Nomenclatura usada em leilões

Os leilões possuem uma nomenclatura muito peculiar e isso pode confundir algumas pessoas ainda não familiarizadas. Vou listar os principais termos e os significados abaixo.

Leiloeiro: É a pessoa física registrada na junta comercial do estado em que ocorre o leilão, responsável pela comercialização dos bens que serão levados à leilão.

Comitente: É o vendedor, quem está disponibilizando o bem para ser leiloado.

Arrematante: É o comprador, aquele que arrematou o bem em leilão.

Bem apregoado ou apregoamento: Refere-se ao sentido comercial de um pregão, ou seja, onde ocorre uma disputa entre interessados.  Desse modo, “bem apregoado” é o item a ser vendido e apregoamento é o processo de venda. São termos pouco usados, mas podem aparecer em algum leilão.

Lance mínimo, valor mínimo ou valor de reserva: É o menor valor que vendedor aceita pelo bem. Esse valor é definido pelos avaliadores da instituição responsável por ofertar o bem (bancos, seguradoras ou empresas) ou pelo vendedor. Geralmente o valor mínimo é um pouco abaixo do valor de avaliação definido pelos avaliadores e não é levado ao conhecimento do publico.

Lance inicial: Lance inicial é o valor pelo qual o leiloeiro inicia o leilão. Costuma ser um pouco abaixo do valor de avaliação para despertar o interesse nos participantes, assim mais interessados ofertarão seus lances durante a disputa elevando o valor da venda.

Lance condicional, condicional ou venda condicional: É um lance aceito pelo leiloeiro abaixo do valor mínimo estabelecido pelo vendedor. Nesse caso o leiloeiro aceita o lance e avisa que foi condicional. Quando isso ocorre, o leiloeiro entra em contato com o vendedor e avisa que o maior lance ficou abaixo do valor mínimo. O vendedor pode aceitar ou não o valor ofertado. Caso ele aceite, o arrematante é avisado para fazer o pagamento.

banner

About Ricardo Cintra

20 thoughts on “Nomenclatura usada em leilões

  1. Estava hj assistindo o Milan Leilões e como já vinha pesquisando a semanas, ví um carro com o perfil que busco, com lance de 10mil e que participou de um leilão semana passada… Por ser um carro semi-novo, imaginei que logo o comprariam… MAs hoje ele estava novamente no leilão e começou com 19mil e o ultimo lance foi de 23,5mil, na FIPE tá 35mil…
    E acabou o leilão e o carro continuou com o ultimo lance, não apareceu como VENDIDO, ou seja, parece que não foi arrematado… Por que o ultimo lance(online) não levou o veiculo? Ou mesmo o ultimo lance da semana passada?
    *espero ter sido claro…rs…
    Obrigado!

  2. Olá,

    Entendi sua dúvida e vou tentar explicar o que acontece nesse tipo de caso.
    Resumidamente, o lance inicial muitas vezes não é o valor mínimo que o vendedor quer pelo carro para vender.
    90% das vezes os carros entram no leilão com lance inicial abaixo do valor que o vendedor espera arrecadar com o carro. A idéia é que as pessoas entrem na disputa, fiquem empolgadas e os lances vão subindo até atingirem o valor de reserva que o vendedor estipulou ou até passar esse valor.
    Valor de reserva é o valor mínimo que o vendedor deixou avisado ao leilão que quer pelo carro para que ele seja vendido.
    Casos os lances parem em um valor abaixo do valor de reserva, se for em torno de 10% abaixo do valor de reserva, o leilão aceita o lance, de forma condicional. Na condicional o leiloeiro consulta o vendedor se ele aceita vender por aquele valor.
    Quando fica mais de 10% abaixo do valor de reserva, a maioria dos leilões recebe o lance, mas não finaliza a venda e nem leva em condicional pois os vendedores dificilmente aceitam.
    Nos leilões que um mesmo vendedor (banco ou seguradora) coloca muitos lotes, alguém da empresa fica ao telefone com a equipe do leilão dizendo de imediato se a proposta será aceita ou não.
    Em alguns leilões, eu já vi o leiloeiro falar “Está muito abaixo do valor que o banco quer” e nem aceitar os lances.
    Outras vezes já ouvi falarem claramente “A partir de XX mil é venda, menos que isso é condicional”. Alguns usam isso para agilizar o leilão e chegar logo no valor que o vendedor estipulou como valor de reserva.

    Essa pergunta é muito boa e acho que acabarei escrevendo uma postagem sobre isso. De qualquer forma, espero ter respondido sua pergunta. Se ainda tiver ficado com dúvidas, mande outra pergunta que complemento.

    Um abraço!

  3. Era essa mesmo minha duvida… Obrigado!
    Em dezembro estarei em SP de ferias e quero aproveitar pra ir no Milan leilões tentar comprar um carro para trabalho em construção civil, uma saveiro, strada, montana…
    E como não tenho muito tempo… quero chegar com a maior quantidade possível de informações… Por isso já li todas as suas postagem e todas as duvidas dos outros leitores…rs…
    Obrigadão!!
    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!!

  4. O termo venda aceita é o mesmo que venda em condicional ou valor em condicional? Venda aceita significa que o bem foi vendido pelo leilão?

  5. Olá,

    Venda aceita significa que o carro foi vendido. O lance foi o vencedor.

    Um abraço!

  6. Boa tarde!

    Fui recentemente a um leilão pela primeira vez no intuito de conhecer, uma coisa me chamou atenção, no edital, um determinado veículo estava escrito a seguinte frase: “obs.: etiqueta do piso obstruída, se for necessário regularizar será por conta do arrematante.”
    Desculpe a minha ignorância mas o que seria essa Etiqueta do Piso?

  7. Olá,

    Alguns carros tem marcações e etiquetas em diferentes lugares. Possivelmente esse carro que você viu tinha uma das etiquetas no piso e está inacessível. Os carros saem da fábrica com essas etiquetas e normalmente servem para atestar a originalidade do carro. A ausência de etiqueta pode indicar algum reparo por exemplo. Acredito que o leilão colocou essa informação pois não conseguiu checar na vistoria se está tudo ok com as marcas originais do veículo.

    Um abraço!

  8. Depois de arematado o veiculo como funciona questao de regurarizaçao dos documentos do veiculo devo procura .Comitenteou a empresa responsavel pelo o leilao ?como fica o pos arrematamento gostaria de saber o passo a passo

  9. Olá,

    Após arrematar o veículo, a empresa de leilão é quem deverá te entregar os documentos para transferência para o seu nome. No caso você receberá o recibo preenchido em seu nome para dar entrada no processo de transferência. Sobre os passos após a arrematação, basicamente seria a retirada do veículo e a entrada na transferência para o seu nome quando receber os documentos do leilão.
    Sobre a retirada, falei um pouco sobre o assunto aqui nessa postagem https://carroeleilao.com.br/dicas-para-fazer-a-retirada-do-veiculo/

    Um abraço!

  10. Boa tarde! O que significa câmbio obstruído? Etiqueta do piso obstruída é a numeração do chassi?

  11. Olá,

    Cambio obstruído significa que não conseguiram verificar a numeração do cambio e checar se é original do carro.
    Etiqueta de piso obstruída quer dizer que umas das etiquetas de identificação afixadas no veículo não foi possível acessar para ver. É diferente da numeração do chassi.

    Um abraço!

  12. Boa tarde Ricardo, vou dar lance em um carro no leilão
    só que consta na descrição cambio obstruido, queria saber
    como faço para regularizar e quanto mais ou menos vou gastar?
    Obrigado.

  13. Olá,

    Precisa ver exatamente se o câmbio tem algum problema ou se só não conseguiram ver a numeração do câmbio. Se for a numeração, depende se ela está com alguma peça na frente tampando a numeração ou se está com os números apagados ou enferrujados. Se for isso, precisa mandar recuperar o numero ou trocar a caixa por uma com numeração legível.
    Se a obstrução for relativa a um defeito, precisa ver qual o defeito para estimar o valor do reparo.

    Um abraço!

  14. Bom dia!
    Estou vendo um carro com a seguinte observação: Caixa de CÂMBIO LIXADA, sem etiquetas, isso dá trabalho para resolver? devo trocar o câmbio do carro, será que terei problemas com em adquirir um carro assim?

  15. Olá,

    Leve em conta sempre o pior cenário, que seria o de trocar a caixa de câmbio. Se ainda sim o valor ficar dentro da sua margem, vale a pena.
    Caso não seja preciso trocar o câmbio, o seu lucro será maior.

    Um abraço!

  16. Boa tarde.

    No caso de o Comitente ser o Departamento de Estradas e Rodovias, isso significa que o veículo possui multas?
    Pode ser um fator de desvalorização na hora da revenda um veículo ter passado por leilão no qual o comitente era o DER?

    Obrigada e parabéns pela iniciativa.

  17. Olá!

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Sim, é possível que o veículo foi apreendido pelo DER em alguma operação por ter alguma irregularidade (multas ou taxas e impostos em atraso).
    Acredito que não seja motivo para desvalorizar não. Geralmente os carros que sofreram sinistro acabam apresentando alguma desvalorização apenas.

    Um abraço!

  18. ´Site esclarece bem, sobre duvidas dos leilões, Boa iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *