loja leilão

Lojas que não aceitam carro de leilão

Infelizmente, algumas pessoas ainda tem um conceito errado de que carro que passou por leilão é carro que foi batido, sofreu perda total, foi recuperado com serviço mal feito, coloca a vida das pessoas em risco e está rodando irregularmente. As pessoas formulam esse conceito porque em algum momento vendedores de má fé fizeram esse tipo de coisa (e ainda fazem isso) de forma a enganar o consumidor. Essas mesmas pessoas ignoram os carros que são leiloados por falta de pagamento, carros que eram de frota ou carros que eram de órgãos públicos. Por falta de conhecimento, preferem continuar acreditando que carro que passou por leilão é carro ruim.

Com esses problemas, algumas lojas para não vincularem seu nome e sua reputação a algo negativo passaram a não comprar carros com histórico de leilão. Isso era muito comum em lojas “premium” com carros diferenciados de valores mais elevados, porém de um tempo pra cá, com a grande oferta de carros no mercado, passou a ser comum também em outras lojas,  que vendem desde um carro popular básico até carros importados. Por um lado isso é bom porque temos menos “garagistas” disputando os carros nos leilões. Por outro lado, é ruim, pois continua e reforça o estigma de que carro de leilão é ruim.

As lojas sempre procuram algo que possam diferenciá-las da concorrência e atrair o consumidor e o artificio mais comum é falar que o carro é único dono. Mesmo que não seja. Mesmo que o único dono seja alguém que usasse o carro para transportar porcos do sítio até a cidade todos os dias em uma estrada com mais buracos que a lua. Não importa. Bastava a loja lavar o carro, deixar ele bonito e falar que é único dono e pronto! As pessoas se interessavam. Você com certeza conhece alguém que tirou um carro zero e dirige com vícios que vão diminuindo a vida útil do carro como pé na embreagem, troca de marchas incorretas, rotação do motor sempre elevada e por aí vai. Você compraria o carro dessa pessoa? Se o carro estivesse em uma loja, bonito, com placa de único dono e você não soubesse quem o dirigia, talvez o comprasse se o preço estivesse bom.

É o mesmo principio dos carros de leilão. Com os sites de pesquisa do histórico apontando que o carro passou por leilão, para algumas pessoas é como se ele carregasse uma placa escrito “radioativo”. Por isso algumas lojas de carros e concessionárias pararam de pegar esses veículos, seja na troca ou comprando para revender. Para mim, falar que a loja não trabalha com carro de leilão é apenas um artificio para tentar passar uma imagem diferenciada ao cliente. Do mesmo modo como citei o carro único dono, quando falam que o carro é de não-fumante, carro de mulher ou quando falam que o carro era de um senhor aposentado de 90 anos ou uma professora que usava o carro só pra ir na escola e voltar. São artifícios de venda.

No nosso caso, infelizmente, esse é mais um que veio para contribuir com o preconceito com os carros que passaram por leilão. Assim como nos anos 70 e 80 carros quatro portas seminovos eram quase sempre taxados como carros que eram taxi. Ou mesmo até meados dos anos 90 que carro branco era taxado como carro de frota, carro de locadora ou taxi. Nos EUA, carros de leilão são tratados de forma absolutamente igual pelo mercado. Quem sabe um dia chegaremos à mesma maturidade do mercado como chegaram os carros 4 portas e os carros brancos.

banner

About Ricardo Cintra

18 thoughts on “Lojas que não aceitam carro de leilão

  1. Parabéns por essa postagem, mais eu vou mais além, para mim o problema é que os leilões passaram a atrair mais pessoas físicas e com isso as lojas passaram a ter uma maior concorrência nos leilões, logico que quando a uma concorrência o preço muda, e no caso do leilão os preços subiram já que alguns supostos clientes das lojas passaram a comprar carros para uso dentro dos leilões, ou seja, diminuiu a margem de lucro das mesmas, e ai eles pararam de comprar em leilões e passaram a usar esse artificio de queimar os carros provenientes de leilão, e nós sabemos existe muitos carros de leilão que são melhores que a maioria dos carros a venda em lojas. E falo mais, essa questão de banco e financeira não aceitarem carro de leilão, com certeza já é uma ação da fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), só para lembrar essa fenauto representa as revendedoras de carros seminovos e usados, eles com certeza já devem terem entrado em contato com a fenaseg que é representante das seguradoras e com a federação que representa os bancos para imporem essa restrição aos carros de leilão, ou seja, pratica abusiva de mercado.
    O meu primeiro carro comprei usado em uma loja, e esse foi o primeiro e último carro que comprei em loja, pois eu mesmo só compro carro, até para o meu uso em leilão.

  2. Olá,

    Essa é uma possibilidade. Vamos continuar acompanhando o mercado.
    Também vou continuar comprando carro para meu uso em leilão.

    Um abraço!

  3. Olá,comprei um carro de frota em leilão , o carro foi muito bom , não me deu dor de cabeça , porém , quando vendi , a pessoa não conseguiu fazer o seguro e quis me devolver o carro , aí já viu , só dor de cabeça…

  4. Olá,

    Infelizmente isso pode acontecer quando a pessoa não consegue fazer o seguro pois junto com o histórico do leilão com certeza há outros motivos.
    A culpa acaba caindo sempre com o histórico de leilão. É mais fácil muitas vezes para alguns corretores justificarem para o cliente que o seguro não foi aceito pois o veículo tem histórico de leilão do que falar que a região que ele mora é perigosa, que pessoas naquela faixa etária se envolvem em mais acidentes ou que ele se envolveu em 5 acidentes nos últimos 2 meses.
    Em dezembro agora tive contato com uma pessoa que comprou carro em leilão de banco e fez seguro 100% da fipe. Mesmo ele usando o carro para ir na faculdade e tendo usado o seguro para outro carro dele por duas vezes em um ano. Era classe zero de bônus e fez.

    Um abraço!

  5. Concordo com o “franciscley”. Essas “barreiras” criadas por seguradoras e financeiras, me parece uma manobra promovida pela entidade de classe, justamente pra “proteger” a categoria dos revendedores.

  6. Olá pessoal. Só compro carro em Leilão, nunca tive problema e sempre consegui comprar com ótimos preços. Já tive problema no 1º ano em um dos carros com o seguro, fizeram com 75% do valor da Fipe e o corretor explicou que é uma prática com carros de Leilão por ter muito golpe em seguro, onde a pessoa compra barato, faz o seguro e dá fim no carro para receber 100% na renovação. O seguro foi 100% da fipe no 2º ano e permanece assim, já estou no 4º ano. Infelismente aqui tratam carros de leilão como carro de má procedência, lá fora a maioria da frota já passou por leilão em grandes lotes de venda, pratica comum.

  7. Olá,

    Sim, e os leilões são uma opção para comprar carro mais barato ainda.

    Um abraço!

  8. Ricardo parabéns pelo seu site, que acho de grande utilidade para todos os compradores e futuros vendedores de veículos!
    Gostaria de relatar meu caso e uma dica de como proceder na venda.
    Comprei em julho de 2014 um Corolla Xei 2013-2014 com 20.000Km( segunda revisão realizada na Toyota ), o veículo encontrava-se com uma batida de traseira, que não não acionou os airbags e pequenos danos na frente como grade rachada e pequeno vinco no caput, comprei de uma empresa que comprava veículos de leilão e revendia no estado. Comprei o veículo por R$ 45.000,00 na época. Eu mesmo paguei os reparos no veículo com peças e originais compradas na Toyota,por falta de experiência gastei mais que esperava pois os reparos chegaram a 10.000,00, (pois o veiculo sofre um empeno na longarina traseira e foram 2.000,00 na Monobloco para acerto ). Fim da historia o veículo ficou como novo, garantia de fabrica ( a qual utilizei ) e seguro com 100% da tabela Fipe. No fim do ano passado tentei trocar o veículo por outro 0Km, e nenhuma concessionária quis pegar o veículo pois efetuaram pesquisa no site Checktudo e apresentava leilão – Sinistro. Gostaria de uma opinião como proceder a venda do veículo ou retirar estas informações deste site.
    Desde Já deixo o meu muito obrigado

  9. Olá,

    Realmente algumas lojas apresentam essa restrição de compra de carros com histórico de sinistro ou leilão.
    O ideal é tentar comprar o carro direto no leilão, para ter um preço melhor e assim conseguir vender por um preço menor no mercado de particulares, informando que o veículo possui histórico de leilão.
    Sobre retirar o histórico da base de leilões, eu não conheço nenhuma forma.
    Em relação à venda, aconselho tentar vender no mercado de particulares por um valor um pouco menor, informando o histórico de leilão.

    Um abraço!

  10. Bom dia Ricardo, meus parabéns por essa iniciativa maravilhosa em nos esclarecer. Eu gostaria da sua opinião, pois estou interessada em um carro que tem procedência de leilão por falta de pgto , pois o mesmo nunca foi batido, a pessoa está vendendo por 10% a menos da tabela, ou seja de 39 por 35, estou insegura em comprar por esse valor, qual valor que seria viável na sua opinião? O carro se encontra em excelente estado, obrigada pela atenção Malu

  11. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Em principio o preço parece interessante, veja apenas um detalhe:
    Se outros carros similares estão sendo vendidos pelo preço de tabela ou se estão com o preço um pouco menor. Pesquise em jornais e na OLX, carros similares e veja se o preço praticado está realmente em 39 mil. As vezes o pessoal fala em X reais abaixo da tabela, mas o mercado já vem praticando preços abaixo da tabela.
    Se o carro estiver bom, não custa dar mais uma chorada no preço.

    Um abraço!

  12. Não comprem carros de leilão, não vale a pena por mais que o carro esteja novo em perfeitas condições de uso e mesmo que seja recuperado de financiamentos. Para vender deprecia demais, as pessoas não aceitam, seguradoras não estão fazendo 100% mesmo que o carro não tenha sinistro. Estou com 2 veículos sem sinistro para vender e não consigo porque as seguradoras não querem segurar mais que 70%. Já vendi esses dois veículos e tive que recomprar porque o cliente não conseguia fazer seguro. Concessionárias e lojas de carros usados também não aceitam os carros de leilão como entrada. Não caiam nessa roubada. É dor de cabeça na certa! Eu não compro nunca mais.

  13. Olá,

    Respeito sua opinião, porém discordo. Sempre comprei e vendi carros de financeira sem nenhum problema.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *