Sem dúvida, a razão número um que leva alguém a comprar um carro em um leilão de carros é o fator preço. Se você quer comprar um carro barato ou por um valor que você dificilmente encontraria no mercado, um leilão de carros é o lugar certo.
Particularmente, procuro comprar um carro no leilão pensando que o carro é para mim (e na maioria das vezes é mesmo), dessa forma, tomo todos os cuidados e precauções que teria se comprasse um carro de particular, revenda de automóveis ou concessionária e pagando um preço mais em conta.
Vou contar como comecei a comprar carro de leilão.
Uma vez comprei um Peugeot 206 Feline lindo e muito bem cuidado de um vendedor particular que encontrei nos classificados do jornal. Antes de comprar levei o carro no mecânico, ele deu ok e finalizei a compra. Fui o (in)feliz proprietário desse carro por 5 meses. Desses 5 meses ele ficou na oficina parado por quase 2 meses entre as 12 vezes que precisei levá-lo. Gastei na oficina perto de 25% do preço que paguei pelo carro e quando vendi precisava trocar os 4 pneus, arrumar a suspensão e os freios. E isso que eu tinha muito cuidado com o carro como sempre tive com todos os outros antes e após ele. Depois desse carro imaginei que nada poderia ser pior, e como eu já acompanhava os leilões, resolvi comprar meu primeiro carro em leilão.
Você sabia que hoje aproximadamente 8 de cada 10 carros vendidos nos leilões são comprados por garagistas (pessoas que trabalham com comércio de veículos) ou desmanches? Até uns 5 ou 10 anos atrás, aproximadamente 95% dos carros vendidos nos leilões eram comprados por garagistas e desmanches. Muito bem, sendo assim, sabe qual é a chance do carro que você comprou em uma revenda ser um carro que foi comprado em leilão? Não são tão grandes, mas não seria nada impossível.
Os garagistas compram carro em leilão mais baratos e vendem nas suas lojas (após arrumar algum detalhe, lavar e polir) por algo entre 30% e 40% a mais do que pagaram. Dessa forma eles podem fazer o que citei para deixar o carro bonito, podem oferecer garantia de 3 meses de motor e câmbio, pagar os impostos e demais custos de ter esse negócio e podem ter a sua margem de lucro, afinal é o sustento deles. Por esse mesmo motivo os garagistas pagam a você, pelo seu carro na troca por outro, um valor bem menor do que um particular pagaria. Ao pegarem seu carro usado na troca por outro, eles fazem o mesmo que fariam com um carro de leilão, arcam com os mesmos custos. Então se o valor de mercado do seu carro é R$ 25.000,00, os garagistas vão oferecer algo próximo a R$ 18.000,00 na troca. No leilão esse mesmo carro deve sair por algo entre 16 e 17 mil reais.
Ao comprar carro em uma revenda, você tem menos preocupações e mais facilidades como um carro, em tese, sem problemas, a possibilidade de financiamento e a comodidade de deixar seu carro antigo na revenda e sair de lá na mesma hora com o novo. Se você comprar no leilão, vai precisar dedicar um tempo até deixá-lo do seu agrado e, muitas vezes, ficará sem carro por alguns dias para isso. Algo complicado para a maioria das pessoas que acabam aceitando pagar mais por essa comodidade.
Não adianta pesquisar na internet se compensa ou não comprar um carro em leilão. Antes de começar a comprar eu pesquisei e 90% do li dizia que não compensava, que era perigoso, arriscado que haviam “esquemas”… Tudo mentira. As pessoas que falam que não compensa comprar carro em leilão são basicamente dois tipos: As que compram e querem evitar concorrência para continuar ganhando dinheiro mais fácil e o outro tipo de pessoa é aquele que nunca comprou e para não se sentir frustrado, diz que quem compra é que está errado. É um negócio com riscos como qualquer outro, as vezes você pode ser dar mal (como eu me dei comprando o Peugeot de particular), mas tendo alguns cuidados, vale muito a pena comprar carro em leilão sim. Continue acompanhando o blog e aprenda como correr menos riscos.