Se você é um leitor frequente do site, essa postagem talvez não acrescente muito para você, pois hoje quero falar com as pessoas que estão procurando comprar carro mais barato – seja para uso próprio ou para revender e ter uma renda adicional – e não sabem onde encontrar. Hoje em dia, muitas pessoas se espantam com os preços dos carros e acabam tendo que comprar carros financiados pagando um alto valor em juros. O resultado disso é que você sempre perde. Perde dinheiro com os juros e perde dinheiro com a desvalorização natural que seu carro terá.
Veja o exemplo: Você compra hoje um carro 2013 seminovo por R$ 20.000,00. Mas você não tem os 20 mil, só tem 10 mil. Então você financia na revenda o restante em 36 meses. Com um juro conservador, suponhamos que ao final dos 36 meses você pague 25 mil pelo carro. Ok! Porém, quando você acabar de pagar o carro, ele vai valer 15 mil de acordo com a tabela. Supondo que você venda no mercado particular, pode até conseguir os 15 mil se seu carro estiver ótimo estado. Se você for trocar por outro veículo na mesma revenda em que comprou o seu carro, talvez te ofereçam 10 mil por ele. Não importa. Você sempre vai sair perdendo.
Diante desse cenário, muitas pessoas passaram a pensar em “não perder” quando compram um carro. E conseguiram isso ou até mesmo ganhar dinheiro quando compram um carro. Como? Comprando carros em leilão. O mesmo carro 2013 seminovo que você comprou por 20 mil, você poderia encontrar em um leilão por 14 mil. Se você usasse o carro por um ano e vendesse após os 12 meses, conseguiria vendê-lo por mais do que os 14 mil que você pagou (ganharia dinheiro). Se você usasse pelos mesmos 3 anos que você financiou o carro no exemplo anterior, conseguiria, possivelmente, vender o seu carro pelo mesmo preço que você pagou.
Isso é o “não perder” que muitas pessoas procuram no mercado de automóveis. Agora pense um pouco mais longe. Ao final dos 3 anos, como você não pagou o financiamento, você conseguiu juntar o valor das parcelas e tem 14 mil reais guardados para juntar ao valor que você conseguiu na venda do seu carro. Ou seja, você tem um valor próximo a 30 mil reais para comprar seu próximo carro. O grande problema é que foi construída uma cultura de preconceito com os carros de leilão. Isso afasta algumas pessoas dos leilões e faz com que elas continuem pagando mais caro por carros que comprariam bem mais barato.
Comece a visitar os leilões, veja os veículos recuperados de financiamento que exigem pouco ou nenhum trabalho de mecânica ou funilaria. Conheça melhor o mercado de leilões de carros e faça bons negócios. Você vai economizar muito na compra do seu próximo carro e pode até mesmo começar a ganhar dinheiro com a venda de veículos adquiridos em leilão. Os carros baratos estão lá esperando qualquer um comprá-los. Se você não for, com certeza alguém irá.
Ricardo,
Já li seu blog algumas vezes, sempre vejo dicas muito boas aqui, meus parabéns pela iniciativa.
Acompanho leilões de veículos desde 1999, já vi muitos bons e maus negócios. Desde 2010 não frequento mais os pátios, mas esse ano de 2016 estou acompanhando os leilões online e estou vendo que a época está boa para compra.
Os lotes que comprei sempre foram recuperados de financiamento, não quero me envolver com sinistros ou qualquer negócio que possa dar “dor de cabeça”.Até os recuperados de financiamento, dificilmente, não temos que fazer algum reparo ou sanar algum “vício oculto”.
Compro para revenda para obter uma renda extra, mas enquanto não vendo acabo usando ele no meu dia a dia.
Eu parei de frequentar os pátios, porque muitos particulares começaram a frequentar os leilões. Levantavam a mão acreditando que tudo era um bom negócio o que inflacionava muito os preços e os bons negócios minguaram. Nesse tempo resolvi negociar na webmotors, olx.
Frequentava muito o Freitas, Sodré, Nossoleilão ( Carvalho) e o Milan leilões, já comprei carro em todos esses. Porém vejo que muita coisa mudou nesses leiloes, informações de Kilometragem e opcionais não existem e isso ajudava muito na minha decisão.Vejo essas informações apenas em poucos leilões ou nenhum e pra mim é importante saber disso para minha decisão de compra conservadora do quanto eu devo gastar ou não no carro.
