Carros que estão em leilão

Os veículos leiloados podem possuir diversas origens e motivos para estarem indo à leilão. Vou comentar as principais origens dos carros leiloados.

Os dois tipos mais comuns de leilões são dos carros retomados de financiamento e os carros leiloados pelas seguradoras. Sobre os recuperados de financiamento, desde novembro de 2014 através da lei 13.043/2014 o processo de recuperação dos veículos pelas instituições financeiras ficou mais simples e menos burocrático. Isso quer dizer que como ficou menos trabalhoso para os bancos retomarem os carros, eles tendem a diminuir os juros dos financiamentos e, no caso de inadimplência, é mais fácil recuperar os veículos e enviá-los à leilão. Particularmente, eu até hoje só comprei nos leilões carros que foram recuperados de financiamento.

Outro tipo comum de leilão que citei, são os carros leiloados pelas seguradoras. Geralmente são carros que estavam segurados e sofreram colisões de grande monta ou carros que se envolveram em acidente cujo culpado foi o segurado. Aí, caso o estrago tenha sido grande a seguradora pagou a indenização à vítima e ficou com o veículo acidentado. As seguradoras leiloam também veículos que passaram por enchente e ficaram danificados seriamente e veículos que foram roubados e recuperados após algum tempo, quando a seguradora já havia pago a indenização ao dono – nesse caso não teria como devolver o veículo mais. Esses veículos das seguradoras são chamados de “sinistrados”. Quando a seguradora passa o veículo do cliente para seu nome, ela inclui essa anotação no documento e o veículo fica com essa observação em todo seu histórico no Denatran.

Muitas pessoas compram carros batidos mais baratos, arrumam e depois revendem. Geralmente a margem de lucro nesses carros é maior, porém o risco também é.  Dependendo da gravidade da batida, o carro é recusado para fazer seguro ou até mesmo um possível financiamento. Aliás, esse é um mito: Carro de leilão faz seguro? A resposta é sim! O fato do carro ter sido leiloado não impossibilita fazer seguro. Até hoje, todos os carros que comprei em leilão, fiz seguro com diferentes seguradoras e todas aceitaram sem problemas. Em outro tópico pretendo abordar o que impede um carro de receber seguro.

Mas voltando ao assunto principal da postagem, outra origem dos carros leiloados são os veículos de frota.  Quando uma empresa (de telefonia por exemplo) vai renovar sua frota, ela pode optar por vender todos os veículos em leilão e assim poupar trabalho.

Veículos que foram apreendidos pela Polícia Federal por ligação com tráfico de drogas, contrabando ou algum tipo de crime que envolva enriquecimento ilícito e dinheiro de origem não declarada. Esses leilões da PF são bem frequentados também por oportunidades que aparecem como o famoso caso da Ferrari praticamente zero Km que foi vendida por metade do seu valor à época. Algumas pessoas mais supersticiosas preferem não comprar um carro com “carga negativa” por ter sido fruto de crime ou usado em crimes.

Existem também os leilões de veículos apreendidos pelos órgãos de trânsito com multas e impostos em atraso de valores tão altos que os donos acabam não retirando.  Nesse tipo de leilão é mais comum encontrar motos e veículos em péssimo estado, além disso a maioria é vendida como sucata e sem direito à documentação para rodar novamente.

Um pouco menos frequente no Brasil, mas muito comum nos EUA e na Europa, são os leilões de veículos antigos e de coleções. A ideia nesse caso do vendedor é despertar interesse em vários colecionadores e levá-los à disputar um exemplar mais raro, fazendo com isso que o seu preço seja o mais alto possível. Dessa forma ele inscreve seu veículo em algum leilão específico para esse fim onde outros veículos diferenciados também estarão disponíveis.

Essas são as principais origens dos veículos vendidos nos leilões. Até a próxima!

banner

About Ricardo Cintra

238 thoughts on “Carros que estão em leilão

  1. Rapaz parabéns mais uma vez cara, eu vou divulgar esse teu trabalho to gostando muito, como disso em outra postagem sua eu quero comprar carro de leilão e to pesquisando muito, vc fala de carro de seguradora vi inscrito sinistro no doc. eu tive vendo que a lei 1218/14 do detran de são paulo mudou e agora muitos carros de seguradora que vão a leilão não tem sinistro no documento ou seja os carros classificados como sinistro de pequena monta não terão sinistro em seu documento, já o de media monta terá a inscrição veiculo sinistrado media monta, circulação vedada, e apos a recuperação e feito o laudo do inmetrao ficara gravado no documento a informação sinistro recuperado, já os grande monta serão sucata, bem mim interessei em comprar carros pequena monta, pois estão saindo em um bom preço.

  2. Obrigado pelos elogios! Vamos divulgar mais os leilões para acabar com o medo e o preconceito que as pessoas tem com os carros de leilão.
    Os carros com sinistro de pequena monta são realmente uma ótima oportunidade!
    Um abraço!

  3. A tempo estou pesquisando carro de leilão com pequena monta ,em especifico carros com lataria boa e motor danificado exemplo enchentes,tenho oficina mecânica .Com seu esclarecimento vejo boa oportunidade ,mas uma outra duvida talvez de outras pessoas também ,carros de pequena monta e media monta é possível fazer financiamento normalmente junto ao banco ?

  4. Olá!

    Ultimamente alguns bancos estão restringindo os financiamentos, porém não são todos. Alguns ainda aceitam.
    Seguro sim, isso é quase impossível fazer.

    Um abraço!

  5. Olá amigos,só preciso tirar uma duvida,carro de leilão pequena monta ou media,fica no documento? da pra fazer seguro? no caso de financiamento preciso de uma explicação- se eu comprei um do leilão e for vender particular, o q o banco tem a ver com o carro ?

  6. Olá!
    Pequena monta não fica no documento. Média monta fica no documento sim.
    Pequena monta geralmente faz seguro sim, média monta dificilmente alguma seguradora vai aceitar fazer o seguro.
    Sobre os financiamentos, depende do banco. Alguns não financiam carro que foi de leilão (mesmo que seja leilão de financeiras) outros financiam normalmente. Infelizmente, os carros de leilão ainda sofrem um pouco de preconceito, precisamos mudar essa imagem.

    um abraço!

  7. Boa noite

    Comprei um carro no leilão de frota da Ford, o carro esta impecável, com estepe, manual do proprietário etc. Sei que carros sinistrados são assegurados apenas 80% da tabela FIPE, porém a seguradora fez da mesma forma com o meu, mesmo não sendo sinistro?
    O procedimento está correto?
    Existe algo que eu possa fazer para normalizar isso?

    Obrigado

  8. Olá!

    Isso é bem relativo. As vezes não é só pelo fato do carro ser de leilão pois as seguradoras cruzam várias informações para aceitar o risco da apólice.
    Eu já fiz seguro de 4 carros comprados em leilão que foram retomados de financiamento em seguradoras diferentes e apenas em 1 (a Azul Seguros) cobriu só 80% da Fipe, os demais cobriu 100% da Fipe. Na própria Azul e na Mapfre. Não sei se houve alguma mudança na política esse ano, vou descobrir em breve, pois fiz vistoria ontem de um carro também de leilão de banco e tem até 15 dias para a seguradora responder se aceitará ou não.

    Sobre dicas para você tentar normalizar, é tentar trocar de seguradora. Ou então fazer de 80% mesmo esse ano e talvez na renovação no ano que vem, eles cubram 100% da Fipe. O meu corretor de seguros disse que muitas vezes isso acontece.

    Um abraço

  9. Eu Estou comprando um carro que foi de leilão da Sodré Santoro em 2013 e esse veículo está em perfeitas condições e passando pelo segundo dono após o leilão, me interessei pelo veículo e estou negociando porém descobri no site checkauto que o veículo foi de leilão mas não apresenta nada em seu documento, eu gostaria de saber se consigo financiar esse veículo mesmo assim, e na lista dos bancos o Bradesco financia este veículo?

  10. Olá!

    Possivelmente o carro foi de leilão de renovação de frota ou retomado de financiamento por isso não consta nada no documento. Acredito que o banco vá financiar sim se o carro não for muito antigo, afinal, muitos revendedores de veículos vão aos leilões comprar carros para revenderem em suas lojas e eles sabem que a maioria das vendas é através de financiamento. Se os bancos começarem a restringir financiamento para qualquer carro oriundo de leilão, o mercado ficará restrito demais para os carros de leilão.
    Sei que um banco está sendo mais criterioso para conceder financiamento para carros que já passaram por leilão, mas a grande maioria aceita sim.
    De qualquer forma, fiquei curioso para saber qual postura o Bradesco está adotando. Se você fechar negócio e for tentar financiar o carro nos conte por favor se o banco aceitou ou não o financiamento.

    Um Abraço!

  11. Agradeço a atenção, assim que eu tiver uma resposta concreta sobre esta tentativa de financiamento retornarei com a resposta do banco. Agradeço desde já a atenção prestada

  12. quais são os melhores leiloes pra comprar carro de pequena monta ?

  13. Olá!

    Os melhores leilões na minha opinião são do Sodré Santoro, Freitas, Vizeu, Milan e Palácio dos Leilões. Porém dependendo de onde você morar um ou outro desses pode ser mais perto.

    Um abraço!

  14. Ricardo!! Boa noite!! Vc escreveu que carro com pequena monta não vem escrito recuperado de sinistro certo??? Mas e nos ckequetudo ou checklist???? Sempre vai contas que ele foi sinistrado e que foi de leilão???

  15. Olá!

    Isso, carro de sinistro de pequena monta não fica no documento a anotação, porém vai constar que ele foi de leilão se for consultar nos sites de pesquisa. Conforme o site podem aparecer mais detalhes do leilão e até fotos do carro batido.

    um abraço

  16. Outra dúvida Ricardo!!! Carro pequena monta, não da 100% do seguro e não consegue financiamento ??? Ou não tem nada disso ??

  17. Olá,

    Financiamento é mais fácil que você consiga, mas não é certeza que qualquer banco irá conceder. Pode ser que alguns neguem.
    Em relação ao seguro, a maioria das empresas possivelmente não vai assegurar por 100% do valor da FIPE, mas talvez alguma até faça (a empresa que leiloou o veículo talvez), depende de vários outros fatores que as seguradoras cruzam com as informações do carro como o histórico do segurado, índice de reparabilidade do veículo e etc. Do mesmo modo, pode acontecer de nenhuma empresa querer assegurar. Seguro é mais complicado dar uma resposta precisa para carro com histórico de sinistro.

    Um abraço!

  18. Obrigado Ricardo!!!! Vc me ajudou bastante!!! Fica com deus, valeu!!!

  19. Ricardo!!! Qualquer carro que foi para leilão, ele sempre vai aparecer nos sites de buscas ??? Mesmo os carros que não sofreram sinistro ou carros financiados ou roubados???

  20. Olá!

    Sim, nos sites de consulta de histórico de veículos irá aparecer que o veículo passou por leilão. Independente do motivo.
    Algumas empresas de leilão estão colocando marcas nas fotos indicando os veículos que foram recuperados de financiamento para não serem confundidos com sinistrados quando aparecer o histórico de leilão para o veículo. Isso ajuda bem já.

    Um abraço!

  21. Boa tarde ricardo, moro no Rio de Janeiro e os leilões aqui vendem os carros mais caros do que os de são paulo, quero comprar um carro em algum leilão em são paulo, vc sabe qual é o leilão mais próximo do rio? vale a pena eu trazer o carro de são paulo pra cá?

  22. Olá!

    Acredito que o leilão em São Paulo mais próximo do Rio de Janeiro seja o Guariglia leilões http://www.guariglia.com.br/
    Eles ficam em Caçapava/SP e costumam ter bons carros. Na região de Campinas/SP também há alguns leilões bons como o Vizeu por exemplo. Mas, se você quiser ir para a região da Grande São Paulo, aí são várias outras opções.
    Em relação à comprar o carro em São Paulo e levar para o Rio de Janeiro, eu acho que vale a pena sim. Inclusive isso é mais comum do que você pensa. Muita gente de Minas Gerais vem comprar carro nos leilões do interior de São Paulo. Acredito que 30% dos carros vendidos nos leilões do interior de São Paulo vão para pessoas e revendedores de Minas Gerais.

    Um abraço!

  23. O veículo de frota consta sinistro no documento ou é igual ao retomado de financiamento?
    Abraço

  24. Olá,

    Veículo de frota é igual retomado de financiamento, não fica nada no documento.

    Um abraço!

  25. Bom dia Ricardo, estou olhando alguns leilões(Viseu por exemplo) e vejo que alguns carros recuperados de financiamento eles disponibilizam o CRLV no ato da compra, quer dizer que posso sair dirigindo o carro?minha dúvida é o seguinte: o CRV (DUT) eles me entregam pelo correio ou eu tenho que voltar lá para pegar, queria saber pois quero pegar o carro em são paulo e trazer para o rio e seria uma viagem grande voltar lá só pra pegar o DUT.

    Obrigado pela atenção meu camarada!

  26. Olá,

    Quando o banco disponibiliza o CRLV, você pode sair com o carro. O que é preciso ter cuidado é que o CRLV vai sair em nome do banco e, possivelmente, no documento o município será São Paulo. Desse modo, se a placa do carro estiver com a tarjeta de outra cidade, diferente da que estiver no documento, você precisará trocar a tarjeta. Normalmente os leilões disponibilizam o CRLV e a guia já paga de confecção da nova tarjeta ou placa, aí você precisará passar em algum posto para fazer a nova tarjeta ou placa no prazo de 30 dias, contando a partir de quando a guia foi emitida.
    Se você andar além dos 30 dias com a placa diferente do documento pode ser multado e até ter o carro recolhido pela placa estar em desacordo com o documento.
    Sobre a DUT, a maioria dos leilões envia pelo correio sim, inclusive o Vizeu que você comentou.

    Um abraço!

  27. Boa noite Ricardo, sabe me dizer o que significa isso: ” LAUDO VEÍCULAR E MULTA DE AVERBAÇÃO SERÁ P/C DO COMPR”, que laudo veicular é esse? e essa vistoria é qual?

  28. Olá,

    A vistoria para obtenção do laudo veicular é para realizar a transferência do veículo. Essa vistoria e o laudo são exigidos na maioria dos estados para transferir um veículo agora.

    Um abraço!

  29. Esse laudo o detran faz na hora da vistoria ou tem alguma firma terceirizada em que eu tenha que levar antes?

  30. Olá,

    Esse laudo é feito em alguma empresa terceirizada e anexado ao processo de transferência.

    Um abraço!

  31. Oi boa noite eu vendi uma strada 2014 pequena monta mais não sabia q era de leilão e o atual dono quer me prasesar o que Faso obrigado

  32. Olá,

    Se você não sabia que o carro era de leilão e sinistrado, você pode procurar quem te vendeu o carro e tentar negociar uma solução ou mesmo também processá-lo, pois você também foi “vítima” dele. Mas já adianto que é uma situação complicada. Se vocês forem pessoas físicas e fizeram a negociação entre particulares, talvez o processo não resulte em indenização. Mas se algum dos vendedores for garagista ou pessoa jurídica, o juiz pode alegar risco oculto e estipular uma indenização da loja ao comprador.
    O assunto é complicado e falei sobre ele recentemente. Você pode ler mais aqui:
    https://carroeleilao.com.br/informando-a-origem-parte-1/
    https://carroeleilao.com.br/informando-a-origem-parte-2/

    Um abraço!

  33. Estou comprando um veículo e pesquisei na carcheck e consta que o carro é de seguradora porém diz não ter sinistro e nem leilão. Agora quero saber porque é de seguradora e não consta essas coisas.?

  34. Olá,

    É difícil ter uma resposta exata, pois podem ser várias situações. Por exemplo, sei que as seguradoras, algumas vezes, vendem carros internamente para funcionários. Ou o carro pode ser de uso interno da seguradora e foi vendido em renovação de frota.
    Assim como pode ter alguma falha na comunicação do leilão ou na pesquisa.
    Se você não estiver pagando um valor abaixo da tabela de pelo menos 30%, recomendo pensar melhor sobre a compra.

    Um abraço!

  35. Olá amigo, muito interessante seu texto. Mas tenho uma curiosidade; o carro de pequena monta é de enchente também? Obrigado e abraços a todos!!!

  36. Olá,

    Não, geralmente carro de enchente costuma ser perda total e vendido como sucata. Porém depende de quanto de enchente ele pegou, se deu calço hidráulico, se comprometeu central e parte elétrica. Se ele for vendido com sinistro indenizado, não fica nem pequena monta na maioria das vezes. Fica só sinistro indenizado como ficam os que foram recuperado de roubo.

    Um abraço!

  37. Olá Ricardo.

    Comprei um carro de um cara sabendo que era de leilão, pesquisei no carcheck e vi que o veiculo foi recuparado de roubo.

    hoje a azul fez a vistoria do automovel e previamente disseram que está tudo ok com o veiculo, eu ainda corro risco de ser recusado ? E como sei que o veiculo sobre pequena monta ? Tem algum site que posso consultar ? No documento não há nenhuma observação.

    Obrigado, você ajudou bastante, tem muito blog que só critica carro de leilao, mas as vezes a gente nem usa o carro e já ta preocupado como vai ser pra vender.

  38. Olá,

    Excelente comentário! Muitas pessoas nem usam o carro e já estão preocupados como vai ser para vender.
    Digo mais, muitas pessoas deixam de comprar o que gostam para comprar algo que o mercado gosta mais, pensando em vender daqui 4 ou 5 anos. Por exemplo: Conheço pessoas que falam “Nossa, esse azul metálico é incrível, meu sonho! Mas vou comprar o prata porque vai ser mais fácil de vender.”. Ou seja, a pessoa comprou o carro já pensando na hora de vender. O mesmo vale para os carros de leilão. Pessoas deixam de comprar com medo de como vai ser depois na hora de vender.

    Sobre suas perguntas, é o seguinte: Após a vistoria, a companhia tem 15 dias para recusar o seguro. Eles irão avisar caso avaliem que o carro por ter o histórico de sinistro e em cruzamento com o seu perfil de segurado não é um risco que eles queiram assumir. Até que eles te avisem, o seu seguro está valendo.
    Sobre consultar pequena monta, dificilmente vai constar em algum site de buscas, pois essa informação não tem a obrigatoriedade de ser repassado aos orgãos de trânsito e acabam ficando restritas ao cadastro de sinistros das seguradoras. E é como você disse, no documento não fica nenhum registro da pequena monta.

    Um abraço!

  39. Ola Ricardo, parabens por suas abordagens sobre este universo dos leiloes, eu tenho uma duvida com relaçao a classificaçao dos veiculos recuperados de furto, quando estes sao classificados pelo leiloeiro como sendo pequena monta, o tratamento e o mesmo, ou seja nao fica constando restriçao no documento e nem é preciso fazer laudo inmetro para regulariza-lo ?

  40. Olá,

    Veículos recuperados de furto e que também tenha uma informação de pequena monta, provavelmente vai ficar no documento só com anotação de “SINISTRO INDENIZADO”. Com relação à pequena monta, não deve ficar nada no documento e nem será preciso fazer o laudo do CSV em oficina do INMETRO.

    Um abraço!

  41. Boa tarde amigo.
    Muito bem explicado suas respostas’tenho uma dúvida quando consta no documento sinistro idenizado vedada a circulação eu consigo fazer o documento do veículo?

  42. Olá,

    Carro com anotação só de Sinistro Indenizado você consegue fazer sim a documentação. A circulação está vedada pois talvez precise fazer algum laudo ou vistoria.
    Sugiro que você procure o detran do seu estado ou um despachante de sua confiança para receber as orientações.

    Um abraço!

  43. OLÁ PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO BLOG, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO SABER SE O CARRO É PEQUENA MONTA OU GRANDE MONTA NO LEILÃO POIS VI ALGUNS LOTES MAS NÃO ESTA ESCRITO NA DESCRIÇÃO. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.

  44. Olá,

    Geralmente o leilão costuma informar em edital, porém nem todos os leilões fazem isso. Caso o leilão não informe, desconheço outra forma de saber. Aproveito para deixar o espaço aqui aberto para que caso alguém saiba a resposta, nos informe.

    Um abraço!

  45. Ola Ricardo!
    Parabéns pelo site!
    Tenho um Renault Duster, que adquiri em Maio trocando pelo veículo que tinha, e o vendedor me pediu para primeiramente verificar com a Porto Seguro se aceitariam fazer o Seguro, pois o veículo havia sido recuperado pelo Banco, ao qual eles eram parceiros.
    Acionei a porto, eles foram la vistoriar o carro e consegui a transferência do seguro sem problemas pelos 5 meses restantes.
    Agora, época de renovação, tanto a Porto quanto Sulamérica e algumas outras se recusaram a renovar o seguro. Achei estranho, pois a Porto ja havia feito a vistoria a 5 meses atrás e não informou nenhuma restrição, caso contrário não teria adquirido o veículo.
    Fiz uma pesquisa e verifiquei que consta o histórico de Participação na Base de Leilões e não consta sinistro de colisão integral.
    Me senti prejudicado pois só comprei o veículo pelo aval da Porto Seguro.
    Consegui segurar pelo Bradesco, a 2 dias. Espero não ter nenhuma novidade.
    Como consigo um documento informando que foi apenas recuperação financeira e que o mesmo nunca sofreu colisao?

    Agradeço desde já,

    Juan

  46. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Sobre o documento informando, não conheço nenhum com validade “oficial”. Apenas as consultas em empresas de pesquisas mesmo. E mesmo com essa consulta, não é garantido que a empresa de seguros aceitará.
    Infelizmente as empresas de seguro ainda colocam restrições com os veículos de leilões sem qualquer fundamento. Vamos esperar que com o tempo isso mude.

    Um abraço!

  47. Recentemente comprei um carro 0km em um leilão como pequena monta. Porém quando foi fazer o seguro todas as Cias negaram e o corretor de seguros me informou que esse carro vem de um sinistro de Perda Total. Posso acionar a Cia e o leiloeiro que me vendeu para que posso fazer para ser ressarcido?

    Att,

    Timoteo

  48. Olá,

    Faça uma pesquisa em site de histórico de veículos para confirmar a informação que o corretor te passou. Se o carro era zero km, possivelmente sofreu um acidente no transporte e o seguro da empresa de transporte que pagou a indenização. Aí seria um veículo com histórico de “SINISTRO INDENIZADO” e realmente não fazem seguro. Pode ter havido uma falha da empresa de leilão em classificá-lo como pequena monta, aí talvez você possa entrar com uma ação contra a empresa de leilão por passar uma informação inverídica.
    Pesquise e confirme o histórico do veículo e depois procure um advogado para se informar melhor.

    Um abraço

  49. Comprei um Jetta 2014 no leilão e constava pequena monta, já que foi apenas um leve amassado em uma das portas! O documento veio informando que (Sem reserva) NF de arrematação da seguradora informando que era sinistro pequena monta.. Mas na hora de fazer a transferência para meu nome aqui na minha cidade em MG .. O documento veio como veículo recuperado! Mas no check list total que fiz partícular não consta restrição Sinistro nem nada! E provável que o funcionário do Detran acrescentou isso apenas por ver que o veículo era proveniente de seguradora? Aguardo resposta amigo! Att

  50. Olá,

    Possivelmente houve alguma falha no processo, pois para constar que o veículo foi recuperado, é preciso fazer vistoria e laudo CSV. Inclusive no documento nesses casos deveria constar “SINISTRO RECUPERADO CSV Nº 0000000”.
    Você pode entrar em contato com o Detran para se informar melhor sobre o que pode ter acontecido.

    Um abraço

  51. Obrigado Ricardo pela sua atenção para comigo, preciso proceder em relação a isso! Pois não posso deixar condenar um carro caro assim né,veio no documento ( Recuperado CSV:99) mas como disse ele tem menos de 2 anos de uso..nao tinha retoques de pintura, tudo indica ser a primeira colisao e foi apenas essa porta pouco amassada e um pequeno amassado no paralamas.Mas tudo superficial..Devo conversar com o Despachante ou delegado do Detran no caso, pois ele é pequena monta..! O recibo vindo da seguradora veio como sem reserva, já tive um Línea média monta que constava circulação vedada.bem diferente desse caso

  52. Detalhe no caso do Línea na época veio média monta circulação vedada,mas eu comprei ele sabendo ser media monta… fiz laudo do Inmetro mandei para a central em são Paulo para autorizar a circulação dele e deu tudo certo. Já no caso do Jetta veio (Sem reserva) e a NF constando pequena monta, não precisei fazer laudo nem nada

  53. Olá,

    É isso mesmo, é preciso ir atrás de entender certinho o que houve e se tiver realmente um erro, reparar.
    Boa sorte! Nos mantenha informado das novidades.

    Um abraço!

  54. Ola, traballho em seguradora desde 2013 e sempre acompanhei o mercado de leiloes desde 1997, sempre arrematei de financeira, pois nunca tive tempo e paciencia em arrumar os carros e sempre coloquei seguro neles sem nenhum tipo de informe, o ultimo tinha sido em 2012, pois fui para o ramo imobiliario nas arrematações.

    Pois bem, apos arrematar na semana passada um carro para uso proprio tive uma surpresa, recebi dos corretores a informação que varias seguradoras nao aceitaram (inclusive a que eu trabalho) pelo fato de “ser carro de leilao”

    O tom, “carro de leilao”, para um leigo que acabou de comprar o carro em uma loja a um preço absurdo pode ser revoltante e se sentir lesado, para um profissional que vive de comprar e vender carros de leilao, pode tambem ser revoltante pelo fato de que agora terao que “se explicar” ao vendedor, uma vez que as pessoas irão preferir comprar o carro muito mais barato tambem.
    Vou ser sincero que eu nao sabia que leilao de Frota e Financeira estavam sendo rejeitados ou segurando somente 80% d fipe, depois de ver o que acontece, vou colocar aqui o que analisei até entao.

    1) Existe uma busca unica a um serviço na internet e esse serviço dispara varias consultas (mais de 20 consultas) de varias fontes entre serasa até banco de leiloes.
    . No momento que ele busca no banco de leiloes, o retorno da consulta vem até a foto do carro, mas nao vem uma subclassificação de financeiro, frota ou sinistrado pequena monta, com isso faz com que caso o veiculo venha dessa fonte “marcado como positivo” o proprio sistema (da forma que estiver parametrizado) pode negar ou fazer qq outra regra que queira. Algumas encaminham para um setor para analisar a foto, a que eu trabalho, por ser nova em auto, escolheu por negar tudo.

    2) Do ponto de vista da seguradora, ela pensa, se o cara pagou 25% abaixo do preço porque eu tenho que segurar 100% se ele bater o carro? E olha que tem muita gente que faz isso, muita, muita mesmo.

    3) Do outro lado, matou o mercado de vendedores anonimos, ou irá desaquecer um pouco, ou seja, imaginei que quando eu fosse vender ia ganhar X e agora cheguei a conclusao que vou ter que vender a um preço bem menor e lucrar bem menos, quando eu pensar em vender.

    Sabe o que é bom em tudo isso??
    Pela primeira vez eu peguei um carro de financeira a 33% de desconto em um dos leiloes mais frequentados de SP, ou seja, os lances estao caindo de 20%,25% para até 30%, talvez seja pela uniao da crise com a saida das velhinhas que ficam levantando a mao e comprando carros a preço de tabela, nao sei, mas no frigir dos ovos vi que o mercado mmudou de 2012 para 2015.

    Cabe a mim, na hora de vender, ser claro que passou por recuperação de uma financeira para nao ter dor de cabeça depois alguem me processando porque o cara teve “dano” e eu nao fui claro na venda.

    Mas que fiquei surpreso fiquei, achei injusto até pelas pessoas que arremataram fusion com 14 mil KM no leilao da FORD todo revisado, na hora de vender vai vir com a “marca do banco de leilao”

    O Orgao que regula os seguros é a SUSEP e o que ela fala é lei, e nesse caso não há jurisprudencia pois cada seguradora é responsavel por avaliar o risco e aceitar ou nao.

    Bom de qq forma vamos ver o que dá
    Veiculo: Jetta 2012 manual com Teto – Valor pago 31800 +gastos (pneu, bateria e reparos_ = 37590
    Valor de Mercado Webmotors: 48000

    Vamos ver o que dá…. Grande Abs, bom Blog,, Muito bom.

  55. Olá,

    Interessantes suas observações, muito obrigado por compartilhar conosco. Sempre é bom ouvir mais experiências reais.
    Sobre o que você falou, completo com algumas informações e comentários:
    Algumas empresas de leilão estão colocando uma “marca d´água” nas fotos escrito “Recuperado de financiamento”, pois é como você falou, nas pesquisas aparecem as fotos do veículo e são elas que são analisadas nas empresas de seguro mais antigas. Isso ajuda a não restringir o seguro.
    Outra coisa que dificulta muito como você disse é a incidência dos golpes nas seguradoras, ainda mais nessa época de crise. A pessoa de má fé compra o carro por 30% a menos que o valor de mercado, faz o seguro em nome de um laranja e depois dá perda total ou simula roubo (vendendo o carro no Paraguai ou na Bolívia por exemplo) recebendo 100% da tabela fipe. Se ela teve um gasto de 80% do valor entre compra, seguro e franquia, ganhou 20% sem esforço algum. Então as seguradoras ao analisarem o risco, na dúvida, preferem não fazer o seguro.
    Por outro lado, pesquisas desde 2006 mostram que nem 30% das pessoas que compram carro fazem seguro na média nacional. O estado que tem o maior índice de veículos segurados é a Bahia com 36%. Então o fato do carro não fazer seguro não é problema para a maioria das pessoas. Há um grande mercado para esses carros.
    No fundo, eu acho que isso é efeito da crise, pois na crise os golpes crescem, há menos dinheiro em circulação e muito mais restrição de crédito. Acredito que com a melhora do cenário econômico o mercado tenda a dar uma “afrouxada” e aceitar mais seguros e financiamentos.

    Um abraço!

  56. Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, um carro com pequena monta pode ter o status reprovado na vistoria?

  57. Olá,

    Dificilmente o carro será reprovado na vistoria de transferência por ter sofrido acidente de pequena monta. A menos que tenha pego alguma peça específica que foi trocada por outra peça usada e marcada de outro carro, sem comprovar a origem, como o bloco do motor. Ou que tenha sofrido uma colisão que tenha danificado o lacre da placa ou as placas. Mas normalmente passa na vistoria de transferência sim.
    Pode ser que o seguro crie alguma restrição, mas isso depende de outros fatores e não só do acidente de pequena monta.

    Um abraço!

  58. Olá Ricardo, estou negociando um carro de uma pessoa que comprou num leilão. O veículo parece zerado, é 2015, está com 3500 km. Consta no Carcheck “sinistro de média monta”. Pergunta: consigo fazer seguro? Perco a garantia de fábrica ( que seriam 3 anos)? O preço está 22% abaixo da tabela FIPE, Suficiente pela dor de cabeça que vou ter? Moro em outro Estado, será que terei problemas na transferência?? grata, excelenter seu blog!

  59. Olá,

    Vou responder suas perguntas: Em relação ao seguro, como falei nessa postagem https://carroeleilao.com.br/carro-de-leilao-faz-seguro/ acredito que você não vai conseguir fazer seguro do veículo devido ao sinistro de média monta que vai constar no histórico do veículo quando as seguradoras forem consultar. Se no documento tiver a inscrição “SINISTRO RECUPERADO” ainda, é praticamente certeza que não conseguirá.

    Você não perde a garantia do veículo por ele ter sofrido um acidente. Você pode perder a garantia das partes específicas que foram mexidas ou trocadas. Por exemplo: Se a batida afetou o motor do veículo e você trocar as peças do motor em qualquer oficina, a montadora pode alegar que não dá mais garantia do motor por outra pessoa (que não as pessoas da montadora/concessionária) terem alterado a montagem original do veículo. É o mesmo principio que as montadoras alegam para não dar garantia mais da parte elétrica se você instalar um alarme no seu carro zero fora da concessionária.

    Quanto ao valor, acredito que 22% abaixo da Fipe é pouco. Normalmente o carro tem uma depreciação de pelo menos 10% a 12% no primeiro ano, com um histórico de sinistro, essa desvalorização vai ficar na média dos 30% que o mercado paga a menos por um carro com histórico de sinistro médio ou grande. Tente conseguir pelo menos 30% de desconto para você ficar mais confortável quando for vender o carro.

    Sobre a transferência de estado, acredito que você não terá problemas não.

    Meu conselho é que se tiverem feito um bom trabalho no reparo do carro, ele estiver bom e você conseguir um pouco mais de desconto, pode ser uma boa oportunidade. Mesmo que o carro não faça seguro, você pode colocar um rastreador e fazer um seguro para terceiros.

    Um abraço!

  60. Olá,

    Obrigado pelos elogios! Continue visitando o site para acompanhar as novas postagens.

    Um abraço!

  61. Primeiramente PARABÉNS pelo Blog,muito útil!!!
    Compro e vendo carros de leilão a 1 ano,sempre compro Pequena monta com pequenas avarias…na hora de vender,vendo mais barato e aviso a pessoa que foi recuperado.

    Agora comprei um veículo (tambem pequena monta) só que um veiculo de valor alto,valor de mercado 60.000,00.Na nota fiscal veio (Vendas de Salvados),no documento tá normal (sem reserva…)aparentemente sem nenhuma restrição.

    Provavelmente quem for comprar vai colocar um seguro,pode me dizer se tem chances de assegurar mesmo sendo 80% já que foi só lataria como paralama,capo e também parabrisa dando uma amassadinha no teto sem atingir parte frontal e nem motor??

    Tirei peça e coloquei outra (original) e pintei….o carro tá novinho,novinho…perfeito!!

    Sem mais,obrigado e aguardo uma resposta!

  62. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Esse tipo de situação é o mais “loteria”.
    Pode ser que faça seguro ou não. Difícil afirmar tanto que fará ou que não fará. Depende do perfil do segurado, do modelo e da seguradora. É o típico caso que você pode fazer o seguro em seu nome, mas quando vender o carro, a pessoa que comprou não consegue mais fazer.
    Se o carro for novo (2013, 2014 ou 2015) as chances são maiores, mas vai depender muito do perfil do segurado também. Meu palpite é que algumas seguradoras vão negar e outras vão aceitar sim. Acredito que pelo menos 80% você consegue também segurar sim.

    Um abraço!

  63. Parabéns pelo site, pretendo comprar um pequena monta na próxima sexta-feira, e comprarei mais tranquilo após confirmar aqui que não terá observações no documento.
    Obrigado e continue ajudando a quem precisa de informações, alias seus artigos são muito bons.

    Abraços

  64. Ola Ricardo

    Veículos de pequena monta comprados em leilão, como não aparece nada no documento, quando consultados atraves de empresas que fazem laudo cautelar, são considerados apenas que passaram por leilão ou como um veículo sinistrado?

  65. Olá,

    Geralmente aparecem como de leilão de seguradora e com as fotos no dia do leilão (batido). Porém, sem informação de veículo sinistrado.

    Um abraço!

  66. Meus Parabens pelo site, ele tira todas das dúvidas de quem trabalha e tem interesse por esse mercado, obrigado

  67. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Precisando, estamos à disposição.

    Um abraço!

  68. li sua postagem muito bom parabéns, deixa te fazer uma pergunta vi no site do milan leilões que eles estão realizando leilões junto com a FORD isso é as revendedoras da ford ou carros da fabrica notei que tem carros ja rodados e outros pouco rodados isso é uma boa compra ?

  69. Olá,

    Esses leilões costumam apresentar todo tipo de carro: carros da frota da montadora (uso de gerentes e diretores), veículos usados em test drive da imprensa, veículos usados para divulgação, veículos que foram enviados para concessionárias e chegaram com alguma avaria fazendo serem devolvidos para a montadora, veículos que sofreram danos quando estavam estacionados no pátio da montadora (chuva de granizo ou algum acidente) entre outras coisas.
    No geral são sim boas oportunidades de compra, desde que você vá visitá-los antes e veja o estado do carro. As vezes baixa quilometragem pode significar algum dano no pátio.

    Um abraço!

  70. Boa noite Ricardo muito bom este site de informações sobre veículos de leilão eu mesmo tenho vontade de participar mas tenho muitas duvidas , por exemplo estol interessado em um ônibus mas na descrição do anuncio diz o seguinte (Consta em Base Histórica de 1 Leilão) oque quer dizer isso?
    Também não constam as informações que geralmente eles poem como saber as condiçoes do veiculo sendo um leilão online, esta desta forma no anuncio.
    Descrição_Caminhões!Eixos:
    Tração:
    Carroceria:
    Cardan:
    Tacógrafo:
    Câmbio:
    Bancos:

    Condições Gerais

    Mecânica/Motor:
    Pintura:
    Lataria:
    Tapeçaria/Forração:
    Qtd. de Pneus:
    Estado dos Pneus:

    Parabéns pelo belo trabalho de informações, abraços .
    Atte: Daniel

  71. Olá,

    Obrigado pelos elogios! A intenção do site é ajudar ao máximo as pessoas que gostam ou querem entrar no mundo dos leilões.
    Sobre o ônibus que você perguntou, possivelmente ele já passou por um leilão anteriormente, foi comprado por alguém, essa pessoa usou o ônibus e agora o ônibus voltou novamente à leilão, por falta de pagamento do financiamento ou por algum outro motivo. Não é algo raro de acontecer, especialmente com caminhões e ônibus.
    Em relação às informações disponibilizadas para o ônibus, elas não estão preenchidas. Possivelmente houve alguma falha do leilão ao lançar os dados para o site. Você pode ligar no leilão e alertá-los para que façam o ajuste no edital colocando as informações corretamente. Não são todos os leilões que fazem isso, mas não custa tentar. Ou então você pode ir visitar o veículo e observar as condições. Indico também que você faça uma pesquisa do histórico do veículo para ver por qual motivo ele foi leiloado anteriormente, isso se você realmente estiver bem propenso a comprá-lo.

    Um abraço!

  72. Boa noite primeiramente vc esta de parabéns pelo conhecimento, neste mundo de leiloes, comprei um veiculo sinistrado media monta porem não transferi, teria como desclassificar, essa media monta para pequena monta, para não constar este sinistro no documento, fazer este tramite antes de transferir, da seguradora, para meu nome. aguardo obrigado

  73. Olá,

    Eu não conheço formas de desclassificar ou remover a anotação de sinistro no documento. Já ouvi pessoas falarem que depois de fazer duas transferências, em alguns estados, a anotação de sinistro sai do documento. Mas não sei se isso é possível. Nunca fiz e não tenho amigos e nem conhecidos que tentaram e muito menos conseguiram. Infelizmente nessa, não posso ajudar.

    Um abraço!

  74. Ola,

    Inicialmente, parabéns, muito esclarecedores os posts acima.
    Estava pensando em comprar um carro mas descobri que este tinha sido recuperado de furto/roubo e ido a leilão da Bradesco Seguro, o carro está muito bom, é 2014 e tem 10.000 km, no documento não consta nada, entretanto antes de mim outra pessoa tentou financiar este carro e não conseguiu em razão de um sinistro??
    Não vou financiar, vou pagar a vista, mas será que quando for tentar vender este mesmo carro não poderá ser por financiamento? E o seguro, será que consigo fazer normalmente?
    Grato,
    Pietro

  75. Olá,

    Muito possivelmente você não conseguirá fazer seguro desse veículo e outra pessoa que comprar também não poderá financiá-lo.

    Um abraço!

  76. OLÁ! PARABENS PELO BLOG!

    ADQUIRI UM VEICULO NO LEILAO SODRE SANTORO EM SP- MEDIA MONTA.
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER A VISTORIA EM MINAS GERAIS?
    TEM ALGUMA EMPRESA CREDENCIADA QUE FAZ ESSE TIPO DE LAUDO DE INSPEÇÃO NA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG?
    TEM COMO REGULARIZAR O VEÍCULO COM PLACA DE SP AQUI EM MINAS?
    NO DOCUMENTO ESTÁ CIRCULAÇÃO VEDADA
    COMO FAÇO PRA REGULARIZAR?

    OBRIGADO

  77. Olá,

    Você pode fazer a vistoria em MG sim. Após arrumar o carro basta levá-lo a uma oficina credenciada pelo INMETRO para que ela faça a vistoria e emita o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Com o CSV emitido, você consegue regularizar o veículo e retirar a anotação de Circulação Vedada. Seu veículo ficará com a anotação de “SINISTRO RECUPERADO CSV: 9999999” no documento e você poderá voltar a circular com o carro normalmente. Infelizmente eu não tenho nenhuma oficina para indicar, mas pergunte a algum despachante que eles devem saber informar alguma oficina credenciada em Montes Claros ou na região.
    Você consegue regularizar veículo com placa de SP em MG.

    Um abraço!

  78. Olá,
    Comprei um carro e quando decidi troca lo por um zero em uma concessionaria fui informado que havia um sinistro, levando para uma vistoria cautelar não aparece sinistro mas sim passagem por leilão e no documento não aparece nada, esse veiculo faz seguro e financia é ano 2011?

  79. Olá,

    Algumas revendas e lojas tem por critério não pegar carro de leilão, mesmo que seja leilão de financeira. O que você pode fazer é tentar negociá-lo em outra loja.
    Caso tenha alguma pergunta, estou à disposição.

    Um abraço!

  80. Galera melhor opção de seguro pra carros de leilões são as cooperativas de seguros

  81. Olá,

    Eu não conheço a cobertura e o suporte das cooperativas quando ocorre um sinistro, nunca tive e por isso não posso avaliar e julgar. Se alguém tiver mais experiências e puder compartilhar com o pessoal, fiquem a vontade.

    Um abraço

  82. Olá amigo, Cara quando consta no documento do carro s/rest; nac; sinistro/indenizado ele foi furtado ou batido? Grande media ou pequena monta?

    Desde ja agradeço!!

    Sucesso!

  83. Olá,

    A anotação de sinistro/indenizado sem o número do laudo do CSV indica que o carro foi leiloado por seguradora possivelmente por uma colisão de pequena monta ou porque foi recuperado de furto/roubo.

    Um abraço

  84. Parabéns pelo website Ricardo Cintra.

    Tirei bastante dúvidas somente na leitura dos comentários!
    Os posts são bem feitos e com bastante informação! parabéns.

    Ayrton, Fortaleza-CE.

  85. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Faço o trabalho aqui mesmo para ajudar a todos com informações.

    Um abraço!

  86. Cara, um carro de média monta depois da vistoria e aprovado pode ser classificado como pequena monta ?
    E qual a porcentagem que um carro assim Vale com relação a um sem ser de leilão ?

  87. Olá,

    Não conheço meios de reclassificar um sinistro de média monta para pequena monta, pela lei, não é possível.
    Carro sinistrado vale em média 30% a menos que o valor de mercado de um veículo sem sinistro.

    Um abraço!

  88. Ricardo, MUito obrigado pela postagem do texto. Só pra confirmar entao, comprei um carro no leilao e consta que nao ha restricao no documento mas fala no documento de liberação que tem um pequeno sinistro. Ele tem uma batida no parachoque dianteiro. Neste caso vou arrumar mas no documento nao vai ter nada, ne?

  89. Olá,

    Exato, se a informação passada é que não há restrição no documento, então não vai ter mesmo.
    Sobre o pequeno sinistro citado, creio que seja apenas para deixar bem claro as condições físicas do veículo para os compradores.
    No documento não é pra sair nada.

    Um abraço!

  90. Boa tarde Ricardo, estou pensando em comprar um carro de leilão de financeira para revender, qual seria a porcentagem justa que deveria vender abaixo da tabela?

  91. Olá,

    É difícil falar em porcentagem sem saber o valor do carro e o estado. Mas em média o mercado trabalha de 20 a 30% abaixo da tabela para carros com histórico de sinistro. No caso dos carros de financeira, seria algo em torno de 10% no máximo. Mais do que isso, acredito que você não vai conseguir ganhar muito, pois as vezes ao comprar no leilão você já pagará praticamente esse valor abaixo da tabela para um carro em bom estado.

    Um abraço!

  92. Boa noite!!
    O que seria mais dificil para fazer um seguro de um veiculo pequena monta?
    Colisao,Furto/Roubo ou enchente???

    No aguardo,obrigado!!!

  93. Olá,

    Acredito que o histórico de sinistro, mesmo de pequena monta, reduz bem a possibilidade de conseguir fazer seguro se você não tiver uma boa classificação de bônus e outras condições que não sejam mal classificadas pela seguradora. De qualquer modo, acredito que colisão de pequena monta seja menos difícil você conseguir fazer seguro 100% da Fipe. Mas veja bem, não estou dizendo que você vá conseguir, apenas que a possibilidade pode existir.

    Um abraço!

  94. Olá Ricardo.
    Comprei um carro de uma pessoa particular, no dia que ele preencheu o recibo que vi que o nome anterior era da porto seguro, questionei o dono e o mesmo disse que foi recuperado de financiamento, porém quando fui fazer o seguro da porto, a mesma não aceitou segurar o carro, na vistoria veio escrito que faltava nota fiscal do reparo, depois disso eu fiz um laudo de vistoria cautelar, onde constou leilão e tinha uma observação escrito assim: eixo traseiro. No documento não consta sinistro, mas será que esse carro foi sinistrado então?
    Abraço.

  95. Olá,

    Acredito que o carro foi sinistrado sim. Pode ter sido de pequena monta pelo fato de não constar no documento nenhuma observação, mas eu acredito em sinistro sim. Se consta histórico de leilão, tente pesquisar em um site de consulta de histórico de veículo se você consegue fotos do carro quando foi leiloado.

    Um abraço

  96. OLÁ AMIGO VEJA SE PODE ME AJUDAR ,COMPREI UMA PEUGEOT 308 2013 NOVINHO DA AZUL SEGUROS, CARRO TINHA APENAS PARACHOQUE FAROL AIRBAG DISPARADO , FIZ TUDO NOVO CARRO TA LINDO PERFEITO ATE REVISAO FIZ NA CONCESSIONARIA MAS NEM A PORTO NEM AZUL QUER FAZER SEGURO DO CARRO AGORA, COMO POSSO RESOLVER ISSOM FIZ LAUDO DETRAN ETC JA TA NO MEU NOME CARRO MAS NAO QUEREM FAZER SEGURO PQ CONSTA QUE TEM REGISTRO DE COLISAO VEICULO MAS JA ARRUMEI TUDO, NAO TEM SINISTRO NO DETRAN A AZUL NAO SINISTROU CARRO, COMO POSSO RESOVLER ISSO ?

  97. Olá,

    As seguradoras cruzam várias informações ao avaliarem se vão aceitar um seguro ou não. Já soube de veículos com registro de sinistro no documento que a seguradora fez seguro normal, pois a pessoa tinha uma alta classificação de bônus, idade, não usava o carro para ir faculdade por exemplo e etc.
    Isso depende de vários fatores. Infelizmente no seu caso as duas não aceitaram. Recomendo que você tente outra seguradora ou aceite fazer por menos de 100% da Fipe o seguro.

    Um abraço!

  98. Olá Ricardo, primeiramente parabéns pelos esclarecimentos.

    Gostaria de saber sua opinião sobre os veículos de leilão oriundos de órgãos públicos (prefeituras, governo do Estado, etc), dos quais muitos nem sinistros possuem. Vale a pena pegar um desses? A desvalorização em cima do valor de venda futura é igual, maior ou menor do que para os veículos adquiridos em outras categorias de leilões? Tem restrição para financiamentos?

    Veja que adquiri um assim e a seguradora o cobriu em 100% da Fipe, e a mesma seguradora só cobriu 80% da Fipe para um outro que adquiri em leilão recuperado de financiamento. Curioso, não?

    Abraço,

    Rafael

  99. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Sobre valer a pena ou não pegar um desses, depende da relação preço que vai pagar e o que precisa ser arrumado. Se essa conta fechar no lucro pra você depois de vender, acho que vale a pena sim. A desvalorização é a mesma e as restrições ou não para financiar são as mesmas também de veículos recuperados de financiamento.
    A questão do seguro é muito relativa, eu sempre comprei veículos recuperados de financiamento e sempre fiz seguro por 100% da fipe. Mas sua informação é interessante. Vou tentar falar com conhecidos que compram carros de órgãos públicos para ver se estão tendo alguma dificuldade para financiar ou fazer seguro.

    Um abraço!

  100. Excelente conteúdo. Parabéns e obrigado pela dedicação em ajudar os demais. Estive pensando em “investir” neste ramo, mas depois da leitura aqui, vejo que não é tão simples como parece. Além do preconceito do mercado, que por sí só já dificulta a revenda e tira a “liquidez” do bem, ainda se esbarra nas restrições que as próprias seguradoras e financeiras impõem. Aí fica difícil..

  101. Olá,

    Obrigado pelos elogios.
    O problema é que as seguradoras e as financeiras não levam em conta só o carro, também tem o perfil do cliente e outros fatores, aí fica complicado mesmo.

    Um abraço!

  102. Muito bom seu blog Ricardo, parabéns! Gostaria de saber se um carro classificado como: “SINISTRADO / PEQ MONTA / RECUPERADO DE ROUBO / FURTO / SEM PLACAS”, após ser arrematado, pode ser regularizado junto ao DETRAN do meu estado? Uma vez o carro vem com os documentos registrados de São Paulo e eu pretendo realizar a legalização no estado de MS.

  103. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Sim, poderá ser regularizado sim com a nota do leilão e seguindo todos os passos que o Detran de MS solicitar para a regularização.

    Um abraço!

  104. Muito bom o post mais Ricardo estou com um problema talvez VC saiba o que faço tenho um corsa que eu mesmo capotei e deu sinistro grande monta porém não fui informado sobre isso restaurei todo meu carro e agora quando fui renovar o documento ficou bloqueado
    Sabe o que posso fazer para tirar o doc pelo menos para poder a voltar a rodar com meu carro

  105. Olá,

    Olha, recomendo que você procure o Detran do seu estado para se informar se é possível fazer um laudo em oficina credenciada pelo INMETRO para emissão de CSV. Acredito que não seja possível quando o veículo é classificado como de grande monta, mas posso estar enganado.
    O que já vi é pedirem reclassificação do sinistro, de grande para média monta. Talvez com a reclassificação você consiga fazer o laudo. Informe-se melhor no Detran sobre essas possibilidades.

    Um abraço!

  106. boa noite ricardo
    eu ja compro no guariglia e nunca tive problemas e sou cadastrado na sodre tb , gostaria que me tirsse uma duvida alguns carros so aparecem SEM RESERVA nao fala se e pequena monta nem se e media monta so fala SEM RESERVA esse vem sinistrado ???

  107. Olá,

    Se no edital é informado que o veículo é “sem reserva”, na maioria dos casos são veículos que foram classificados como pequena monta.
    De qualquer forma, aconselho você a se informar com o pessoal do leilão sobre os lotes que você se interessou.

    Um abraço!

  108. Olá Ricardo,comprei um carro 2005 no leilão contando-se média monta,esse carro não teve batida grave,inclusive está com as peças originais,fiz a perícia csv no imetro foi aprovado,eles descreveram que o carro teve pequena avaria etc,será que por isso no detran,o documento tem possibilidade de sair sem a observação?

  109. Olá,

    Acho difícil o veículo ter a reclassificação de média monta para pequena monta. Geralmente quando o veículo já vai para o leilão com a observação de média monta, nesse momento é inserida a informação na base do Detran. De qualquer forma, vamos aguardar como vai sair o documento.

    Um abraço!

  110. Boa noite Ricardo,

    Estou com uma dúvida referente a legalização para o veículo circular e como irá ficar no documento após concluir todo o processo. Segue abaixo características que o edital destaca:

    SINISTRADO/ PEQ MONTA / CHASSI REMARCADO / SEM PLACAS, EMPLACAMENTO E REGULARIZAÇÃO POR CONTA DO COMPRADOR / CHASSI E MOTOR REMARCADOS / FALTANDO ETIQ IDENTIFICACAO REGULARIZACAO POR CONTA DO COMPRADOR / CAMBIO AUTOMATICO / PARA BRISA DANIFICADO / / IPVA 2016 P/C DO COMITENTE (SULAMERICA) / DOCUMENTAÇÃO SERÁ ENTREGUE EM 45 DIAS ÚTEIS / O COMPRADOR DECLARA QUE TEM CIÊNCIA DA DETERMINAÇÃO LEGAL PORTARIA DETRAN/SP Nº1218 DE 25/07/14 / MECÂNICA SEM TESTE / VEICULO VENDIDO NO ESTADO, SEM GARANTIAS DE ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO, CARACTERÍSTICAS, REPAROS, REPOSIÇÕES, APROVEITAMENTO, SUBSTITUIÇÕES, E SINISTROS / CORRERÃO POR CONTA DO COMPRADOR CONSOANTE A CONDIÇÃO DE VENDA IMPRESSA NESTE CATALOGO, AS PROVIDENCIAS E REGULARIZAÇÕES DE REPROVAÇÕES E DIVERGÊNCIAS DE MOTOR, CAMBIO, ETIQUETAS, SELOS, VIDROS, IDENTIFICADORES E LACRAÇÃO OU QUALQUER OUTRO ITEM, JUNTO AO DETRAN/CIRETRAN OU EMPRESAS CREDENCIADAS/EMISSORAS DE PERICIAS E LAUDOS ECV/CSV/ QUALQUER RESTRIÇÃO ADMINISTRATIVA OU JUDICIAL INCLUÍDA SOBRE O VEÍCULO APÓS A DATA DO LEILÃO NÃO PODERÁ SER CONSIDERADA DE RESPONSABILIDADE DO COMITENTE VENDEDOR, CONSIDERANDO A INEXISTÊNCIA DA RESTRIÇÃO NO MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA PARA O NOME DO COMITENTE E DISPONIBILIZAÇÃO DO VEÍCULO PARA VENDA

    Pelo que entendi eu vou ter que correr atrás da remarcação do veículo, será que pode ter algum problema que eu não consiga legalizá-lo?
    Neste caso o “pequena monta” está se referindo ao chassi que vai ter que ser remarcado?

  111. Olá,

    Quanto a não conseguir regularizar, pelas informações do edital, não tem esse risco.
    Em relação à remarcação, pelo edital parece que o chassi já é remarcado e o carro só está sem as placas. No processo de transferência isso é fácil de resolver.
    Sobre a pequena monta, acredito que o carro tenha tido algum pequeno sinistro ou seja recuperado de furto. Não acredito que o chassi remarcado seja motivo de classificar como pequena monta.

    Um abraço!

  112. Boa noite, a minha dúvida é a seguinte, carros comprados em revendedoras de carros batidos como: Copasa, 373, batcar, expresscar entre outras, classificados como pequena monta da alguma restrição, ( pois não foram a leilão)

  113. Olá,

    Se foi feito boletim de ocorrência, é possível que fique registrado em alguma base de informações que o veículo sofreu um sinistro. E aí é levada em conta a classificação que consta no Boletim de ocorrência como pequena, media ou grande monta.

    Um abraço!

  114. Nossa parabéns mesmo pelo seu trabalho ,tirei bastante dúvidas,mas vc não indica leilões confiáveis onde agente possa adquirir no estado de Santana Catarina. Comprei um em são Paulo mais acabei não tendo muito retorno pois os custos de transporte até aqui acaba encarecendo bastante .desde já muito obrigado

  115. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Não tenho nenhum leilão para indicar, pois nunca comprei no estado de SC. Comece a frequentar os leilões aí do seu estado, conversar com outros frequentadores para ouvir opiniões de outras pessoas que já acompanham a mais tempo os leilões em SC. Aqui no site tem uma relação com os principais leilões do Brasil, organizado por estados. Dê uma olhada nos leilões de SC.

    Um abraço!

  116. parabéns pelos esclarecimentos que nos ajudam muito. otimo site

  117. Olá,

    Obrigado pelos elogios! A ideia é mesmo ajudar as pessoas aqui com o site.

    Um abraço!

  118. Ricardo, boa tarde.

    Topssimo seu site.. estou adquirindo um veiculo e no carcheck consta leilão porem não consta nenhuma informação o doc não possui nenhum tipo de anotação “sinistro”, segundo a pessoa que esta me vendendo é recuperado de roubo. Um veiculo deste passaria por financiamento?

    Grato

  119. Olá,

    Acredito que você terá dificuldades em conseguir financiamento para esse veículo.
    Mesmo não tendo no documento a anotação de sinistro, quando os bancos forem consultar o histórico, irão ver a ocorrência.

    Um abraço!

  120. ola boa noite ! entao.. é muito complicado esses detrans aqui em minas gerais ja comprei carro com media monta e pequena monta , fiz todo procedimento inmetro ,desbloqueio do sinistro junto ao detran de origem do veiculo e os dois vieram VEICULO RECUPERADO no documento apos a transferencia pro meu nome, conversei com muitas pessoas funcionarios do detran, despachantes e cada um diz uma coisa, na verdade ninguem sabe

  121. Olá,

    Esse é um problema que temos, quando depende das pessoas fazerem os processos, estamos sujeitos aos erros. Carro de pequena monta não é pra constar no documento a informação.

    Um abraço!

  122. Ola. Ricardo sou novo nesse assunto de leiloes, porem gostei das informações aqui prestadas, mas tenho um a duvida e gostaria de sua ajuda para soluciona-la, vc poderia me contactar pelo email? OBR

  123. Obrigada por todos esclarecimentos.

    Li tudo mas não achei algo que fale de carro importado.
    Comprei um Ford/Focus 2004 e depois vi que estava assim: IMP FORD Focus, falei com o pessoal do leilão e falaram que é importado. Me responderam que não teria problemas, no caso esse carro é recuperado de financiamento.

    Quero vender ele, comprei pra revender. QUe tipo de problemas posso ter? vou ter?

  124. Olá,

    O fato do carro ser importado não fará nenhuma diferença no momento da venda, o procedimento é igual. O Focus, assim como o Siena e a Ranger por exemplo, foram feitos na Argentina em certos momentos e exportados para o Brasil. Por isso vem a indicação de que o veículo é importado (sigla IMP) antes do modelo do veículo. Essa informação é normal. Não se preocupe, você não terá nenhum problema.

    Um abraço!

  125. Boa Tarde , verifiquei um carro com passagem em Leilão com situação Avariado, porem nao a indicios de sinistro, isso procede /

  126. Olá,

    Sim, alguns leilões classificam os veículos como avariados, mesmo sem eles terem passado por sinistro.
    E na hora de inserir a informação no banco de dados de leilões, passaram a informação toda com a observação de “avariado”.

    Um abraço!

  127. comprei um carro de particular sem saber que era proveniente de leilão. procurei uma seguradora, que vistoriou e aprovou o seguro do veículo em 100% da tabela FIPE.
    depois de dois anos pagando o seguro, ele foi roubado. Dei entrada no seguro e eles me disseram que só irão indenizar 70% do valor da tabela por se tratar de carro de leilão. Isso está correto?

  128. Olá,

    Não, se você contratou a cobertura de 100% e a seguradora aceitou, ela precisa honrar com o contrato. Caso isso não aconteça, você pode procurar a justiça para tentar resolver a questão.

    Um abraço!

  129. BOA NOITE , ESTOU COMPRANDO UM CARRO NO LEILÃO DA MANHEIM ,O CARRO E PEQUENA MOTA RECUPERADO DE ROUBO/FURTO, ESTOU PREOCUPADO ,POIS ESTOU COMPRANDO O CARRO PARA DEPOIS REVENDER , TEREI DIFICULDADE EM VENDER SE O NOVO COMPRADOR FOR FINANCIAR E FAZER SEGURO?
    OUTRA DUVIDA , QUANDO CONSULTEI O VEICULO NA CARCHECK , TEM A SINALIZAÇÃO DE REGISTRO DE SINISTRO . VAI CONSTAR NO DOCUMENTO , NO HISTÓRICO DO CARRO NO DETRAN , OU SÓ DIFICULDADE PARA FINANCIAR E FAZER SEGURO ?

  130. Olá,

    Acredito que esse carro deverá sim ter dificuldades para obter seguro e financiamento.
    Sobre a anotação de sinistro no documento, se o leilão for de seguradora, há grandes chances de ficar sim a informação de “SINISTRO INDENIZADO” no documento. Mas o ideal é você tentar obter a certeza no leilão.
    E sempre que alguém for consultar o histórico como você fez, vai aparecer, mesmo que não tenha a informação no documento.

    Um abraço!

  131. Olá,

    Gostaria de saber o que significa veículo adquirido através de leilão de assegurado?

    Grata,

  132. Olá,

    Significa que o veículo já passou por leilão de seguradora. Possivelmente esteve envolvido em sinistro.

    Um abraço!

  133. Olá Ricardo,

    com relação aos carros de montadoras que aparecem como FROTA, fica algo no documento? Tem algum problema em não fazer seguro? NAs descrições dos sites de leilão estes carros não flanada além de FROTA. Será que dá pra encarar isso como carro limpo? Sem colisões?

    Obrigado.

  134. Olá,

    Veículos de frota não possuem observação no documento relativa ao leilão. Geralmente também não apresentam maiores dificuldades em fazer seguro.
    Os carros de frota são veículos com um histórico geralmente limpo, porém pode ter havido alguma colisão que foi reparada pela própria empresa.

    Um abraço

  135. Boa Tarde!

    Quando esta escrito assim…

    Tipo de documento: Recuperável.

    E a Classificação do dano está: Pequena monta.

    Esse veiculo vem com sinistro??

    Isso para roubo e furto e para colisão.

    Att,

  136. Olá,

    Se está classificado como pequena monta, não aparecerá restrição no documento.
    Imagino que esse veículo seja oriundo de colisão.
    Agora se for veículo recuperado de roubo/furto e com sinistro de média monta, aparecerá o histórico de sinistro no documento devido ao roubo.

    Um abraço!

  137. Boas Ricardo, vc não acha que passou da hora do ministério público entrar em ação quanto a venda de carros de leilões?, veja, se o carro é colocado para venda no leilão como “recuperável” então deveria o mesmo ser aceito 100% da tabela Fipe correto?…outra coisa é o estado de São Paulo cobrar o mesmo valor do IPVA de um veículo sinistrado pelo normal, sendo que o mesmo esta depreciado em 20% ou 30%, acredito que tanto bancos de financiamento deveriam financiar estes veículos tanto quanto as seguradoras devem fazer o seguro dos mesmos já que eles dizem que, como citei, estão como recuperáveis, mas mesmo que seja o seguro feito em 70% 80% ou 90% do veículo por ter passado pelo leilão o estado também deve baixar o valor do IPVA para estes veículos na mesma proporção, e assim teríamos um nicho diferenciado no mercado, mas não esta certo a financeira recusar fazer um financiamento do seu próprio veículo tanto quanto a seguradora se recusar em fazer o seguro de um bem que ela mesma colocou a venda no leilão, e também em nenhum edital de qualquer leilão não consta que estes carros não aceitam mais nem seguro ou financiamento, logo existe omissão por parte destas empresas e aí sim ao meu ver consta “desonestidade” e assim um crime contra o consumidor, consta sim que o mesmo não tem qualquer garantia quanto a parte elétrica, mecânica e lataria, mas não informam que não aceitam depois financiamento ou seguro, até porque se não tem mais como financiar ou fazer seguro é porque para estas empresas os veículos não prestam mais, logo deveriam então vender todos os veículos como sucata sem direito a documentação, pois acredito que assim teríamos reais mudanças, forcaríamos estas empresas a mudarem seus conceitos, abraço.

  138. Olá,

    Eu concordo que há alguns excessos.
    Porém temos que lembrar que o “problema” de não fazer seguro e não financiar, só existe para quem deseja financiar ou fazer seguro.
    Uma pessoa que não vá financiar e não vá fazer seguro, o histórico de leilão não interfere em nada.
    Acredito que o que vai acontecer a médio prazo é que o próprio mercado vai se regular. Será da seguinte forma:
    As empresas tradicionais não fazem seguro de carros com histórico de leilão, então novas empresas vão surgir e vão fazer. Elas vão ganhar esse mercado e um pouco mais. Vai chegar um ponto que quem não fizer seguro de carros de leilão estará perdendo mercado para o concorrente. A mesma coisa para financeiras. Se as tradicionais não financiam, novas empresas vão surgir financiando. Pode levar um tempo, mas é a tendência do que deve acontecer.

    Um abraço!

  139. Boa tarde ricardo,
    Veiculo de frota não consta no histórico sinistro,as financeiras financiam cem por cento ?

  140. Olá,

    Geralmente não tem problemas em conseguir financiar veículos que eram de frota.

    Um abraço!

  141. Caros,

    Muito cuidado ao comprar veículo de Leilão. Recentemente tentei vender uma Ecosport 2014 zerada comprada da Milanleiloes e tendo como origem a frota serviços da Ford. Ocorre que no Laudo Cautelar vai aparacer “registro de leilão” não informando qual a origem se é sinistro/recuperado de financiamento, etc. Como no Brasil as pessoas estão incrédulas sempre levam pro lado mais pejorativo e que ocorreu comigo não consigo vender veículo.
    Vou mover uma ação de perdas e danos contra a Ronaldo Milan pois não existe menção alguma no edital quanto a esse problema e a dificuldade de se vender após algum tempo o referido veículo.

  142. Olá,

    O assunto foi abordado aqui em vários comentários e postagens. O importante é fazer a compra por um valor vantajoso, que permita dar um desconto na venda de modo a minimizar qualquer desconforto que o comprador possa ter pelo histórico de leilão que o veículo possua.

    Um abraço!

  143. Olá,
    Sou de Minas e comprei um veículo de leilão e ele veio com Vedado a Circulação no Crv.
    Mas a Financeira por ser do Rio de Janeiro o transferiu para lá.
    Então não estou conseguindo fazer a transferência dele, gostaria de saber como prosseguir com esse problema.

    Obrigado.

  144. Olá,

    Veículos do RJ tem que passar pela vistoria anual para poderem rodar. Recomendo que você entre em contato com a empresa de leilão para ver alguma alternativa para o seu problema. Se for o caso, você pode até pedir a recompra do veículo se a empresa de leilão não te entregar a documentação pronta para você conseguir fazer a transferência.

    Um abraço!

  145. Comprei em leilão um Astra que veio como retomado/sinistrado sem número do laudo da vistoria. O detran RS exige o número deste laudo, mas nem o leilão, nem o banco possuem este número, pois dizem que tal vistoria nunca foi executada. Como faço para transferir? Nem no detran conseguem me informar. Caso estejam errados quanto à vistoria, onde posso achar o tal número do laudo?

  146. Olá,

    Alguns estados possuem algumas exigências específicas, mas no caso do seu veículo, acredito que seja um sinistro de média monta e que precise fazer o laudo CSV e ainda não foi feito. Procure o Detran e tente se informar melhor se é o laudo em alguma oficina credenciada pelo INMETRO que você precisa fazer.

    Um abraço!

  147. Comprei um carro de leilão é preciso de ajuda para baixar a média monta, acho que assim que fala.
    Vc pode me ajudar?

  148. Olá,

    Não conheço formas de retirar a anotação de sinistro do documento. Agora se você quer apenas recuperar o carro e regularizá-lo para voltar a andar, será preciso reparar o carro e passar por vistoria em oficina credenciada pelo INMETRO para emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular) e com isso emitir novamente os documentos regularizados. Procure o Detran do seu estado para ver os procedimentos necessários para iniciar o processo.

    Um abraço!

  149. Boa tarde! Arrematei um Toyota Corolla 2015/2016 com apernas 7700 km retomado após inadimplência do financiamento, o carro está praticamente 0km, porém o veículo não veio com o manual, nesse caso eu perco a garantia de fabrica que seria de 3 anos?

    Grato.

  150. Olá,

    Não, você não perde a garantia. Pelo número do chassi as concessionárias conseguem ver se o veículo está com as revisões em dia, não sendo preciso o manual para ter direito às revisões.

    Um abraço!

  151. Pessoal, sou novo aqui, mas já quero deixar uma proposta: ACABAR COM ESSA INJUSTIÇA DAS SEGURADORAS que vendem seu produto no leilão depois SE NEGAM A FAZER SEGURO DO CARRO isso porque a gente faz o CSV, recupera totalmente o veículo e depois fica sem seguro. Assim não dá, isso é uma vergonha, uma sacanagem, FEREM O DIREITO DO CONSUMIDOR.
    SUGIRO que tdos entrem com ação judicial de perdas e danos e também façam uma reclamação junto ao PROCON.
    Alguem tem alguma idéia diferente?? Favor me mandar email – irvapoa@gmail.com

    Abraço a todos

  152. BOM DIA . GOSTARIA DE SABER PORQUE JA TEM EMPRESAS , QUE VENDEM , TAMBEM EM FORMA DE LEILAO MAS NAO E LEILAO , E EVENTOS , EMPRESA ESSA SITUADA EM GUARULHOS , VENDE PARA BANCOS ,LOCADORAS , SEGURADORAS , MAS NAO CONSTA NAS CONSULTAS EX: HECH TUD QUE E DE LEILAO. PORQUE ESTAS EMPRESAS QUE FAZEM O MESMO PROÇESSO NAO FAZEM O MESMO. POIS OS CARROS SAO TAMBEM DE MESMA QUALIDADE , E TAMBEM QUASE OS MESMOS BANCOS , SEGURADORAS E LOCADORAS. NAO ESTA NA HORA DAS EMPRESAS LEILOEIRAS FAZER O MESMO , OBRIGADO

  153. Olá,

    Não conheço essa empresa, mas acredito que a modalidade seja similar a leilão, porém sem ser leilão.
    Os leilões precisam de um leiloeiro oficial registrado na Junta Comercial do estado e os veículos apregoados precisam ser inseridos no banco de dados de leilão.
    Se realmente o mercado começar a discriminar os carros de leilão, é provável que mais empresas desse tipo apareçam, mas os leiloeiros devem fazer pressão para isso não ser tão rápido.

    Um abraço!

  154. Boa tarde,

    Nossa são muitas perguntas e muitas respostas, achei muito legal mas não consegui ler tudo e preciso tirar uma dúvida que pode ser que alguém ja perguntou.
    Existe algum site de pesquisa gratuita que posso saber se o veículo veio de Leilão e se teve Sinistro?

  155. Olá,

    Não conheço nenhum site gratuito onde possa pesquisar essas informações. Infelizmente.

    Um abraço!

  156. Boa noite Ricardo,
    Comprei um carro no Freitas,Fox 2010 ele tem média monta, só que vi que ele é de MG, quando eu transferir ele para SP ele vai continuar com média monta no documento ?

  157. Olá,

    Sim, a inscrição de sinistro recuperado e o número do CSV devem continuar aparecendo no documento mesmo após a transferência.

    Um abraço!

  158. Olá os carros comprados de leilão em são paulo-sp,com pequena monta fica algo no documento?tem que fazer a vistoria de csv?Ou qualquer vistoria?

  159. Olá,

    Carro de pequena monta não fica nenhuma observação no documento e não é preciso fazer a vistoria CSV, apenas a vistoria normal de transferência.

    Um abraço!

  160. Boa tarde gostaria de saber o seguinte..eu comprei um celta 2003 ,4 portas ele veio escrito no documento sinistrado …o dono disse que ele foi roubado e seguradora o recuperou …comprei o carro cm 1700 de documentos pra fazer …..queria saber se eu consigo fazer o documento e deixa o carro todo certinho cm os documentos em dia mesmo ele sendo sinistro…(o carro só tem o documento de 2013)?

  161. Olá,

    Consegue acertar a documentação sim. O fato de ter a anotação do sinistro no documento não interfere. Basta acertar o que está atrasado e voltar a rodar.

    Um abraço!

  162. Bom dia.
    Gostaria de saber se é possível descobrir o local onde um carro sinistrado será leiloado, como Cidade, nome de quem vai leiloar etc, segurado pela Bradesco Auto Re, já que a mesma não fornece esses dados, pois tenho interesse em participar do leilão desse veículo que era de minha propriedade.

    ATT.

    Paulo

  163. Olá,

    Geralmente é leiloado no próprio estado ou em estado próximo, em algum leilão parceiro. Procure conversar com participantes de leilão em sua região para perguntar onde tem leilões de sinistrados do Bradesco. Não conheço nenhuma outra forma de saber essas informações.

    Um abraço!

  164. oi boa tarde ,comprei uma saveiro 2008 no Caster leiloeiro e o carro veio com circulação vedada ,o carro é media monta . bem depois de arrumar o veiculo fui trocar as placas para fazer vistoria e para minha surpresa não o pude fazer pois o veiculo consta circulação vedada ,e agora não da para por a placa para fazer a vistoria ,o que eu faço ?

  165. Olá,

    Você precisa fazer a vistoria em oficina credenciada do INMETRO para poder receber o CSV e conseguir voltar a colocar o carro em circulação. Com o CSV, você conseguirá tirar o “vedada circulação” e fazer a regularização. Fale com o despachante.

    Um abraço!

  166. Ola senhores, alguem sabe dizer com certeza se o veiculo recuperado de roubo e furto quando tem o chassi remarcado pela montadora e vai para leião perde a garantia?

  167. Olá,

    Não há perda de garantia quando o veículo é recuperado de furto/roubo e tem o chassi remarcado.

    Um abraço!

  168. Há 10 anos atrás valia apena comprar em leilões, hoje em dia não mais. Esta observação no documento de “sinistro recuperado” para os carros de média monta desvaloriza em muito o veículo, quem compra estes veículos em leilões raramente conseguem vende-los depois. Já os de pequena monta, apesar de não constar no documento, constam no histórico do veículo e também desagrega valor do veículo, a não ser que o vendedor esconda esta informação do comprador…

    Participo de leilões de veículos ha pelo menos 15 anos e a cada dia esta pior, nos leilões atuais dependendo do caso, tem veículo que é vendido acima do preço da tabela FIPE, hoje mesmo vi um Agile Lt 2011 sendo vendido por R$ 25.500,00, isso sem os 5% do leiloeiro e os R$ 600 de pátio. E é sempre assim, se o cidadão gosta do veículo acaba pagando mais caro, mesmo comprando o carro no “escuro” pois nestes leilões você não pode ligar o carro para verificar seu funcionamento.

    E para piorar nos leilões da Porto Seguro os veículos tem sua placa retirada, mesmo os veículos de pequena monta, ou seja; após o remate o comprador terá que guardar o veículo sem poder circular com o mesmo até receber a documentação para a transferência o que normalmente leva cerca de 20 dias úteis. Sei que alguns irão dizer que isso é o certo, e que realmente o veículo deve esperar até a liberação do documento para poder circular, mas na boa; quem espera todo este tempo com o veículo parado!

  169. Olá,

    Realmente alguns carros acabam saindo por preços elevados, mas acompanhando os leilões, ainda aparece as vezes boas oportunidades.
    Em relação aos veículos de média monta, infelizmente a questão do histórico desvaloriza bem os carros.

    Um abraço!

  170. boa noite! comprei um Uno Way no leilão, ele veio com média monta e circulaçao vedada , já arrumei ele e vou fazer a vistoria do Inmetro. Minha pergunta é o seguinte com esse laudo eu vou conseguir liberação para ele rodar? e outra pergunta o despachante ta me cobrando um valor auto para transferência de São Paulo para Curitiba no momento não tenho esse valor. Tem algum problema em eu não transferi agora?

  171. Olá,

    Na verdade é preciso o laudo e a regularização da documentação. Emitir novo documento de rodar por exemplo.
    Acredito que se você não transferir, não vai conseguir obter o novo documento regularizado para poder rodar.

    Um abraço!

  172. Boa noite Ricardo Cintra

    Li os comentários e gostaria de tirar uma dúvida

    Comprei uma saveiro 2006 de uma revenda, no ano de 2013. Dei uma entrada e financiei o restante pelo banco Bradesco.
    E por motivo de doença de minha esposa estou precisando vender para auxilio no tratamento de câncer dela.
    Só que não estou conseguindo vender por constar sinistro. o que eu não sabia desta situação.
    Até o momento eu não sabia que constava sinistro, até que um comprador fez uma consulta e me falou que contava sinistro e então não ficaria com a saveiro.
    Entrei em contato com a revenda por e-mail e o mesmo me respondeu que quando comprei, ele me avisou sobre leilão e sinistro,
    mas para mim ele não falou.
    Eu particularmente não compraria veículo com sinistro, e me sinto enganado.
    Eu gostaria que você desse sua opinião.
    Obrigado.

  173. Olá,

    Se você comprou em revenda e não tem nenhum documento que comprove que você foi avisado que o carro tinha histórico de sinistro, você pode tentar judicialmente algum tipo de ressarcimento. Você assinou algum contrato dizendo que o carro tinha passado por sinistro? Se não, então a revenda não tem como provar que o carro tinha o histórico de sinistro. A menos que a informação do sinistro esteja no documento, assim você não pode alegar que não sabia, pois é presumido que a pessoa leu o documento de transferência e viu a informação do sinistro. Eu tentaria negociar o carro de volta com a revenda.

    Um abraço!

  174. Olá Ricardo!

    No documento não consta restrições.
    Na época da compra assinei os documentos do financiamento.
    E se tivesse algum contrato deveria ser em duas vias iguais e reconhecido em cartório, eu não tenho, e não me deram cópia alguma.
    Ou não é necessário um contrato ser em duas vias iguais?

    Obrigado

  175. Olá,

    Sim, o contrato seria em duas vias e assinadas e reconhecida firma. Então acredito que você deve tentar um acordo para eles recomprarem o carro. Caso não aceitem, talvez buscar na justiça.

    Um abraço!

  176. Ricardo.
    Muito obrigado pela sua atenção.
    Você me ajudou muito.
    Tentei por vários e-mail um acordo com eles, e os mesmos não se manifestam.
    Vou para a segunda opção.
    Não é pelo dinheiro, mas sim pela minha honestidade.

    Abraço

  177. Boa noite, belo site!
    Gostaria de saber como acontece a classificação das montas pelos leilões, pois tenho percebido pequenos reparos sendo classificados como “média” e alguns reparos maiores como “pequena”, sabe me dizer?
    Parabéns, um abraço!

  178. Olá,

    Na verdade a classificação quanto à monta, já vem do Boletim de Ocorrência. De acordo com a lei, deve-se seguir uma classificação de danos e partes afetadas pelo acidente, para que o agente faça a classificação correta do veículo quanto aos danos para colocar no Boletim de ocorrência. Falei sobre esse assunto em uma postagem. Inclusive coloquei o link com a legislação onde considera cada tipo de dano e as classificação. Dê uma olhada nessa postagem: https://carroeleilao.com.br/carros-sinistrados-parte-1/
    As vezes a classificação é feita de maneira incorreta e pode-se pedir uma reclassificação.

    Um abraço!

  179. Pequena monta (classificação dos danos no momento do sinistro coberto pela seguradora). Consta no documento a informação “Vedada Circulação”. O arrematante deverá verificar a existência de sinistros anteriores, que poderão ser reativados no momento da transferência do bem, acarretando na inclusão de restrição de sinistro em veículos de pequena monta. O q quer dizer???vale a pena ???

  180. Olá,

    Quer dizer que o veículo está sendo levado à leilão pelo motivo de um sinistro leve e que não é necessário a inclusão da informação desse sinistro no documento. Porém o leilão alerta que pode haver algum sinistro anterior que ao fazer a transferência pode aparecer no documento. Recomendo fazer uma pesquisa pelo histórico do veículo. Sobre valer a pena ou não, depende do valor que você irá pagar pelo carro.

    Um abraço!

  181. Olá, de primeiro gostaria de parabeniza-lo pelas dicas.
    Gostaria de saber se o Leilão Guariglia em Caçapava também é de boa qualidade

  182. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Acredito que sim, até hoje não ouvi nenhum comentário negativo sobre o Guariglia, apesar de eu nunca ter comprado lá.

    Um abraço!

  183. OBSERVAÇÕES

    Pequena monta. Consta no documento a informação “Vedada Circulação”, conforme item 38 do Regulamento

    O que vcs acham ? Depois sai o sinistro do documento??

  184. Olá,

    A questão de “Vedada circulação” é uma mudança por conta da vistoria de transferência dos bancos e seguradoras. Não muda a situação de aparecer ou não no documento a informação de sinistro. Pelo menos não recebi nenhuma informação de que tenha havido mudança nisso.

    Um abraço!

  185. Gostaria de saber se eu consigo consultar o histórico (se o carro é de sinistro, se já foi de leilão, etc) de um veiculo somente pagando empresas especializadas ou se no Detran eu consigo as mesmas informações.

    Obrigado!

  186. Olá,

    Infelizmente não conheço nenhuma forma de conseguir essas informações de forma gratuita, só mesmo através de pagamento em sites de pesquisa.

    Um abraço!

  187. Bom dia Ricardo.
    Uma agência de veículo está querendo me vender um carro de leilão de banco?
    Gostaria de saber quanto esse carro sairia pra mim, estão querendo cobrar tabela normal, eu não teria que comprar esse carro com 30 a menos da tabela, para não perder mais tarde na revenda?

  188. Olá,

    No caso de carros de frota e de leilão de banco, são carros que não tem uma forte depreciação como os sinistrados e recuperados com anotação no documento. Esses 30% abaixo do mercado costuma ser para esses casos. Carro de leilão de banco é perfeitamente possível ser vendido pelo preço de tabela. Cabe ao comprador concordar ou não. Se o carro estiver em ótimo estado, pode ser que realmente valha o valor normal. Mas se você quiser negociar um desconto, aí é negociação entre vocês.

    Um abraço!

  189. Olá amigo bom dia.
    Qual a margem de lucro em média num veículo de pequena monta?
    Sou do interior de MG qual a melhor opção de leilões, Palácio dos Leilões, Milan, Sodre Santoro ou Vizu?
    Algum desses citados que seja mais flexível ou mais rápido com a entrega dos documentos?
    Consigo a mesma margem em todos ou existe algum deles que tem um preço melhor?
    Parabéns pelo blog…!
    Grato! !

  190. Olá,

    A margem depende do valor que você paga pelo carro. Por isso é importante fazer uma boa pesquisa antes dos lances e visitar os lotes para ver quais custos você terá para deixar o carro pronto para vender. Não são todos os carros que dão lucro pois tem muita gente que vai comprar o carro para uso próprio e isso acaba aumentando um pouco os valores de alguns lotes. A pessoa que vai ao leilão e paga 500 reais a menos que pagaria pelo mesmo carro em uma revenda, tem um perfil diferente de quem compra para revender.
    Para revender você precisa ver uma boa oportunidade e pagar um preço menor.
    Todos os leilões que você citou são bons e não costumam dar problemas, mas recomendo novamente que faça uma boa vistoria no lote durante a visitação e que leia atentamente o edital.

    Um abraço!

  191. Olá amigo, estou comprando um carro de leilão e a pessoa que está me vendendo diz que o carro é pequena monta. Como faço para ter certeza dessa informação? E possível pesquisar em algum lugar pela placa por exemplo.

    Grande abraço!

  192. Olá,

    Existem sites que oferecem pesquisar o histórico do veículo, procure no google por pesquisa de histórico de veículo e veja as opções de site.
    Além disso, existem empresas de vistoria veicular, onde você pode pedir um laudo cautelar para ver o histórico do carro e para o carro ser periciado e ver quais reparos ele sofreu.

    Um abraço!

  193. Boa tarde Ricardo. Um dúvida, o leiloeiro tem direito a 5% do valor arrematado e mais 5% de despesas do leilão? Aqui no Maranhão o leiloeiro cobra nesses 10%.

  194. Olá,

    Sim, os 5% da comissão do leiloeiro são uma prática do mercado mesmo.
    Os outros 5% é o valor em média que os leilões cobram de despesas administrativas ou despesas de logística. As vezes até o valor é fixo, tipo R$ 500,00. Cada um tem um nome, mas tem sido comum acontecer também.

    Um abraço!

  195. Boa tarde,

    Ricardo, parabéns pelo site e por compartilhar tantas informações.
    Já comprei entre imóveis e terrenos, alguns veículos recuperados de financiamento em leilão. Nunca tive problemas por conta de documentos, mas a má sorte em alguns veículos por conta do mal uso (alguns problemas mecânicos).
    Já tive dificuldades em fazer seguro em uma Evoque que arrematei em leilão de financiamento para uso próprio, mas após vistoria a Porto Seguros aceitou.

    Vejo muitos veículos de premium e de luxo com pequena monta, ás vezes até 40% menor do que o valor de mercado. No documento não consta como pequena monta certo, saberia ou já relatou se existe possibilidade de seguro para esses carros?
    Se o carro é pequena monta (menos de 75% do valor), então porque é indenizado e colocado em leilão, não seria mais vantajoso a seguradora arrumar esses carros do que indenizar o proprietário?

    Obrigado e abraços

  196. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Sobre a questão de fazer seguro de veículos de pequena monta, é possível sim. Não são todas as seguradoras que fazem, mas algumas fazem sim. Depende muito do perfil do segurado, da região onde mora, histórico de sinistros e relacionamento com a seguradora. Será necessário cotar e pesquisar até encontrar uma que faça e com um preço interessante.
    Em relação ao veículo de pequena monta vendido em leilão, as vezes é opção da seguradora fazer dessa forma. Pode ser por dificuldade de peças ou algum critério que a seguradora resolve adotar para determinados sinistros. Em outros casos, a seguradora já tem um histórico de veículos similares vendidos em leilão onde ela consegue recuperar de 70% a 90% do valor do veículo no leilão, sendo mais vantajoso pagar a indenização ao segurado e depois vender o carro do que pagar o conserto. Enfim, são critérios internos de cada seguradora mesmo que acabam levando à situações como a que você relatou.

    Um abraço!

  197. Boa tarde Ricardo.
    Muito interessante seu blog, parabéns!
    Tenho uma grande dúvida e acredito que muitas pessoas também tenham..
    Quando eu compro um veículo de leilão e esse continua parado e com restrição administrativa, eu sou obrigada a pagar o IPVA e outros débitos referentes, mesmo ele não podendo rodar?
    Estou com o carro parado desde que comprei, 2014, pois ainda não transferi para meu nome, mas quando vou consultar consta débito de IPVA..
    Existe alguma forma de reclamar isso?

  198. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Sim, mesmo com o carro parado e com restrições você precisa pagar todas as taxas e impostos anuais. A opção de não retirar as restrições e não rodar foi sua, é assim que o estado entende.

    Um abraço!

  199. Boa tarde.
    Desde o dia que resolvi comprar carros em leilão, venho acompanhando suas postagens. Tinha um certo receio na compra do primeiro, mas depois que vi que não era tão complicado, ja comprei o segundo.
    Suas postagens me ajudaram bastante. No entanto, gostaria de lhe pedir um imenso favor. Será que poderia fazer uma postagem com o passo a passo da regularização de veículo adquirido em leilão, derivado de ROUBO/FURTO.
    Gostaria de saber se a burocracia é muito grande ou o processo poderá demorar muito, pois os outros dois foram rápidos na transferência para meu nome.

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Renato Junior
    Salvador-BA

  200. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    A questão da regularização de roubo/furto é o mesmo para qualquer carro. Quando o leilão te entregar os documentos de transferência, se tudo estiver ok com o carro, é só transferir.
    O que muda conforme o caso, é se o carro sofreu adulteração de chassi, de vidros, motor, câmbio ou está com alguma avaria grave.
    Se o carro tiver sofrido adulteração, você precisará entrar com pedido no Detran para remarcar, procurar oficina credenciada e fazer a remarcação.
    Se o carro estiver sem motor ou sem câmbio, você precisará comprar um novo e com a nota fiscal o detran irá vincular o novo número ao veículo.
    Mas a burocracia não é muito não, só vai levar um pouco mais de tempo e ter que ir em vários lugares. Se o carro tiver sido recuperado sem adulterações, aí é só transferir mesmo da seguradora para você.

    Um abraço!

  201. Bom dia, muito bom esse site, PARABÉNS!

    Bom, eu estou querendo comprar um carro no leilao online, andei pesquisando e vi que carros com pequena monta nao consta sinistro no documento, porem o carro que eu quero comprar (fiesta sedan 2009) esta escrito no parabrisa “PT”,mais no edital esta ” pequena monta-n°do renavam- colisão”… e nao vem escrito entrega de doc em 30 dias como normalmente aparece nos editais, minha duvida é a seguinte, eu arrematando esse lote e consertando o pequeno dano, vou poder licenciar normalmente? e sera que estara escrito no documento sinistro? desde ja agradeço a atenção.

  202. Olá,

    Sempre o que define como deverá ser entregue o veículo são as condições escritas no edital, mas nesse caso eu recomendo que você confirme todas as informações com o leilão para depois não ter surpresas desagradáveis.

    Um abraço!

  203. ricardo quando é retomado de financeira ex itau eu consigo transferir usando um seguro que ja tenho na porto?

  204. Olá,

    Sim, geralmente consegue sim.
    Tente fazer a transferência o mais rápido possível, pois são maiores as chances de aceitarem fazer com 100% da fipe.

    Um abraço!

  205. Boa noite Ricardo,
    Gostaria de uma informação, estou interessado em um carro que foi de seguradora e o dono me disse que é pequena monta…o carro já está no nome dele com o documento pago e vistoriado 2017. Como saberei se é realmente pequena monta ?? identificarei no documento ?? a propósito o que aparecerá no documento ??? esse tipo de veiculo tem alguma restrição no documento ( por exemplo)??

  206. Olá,

    Carro pequena monta não tem nenhuma observação no documento. Recomendo que você faça uma pesquisa em sites de pesquisa de histórico de veículos para ver os motivos dos leilões. Ou, melhor ainda, que peça um laudo cautelar para verificar realmente quais foram os danos que o carro sofreu.
    Peça para ver o documento de transferência do veículo e veja se tem alguma observação.

    Um abraço!

  207. Olá Ricardo,
    Comprei 3 carros no leilão NOSSO LEILÃO que é presencial e ONLINE , 2 para uso próprio e 1 para revenda. Acontece que agora anunciei esse carro pra vender, apareceu um comprador que solicitou que o Laudo Cautelar fosse feito, ok, até aí sem problemas pq tínhamos certeza de que o carro não era batido, mas para nossa surpresa nesse laudo consta que o carro é de leilão e agora não consigo vende-lo de jeito nenhum, o pior de tudo é que paguei 31.000 e ele vale 34.500 eu já estava ciente de que não iria ter lucro nenhum nele e agora com essa informação vou ter que vende-lo por 25.000 e mesmo assim as pessoas não querem. Tem algo que eu posso fazer para retirar essa informação do registro do carro, msm pq o carro é impecável e está com 10.000km…me ajuda ??

  208. Olá,

    Sempre irá aparecer no histórico do veículo que o carro passou por leilão, não há como retirar essa informação.
    O que você pode fazer é informar aos interessados que o carro possui passagem por leilão por motivo de não pagamento, mas que você tem laudo cautelar para provar que o carro nunca sofreu nenhum acidente.
    No laudo cautelar o carro irá aparecer como aprovado como observação, que é o leilão.
    Continue tentando vender, mesmo que demore um tempo, irão aparecer pessoas interessadas.

    Um abraço!

  209. boa noite estou comprando 1 carro no recibo vem remacaçao tajesta este pode ser sinistro sera q vou ter problema

  210. Olá,

    Pode ser que tenha havido um sinistro ou que a tarjeta tenha sido danificada e depois remarcada.

    Um abraço!

  211. Boa Noite
    Comprei um carrosabendo que era comprado em leilão pois a pessoa me disse, só que depois de uma semana que comprei o carro vi que esta sem um air bag, isto não seria crime vender o carro faltando o air bag?

  212. Olá,

    Se a pessoa não disse que o carro estava sem air-bag, configura uma má fé na hora da venda.
    Você pode procurar o vendedor e tentar fazer um acordo. Caso não seja possível, pode procurar a justiça.

    Um abraço!

  213. Freitas de São Paulo
    Comprei um veículo no leilão da justiça federal de Curitiba demorou muito para sair o documento mais já saiu, no documento veio escrito ação judicial queria saber se é normal.

  214. Olá,

    Eu nunca peguei um carro com essa observação. Não era para sair não, pelo menos nunca soube de casos assim.

    Um abraço!

  215. Olá, poderiam me ajudar com informações do leilão lance maior? Não tenho experiência com leilões e achei alguns carros muito interessantes nesse site. Obrigado

  216. Olá,

    Infelizmente não conheço esse leilão e não tenho informações para ajudá-lo.
    Mas deixo o espaço aberto para o caso de alguém que já tenha comprado lá dar a opinião.

    Um abraço!

  217. Bom dia Ricardo
    gostaria de saber o que significa E/REST; ESTRAN nas observações do documento do veiculo.
    Desde já agradeço.

  218. Olá,

    ESTRAN quer dizer que o carro é estrangeiro, ou seja, importado. É um carro que não foi fabricado no Brasil.
    E/REST eu não sei dizer. Geralmente vem escrito SEM RESTRIÇÃO ou SEM REST quando o veículo não tem nenhuma restrição que impeça a transferência.
    Recomendo checar no Detran se o carro não tem alguma restrição.

    Um abraço!

  219. Olá Ricardo
    Carros vendidos de locadoras de veículos tem algum problema para fazer seguro?
    A maioria tem dois anos no máximo e em média 30.000Km com um preço muito atrativo.
    Na sua opinião vale a pena?
    Obrigado e parabéns pelos esclarecimentos.

  220. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Geralmente as seguradoras aceitam sim.
    Dependendo do valor e do estado de conservação do carro, pode valer a pena sim. Eu mesmo compraria se encontrasse uma boa condição.

    Um abraço!

  221. Bom dia Ricardo, adquiri um veiculo com restrição média monta proveniente de alagamento, porém só foi afetado a parte mecânica onde ocorreu calço hidráulico, a para interna nem se quer teve contato com a água, enfim o veículo se encontra em perfeito estado. Existe alguma maneira de passar essa restrição de média para pequena monta?

  222. Olá,

    Sim, você pode pedir para o Detran a reclassificação do dano.
    Entre em contato com o Detran do seu estado para verificar os procedimentos.

    Um abraço!

  223. bom dia só uma dúvida carros que.consta passagem por leilão no histórico do veículo talvez recuperado de financiamento ou de frota tem como retirar essa passagem do histórico do veículo ou sempre vai constar

  224. Olá,

    Não conheço formas de retirar a passagem por leilão do histórico do veículo.

    Um abraço!

  225. Descobri recentemente que a minha moto tem passagem por 2 leilões. Ela é 2010 e consta nos leiloa de 2015 e 2017. Em 2011 tem um b.o de veículo clonado. O edital de leilão de 2015 consta a placa, chassi, motor, nome do antigo dono, nome da financeira (carro para descarte).
    No edital de 2017 consta somente a placa, chassi pinado e motor pinado.
    No laudo cautelar, são 2 leilões como comitente o detran.

    Alguém consegue me ajudar desvendar esse mistério?
    Em ordem cronológica qual o b.o da minha moto ?

  226. Olá,

    Possivelmente foi roubada e clonada, depois apreendida em alguma blitz do Detran e foi leiloada. Quem comprou não deve ter feito nenhuma remarcação de chassi e motor e continuou andando até ser pego em outra blitz do Detran em que a moto foi apreendida e leiloada novamente, mas dessa vez com as observações de chassi e motor pinado.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *