Os leilões em 2017

O novo ano se aproxima e o país segue passando uma profunda crise econômica com índices elevados de desemprego e empresas fechando as portas. Além disso, temos vários estados com dificuldades financeiras resultando em atraso no pagamento de salários dos seus funcionários. Trago esses pontos, pois são eles que vão nos dizer o que irá acontecer em 2017 no mundo dos leilões.

Sempre que a população passa por dificuldades econômicas, os leilões sentem reflexo de duas maneiras: Mais carros vão a leilão pelo fato das pessoas não conseguirem pagá-los e mais pessoas vão comprar carros nos leilões, pois não podem comprar carros zero km ou querem um carro mais barato para economizar (ou porque estão com restrição no nome e não podem financiar um carro mais caro).

Por outro lado, quando a economia do país vai bem, a oferta de carros é um pouco menor e menos pessoas procuram os leilões. Quem acompanha leilões há mais tempo já deve ter percebido isso. Mas voltando ao paragrafo anterior, com mais gente indo aos leilões e disputando mais os carros, os preços ficam pressionados e muitas vezes ficam próximos ao preço praticado nas revendas e pelos vendedores particulares.

O que fazer então?

O segredo é ter paciência e ficar atento às oportunidades. Se você procura um carro para uso próprio e que deve ficar por pelo menos 2 ou 3 anos com ele, é possível comprar um carro que possibilite a você vendê-lo pelo mesmo preço que pagou daqui a alguns anos. Mas se você procura carro para comprar e revender com lucro, é hora de olhar com mais atenção os carros que não são tão disputados e que por isso permitem uma margem de lucro maior.

A primeira coisa é aumentar o seu radar de carros potenciais na visitação. Não fique olhando apenas os principais, mais bonitos ou de mais fácil revenda. Esses com certeza serão bem disputados e no final da disputa talvez o preço já não compense o risco. Você deve olhá-los e avalia-los, claro! Mas olhe também vários outros carros para ter opções se no decorrer do leilão as suas principais escolhas ficarem fora do valor que você gostaria de pagar por eles.

Feitas as escolhas analise bem o estado dos carros e os valores que você gastará com cada um para deixá-los pronto para a venda ou uso. E aí entra o segundo ponto que todo participante de leilão nunca deve se esquecer: Não entre em uma disputa porque “se apaixonou” pelo carro. Em um leilão, é o dinheiro que conta! Se o preço do carro começar a subir além do que você havia imaginado gastar com o carro, abandone os lances! Outros carros estarão na disputa e se você seguiu a dica anterior, tem uma lista de outros carros que você poderá comprar.

Em resumo, para ter sucesso nos leilões em 2017, esteja de olho em todos os carros, capriche nas análises e mantenha o sangue frio nas disputas lance a lance. Seguindo esses passos a chance de você fazer um bom negócio e ganhar dinheiro com os leilões é grande!

Quer saber onde tem empresas de leilão perto de você? Clique aqui e confira a lista de todos os leilões.

Bons negócios e um Feliz Ano Novo a todos!

About Ricardo Cintra

6 thoughts on “Os leilões em 2017

  1. Olá Ricardo, tenho apenas 22 anos e uma mente empreendedora, descobri sobre leilões de automóveis HOJE e já estou fascinado pelas oportunidades que vi, já estou bolando vários planos para começar comprar carros e revender, passei boa parte do meu dia lendo suas postagens nesse blog e tenho uma dúvida. Sou do interior de São Paulo, região de Araçatuba. Pelo que vi 90% dos carros ficam em pátios em guarulhos, santo André e são Paulo capital. A minha dúvida seria : como faço para retirar o carro? Visto que moro a 500km dá capital e alguns carros podem não ter condições de vir até minha cidade rodando, alguns por documentos e outros por problemas mecânicos mesmo. Nesse caso, eu teria que trazer o carro guinchado? Isso acrescentaria muito no custo do carro e acaba me tirando competitividade. Fico no aguardo de uma resposta, abraço!

  2. Olá,

    Parabéns pela sua iniciativa! Mesmo que você não tenha isso como atividade profissional, terá uma ótima oportunidade de comprar carros mais baratos.
    Recomendo que você verifique leilões mais perto de você. Mas as maiores oportunidades no estado de são paulo estão na grande SP e regiões de Campinas e Ribeirão Preto. O que recomendo é você pesquisar bastante sobre opções de frete para mandar os carros para sua cidade. Depois de encontrar e negociar o menor preço para o frete, calcule esse custo nos seus custos para compra e venda dos carros. Infelizmente não há outra forma.
    Após ter esse custo nos carros, veja se ainda sim você conseguirá ter preços competitivos para vender os carros que comprar em leilão e ter o seu lucro.

    Um abraço e boa sorte!

  3. ola Ricardo
    Nunca comprei carro de leilão ,mas gostaria, fico com medo de comprar e por não poder ligar o motor,fazer um mal negocio,por exemplo o motor estar fundido,e dai todo o sonho virar pesadelo,e como dar lance, como pagar e tudo mais,me da uma dica.

  4. Olá,

    Realmente essa parte da avaliação é importantíssima.
    Recomendo que você leve um mecânico junto para ele olhar se o carro tem alguma peça faltando no motor ou algum problema que ele consiga identificar visualmente como água e óleo com cores e cheiros diferentes e etc.
    Essa é a dica que posso te dar sobre esse ponto.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *