Transferir carro de outro estado

Quando se compra um veículo em leilão é comum que ele venha registrado em nome do banco ou da seguradora (vendedores) e geralmente o endereço que consta no documento é o da sede ou do escritório da empresa. Para alguns compradores isso se torna um problema, pois esses endereços geralmente são as grandes capitais, cidades de outros estados e etc.

Inevitavelmente você precisará fazer a transferência para o seu nome e o seu endereço e às vezes isso significa que será preciso fazer uma transferência interestadual. Além do custo da transferência, outro problema que muitos compradores enfrentam é a dificuldade imposta por alguns Detrans em pedir vistorias, documentos do estado de origem e outras coisas que atrapalham a vida de quem deseja fazer a regularização do veículo.

Pela legislação da maioria dos estados, é preciso quitar os débitos existentes (IPVAs, multas e taxas) vinculados ao veículo antes de fazer o processo de transferência. Atualmente a maioria dos leilões já faz a venda dos veículos com os débitos quitados, porém fique sempre atento ao edital observando se o seu carro virá com os débitos quitados ou não. Caso não venha com os débitos quitados, você precisará emitir as guias e realizar os pagamentos. Felizmente é possível fazer os pagamentos pela internet na maioria dos estados, seja pelo internet banking, seja emitindo as guias pelo site do Detran do estado e depois pagando no seu banco.

Sendo assim, o processo normal seria verificar a existência de débitos, realizar o pagamento dos eventuais débitos existentes, dar entrada no Detran do seu estado, fazer a vistoria de transferência (o estado de SP e outros estados exigem para qualquer transferência), recolher as taxas de transferência e a taxa da nova tarjeta da cidade (caso sua placa seja modelo novo reflexivo) ou a taxa de nova placa (caso você precise trocar a placa toda).

Porém, como citei acima, alguns estados estão colocando complicações extras ao exigirem vistorias ou documentos do estado onde o veículo está registrado antes de ser transferido para o seu endereço. A maioria dos problemas tem acontecido quando o veículo está com a observação de “CIRCULAÇÃO VEDADA” no documento, seja um veículo com sinistro de média monta ou veículos que apenas passaram por leilão. Recomendo que você consulte o Detran do seu estado sobre essas situações antes de comprar um carro em leilão para evitar surpresas e gastos desnecessários.

Transferência entre particulares ou compra em revenda

Se você comprou o carro de um vendedor particular ou revenda de outro estado e deseja transferi-lo para o seu estado, basta estar com todos os impostos e taxas em dia ou acertá-los para poder realizar o processo sem problemas. É só levar os documentos preenchidos no Detran do seu estado, juntamente com as cópias dos documentos exigidos.

De um modo geral a transferência de veículo de um estado para outro não é complicada e pouco muda de uma transferência de um proprietário para outro dentro do mesmo estado. O problema é quando os Detrans dos estados fazem exigências sem fundamento e que acabam atrapalhando, encarecendo e fazendo demorar o processo.

Conte nos comentários se você já teve algum problema na transferência do veículo que você comprou.

About Ricardo Cintra

5 thoughts on “Transferir carro de outro estado

  1. Comprei um veículo de leilão no RJ pela BRBID , com cadastro no Paraná. Já se vão 2 anos e o detran RJ não cadastrou o veiculo na base de dados do RJ, o que impossibilitou a tranferencia de propriedade.
    O que fazer ?

  2. Olá,

    Você pode entrar em contato com o Leilão Brbid e pedir a recompra do carro pela não entrega da documentação.
    Caso eles não queiram fazer a recompra, pode procurar um advogado e acionar a justiça.

    Um abraço!

  3. Quando existir a necessidade de vistorias ou regularizações em estados diferentes de onde está sendo apregoado o veículo é obrigação do comitente vendedor incluir essa informação detalhada no edital

  4. Quando tranferi Carro q conta sinistro no documento.
    Quando transferi pra outro estado ex Bahia da saí o sinistro fica sem reserva no documento? Aguardo uma resposta obg.

  5. Olá,

    Nunca testei para saber se o sistema tem essa falha que permite isso, mas muitas pessoas realmente falam que o sinistro some.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *