Quer comprar um carro em leilão? Confira 5 dicas para fazer uma boa compra em leilão!
1. Defina seu objetivo
Se você vai comprar um carro para vender rapidamente e ganhar dinheiro, seu foco deve ser diferente de alguém que quer comprar um carro para ficar usando por pelo menos dois anos. Para ter um bom lucro, você precisa comprar o mais barato possível, fazer os reparos necessários e vende-lo o quanto antes. Se a sua intenção é comprar um carro usar por dois anos e depois vender, deve procurar um pouco mais de qualidade, mesmo que você não consiga pagar um preço absurdamente baixo. Assim você evita gastos ao longo desse tempo com manutenção e ao final dos dois anos deve ao menos conseguir vender o carro pelo preço que pagou ou com uma margem pequena de lucro.
2. Olhe os carros que pouca gente olha
Gol, Celta, Palio e utilitários em geral são sempre muito disputados em leilões. São carros que vendem muito fácil e muita gente quer comprar quando procura um seminovo. Obviamente, que tendem a ser mais disputados em leilão e mais disputados significa que os preços tendem a fechar mais altos, proporcionando uma margem menor. Por outro lado, alguns carros são menos procurados nos leilões (geralmente porque o mercado de seminovos apresenta uma procura menor por eles) e configuram uma oportunidade de comprar um carro mais barato. Saiba que com paciência e levando um pouco mais de tempo, você pode vender e ter uma boa margem nesses carros menos procurados. Um exemplo: certa vez comprei um Renault Clio Sedan que me custou ao todo 8 mil. Vendi o carro por 12 mil 3 meses depois. Não achei ruim.
3. Analise todos os custos com o carro
Faça uma boa análise do veículo antes de comprar. Muita gente só olha a lataria e o motor esquecendo-se de itens como pneus, vidros e bancos. Uma troca de pneus e para-brisa – dependendo do carro – pode chegar em dois mil reais. Conforme o veículo e o preço que se paga por ele, esses “detalhes” podem consumir todo o seu lucro. Uma dica é tentar fazer uma rápida cotação dos itens que você observar na visitação que precisarão ser arrumados (itens que você não tem muita ideia de preço) antes de dar um lance.
4. Defina um valor máximo para dar um lance e não ultrapasse
Após analisar o carro na visitação, fazer a estimativa de custos de eventuais reparos e avaliar o preço de mercado do carro, defina um valor máximo de lance até onde você quer chegar. Caso o valor do carro passe do seu limite estabelecido, pare de dar lances para não se arrepender depois. É normal no “calor” do leilão as pessoas darem lances por impulso muitas vezes, sem fazer contas. Isso pode levar toda sua margem de lucro embora. Defina seu valor máximo de lance e não ultrapasse.
5. Não economize na retirada
Após participar do leilão, dar o lance, arrematar o veículo e pagar, chegou a hora de buscar o carro. É aqui onde muita gente pode jogar fora o lucro ou o bom negócio que acabou de fazer. Se o veículo estiver sem documento de rodar, não saia do leilão dirigindo. Contrate um guincho para levar o seu carro para outro local. Você pode achar que o dinheiro do guincho é um “desperdício”, mas pense no quanto vai custar caso você tenha o carro multado e apreendido pela polícia. Só de valor de multa, guincho e despesas de pátio você pode ter um bom gasto. E caso a documentação demore para sair por parte do leilão, seu carro ficará no pátio recolhido ao relento só aumentando seu prejuízo. O mesmo vale para aspectos mecânicos. Se o carro estiver com pouco óleo ou sem água e você sair do pátio dirigindo sem notar isso, pode ter um verdadeiro prejuízo com os danos ao motor.
Boa tarde.
Ricardo gostaria de saber se eu comprar um carro no leilão ano 15/16 ainda na garantia, eu posso utilizar a garantia?
Parabéns pelo site!
Olá,
Obrigado pelos elogios ao site!
Sim, você pode usar a garantia sim normalmente.
Um abraço!
Boa tarde!Estou” namorando” um veículo no site de leilões brbid, da apl (administradora de pátios e leilões) e o leiloeiro responsável é sergio luis represas. Você teria algo a dizer a respeito desse leiloeiro ou dessa administradora? Também tenho dúvidas quanto a retirada do veículo, se tem uma data especifica para retirar, ouvir dizer q tinha q esperar o leiloeiro liberar o veículo!Como funciona depois da compra? No edital desse leilão diz q os débitos anteriores não passam para o novo dono…Agradeço pela ajuda!
Olá,
Infelizmente não tenho referências de compradores que já compraram nesse leiloeiro para passar. Sei apenas que o pessoal da BrBid é bem correto.
Sobre a retirada, é preciso ver no edital. Em alguns casos marcam dias específicos para a retirada e em outros não. Procure dar uma olhada no edital. Após a compra, você precisará retirar o veículo dentro do prazo estabelecido e esperar os documentos. Fiz aqui no site uma postagem sobre a retirada de veículos. Dê uma olhada nesse link https://carroeleilao.com.br/dicas-para-fazer-a-retirada-do-veiculo/
Um abraço!
Boa noite gostaria de saber qual o site melhor para mim comprar um carro no leilão aqui em vitória es
Olá,
Infelizmente nunca comprei veículos nos leilões de Vitória, assim não consigo indicar nenhum que eu conheça.
De qualquer forma, no site tem uma lista dos leilões por estado. Dê uma olhada nos leilões aí do ES e vá conhecer para ver o que os frequentadores dizem. A lista pode ser acessada aqui https://carroeleilao.com.br/empresas-de-leilao/
Um abraço!
Otimo artigo, me esclareceu bastante!
Muito obrigado
gostei das dicas são de muita importância para uma boa compra!!!!!!!
Ja adquirir carros através de leiloes ,suas dicas são muito uteis ,parabéns pelo empenho !
Olá,
Obrigado pelos elogios ao site!
Um abraço!