Como já abordei em outros artigos (você pode pesquisar através da busca do site), existem 3 tipos de sinistro em que os veículos acidentados são classificados:
Pequena monta: Uma colisão leve que não afetou nenhuma parte estrutural do veículo, apenas partes estéticas ou não essenciais à segurança do condutor, passageiros, demais veículos e pedestres. No caso do sinistro de pequena monta, o carro não sofre nenhum tipo de bloqueio no Detran.
Média Monta: Esse tipo de colisão é quando alguma parte estrutural do veículo é danificada como longarinas, colunas, caixa de roda, assoalho e etc. Ou seja, partes que envolvem diretamente a construção e afetam o comportamento dinâmico do veículo se não estiverem em perfeitas condições. Caso alguma dessas partes sofra um dano e não seja corretamente reparada irá prejudicar a segurança de todos que participam do trânsito, por esse motivo, o carro é bloqueado no Detran e somente é liberado após apresentação de documentos que comprovem o reparo e as perfeitas condições de circulação do veículo.
Grande Monta: Batida grave que torna o veículo irrecuperável. É a maioria dos casos que vemos veículos sinistrados vendidos como sucatas nos leilões. Esses veículos terão suas placas recolhidas e o chassi recortado. Veículos com sinistro de grande monta não podem circular mais.
Reclassificação de Sinistro
Após sofrer um acidente, você pode solicitar a reclassificação do seu sinistro caso não concorde com a avaliação realizada pelo agente de trânsito. Verifique os prazos e os procedimentos para solicitar a reclassificação do seu sinistro junto ao Detran do seu estado.
Como desbloquear um carro com sinistro
Se o seu veículo sofreu um sinistro de média monta, ele será bloqueado para circulação no sistema do Detran (irá constar “CIRCULAÇÃO VEDADA”) e para desbloqueá-lo será necessário apresentar os seguintes documentos:
– Cópia Autenticada do CRV (documento de transferência de veículos);
– Cópia Simples do CRLV (documento do licenciamento anual do veículo);
– Cópia Simples do CPF, RG (ou CNH) e Comprovante de endereço do proprietário;
– Nota Fiscal de todos os serviços realizados no veículo para sua recuperação como: funilaria, pintura, peças, equipamentos e acessórios obrigatórios, mão de obra da troca de peças e qualquer outro item que tenha sido reparado;
– Caso o veículo tenha sido adquirido em leilão, a nota fiscal do leilão e da seguradora ou banco (comitente);
– Laudo de Vistoria de Transferência – ECV (Vistoria de Transferência do Detran/SP ou Vistoria Lacrada caso o veículo esteja em outro estado);
– Laudo do INMETRO (emitido após a realização de vistoria em oficina credenciada pelo INMETRO) com CSV.
OBS: Para fazer o laudo em oficina credenciada pelo INMETRO, é preciso que o Detran libere a vistoria do veículo. Você deve solicitar essa autorização junto ao Detran do seu estado.
Após realizar todas as etapas e entregar todos os documentos, o seu veículo tem o bloqueio retirado do sistema e pode voltar a circular normalmente. O prazo médio que o Detran tem demorado em São Paulo para realizar o desbloqueio do veículo é de até 5 dias úteis, verifique no Detran do seu estado a previsão.
Olá, adquirir um carro na Sodré Santoro leilões Guarulhos São Paulo, o mesmo média monta, sendo que esse carro é do Rio de Janeiro Niterói. O mesmo já efetuei laudo inmetro e laudo transferência, mesmo assim tenho Que levar o veículo até o estado do Rio de Janeiro para efetuar outro laudo de transferência?
Obrigado e aguardo uma resposta
Olá,
Precisa verificar se o Detran do RJ exige a vistoria para desbloquear o carro devido ao sinistro antes de você conseguir fazer a transferência. Entre em contato com eles para confirmar a informação.
Um abraço!
queria comprar um carro no leilao de pequena monta, isso vai constar no documento do carro? pois quero cadastrar na uber
Olá,
Não, veículo de pequena monta não fica com observação de sinistro no documento.
Um abraço!
Meu carro tá com bloqueio de mediamonta !!e aqui no meu estado não tem oficina credenciada!!!Sou obrigado a ir pra outro estado?
Olá,
Sim, você vai precisar ir até a oficina mais próxima fazer a vistoria em empresa credenciada pelo INMETRO.
Um abraço!
Boa tarde Ricardo! Arrematei um carro em leilão aqui no Rio e o mesmo já foi transferido para São Paulo, não estou conseguinto a senha para fazer o inmetro, o DetranSP me mandou um e-mail dizendo que a cordenadoria do DetranRJ é quem tem que solicitar a mesma, por sua vez o DetranRJ diz que nada tem a fazer já que o veífulo não consta em seu banco de dados. Tem alguma dica pqra me passar? E com relação ao desbloqueio, tem um paço a paço para me ajudar?
Olá,
Eu não tenho boa experiência com o Detran do RJ, sempre foi muito difícil conseguir as coisas com eles.
No seu caso, não tenho o passo a passo, mas recomendo que você procure ajuda de um despachante do RJ. Vai perder menos tempo e ter muito menos stress, mesmo que gaste um pouco a mais.
Um abraço!
comprei um carro do sodre santoro em sao paulo, sendo que moro no rio de janeiro.
meu carro ainda encontra-se bloqueado como media monta ? como faço pra tirar esse bloqueio do detran de sao paulo? preciso fazer a vistoria aqui no rio de janeiro, ja fiz a vistoria do sinistro do CSV me dando a autorização, isso ainda esta pendente.
Consegue me ajudar?