um pouco mais de 90 dias uteis. Quando há algum caso incomum, demora bem mais do que 90 dias, acredite. Já vi uma demora superior a dois anos para conseguirem liberar um documento em que houve mais complicações. Nesse caso, fizeram a recompra.

    Um abraço!

  3. Olá mas o carro tem que ficar no pátio até a retirada dos documentos ou podemos leva-lo e deixar aos nossos cuidados?

    Grata

  4. Olá,

    O carro pode ser retirado assim que for emitida a nota fiscal do leilão. Mesmo que os documentos não estejam prontos, com a nota você pode retirar o carro e deixá-lo aos seus cuidados até que os documentos fiquem prontos.

    Um abraço!

  5. Olá Ricardo. Boa noite!

    Primeiramente, parabéns pelo site. Possui informações muito importantes e ótimas dicas para quem adora carros e quer investir.

    Eu fiquei com uma dúvida: Neste período em que o carro já foi retirado e está aos cuidados do comprador, ele pode ser revendido? (em outras palavras, existe algum outro documento que possa ser utilizado para a venda, ou é necessário esperar a documentação ficar pronta no nome do comprador para daí sim poder revender o veículo?).

    Obrigado desde já!

  6. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Sobre a venda, legalmente o unico documento que vale é o recibo de compra e venda, o CRV.
    Você pode fazer um contrato em que conste que você irá entregar posteriormente o documento para o comprador, mas acho difícil alguém comprar um carro sem ver os documentos ou sem fazer a transferência nos dias de hoje.
    Mas legalmente não existe outro documento.

    um abraço!

  7. Olá Ricardo, boa tarde!

    Primeiramente, meus parabéns pelo site e suas dicas que são muito úteis e bem explicadas!

    Tenho uma dúvida, durante o leilão, como funciona o financiamento do veículo?

    Pois, ouvi dizer que você pode dar lances no leilão e caso você consiga o lance maior, pode financiar o valor no ato.

    Isso, procede?

    Obrigado desde já,

    Jean Ribeiro.

  8. Olá,

    Em alguns leilões de imóveis eu já vi possibilidade de financiar, mas em leilões de carros não sei informar se alguma empresa está fazendo. Eu não vi nenhum leilão dos que frequento oferecendo essa opção.
    Aconselho que você ligue nas empresas próximas à sua cidade e se informe se há essa possibilidade.

    Um abraço!

  9. Voces falam que existem leiloes que só vendem carros com todos os documentos em dia. Poderia me dá exemplo de empresas de leiloes que tem essa pratica?

    Att Victor Castro de Jesus

  10. Olá,

    As vezes no mesmo leilão tem veículos com documentos prontos e outros com documentos para fazer e que serão entregues em alguns dias. Verifique no edital de cada lote dos leilões próximos à você se não tem algum lote com documentação pronta. Sobre uma empresa específica que só venda carros com documento pronto, não tenho nenhuma para indicar.

    Um abraço!

  11. Olá,

    Precisa ler no edital do leilão o item 4.i. Só no edital você vai conseguir entender o que significa esse item e o que ele influencia após o arremate.

    Um abraço!

  12. Boa tarde, parabéns pela iniciativa.
    Tenho uma dúvida quando arremato um lote (veículo) o recibo de venda aquele usado pra transferência (ATPV)
    já vem preenchido em meu nome ou vem em branco apenas com a data e assinatura do vendedor.
    Caso não venha em branco posso solicitar que venha preenchido em nome de outra pessoa?

  13. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    O recibo vem preenchido no mesmo nome de quem foi emitida a nota fiscal de venda. E os dados já vêm também dessa mesma pessoa.

    Um abraço!

  14. Olá, Boa noite.

    Eu arrematei um carro média monta da seguradora Azul, no dia 15/05/17. No edital diz 30 dias para entrega do documento. Vi que tem ipva 2017 atrasado e uma multa. Pergunto: Eu tenho que pagar esses débitos primeiro para o documento sair no prazo de 30 dias, ou isso não tem nada a ver?

    Desde já agradeço

  15. Olá,

    A maioria dos leilões paga o IPVA e a multa antes de entregarem o documento a você. Veja no edital se esses pagamentos cabem a você ou a empresa.
    Sobre o prazo para entrega de documentação, não costuma influenciar o fato de você ter pago ou não esses itens.
    De qualquer forma, vencidos os 30 dias, aconselho você a entrar em contato com o leilão e perguntar sobre a entrega do documento.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *