Descobri que meu carro é de leilão (parte 1)

Frequentemente recebemos perguntas em nosso site de pessoas que descobrem que “seu carro é de leilão”, ou seja, que seu carro tem passagem por leilão. Essas descobertas quase sempre acontecem em uma das seguintes situações:

– Tentam vender e a garagem ou revenda não aceita pegar o carro no negócio alegando que o carro é de leilão;

– Tentam vender e o interessado pede um laudo cautelar e nesse laudo vem a informação;

– Tem uma proposta de seguro recusada;

– Tem um refinanciamento de veículo negado;

– Pesquisam em sites que mostram o histórico dos veículos.

Infelizmente muitas pessoas ainda tem um grande preconceito contra carros com histórico de passagem por leilão, achando que são carros ruins, carros que foram acidentados e reparados de qualquer jeito e que são carros com problema de documentação. Somado a isso, uma parte das lojas e dos vendedores não informam que o carro já teve passagem por leilão e quando a pessoa descobre, o susto é grande. Para tentar desmitificar esse assunto, vamos falar um pouco sobre esse tema e explicar diferentes situações que envolvem carros de leilão.

Já falamos aqui no site sobre os diferentes tipos de leilão de carros que existem (você pode ler clicando aqui). Então se o seu carro tem histórico de leilão, a primeira coisa é tentar descobrir o motivo do leilão.  Vamos dividir aqui os carros em dois tipos: De banco ou frota e de seguradora.

Carros com histórico de leilão de banco ou frota: São os leilões onde os bancos vendem os carros que foram retomados das pessoas que financiaram e não conseguiram pagar. Leilões de frota são aqueles em que grandes empresas com grandes quantidades de veículos colocam seus carros a venda com o objetivo de vendê-los todos de uma vez e rapidamente, podendo assim comprar novos carros para sua frota.

Carros com histórico de leilão de seguradora: São os leilões onde as seguradoras vendem carros que sofreram “sinistro” (sinistro é o nome técnico para algum evento com o carro que envolveu o acionamento do seguro). Esses carros são veículos que sofreram acidentes ou enchentes e que a seguradora preferiu pagar a indenização para o segurado (seja pelo valor do conserto, seja pelo dano sofrido pelo carro). Também são leiloados carros que foram roubados e que a seguradora pagou o valor da indenização ao segurado e posteriormente o carro foi encontrado. Nesses casos, após a seguradora pagar ao seu cliente o valor do veículo, ela passa a ser proprietária do carro e escolhe vender esses carros em leilões para que sejam vendidos mais rapidamente.

Se o seu carro passou por leilão, possivelmente foi por algum desses motivos. Não há problema nenhum em ter um carro que passou por leilão, afinal é um carro como qualquer outro que está em circulação.

Os preços praticados pelo mercado geralmente são os seguintes:

– Os mesmos valores normais de mercado para os carros retomados de financiamento ou de renovação de frota;

– Depreciação de 10% a 30% para os carros com histórico de leilão de seguradora que não possuem a informação registrada no documento do veículo;

– Depreciação mínima de 30% para os carros com histórico de leilão de seguradora e que ficaram com a informação de “SINISTRO INDENIZADO” ou “SINISTRO RECUPERADO” no documento.

Esses são valores médios, podendo variar conforme a negociação.

Na próxima postagem falo novamente sobre o assunto e o que você pode fazer ao descobrir que seu carro tem histórico de leilão e você não sabia.

About Ricardo Cintra

12 thoughts on “Descobri que meu carro é de leilão (parte 1)

  1. VENDI UM CARRO QUE NAO TINHA NADA NO DOCUMENTO CONSTANDO QUE ERA DE LEILAO E MSM PUXANDO NUMERO DO RENAVAN NÃO APARECIA NADA SOBRE LEILAO, VENDI O VEICULO E AGR A NOVA PROPRIETÁRIA ESTA PEDINDO SEU DINHEIRO DE VOLTA POREM NÃO TENHO O DINHEIRO MAIS, E AGR NÃO SEI O QUE PODE SER FEITO PARA RESOLVER POIS ELA ACIONOU UM ADVOGADO PARA CAUSA.

    PEÇO POR GENTILEZA SE POSSIVEL UMA ORIENTAÇÃO SOBRE O ASSUNTO.

