Aproveito o começo do ano para falar sobre um tema que sempre recebo perguntas: Quanto preciso gastar para comprar meu primeiro carro no leilão? Essa pergunta pode ter várias respostas, vamos lá!
Se você tem pouquíssimo dinheiro e quer um carro para uso próprio ou se você quer começar a comprar e vender carros para ganhar um dinheiro a mais, mas não tem muita verba para dar o pontapé inicial, um leilão sempre tem uma ou outra boa oportunidade nessas condições. Não é incomum encontrar carros que são vendidos na faixa de 2 mil reais nos leilões, me lembro que quando comecei, fui ver um Corsa que estava com lance inicial muito baixo (não lembro o valor) e dava para adicioná-lo aos meus veículos sem comprometer muito o orçamento.
O carro estava em ótimo estado, era recuperado de financiamento e bastava uma limpeza para ficar 100%. Por conta das atribuições do meu trabalho, acabei chegando atrasado no leilão e o Corsa já tinha sido vendido por apenas 3 mil reais. Somando as taxas, comissão do leiloeiro e uma boa limpeza e polimento, o carro iria me custar ao todo cerca de 4 mil reais. E aquele carro tinha um preço de mercado na faixa de 9 a 10 mil reais. Ou seja, eu poderia vendê-lo rapidamente por 8 mil e ganharia 4 mil. Essa oportunidade perdida me marcou muito e até hoje me lembro com pesar. Então com isso quero mostrar que é possível começar, mesmo com pouco dinheiro.
Por outro lado, se você quer começar a comprar carros para vender e dispõe de um pouco mais de dinheiro para investir em carros mais novos e mais caros, o leilão também tem esse tipo de veículo. Do mesmo modo que você pode comprar em leilão o seu carro novo, pagando menos que pagaria no mercado. Algumas pessoas fazem isso para proteger patrimônio. Como?
Esse é um assunto que será tema em uma próxima postagem, mas só antecipando o assunto, imagine o seguinte: Você compra um carro zero de 50 mil reais. Daqui um ano, esse carro vai valer 40 ou 43 mil. Não importa. Você perde dinheiro. Porque então não comprar no leilão um seminovo com um ano de uso que já sofreu essa desvalorização e que está ainda mais barato no leilão? Você pode usar esse carro por alguns meses e vendê-lo em seguida sem perder um centavo do seu patrimônio e até aumentando-o.
Enfim, procurei mostrar que é possível começar a comprar com qualquer valor, desde carros bem baratos até carros mais caros. Não se esqueça de seguir as dicas e os conselhos que escrevi para fazer um bom negócio e evitar comprar carros que possam dar mais dor de cabeça do que trazer lucro. Estude, analise o mercado antes de dar o seu primeiro lance. Procure aprender e obter o máximo de experiência possível no assunto para começar com o pé direito nesse novo negócio ou no seu carro “novo” que você pagou bem mais barato em um leilão.
Ricardo, estou chegando e talvez não tenha lido ainda seu comentário mas é o seguinte, a pesquisa que vc faz para busca do carro no leilão ( preço no mercado) é de site baseando o preço menor? porque vejo que a tabela fipe tá longe da realidade ( bem acima) ou estou errado.
Parabéns, por compartilhar seus conhecimentos.
Luiz Carlos.
Olá,
Obrigado pelos elogios!
Sim, é preço de mercado e não pela tabela Fipe que eu me baseio. Os preços na tabela FIPE servem como uma referência, um ponto de partida, mas é preciso pesquisar sim em sites, jornais, ir em feirões e até mesmo dar uma olhada em lojas.
Um abraço!
Estou estudando leilões a uns 2 meses procurando carros 2014/2015 para uso próprio e fiquei com algumas dúvidas nos carros recuperados de financiamento, esses veículos ainda contam com o período de garantia de fábrica? Caso o carro esteja sem os manuais e o caderno de revisões, é fácil compra-los a parte? Obrigado!
Olá,
Sim, os veículos contam com a garantia normal de fábrica. Você pode fazer as revisões na concessionária normalmente para manter a garantia.
Caso esteja sem manual e caderno de revisões, você pode comprar na concessionária ou pela internet na OLX ou Mercado Livre os manuais. O histórico de revisões fica no sistema das concessionárias. Se você comprar o manual na concessionária, pode pedir para que eles atualizem para você o histórico de revisões no seu novo manual.
Um abraço
Boa noite, pretendo começar a comprar carros e motos para revender. Seria mais negócio começar com motos? pois vejo motos 2014 por 4 mil reais, cg 150, creio que de para ganhar uns 2 a 3 mil por moto? ou compensa um carro basico? abraço!
Olá,
Se você vai começar, comece pelo que você se sentir mais preparado para avaliar e investir. Carros populares básicos ou motos de 150 cilindradas, são mais fáceis de vender. Qualquer um dos dois será uma boa opção se você fizer uma compra bem planejada calculando tudo que vai precisar fazer e gastar.
Um abraço!
Ola Ricardo.
Parabens de novo pelo site, leio todas as postagens !!
Duvida:
Adquiri um veiculo por leilao online ( leiloeiro Sodre Santoro ) e ja deu 30 dias da compra.
A empresa comitente é Monsanto.
Nota de arremataçao é de 16 de dezembro. hoje é dia 15 e o veículo ainda está em nome da empresa.
De quem é a responsabilidade do IPVA 2016 se nada disso consta no edital do mesmo leilao?
Como posso fazer para que eles acelerem o processo de transferencia para meu nome? Procon?
O IPVA 2016 ainda está em atraso.
Posso pedir meu dinheiro de volta? Fiz benfeitorias no veiculo, isso pode ser requerido tambem?
Obrigado, sucesso em 2016 !!!!
Olá,
Como não consta em edital quem vai arcar com o IPVA, dá margem para qualquer interpretação. Acredito que o IPVA será por sua conta.
O processo de entrega da documentação, se não havia nenhum prazo informado em edital, recomendo que você procure se informar com eles uma previsão. De qualquer forma, acredito que vá levar cerca de 45 a 60 dias úteis pelo que vejo em outros casos.
Você pode sim solicitar a recompra do veículo, apresentando a nota de todas as benfeitorias, eles irão reembolsar. Mas eles só costumam fazer a recompra quando realmente reconhecem que houve algum problema com a documentação que vá inviabilizar a transferência.
Um abraço!
Obrigado pela resposta Ricardo, tenho namorado alguns carros de frota da GM na Sodré Santoro, será que esses carros também tem garantia de fábrica ou é furada?
Olá,
Precisa ver no edital se informa que os veículos serão vendidos sem garantia de fábrica ou com garantia de fábrica. Geralmente os leilões de frota mantem a garantia de fábrica ao veículo, mas já vi situações que estava escrito no edital que o veículo não teria mais garantia de fábrica. De todo modo, acho uma boa oportunidade sim se os preços estiverem bons e acredito que a garantia será mantida, porém, verifique.
Um abraço!
Ricardo, parabéns pelos artigos e pelo blog!
Sempre conteúdos importantes e relevantes pra quem quer começar!
Muito bem lembrado que motos possuem valores mais baixos, desvalorização é menor, sendo ideal para quem quer começar para aprender sem muito risco.
Abraços
Olá Giuliano!
Obrigado pelos elogios!
Um abração!
Era o que precisava saber.
Olá Ricardo,
Parabéns por este blog! Inicie o meu interesse por leilão como uma forma de adquirir um carro para uso pessoal, mas depois de ler todo o conteúdo do seu blog, já acho que pode ser uma oportunidade real de complementar a minha renda.
Tenho uma duvida de qual é a real aceitação do mercado para carros de leilão, sabemos que na pratica o carro leiloado não difere em quase nada, a não ser do seu histórico, então qual o tempo médio que você gasta entre adquire e vender o veiculo ? E qual a reação dos compradores quando descobrem que o veiculo é procedente de leilão? Há recusa de compra por parte dos interessados? Talvez estas perguntas possam ser tema do seu próximo post o que acha? rs.
Abraços
Olá,
Obrigado pelos elogios!
Sobre o tempo que levo entre comprar e vender os veículos, isso varia muito. Geralmente uso os carros por uns 2 ou 3 meses no mínimo antes de vender. Mas já vendi carro 2 meses após comprar. Foi o tempo de toda a documentação estar regularizada em meu nome. O que segura mais no tempo de venda é a documentação ficar pronta.
Sobre reação dos compradores, geralmente eu coloco no anuncio que o veículo já passou por leilão de banco e que tenho as fotos do veículo no leilão para provar que não é carro que sofreu acidente. Algumas pessoas perguntam mais sobre o assunto, aí explico que o leilão em si não significa nada demais contra o carro e deixo a pessoa a vontade para levar o carro em mecânico ou funileiro.
Na decisão de compra, o que mais influencia é o preço e a apresentação do veículo (estado de conservação geral, limpeza, mecânica).
Algumas pessoas iniciam contato e depois param os contatos quando falo que o carro é de leilão. Mas quando vendo algum carro que não é de leilão, pessoas fazem contato e somem do mesmo jeito, então não sei até que ponto o fato do leilão influencia.
Um abraço!
Boa noite Ricardo quero sair do serviço e enviestir em leilão principalmente em motos será um bom negócio tenho um colega que trabalhou comigo saiu e está investindo qual é sua opinião
Olá,
Sabendo avaliar os veículos ou motos é um bom negócio sim. O importante é comprar por um preço que dê uma margem, mesmo que tenha que fazer alguns reparos.
Se você conseguir manter o seu emprego e investir paralelamente nesse negócio, pelo menos no começo, é mais seguro. Até porque hoje você tem uma renda mensal. Com as vendas das motos, talvez demore um pouco até você vender ou até ficar pronto os documentos e assim você não teria mais essa renda. Então eu recomendaria que começasse tentando manter os dois até pegar experiência e ter veículos para vender.
Um abraço!
Bom mesmo.
Olá Ricardo, tudo bem?
Muito obrigado por todo conteúdo que oferece no site, eu já tinha visto ano passado mas acabei não me interessando muito sobre o assunto.
Estes dias estava pensando uma forma de aumentar minha renda e o universo me enviou uma resposta sobre os veículos de leilões das financeiras e bancos; bem, desta vez estou aqui pesquisando e me interessando cada vez mais…
Minha dúvida é a seguinte:
– Posso comprar e vender quantos veículos eu quiser durante o ano como pessoa física?
– Você declara estas compras no Imposto de Renda?
– A justiça pode me investigar por X veículos trocados por ano? rsrsrsrs
Fiquei preocupado com as questões acima, se puder responder agradeço demais.
Olá,
Obrigado pelos elogios ao site!
Sim, você pode comprar quantos carros quiser.
Bens de até 35 mil são isentos de IR.
Acredito que não, mas talvez você possa conversar melhor com um contador.
Um abraço!