Quem costuma checar a situação dos veículos através dos sites de consulta de histórico deve ter notado que não estão mais sendo exibidas imagens dos veículos quando foram leiloados. Eu mesmo, quando recebi essa informação, fui verificar e realmente constatei que um veículo que eu havia feito uma consulta um ano atrás e que constava histórico de ocorrência de leilão – com fotos de quando o veículo foi leiloado – agora não havia mais as fotos que eu vi um ano atrás. Ou seja, não só nas novas pesquisas, mas nas pesquisas antigas, que apareciam as fotos, as mesmas não estão mais sendo exibidas. Particularmente eu verifique na Carcheck e na Checkauto e a situação é igual nas duas.
A justificativa que recebi é que há uma decisão judicial proibindo a exibição de fotos dos veículos quando foram leiloados. Infelizmente, mesmo pesquisando bastante, não encontrei o processo ou a liminar que tratou dessa proibição para saber exatamente o que ela abrange ou como abrange. Peço ajuda aos leitores, que, caso alguém saiba mais detalhes da decisão judicial, por favor, comente abaixo.
Sobre esse assunto ainda, o que há de concreto é que foi regulamentada uma portaria no começo desse ano (portaria/DENATRAN nº 15, de 18/01/2016) regulamentando o acesso aos sistemas e subsistemas informatizados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) relativos aos veículos automotores e condutores habilitados. Eu li toda a portaria e não acredito que ela tenha relação com a proibição da exibição das fotos, pois a portaria me parece muito mais com o intuito de regulamentar o acesso aos dados das pessoas.
Em relação à proibição da exibição das fotos, sem conhecer o processo ou liminar, não consigo concluir qual o real interesse e objetivo da proibição. Mas minha primeira impressão foi que isso prejudica quem quer conhecer o histórico de veículo antes de comprar. Sobre o mercado de leilões, equipara todos os veículos leiloados, pois não há mais fotos para você ver se o veículo que passou por leilão estava sinistrado ou não. Disso, ficam algumas perguntas:
Não exibir as fotos vai valorizar ou desvalorizar os veículos leiloados como um todo?
Seguradoras e bancos também não terão acesso ao banco de imagens de veículos leiloados ou apenas os consumidores tiveram seu acesso restringido?
Caso as seguradoras também não tenham acesso às imagens isso irá facilitar a obtenção de seguro de carros leiloados?
Enfim, como não tenho conhecimento do que foi tratado na proibição, não consigo ter uma visão clara da forma como isso irá impactar o mercado de leilões. Necessitaria de mais informações para entender exatamente o que está se passando. De qualquer forma, reforço o pedido para que se caso alguém saiba mais detalhes ou se souber de algum site de pesquisa que ainda esteja exibindo as fotos de carros leiloados, compartilhe com os demais leitores, por favor.
Meu único temor é que com a ausência de imagens, o preconceito contra os carros leiloados aumente, prejudicando ainda mais a reputação que veículos com histórico de qualquer leilão (frota ou recuperados de financiamento inclusive) já sofrem da maioria do público comprador. Devemos avançar para a maturidade que os mercados americano e europeu tratam os veículos leiloados, esse é o melhor caminho.
Curta nossa página no Facebook!
Amigo, quando se consulta o histórico do carro, e dá que esse carro passou por leilão, você verá na mesma consulta a informação de sinistro, e se você consultar o histórico de proprietários verá também se o mesmo passou ou não por companhia seguradoras. Não vejo motivos para essa preocupação.
Sou cliente pessoa fisica da checkauto e nao tenho acesso aos dados/historico dos proprietarios anteriores e quanto a menção de leilão, a mesma não especifica o tipo.
Me passa qual empresa de consulta de dados veicular vcs tem estas informações completas, por favor.
Olá,
A informação do tipo de leilão realmente não está vindo mais nas pesquisas, assim como as fotos dos carros no ato do leilão. Sobre informações de nomes de proprietários anteriores pergunte aos sites se eles passam. Infelizmente não tenho nenhuma empresa para indicar.
Um abraço!
parabéns pelo blog, artigo de excelente qualidade
abraços
Obrigado!