    OBG PELA ATENÇAO

    ATT LUCAS

  2. Olá,

    Explique a ela que você não tem como devolver o dinheiro e que você também não sabia que o carro teve passagem por leilão.
    De qualquer forma, se ela entrou na justiça, vai precisar provar que o carro tem alguma coisa que o deprecie, pois o fato de sido vendido em leilão não é um problema. É apenas uma forma de comércio rápido de veículos.

    Um abraço!

  3. bom dia comprei uma Fiorino quando fui colocar no seguro foi recusado foi puxado o histórico do veículo consta passagem por leilão a minha dúvida é têm como tirar a passagem do leilão do histórico do veículo mesmo que seja de frota ou de financiamento agradeço a atenção

  4. Olá,

    Não conheço formas de retirar a passagem por leilão do histórico do veículo.

    Um abraço!

  5. Infelizmente não é bem assim. Na verdade o mercado considera QUALQUER VEÍCULO que tenha passado por QUALQUER TIPO DE leilão COMO LIXO! ´Não é exagero meu não. Comprei um Uno Attractive 2016 em um leilão, tentei fazer um Ituran para ele e uma das primeiras perguntas foi se passou por leilão e não adiantou tentar argumentar que era leilão de financeira, simplesmente não fazem, acabou a ligação. Outra seguradora também só fez por 70% do valor. Tentei entregar como entrada em um zero e fizeram um laudo com umas 10 (dez) páginas, em tudo o carro foi aprovado com louvor, parte estrutural, perfeita, todas as numerações sem nenhum vestígio de adulteração, lataria, perfeita, nunca sofreu nenhuma batida, vidros, todos originais, tudo perfeito, EXCETO por um CARIMBO enorme em VERMELHO com a palavra REPROVADO em TODAS as folhas, MOTIVO? Uma frase no final do laudo: Veículo passou por leilão” INCRÍVEL é que o laudo atestava que o carro estava PREFEITO, mas considerado R E P R O V A D O. Aí, metade das agências que compram da Concessionária sequer fizeram uma oferta e a outra metade 50% DA TABELA FIPE e ponto final. A Realidade é que bastou passar por um leilão que seu carro é considerado LIXO!

  6. Olá,

    Respeito sua opinião, porém discordo. Tenho conseguido fazer seguro dos meus carros sem problemas na maioria dos casos.
    E nos próprios leilões que frequento vejo garagistas comprando 5 ou 6 carros para revenderem a cada leilão.

    Um abraço!

  7. Olá boa tarde Ricardo Cintra…
    Acompanho algumas postagens sua…muito bacana.
    Vc sabe me dizer se carro comprado em leilão de SP …se o laudo cautelar for feito em MG mesmo assim vai constar passagem em leilão. ?

  8. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!

    Eu nunca fiz o teste, mas em teoria o laudo apresentaria a mesma informação, pois os fornecedores de informações dos sites e das empresas de laudo cautelar acabam sendo os mesmos.

    Um abraço!

  9. Boa tarde.

    Adorei o site, bem útil. Parabéns pela iniciativa!

    Estou com uma dúvida, se puder me auxiliar eu agradeço.

    Como saber qual o tipo de leilão por qual um veículo com histórico de leilão passou?
    No histórico só aparece como comitente DER e no campo Leiloeiro aparece NC.
    Vc saberia o significado essa sigla “NC”? Porque nos campos que não tem a informação aparece por extenso Não informado.

    Obrigada

  10. Olá,

    Para saber o tipo de leilão, só mesmo vendo o leiloeiro e tentando obter através de contato com ele.
    Possivelmente nesse caso seu o carro foi apreendido pelo DER ou era da frota do DER e foi leiloado pela própria empresa, por isso a sigla NC (Nada Consta). Pode ser também que não tenha sido cadastrado o vendedor. De um modo geral as informações são sempre muito incompletas e vagas quando cadastram os carros que passaram por leilão.

    Um abraço!

  11. boa noite comprei um honda civic 2017/17 zero km na concessionária em fev. de 17, porem estou vendendo o carro e o comprador fez pesquisa e constou passagem por leilão, como pode se comprei zero tenho nota fiscal tudo certinho e consta leilão em MG no ano de 2016 antes de o carro ser fabricado ???

  12. Olá,

    Recomendo que você entre em contato com o Detran ou com o leiloeiro que consta ter feito o leilão do seu carro.
    Pode haver um carro dublê (clonado) rodando com os dados do seu.
    Também pode ter sido uma falha da empresa que cadastrou os dados do seu carro no banco de dados de leilão. Acho que isso é mais provável.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *