Carros sinistrados: Parte 1

Muitas pessoas adquirem carros em leilão vindo das seguradoras, são os carros sinistrados. Sobre esse assunto, ainda existem algumas dúvidas e muitas pessoas gostariam de entender melhor sobre isso, por esse motivo, nessa e nas próximas postagens, vou tentar explicar um pouco sobre os carros sinistrados, mesmo eu nunca tendo comprado um carro sinistrado nos leilões. Esse assunto é um pouco extenso e por isso irei dividi-lo em mais de uma parte.

Para um carro ser classificado como sinistrado, ele esteve envolvido em acidente ou foi objeto de furto/roubo.

Acidentes

Após uma colisão, para que o seguro repare o veículo ou indenize o segurado é necessário obrigatoriamente fazer o boletim de ocorrência definindo se o dano é de “pequena monta”, “média monta” ou “grande monta” e é aí que as coisas começam a acontecer.

Desde que o novo código de transito foi lançado no fim dos anos 90, já são 3 resoluções do CONTRAN  que tentam regulamentar e organizar a questão da classificação dos acidentes, feita pelos agentes de trânsito. Em 1998 a primeira resolução instituiu a classificação danos de Pequena, Média e Grande monta, porém sem definir critérios. Por outro lado, sem receber treinamentos precisos, a maioria dos agentes optava por colocar NA (Não Avaliado) nos boletins de ocorrência, ficando desse modo protegidos contra futuras contestações e problemas por suas avaliações.

Em 2008 uma nova resolução do CONTRAN melhorou um pouco o cenário, atribuindo critérios mais objetivos à essa avaliação e também determinando uma somatória de pontos às avarias que auxiliam na classificação. Agora, a regulamentação vigente é a resolução nº 362 de 2010. Ela manteve a classificação de danos (pequena, média e grande monta), a somatória de pontos e definiu que se um item não fosse avaliado, ele entraria na contagem de pontos da avaliação. Veja o que diz o item 3 do Anexo I dessa resolução:

A classificação do dano sofrido pelo veículo será feita conforme os seguintes critérios:

3.1. Categorias de danos:

  • Dano de pequena monta;
    • Dano de média monta;
    • Dano de grande monta;

3.2. A classificação do dano na categoria “pequena monta” dar-se-á quando a soma dos pontos de todos os itens assinalados nas colunas “SIM” e “NA” não ultrapassar 20 pontos.

3.3. A classificação do dano na categoria “média monta” dar-se-á quando a soma dos pontos de todos os itens assinalados nas colunas “SIM” e “NA” for de 21 a 30 pontos.

3.4. A classificação do dano na categoria “grande monta” dar-se-á quando a soma dos pontos de todos os itens assinalados nas colunas “SIM” e “NA” for superior a 30 pontos, o que implica, também na classificação do veículo como irrecuperável.

Você pode conferir o modelo do formulário de avaliação utilizado pelos agentes e os critérios de avaliação e classificação dos danos verificados acessando a integra da resolução e os seus anexos. Basta clicar aqui.

Quando um agente de trânsito classifica os danos que o veículo sofreu como sendo de média ou grande monta no boletim de ocorrência é quando o veículo passa a ser considerado “sinistrado”.
Na próxima postagem aprofundarei na forma como isso acontece e nas implicâncias que isso trás.

banner

About Ricardo Cintra

88 thoughts on “Carros sinistrados: Parte 1

  1. Vou está acompanhando essas tua postagens, eu só estou participando de leilão de carro sinistrado pequena monta, pois as restrições impostas no mercado de seminovos são as mesmas que veiculos leiloados por financeiras, haja vista que no site reclame aqui tem muita gente reclamando de carros que foram leiloados por financeiras e estão com dificuldade de contratar seguro e as muitas financeiras não estão aceitando os mesmos como garantia em financiamentos, ou seja, estão consultado a base de leilão de empresas como dekra, carcheck, etc. e se da leilão não importa se é de financeira ou sinistro eles estão restringindo, então é melhor comprar o mais barato. Amigão consulta a portaria 1218/14 do detran de São Paulo, isso vai te ajudar muito.

  2. cara eu tenho uma pergunta a ti fazer,

    porque os leilões (leiloeiros) permitem que empresas de consulta veicular (como a checkauto, carchek, deckra)tenham acesso a informações dos carro que vão a leilão? essa pergunta estou fazendo porque as próprias empresas falam que extraem essas informações dos sistemas dos leiloeiros cadastrados nas financeiras e seguradoras, e em instituições publicas. Ou seja, é só os leilões bloquearem isso.

  3. Estava vendo alguns leilões, onde consta:” veículo de sguradora sem restrição de sinistro.”

    O que isso significa?

    O carro tem sinistro mais pode rodar?
    Ou
    O carro não tem nenhum tipo de sinistro ou observação no documento?

  4. Olá!

    Essa observação significa que o veículo passou para a seguradora por algum motivo que não os sinistros de roubo/furto ou acidente. Pode ser carro de frota por exemplo. Se a informação diz que não consta restrição de sinistro o carro pode rodar, financiar e até ser segurado pois não tem observação no documento.
    Porém é importante verificar a veracidade da informação, se ela consta no edital do leilão ou se ela está sendo passada por alguém.

    Um abraço

  5. Boa tarde, comprei um veiculo no leilão e estava descrito que o veiculo é sinistro pequena monta.
    Gostaria de saber se isso vai acusar ou vir descrito no doc. do carro?
    Tem como descubrir isso de algum modo?
    Obrigado

  6. Olá,

    Essa informação não ficará no documento do veículo. Porém fazendo uma pesquisa do histórico do veículo em algum site de pesquisa de histórico, irá aparecer a informação do leilão e até mesmo fotos.

    Um abraço!

  7. Bom dia.

    No caso dos carros de enchente, também haverá a descrição do ocorrido se for pesquisado em site de pesquisa de histórico. Sabe dizer um destes sites para se efetuar consulta?
    Outro caso, são os recuperados de financiamento. Estes saem com documentação normal. Porém, acho que o preço fica muito perto do de mercado. Acho inclusive, que eles deveriam informar se existe e o valor de IPVA e DPVAT atrasados. Eles colocam um escopo genérico. Isso pode ser assim? O comprador pode ter uma surpresa grande?
    Tenho acompanhado alguns leilões e notei em alguns, que os carros voltam ao leilão, por provavelmente haver um lance mínimo (reserva), que não é informado nos sites de leilão. Realmente os leiloeiros podem cancelar uma venda? Eles chegam a negociar com o comprador?
    Acompanhando um leilão on line, aprendi duas coisas: o próprio leiloeiro recomenda que não se compre nada sem ir visitar o lote em loco. A outra foi que durante o pregão, alguns leiloeiros falam que “este valor está muito baixo; começa por R$ xxxx,xx.
    Aguardo vosso contato.

  8. Olá,

    Sobre o histórico de enchente, talvez não conste dessa forma nos sites de pesquisa. Eu nunca comprei carro de enchente para te falar com certeza.
    Sites que você pode pesquisar é carcheck ou checkauto. Acho que esses são os dois maiores do Brasil. Também tem o Checkmeucarro que eu usei e gostei.

    Em relação aos carros recuperados de financiamento, a maioria dos leilões informa quem vai arcar com as despesas de IPVA no edital e informam bem genérico sobre despesas em atraso. Normalmente cada leilão tem uma política sobre isso, caso você vá comprar, é interessante se informar antes sobre essa possibilidade de o leilão deixar os débitos por conta do comprador.

    Sobre o valor mínimo, há sim. As empresas podem colocar o chamado “valor de reserva” para os leiloeiros não venderem por menos do que aquele valor. Esse valor não é informado e muitas vezes não é o valor inicial. Valores de lance abaixo desse valor mínimo são chamados de “lance condicional”. O leiloeiro leva esse lance para o vendedor falar se aceita ou não. Em alguns casos o vendedor faz uma contraproposta. Por exemplo: O vendedor colocou valor mínimo de 30 mil. O maior lance foi de 26 mil e o leiloeiro levou esse lance como condicional para o vendedor decidir se aceita ou não. Em alguns casos aceita, em outros não e pode responder que vende por 28 mil. Quando é lance condicional eles podem cancelar a venda sim.

    E sobre as duas coisas que você aprendeu, é isso mesmo, é melhor visitar e inspecionar o lote para não ter surpresas. E sobre o valor muito baixo é como falei acima, os lances iniciais quase sempre saem bem abaixo do valor de reserva.

    Um abraço!

  9. Comprei um carro no leilão média monta e recebi o documento em 9/5/16 e veio com exercício 2016 só no site do Detran SP está constando IPVA e seguro obrigatório como não pago, isso está correto?

  10. Olá,

    Não seria muito normal o leilão só pagar o licenciamento, mas eles podem ter conseguido fazer a transferência para o nome deles antes de virar o ano.
    De qualquer forma, aconselho você a procurar um despachante ou o poupa tempo para verificar o que pode ter havido.

    Um abraço!

  11. Olá,

    Sim, algumas financeiras fazem financiamento de carros de pequena monta, porém não são todas.

    Um abraço!

  12. Obrigado amigo
    qual seria a melhor p conseguir financiar?BV?

  13. costuma o financiamento passar direto ou o carro tem q fazer algum tipo d analise?

  14. Olá,

    Para financiar depende muito do ano e do modelo do carro e também do motivo pelo qual ele foi leiloado. A BV não está financiando tão facilmente, talvez seja melhor você ver outros bancos e financeiras. Além disso você pode conseguir taxas melhores pesquisando.
    Sobre o carro em questão, diria que há boas chances da financeira solicitar uma vistoria no veículo se ele tiver o histórico de leilão.

    Um abraço!

  15. Estou vendo um carro sinistrado mas que não aparece observação no documento, só em check consulta. Será que faz seguro?

  16. Olá,

    Acredito que a maioria das seguradoras vá recusar.
    Porém você pode tentar achar alguma que faça.

    Um abraço!

  17. Comprei um carro de particular e no documento não consta nada , no Detran também não, então fiz a transferência tudo ok , depois de uns 6 meses fui fazer o seguro e não aceitam o meu carro por ser recuperado de leiião, o cara que me vendeu não disse nada a respeito e agora como faço pq ficar sem seguro é complicado!

  18. Olá,

    Legalmente a pessoa não é obrigada a informar.
    O que você pode fazer é tentar achar uma seguradora que aceite fazer seguro no seu veículo. Algumas fazem mesmo com histórico de leilão.

    Um abraço!

  19. Estou comprando um veículo, ele está com sinistro indenizado no documento, tem como tirar do documento? e na hora de vender ou trocar perde muito o valor de tabela?

  20. Olá,

    Não há como retirar a anotação do documento. Sobre o valor, esses carros são vendidos em média por pelo menos 30% a menos do que o preço de mercado.

    Um abraço!

  21. Olá, realizei uma pesquisa e deu que o carro foi de leilão, C-COM DANO. O que significa C-COM DANO

  22. Olá,

    Cada site de pesquisa tem uma forma de retornar as respostas, mas acredito que nesse caso seja que quando foi leiloado o carro, ele estava com avarias.

    Um abraço!

  23. Boa noite, gostaria de saber se veículos com media monta pode ser financiado, pois comprei dois veículos e não prestei atenção sobre o que era média monta rs. Estou ajeitando os dois veículos e colocando tudo novo pra ficar om mas original possível. S a resposta for sim, m fala quais financeiras a ceitão desde já agradeço. s possível pode enviar e-mail pra mim obg

  24. Olá,

    Sim, eles podem ser financiados, mas não são todas as financeiras que fazem. Recomendo que você pesquise na sua cidade quais financeiras estão fazendo esse tipo de negócio.

    Um abraço!

  25. Carro com dano ou pequena monta é a mesma coisa? Porque não consta nada no documento.

  26. Olá,

    Tem algumas diferenças sim. Pequena monta é aberta uma ocorrência de sinistro, passou por avaliação da seguradora e foi classificado dessa forma.
    Já o registro de dano, pode ser um carro recuperado de financiamento e que ao passar pela vistoria da empresa de leilão, foi identificado que ele está de alguma forma danificado, sem que isso tenha sido reportado como sinistro. As vezes é só uma informação que a empresa de leilão quer passar aos interessados, para depois não haver reclamação de que o carro estava avariado, mesmo sendo um carro de leilão de banco.

    Um abraço!

  27. OLA,
    ESTOU COMPRANDO UMA DISCOVERY O PROPRIETÁRIO TINHA DITO QUE SERIA DE LEILAO DE FINANCIAMENTO MAS FIZ UMA BUSCA MAIS DETALHADA E VEIO SINISTRO/RECUPERADO O QUE SIGINIFICA

  28. Olá,

    Significa que possivelmente ela foi recuperada após um sinistro. Leilão de financiamento não fica essa anotação no documento não.

    Um abraço!

  29. Boa noite, Comprei um carro de leilão, pequena monta, entreguei para o despachante o edital que contava que era pequena monta, nota fiscal e recibo o carro foi transferido mais no campo de observações do CRLV e do recibo vem escrito motor n.xxxxx/ leilão/ nota de arrematação xxxxx/xx tem como fazer uma nova transferência e retirar essa observação, agradeço desde já qualquer informação

  30. Olá,

    Olha, desconheço qualquer caso parecido. Já fiz transferências usando a nota/edital e também sem usar nota/edital e nunca apareceu essa informação no documento do carro. Aparentemente houve alguma falha no processo de transferência ou existe alguma portaria em seu estado que passou a determinar essas informações. Recomendo você a procurar o detran do seu estado e se informar se isso está correto. Confesso que nunca vi essa situação. Se alguém souber mais detalhes, pode comentar também para ajudar.

    Um abraço!

  31. Ola

    Comprei uma hornet 2010 em campinas
    Veio T*recuperado no documento, o cara me informou que foi acidente .

    Caso eu vender essa moto em outro estado (MG) vai continuar no documento?

  32. Olá,

    Sim, a anotação de recuperado irá continuar no documento sim.
    Algumas pessoas falam que sai se fizer a transferência para outro estado, mas eu nunca fiz para comprovar e nem conheço quem tenha feito.

    Um abraço!

  33. Boa noite, carro de leilão da categoria seguro-zero km com pequena monta é identificado por essas empresas de Lealdo como a checkar?

    Tem algum impeditivo para financiamento? Ou seguro?

  34. Olá,

    Sim, as empresas de laudo cautelar e de pesquisa de histórico de veículo terão a informação sim.
    Pode ter dificuldades em obter financiamento e seguro também sim. Mas pesquisando é possível encontrar empresas que irão aceitar financiar e fazer o seguro.

    Um abraço!

  35. Olá e preciso do laudo do inmetro para fazer o desbloqueio de sinistro ? Eu já fiz a vistoria pelo detran e tá tudo ok e preciso do laudo do inmetro tmb ?

  36. Olá,

    Se for sinistro de média monta precisa sim.

    Um abraço!

  37. Estava negociando um carro, quando me deparei com o seguinte no documento! Sem reserva recuperado – Cavaco 161637304 motor sqr473faebf02740. Olhe significa?

  38. Olá,

    Significa que o carro passou por alguma situação que o fez ser vendido como tendo sofrido algum tipo de sinistro (possivelmente roubo) e posteriormente foi recuperado após ser reavaliado e classificado como apto a rodar.
    A anotação de sem reserva e o numero do motor são normais em qualquer carro.

    Um abraço!

  39. Boa Tarde,
    Comprei um veiculo em 2013 e na epoca não constava nada referente a sinistro, faço o seguro com a mesma seguradora desde então. Na renovação do seguro agora em 2017, a seguradora informou que ha um sinistro no carro registrado em 2016, porem a data do sinistro é 2012, extra judicial, porem nas consultas em sites como check meu carro e carcheck não constam esse sinistro. Isso é possivel? como faço para confirmar esse sinistro?

  40. Olá,

    Possivelmente foi algum sinistro que o veículo sofreu antes de você compra-lo e que só agora apareceu nos registros. Não sei como isso pode ter acontecido, pois essa demora é muito estranha.
    De qualquer forma, para você confirmar isso, vai precisar entrar em contato com a seguradora ou o Detran e tentar obter mais informações.

    Um abraço!

  41. Si no doc. do veículo estiver escrito ,sinistro recuperado motor e o número do motor ,o que significa

  42. Olá,

    O número do motor aparece no documento de todo e qualquer carro.
    A informação “SINISTRO RECUPERADO” indica que o carro já passou por sinistro e foi arrumado.

    Um abraço!

  43. Ola . Boa noite!
    Comprei um carro no Leilão ,na aparentemente ele foi reformado antes da venda no Leilão . E possível isso ?
    Pois o colisão na qual eu arremates está diferente ..

  44. Olá,

    Sim, as vezes o carro sofre uma colisão e o dono começa a arrumar, mas fica sem dinheiro para arrumar e para pagar o carro. O banco retoma o carro mesmo estando batido. Depois esse carro vai a leilão.

    Um abraço!

  45. Olá parabéns pelo serviço e a dedicação em responder as perguntas. Comprei um carro de particular e não fui informado que o mesmo era de leilão após a venda fui informado pelo comprador de tal informação. Como posso proceder? Corro algum risco legal? Posso ser processado?

  46. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site.
    Se você comprou e vendeu sem saber que era de leilão, não tem como ter agido de má fé.
    Caso o comprador te procure ou acione a justiça, você terá que explicar que também comprou o carro sem saber.

    Um abraço!

  47. Boa noite,

    Comprei um carro de Leilão e não constava nada de observação no edital, e fui fazer seguro e não consegui, tentei passa-lo em uma concessionária e me disseram que está com observação (leilão categoria c), essa informação não deveria estar no edital? Tem alguma coisa que posso fazer para desfazer o negócio?

    Obrigado

  48. Olá,

    Não, as empresas não são obrigadas a informar no edital que o veículo passou por um leilão anterior. Sempre recomendo que as pessoas façam uma pesquisa pelo histórico do veículo antes de comprar, pois situações de veículos irem para leilão por uma segunda vez não são incomuns.

    Um abraço!

  49. Primeiramente, parabéns pelos artigos, bastante esclarecedores. No entanto, tenho uma dúvida: adquiri um veículo a um ano atrás, sem saber ser sinistrado. No último mês, me dirigi a uma agência a fim de comprar outro veículo, repassando este em troca. Então veio a surpresa. !1 ocasião o vendendo solicitou uma vistoria cautelar. Após levá-lo para vistoria, meu veículo foi reprovado, indicando nível 3 (alto nível de recusa para seguro). Mostra que foi veículo oriundo de leilão. Entretanto não há nada na documentação dele e consegui inclusive fazer o seguro do veículo. Como descubro o que pode estar acontecendo?Esta informação não deveria aparecer na documentação? Simplesmente não sei o que fazer agora, a concessionária se recusou a ficar com meu veículo e não sei se posso fazer essa venda a terceiros ou posso me complicar com isso?

  50. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Possivelmente o veículo sofreu um sinistro de pequena monta, que não é necessário registrar no documento. O que você vai conseguir descobrir é quando o veículo passou por leilão, não mais do que isso.
    Tente vender o carro para particular, informando que o carro possui passagem por leilão, porém no documento não consta a informação. Possivelmente terá que vender um pouco mais barato, mas creio que você conseguirá vender.

    Um abraço!

  51. Boa noite.
    Estou comprando um veículo que não consta nada no documento.
    Em contrapartida ao realizar uma consulta em site especializado, consta sinistro, mas não consta leilão.
    O que pode ter acontecido nesse caso?
    Obrigado.

  52. Olá,

    O carro pode ter sofrido um sinistro de pequena monta, ter sido acionado o seguro para repará-lo e depois ele continuou circulando normalmente com o antigo proprietário. Como a seguradora pagou o conserto, registrou que o veículo sofreu um sinistro.

    Um abraço!

  53. Olá,

    Não conheço como retirar a informação de recuperado do documento.

    Um abraço!

  54. Gerei um relatório no site da dekra de um veículo que estou interessado em comprar e que consta no documento como recuperado csv:números. neste relatório aparece um item assim: oferta de leilão (base 1/ remarketing) quando clico neste item aparece informação da data do leilao,status da avaria: c-com Dano. O que significa base1 /remarketing ?

  55. Olá,

    Base 1 é a base onde foi registrada a informação de que o veículo passou por leilão. Existem 4 bases mais usadas para registrar a informação.
    Remarketing é como algumas empresas de chamam os veículos após vendê-los no leilão.

    Um abraço!

  56. Estou olhando um carro para compra. Ao consultá-lo, consta a seguinte informação: “Ofertas em leilão (Base 1 / Remarketing)”. O carro encontra-se em nome da Tokio Marine Seguros. O vendedor alega ter comprado o carro que era de Leasing. Como eu posso saber se esse carro já sofreu um Sinistro? Se já bateu e foi recuperado, etc?

    Muito Obrigado

  57. Olá,

    Para saber se o carro já sofreu sinistro e foi recuperado, só através de uma perícia e um laudo cautelar feito em uma boa empresa.
    Ou pode também verificar com o seu mecânico e funileiro de confiança que poderá identificar detalhes de reparo.
    Mas por estar em nome de seguradora, são grandes as chances dele ter sofrido leilão por sinistro e não por leasing atrasado.

    Um abraço!

  58. Olá! Boa noite!
    Tenho uma dúvida por favor!
    Estou negociando um carro, porém no laudo só consta restrições histórico de leilão base 1. O que seria isso?
    Porque no demais nada consta e no documento também está tudo ok. Não tem nenhuma informação restringindo.
    Mas fazendo algumas cotações de seguro, apareceram algumas seguradoras disponíveis para vistoria e outra não aceitando. Seria normal também isso?

    Obrigado!

  59. Olá,

    Existem 4 bancos de dados mais usados para registrar que o carro passou por leilão.
    No caso esse veículo foi registrado na base 1, por isso só aparece base 1.
    Como não consta nada no documento, possivelmente foi um leilão de banco.
    Por esse motivo também algumas seguradoras aceitam e outras acabam não aceitando.

    Um abraço!

  60. Bom dia estamos com um carro sinistrado de grande monta, sendo que estou indo nos órgãos de transito para fazer a baixa , sendo que eles dizem que não é possível pois o veiculo é financiado tem que pagar o financiamento primeiro tem 24 parcelas de 1.200,00 reais , não temos condições de pagar essas parcelas no ato, minha duvida tenho que ficar fazendo o licenciamento anual do veiculo mesmo ele não tendo mais condições de rodagem, este veiculo não tem seguro, tem alguma forma de não fazer o licenciamento nessas condições.

  61. Olá,

    Provavelmente pelo fato do carro estar financiado e alienado a baixa está sendo negada.
    Sem dar a baixa, é preciso fazer o licenciamento anual sim. Caso não faça seu nome pode ser inscrito na divida ativa.

    Um abraço!

  62. O meu carro tbm na consulta apareceu “ BASE 1 “ mas n consta o leiloeiro e nem o comitente sendo q o carro é do mesmo dono desde 2015 e na consulta aparece a data do leilão em 27/07/17 e o antigo fez vistoria no detran no dia 26/07/2017 comprovado data no CRLV 2017

  63. Olá,

    Pode ter sido um erro de cadastro da informação na Base 1 ou o carro pode realmente ter sido leiloado. É difícil saber só com essas informações.
    Tente se informar com o Detran do seu estado ou descobrir qual empresa cadastrou a ocorrência de leilão para verificar.

    Um abraço!

  64. Olá, comprei um carro e nada constou no documento. Quando foi financia-lo a financeira não aceitou dizendo que por ter origem em leilão. Fiz uma pesquisa nos órgãos e obtive a seguintes informações: Origem da Informação LEILÃO BASE 1;Leiloeiro N/I;Ano 2006/2006; Lote NÃO DIVULGADO; Comitente NÃO DIVULGADO; Data do leilão 25/04/2011; Status NÃO DIVULGADO; Pátio NÃO DIVULGADO; Status de Avarias B-SEM ANÁLISE . Levei num funileiro de minha confiança e o mesmo não identificou nenhum dano, informando “estar com os pontos lacrados”. Como conseguiria as fotos do leilão pois pretendo vender o veiculo e as financeiras não aceitam.

  65. Olá,

    Infelizmente as empresas de banco de dados foram proibidas de divulgar fotos após uma decisão judicial.
    Acredito que foi uma pena e os consumidores sairam perdendo muito com isso.

    Um abraço!

  66. Boa noite, fiz uma busca no site chekauto e apareceu que o veículo foi leiloado pela seguradora (Porto Seguro) e no Statos de avarias consta: C-COM DANO. Isso tem haver com pequena-media ou grande monta? Desde já agradeço pela vossa atenção

  67. Olá,

    Não necessariamente, já comprei carro de leilão de banco que estava com um amassado no paralama e foi classificado dessa forma.
    Geralmente se o carro tem algum dano, eles colocam essa classificação mesmo que seja carro de leilão de banco. Mas claro, a grande maioria são veículos com sinistro de pequena, média ou grande monta.

    Um abraço!

  68. Bom dia! Estou negociando um veículo com particular, parando preço de tabela e fazendo um laudo pela internet (checkauto) não consta historico de leilão, porém, ele aparece 10 vezes como oferta de leilão Base 1 / remarketing. O que isso significa? O veículo tem que ter algum desconto?

  69. Bom dia ! Estou negociando um veiculo e fazendo um laudo pela internet (check@uto)diz: histórico de leilão: nada consta. Porém, em ofertas de leilão base 1 / remarketing constam 10 ocorrências. Sendo Comitente : GM – Status / Pátio / Leiloeiro / Status : não informado. Status avaria: C-com dano. O que isso significa? o carro foi leiloado? o negócio é para pagar tabela fipe. Nessas condições ele deveria ter deconto?

  70. Olá,

    Sim, possivelmente esse veículo era da frota da GM ou uso de funcionários e foi vendido em leilão pela própria montadora.
    Tentaria negociar um desconto, pois a avaria pode ser algo pequeno e superficial que foi reparado ou algo mais a fundo.
    Geralmente todo carro vendido em leilão acaba aparecendo alguma avaria, mesmo que seja um risco pequeno. É meio que um padrão colocar qualquer dano como avaria.

    Um abraço!

  71. Boa noite. Primeiramente parabéns pelo site e profissionalismo em sanar diversas duvidas. Comprei atualmente um carro ano 2013, impecável, sem detalhes, pneus novos, baixo km, etc…e no ato de fechar negócio o vendedor informou ser de leilão, e aceitei negócio. No CRLV não consta nada, mas fiz uma busca de histórico e consta: Leilão Base 1, e Status de Avarias:C-Com dano. Seria apenas anotação de dano como observação para venda no leilão? Consigo assegurar o veículo? Nunca comprei carro proveniente de leilão, então estou inseguro. Obrigado!!!

  72. Olá,

    Geralmente a observação de C-Com dano é padrão e todos os carros vendidos em leilão tem essa observação quase, seja por um risco, um ralado no parachoque ou um sinistro mais grave. É uma anotação muito abrangente e que os leilões colocam quando classificam os carros que chegam ao pátio.
    Se o carro não teve um sinistro grave acredito que você conseguirá fazer o seguro sim, porém pode ter alguma seguradora que restrinja, mas outras que aceitem. Vale a pena pesquisar.

    Um abraço!

  73. Boa noite,comprei um carro de um amigo do trabalho,fiz seguro,transferência,fui troca-lo e na concessionaria me informaram que era de leilão,nunca imaginei,entrei no site checkauto e consta leilão base 1 data 20/12/2007 o carro que tenho e 2006/2006 abaixo segue as informações obtidas,gostaria de saber o que seria essas informações e se devo me preocupar,desde já agradeço.
    Origem da Informação LEILÃO BASE 1
    Leiloeiro N/I
    Ano 2006/2006
    Lote NÃO DIVULGADO
    Comitente NÃO DIVULGADO
    Data do leilão 20/12/2007
    Status NÃO DIVULGADO
    Pátio NÃO DIVULGADO
    Status de Avarias A-SEM DANO

    Origem da Informação LEILÃO BASE 1
    Leiloeiro N/I
    Ano 2006/2006
    Lote 104
    Comitente NÃO DIVULGADO
    Data do leilão 20/12/2007
    Status NÃO DIVULGADO
    Pátio NÃO DIVULGADO
    Status de Avarias A-SEM DANO

  74. Olá,

    O carro realmente tem um leilão em seu histórico, mas possivelmente não foi por sinistro.
    Acredito que se o carro estiver com uma boa estrutura, não há com o que se preocupar.
    Porém talvez você não consiga vendê-lo em lojas ou concessionárias que não pegam carro com histórico de leilão.

    Um abraço!

  75. Olá estou comprando um Honda Civic e numa pesquisa feita em 2016 que esta assim: score do leilão: E (AVARIADO-análise visual de pequena a grande avaria)
    Aceitação do seguro: 86%, e vistoria especial: MENOR.
    DESCRIÇÃO: veículo com risco médio de comercialização
    Já fui ver onde faz vistoria e diz que o carro não tem nada de errado e nao sabem o que significa esse score de leilão E. Pedi pra uma conhecida q trabalha no Detran verificar pra mim e ela disse q não consta nada… nem sinistro nem nada e que não sabem o significa o tal do score E….. me falaram q se eu quisesse fazer o seguro dele não conseguiria e que quando eu for vender se a pessoa for financiar , ela não pois ele ja foi de leilãoe. Agora não sei o que fazer… Você sabe me dizer o que significa esse score E ?? E se isso do comprador não conseguir assegurar o carro ou financiar é verdade??

  76. Olá,

    Não sei dizer o que significa esse score E. Como essa pesquisa é de 2016, talvez agora seja feita uma nova pesquisa ou solicitada uma vistoria especial para aprovar o seguro ou financiamento, pois se o carro tiver passagem por leilão, realmente não são todas as empresas que aceitam financiar ou fazer seguro.

    Um abraço!

  77. Bom dia. Comprei um carro em 2016, e ao tentar vender agora, tive problemas. O comprador não conseguiu fazer seguro, pois o carro teve sinistro. Aparentemente, consegui fazer em 2016-17, pois a informação do sinistro e leilão não constava no banco de dados da seguradora. Isso irá me prejudicar bastante na venda (desfiz a venda com o comprador por boa fé). Ao pesquisar em sites tipo car check, obtive a informação de que o carro foi leiloado em 2016 por uma grande seguradora por sinistro de MÉDIA monta. De acordo com a Resolução CONTRAN Nº 362/10, esse tipo de sinistro gera a obrigação de o Detran SP efetuar o registro como “SINISTRO/RECUPERADO”, caso o carro seja vendido pela seguradora e o comprador proceda aos reparos necessários e proceda a perícia obrigatória para o veículo estar apto a circular, certo? (a resolução é clara no sentido de que essa informação acompanha o carro sempre, mesmo com mudança de estado). Entretanto, fui enganado, pois não consta informação alguma no campo observações do CRLV/CRV. Soube agora, ao verificar, que uma pessoa comprou no leilão em SP e trouxe a brasília, mudando a a placa de SP para DF, transferindo para outra pessoa em seguida. Essa última pessoa me vendeu o carro dois meses depois. O que pode ter acontecido? Quem agiu de má fé ou foi responsável por ocultar essa informação? Pode ter havido falha da seguradora, ou o DETRAN/SP que não fez o registro do sinistro no campo “observações” do documento? Estou estudando o tipo de ação para buscar a recuperação de prejuízos na justiça e contra o responsável por omitir essa informação. Qualquer luz me ajuda, pois esse tipo de situação é nova pra mim e ainda estou colhendo informações junto ao detran.

  78. Olá,

    Possivelmente houve uma falha em algum momento dos registros burocráticos ou como outros leitores já comentaram aqui no site, quando é feita uma ou mais transferências inter-estaduais, a informação do sinistro “cai” do documento. Você pode entrar com uma ação e tentar identificar em que momento essa informação saiu ou se realmente não foi inserida no documento.
    Não sei se você conseguirá essa informação facilmente e nem se o seu processo irá compensar do ponto de vista financeiro, mas é um caminho que você pode seguir.

    Um abraço e boa sorte!

  79. Ola comprei um fusion de uma amigo carro finaciado cratao d seguro e tALS PERFEITO TDS SELOS LEVEI EM TRES LUGARES TIPO FUNILEIROS BLZ FIQUEI UM ANO COM O CARRO TRANSFERI P MEU NOME NAO CONSTA ND DOCUMENTOS CARROLINDO AI VENDI FIZEMOS UMA TRROCA E BOA AI CAMARADA FOI TRANSFERIR JA M FALOU DEU LEILAO E SINISTRO QUASE CAI MAIS TIPO TENHO CARTAO D QDO FOI FEITO SEGURO DO CARA Q COMPREI TIPO LEILAO FOI (20-05-2015) EM SAO PAULO E O CARTAO DO SEGURO ERA ( 18-06-2015) POUCOS DIAS E COMPREI O CARRO EM ((10-09-2015) MAIS A DIFERENÇA DA DATA DO LEILAO PARA O CARtao do seguro nao da 28 dias e moramos no interiror do parana nao sei oq aconteceu essas dayas tds os tramitis d documentaçao acho q nao e tao rapido assim tive q arrumar dinheiro p pagar o cara m devolveu o veiculo onde posso entrar p ver oq aconteceu ja entrei em check car check ok e outros consta tipo anotacao (c, com avaria ) ai descobri q o carro estva assegurado em 86¨% quero descobrir oq aconteceu alguem por favor pode m orientar obg ( sinistrado e leilao ) mais o carro e perfeito

  80. Olá,

    O cartão do seguro não é uma garantia que o carro não tenha passado por sinistro ou por leilão, pois muitas seguradoras fazem seguro de carro de leilão. Tente falar com o Detran do seu estado para descobrir mais informações sobre o carro.

    Um abraço!

  81. Olá Ricardo
    Obrigado por tantas informações úteis no seu site. Preciso da sua ajuda.
    Eu e minha esposa compramos um Honda Fit bem abaixo da tabela Fipe, vendo que isso poderia sugerir algo. O carro está muito bem estruturado, motor bom. Levei dois mecânicos de confiança e de oficina com grande reputação. Ele testou o carro, analisou motor e verificou que troca de óleo e outros fluidos seriam necessários . Também fiz uma busca intensa nos sistemas do Detran, Denatran , delegacia de roubos e furtos. Nada constava a respeito do carro. Nada consta na observação do Crlv. Então ficamos tranquilos e decidimos bater o martelo fechando a compra. Fomos para a casa bem felizes ( na quinta feira dia 31/01/2019). Como já tínhamos cotado vários seguros então decidimos fechar com um deles. Na sexta feira , fomos informado que a Porto seguro recusou o seguro. Foi um dia intendo tentando descobrir qual o motivo. Resultado, o corretor disse que era carro e leilão com sinistro nível 4 ( o que é complicado pois não existe padrão para classificar os sinistros perante as empresas ). Então, decidi fazer uma vistoria na dekra, que nos custou 300 reais . Resultado: não há indícios de sinistros, mas o carro foi leiloado e na validação consta também que um lado do carro foi pintado( isso até o vendedor informou) mas não disse a procedência. É claro que houve acidente com o veículo, podendo não ser tão grave . Também verificou que o radiador está levemente amassado. O carro está impecável, o documento ok e jamais diríamos sobre a procedência. Enfim, o relatório diz que o carro está não confirme pelo fato de se de leilão, pelo fato de ser pintado e também um amassado na longarina direita traseira ( único dano na estrutura). Obviamente o carro foi mais barato, porém poderíamos ter sido informado. Estou na dúvida se ficou ou não com ocarro. Recibo já foi assinado mas todos dizem que tenho direito a ser reembolsado e devolver o carro, pois o vendedor pode ter agido de má-fé. Qual sua opinião. Lembrando, no documenfo não consta sinistro nem recuperado e também na análise não consta sinistro, apenas histórico de leilão. Obrigado pela atenção

  82. Olá,

    Infelizmente nem mesmo carro zero você está seguro que não houve retoques ou não haverá problemas. Já vi carros zero que foram vendidos e entregues com retoques de pintura devido a danos na concessionária ou no transporte. Já vi também uma falha de montadora que emitiu o mesmo numero de motor para dois veículos zero km…
    No seu caso, é algo simples. Acredito que o carro teve um sinistro de pequena monta. Não dá pra dizer se foi a seguradora que vendeu ou se o carro acabou indo para leilão após o sinistro e já com outro proprietário. Como não consta no documento e nem no histórico o sinistro, os seus mecânicos atestaram a boa condição de uso e segurança do veículo e você pagou um valor um pouco abaixo, acredito que possa ficar com o carro sim sem ter problemas futuros.
    Quando for vender, apenas informa o novo dono que o carro possui no histórico uma passagem por leilão.

    Um abraço!

  83. Boa noite.
    Conforme a maioria, fiz uma compra particular de um I30 2010/2011. Fiz procedimento de compra e venda, a vistoria de transferência… Até aí, tudo bem.
    Fui para o passo de segurar o carro; e me vem a surpresa.
    Seguro negado devido ao RISCO.
    A empresa Seguradora não se qualificou em me explicar ao fundo este tipo de recusa.
    No outro dia procurei um corretor, ótimo profissional. Ele derivou a proposta à outra seguradora, em que também foi recusado.
    Esta seguradora ainda informou que a restrição é devida à marcação de chassi.
    Nos documentos tudo ok sem nenhuma informação pertinente a algo restrito, site DETRAN tudo ok tb.
    Por conta decidi fazer uma consulta mais apurada e consta mesmo uma restrição:

    LEILÃO BASE 1
    Leiloeiro N/I
    Ano 2010/2011
    Lote 0080
    Comitente BRADESCO SEGUROS S/A
    Data do leilão 23/07/2016
    Status NÃO DIVULGADO
    Pátio NÃO DIVULGADO
    Status de Avarias C-COM DA

  84. Olá,

    Ocultei os dados do veículo para preservar, mas pela pesquisa que você enviou, possivelmente esse veículo passou por algum sinistro e foi vendido em leilão do Bradesco Seguros.
    Pela experiência que tenho no mercado, pode ser até que o sinistro seja de média monta, havia alguma observação no documento e após transferências interestaduais elas acabaram caindo.
    Porém, na hora de fazer seguro isso permanece na base das seguradoras.
    Estou com um carro do mesmo modelo que o seu porém 2012 que comprei do banco Itaú. De fato o seguro fica um pouco caro e a seguradora aceitou apenas 80% da fipe. No caso desse carro, houve um encontro do risco do histórico de leilão com o histórico de roubo elevado e custos altos de reparação por ser importado. Tudo isso contribui para a recusa da sua seguradora ou custo mais elevado e apenas 80% da fipe no meu caso.
    A dica que deixo é procurar outras seguradoras ou opções.

    Um abraço!

  85. Olá,

    Significa que o veículo já sofreu um sinistro, a seguradora pagou o valor de um outro carro para o segurado e ficou com o carro para ela. Posteriormente, vendeu o carro em leilão.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *