Posso retirar o carro e já sair dirigindo?
Sim, falamos um pouco em outras postagens sobre dicas para retirar o carro (você pode ler clicando aqui). Basicamente se o carro estiver em condições mecânicas e legais, você pode retirar o carro no pátio do leilão e sair de lá dirigindo. Mas lembre-se: não é porque o leilão te entregou o documento de porte obrigatório (CRLV) que o carro está ok. Pode acontecer, por exemplo, de o banco ou a seguradora terem transferido para o nome deles o carro e assim no documento o município que vai aparecer é o da sede do banco ou seguradora (São Paulo, por exemplo). Porém nem sempre é trocada a tarjeta da cidade da placa e assim o carro pode estar com a placa com uma cidade e no documento outra. Se você for parado em uma blitz, isso pode trazer problemas para você.
Porque a documentação demora para ficar pronta?
Demora pois muitas vezes o banco ou a seguradora dependem de trâmites legais para fazerem a transferência do carro para o nome deles e assim eles receberem o documento de transferência (DUT) pronto para colocarem o nome do comprador e entregar após o leilão. Esses trâmites são questões que envolvem a busca e a apreensão de um carro, o desembaraço de um veículo acidentado que estava financiado e com o GRAVAME bloqueado e etc. Não é incomum que esses trâmites legais dependam de processos judiciais, o que acaba atrasando ainda mais a liberação do documento. Além disso, o documento precisa ser assinado pelos responsáveis pelo banco ou seguradora, o que demanda mais tempo até o documento voltar assinado pela empresa com o seu nome preenchido.
O que é importante olhar na hora de analisar um carro?
Basicamente você precisa olhar o motor com mais atenção e a lataria, pois são as partes que costumam ter o reparo mais caro. No motor, você deve procurar peças faltando ou visualmente danificadas, além de verificar se o óleo está com cor esbranquiçada, misturado com combustível ou misturado com água. Verifique o mesmo com a água do radiador e principalmente se o carro não está sem água ou óleo no motor.
Na lataria, procure amassados, riscos e batidas, além de diferenças de cores na pintura, que podem indicar que o veículo sofreu um reparo ou repintura. Além do motor e da lataria, verifique o interior do carro onde bancos rasgados, painéis, teto ou forros de porta danificados também representam gastos extras. Por fim, observe o estado dos pneus, procure vazamentos nos amortecedores e olhe o veículo por baixo verificando vazamentos e o estado do escapamento.
Esse carro está caro ou não?
Veja na sua região o preço médio do carro que você está interessado. Sabendo esse valor médio pelo qual os carros similares são vendidos, você consegue calcular quanto pode dar de lance máximo em um carro, sabendo que vai gastar um determinado valor ainda com os eventuais reparos necessários. A soma do seu lance e os seus gastos, não deve jamais ser superior ao valor médio de mercado do carro na sua região ou mesmo acima do valor do carro na Tabela Fipe.
Preciso informar que o carro passou por leilão quando for vender?
Não, não há nenhuma lei que obrigue a informar que o veículo passou por leilão. Porém, recomenda-se informar para evitar problemas e questionamentos futuros por parte dos compradores alegando que foram enganados. Já falamos sobre o assunto aqui no site, você pode ler em detalhes a parte 1 clicando aqui e a parte 2 clicando aqui.
Parabéns pelo site e as postangens.
Gostaria de tirar uma dúvida
Eu nunca comprei carro de leilão, e pretendo iniciar no ramo para poder complementar a minha renda.
Porém não tenho dinheiro em reserva para comprar à vista. Você recomendaria eu fazer um empréstimo com o banco e assim que conseguir revender eu quitaria o empréstimo?
Olá,
Obrigado pelos elogios ao site!
Depende da taxa de juros e do valor. Acredito que você pagaria de juros praticamente todo o seu lucro ou até mais.
Compensa mais fazer um esforço em juntar um valor pequeno para começar com motos do que o empréstimo na minha opinião.
Um abraço!
Eh possível financia um veiculo dentro leilão, o leilão da essa opção de financia com eles lá dentro ?
Olá,
Soube que algumas empresas de leilão testaram esse modelo, mas não sei se ainda existem empresas que fazem dessa forma.
Não tenho nenhuma para indicar no momento.
Um abraço!
Olá, acompanho suas dicas desde antes de eu comprar o primeiro carro no leilão, que aliás foi um incentivo a mais para mim, acho que suas dicas ajudam muito iniciantes como eu. Tenho algumas dúvidas, espero que possa me ajudar.
Comprei há uma semana meu terceiro carro de leilão de financiamento, ele está com placa de uma cidade do interior de São Paulo e eu sou de São Paulo-SP. Já não é o primeiro carro que eu compro com placa de outra cidade, mas no caso do primeiro, o banco enviou o comprovante de pagamento do emplacamento que retirei junto com o CRLV e o carro, mas o banco desse carro de agora, não enviou esse comprovante. Consultei a placa do carro na internet, já aparece que é de São Paulo-SP e o CRLV está no nome da financeira, ainda não peguei o CRV. Queria saber se você pode me responder algumas perguntas. Terei que pagar a taxa de emplacamento? Se eles pagaram essa taxa, eu consigo fazer o emplacamento sem esse comprovante?
Por segurança, eu prefiro deixar os carros que eu compro segurados, já transferi do primeiro para o segundo e agora quero transferir para esse, mas o seguro só aceita se eu trocar a placa para a minha cidade, só que o problema é que o para-brisa está danificado e eu não sei se o Detran vai querer trocar a placa por causa disso, não quero trocar o para-brisa antes, porque eu já falei com o meu corretor e ele vai deixar eu trocar pelo seguro. Eu consigo emplacar meu carro sem trocar o para-brisa?
Espero que tenha ficado claro.
Obrigado
Olá,
Obrigado pelos elogios ao site.
Se o banco pagou a taxa do emplacamento, você pode tentar obter a segunda via de alguma forma. Entre em contato com o Detran e veja se tem como. Talvez um despachante também possa ajudar a conseguir o emplacamento sem pagar outra taxa.
Sobre o emplacamento com o para-brisa danificado, você consegue fazer sim. Não tem problema em fazer a troca da placa com o para-brisa trincado.
Um abraço!
Bom dia
Estou comprando um carro e no doc está escrito:
Sem reserva* cmt=001 , 59t pbt=001, 59t. *recuperado* depois disso vem número do cabo e número do motor.
O que esse carro teve?
O que pode ter acontecido?
Olá,
CMT é Capacidade Máxima de Tração e PBT é Peso Bruto Total. São informações técnicas que as vezes são incluídas no documento conforme a modalidade de venda.
Recuperado significa que o carro passou por sinistro e foi recuperado, por isso no Numero do CSV.
O numero do motor é obrigatório constar no documento.
Sobre o que houve, você pode tentar consultar no Detran do seu estado se possuem alguma informação.
Um abraço!
Boa Noite Ricardo.
Eu pretendo comprar no leilão virtual o New QQ da Cherry 2018. Por gentileza poderia dar-me algumas sugestões, em qual leilão via internet é confiável, Contando com a sua valiosa atenção, desde já os meus agradecimentos.
Pádua.
Olá,
Sobre os leilões online, infelizmente não tenho nenhum para indicar como mais ou menos confiável, porém de um modo geral os leilões maiores são bem confiáveis e se você tem algum problema eles te prestam ajuda. Recomendo então que você procure comprar nos maiores mesmo.
Um abraço!
Boa noite.
Sou de Cuiabá MT e estou querendo comprar meu primeiro carro em leilão. A placa do carro é de Cuiabá MT mesmo, porém li o edital e consta que o determinado lote esta bloqueado em Sao Paulo. O leilão é do Bradesco financiamentos. o que seria esse bloqueio e quais são os trâmites para desbloqueio? Até quanto posso gastar com taxas para desbloqueio?
Olá,
Tente se informar na empresa de leilões sobre as taxas, geralmente eles tem mais informações.
O bloqueio normalmente é a observação de circulação vedada que é retirada ao fazer a transferência.
Acredito que você vá ter os custos de transferência interestadual apenas.
Mas se possível, confirme com o leilão as observações do lote.
Um abraço!
Boa noite amigo. Parabéns pelo site!
Estarei comprando o meu primeiro carro no leilão e gostaria de saber se os tramites são os mesmo de um carro por exemplo financiado? Espero a documentação e marco no Detran a vistoria de transferência normalmente, No cado de para brisas não original, preciso trocar esse para brisas? Você faz esse serviço de legalização do veículo?
Att,
Olá,
Obrigado pelos elogios ao site!
Sim, os trâmites para transferência são os mesmos sim como de qualquer carro. Até mais simples do que carro financiado.
Se o parabrisas não for original, é preciso trocar ou providenciar a gravação do número do chassi para regularizar.
Não fazemos serviços de regularização, apenas prestamos informações mesmo.
Um abraço!