Minha pergunta é : Qual o melhor local para se ter uma compra justa? Essas informações deixaram mesmo de existir? Até onde posso entrar no detalhe de um lote?Até onde a adminstradora do pátio/leilão, pode ofertar de informações ou check de informações do carro?
Forte abraço
Olá,
Obrigado pelos elogios!
Realmente as informações estão mais incompletas. Não sei porque mudaram. Sei que algumas ainda passam, me parece que em São Paulo a PACTO também informa quilometragem. Ao pé da letra a administradora não é obrigada a informar nada, esse é o problema. A lei não estimula a informação.
O que estou orientando o pessoal, é a conversar com o pessoal do pátio, geralmente as equipes são solícitas em passar as informações quando perguntamos, porém é na base da camaradagem.
Mas por outro lado, muitas empresas estão informando em edital quando o carro tem algum problema. Acho isso muito positivo.
Um abraço!
Ricardo, bom dia..
Vc usa alguma ferramenta de forma que receba a comunicação desses leilões? Pelo que vejo a lista é enorme e toda semana sempre em determinados sites tem carros de leilões. Luiz.
Olá,
Não, realmente não existe uma ferramenta de comunicação eficiente para saber todos os leilões, o mais fácil é entrar nos sites a cada um ou dois dias dos principais leilões perto de você para ver se tem novidades. Alguns sites de leilão usam emails marketing que avisam os leilões. Você pode se cadastrar para receber as informações. Outra forma é um site que localiza veículos em leilão, se quiser dar uma olhada: http://www.verleiloes.com.br/
Um abraço!
Parabéns pela página!
Realmente, é como o Inácio escreveu no comentário dele, tem muito particular participando de leilões e sem nenhum tipo de informação ou experiencia a respeito do assunto. Não sei se participam para arrematar veículos para próprio uso ou se é para comercializar, só posso dizer que está tendo muita gente sem noção nenhuma, dando lances que somados a comissão do leiloeiro, taxas existentes e os impostos ( IPTU, IPVA, Transferência), passam do valor de mercado do veiculo. Vejo que nessa situação é melhor comprar um carro no comercio normalmente, pois além de poder escolher do jeito que quiser, testar o veiculo, ainda tem a garantia imposta pelo CDC.
Um grande abraço!
Bom site.
As consecionárias das Fábricas, não estão aceitando mais carros de leiloes, e o o site VEICULO SEGURO consegue registrar TODAS as placas que passaram por leiloes em todo Brasil.
Para revenda, isso é péssimo, uma vez que futuramente o cliente fica sabendo mesmo em caso de Leiloes recuperados de financiamento, e entram na justiça, e na maioria dos casos, o Juiz manda devolver o dinheiro do comprador, isso anos depois.
Olá,
Sempre foi possível ver o histórico dos carros através dos sites de pesquisa. De uns anos para cá algumas lojas não pegam carros com histórico de leilão na troca, mas a venda entre particulares continua igual.
E sobre a questão judicial, não é isso que eu tenho acompanhado não. A justiça tem considerado as vendas de carros com histórico de leilão como qualquer venda, a menos que tenha havido nítida má fé de uma revenda (pessoa jurídica) contra um cliente (pessoa física) e que envolva sinistro.
Caso você tenha conhecimentos de processos como você relatou, por favor, me informe por email que tenho interesse em ver esses casos.
Um abraço!
Fala ai rapaziada, sei que poucas pessoas sabem, mais por lei 50% da população tem direito a comprar um carro zero com até 30% de desconto, eu consegui comprar o meu novo prisma, pois eu sofro de tendinite crônica, o processo é bem simples para comprar, se quiserem saber mais cliquem ai no meu nome e acessem o site para tirar suas duvidas, são mais de 100 tipos de “doenças” que nos dão esse beneficio, espero ter ajudado, forte abraço!
Fala Ricardo, beleza?
Cafra, to pensando em investir no negócio de carros de leilão mas tenho algumas dúvidas, se possível peço que me responda.
Nos laudos que são feitos para a venda do veículo, é possível saber se o carro foi adquirido em leilão? E quanto ao documento, existe algum apontamento sobre o carro ter sido de leilão ou não consta nada?
Muito obrigado desde já.
E a matéria é muito legal, parabéns!
Olá,
Obrigado pelos elogios ao site!
Sim, nos laudos com histórico do veículo irá constar que o carro passou por leilão.
No documento só vai aparecer alguma observação caso o veículo tenha sofrido um sinistro de média monta.
Um abraço!