Como Começar

O ponto principal que até hoje ainda afasta muita gente dos leilões é não saber como começar. Espero que essa postagem ajude a mostrar como é fácil você começar a fazer bons negócios em leilões.

Antigamente não havia internet para consultar editais, veículos e condições dos leilões. Havia a publicação nos classificados dos jornais de um anuncio muito resumido comunicando que haveria um leilão. Era uma publicação com conteúdo legal basicamente que despertava interesse apenas nos compradores com fins profissionais como desmanches e revendas de veículos. Esses interessados se dirigiam até os locais de leilão, retiravam o edital, vistoriavam os veículos e davam seus lances.

Com o avanço da internet, ficou muito mais fácil você ler todo o edital, todas as condições, prazos, documentos e lotes. Esse é o primeiro passo! Consulte os sites de várias empresas diferentes e leia tudo que estiver disponível sobre os leilões dessa empresa, além é claro de observar os lotes pela internet. Caso você não tenha ou não goste da internet, pode fazer tudo isso retirando o edital do leilão e visitando pessoalmente os veículos um dia antes do leilão ou no próprio dia do evento.

O segundo passo é acompanhar um leilão. Se possível vá ao local, veja os carros, as pessoas, acompanhe os lances, converse com algumas pessoas, enfim, participe como espectador algumas vezes antes de comprar o seu primeiro carro. Quando estiver acompanhando o leilão, procure anotar as condições de cada veículo (se tinha muitos detalhes para arrumar ou se estava perfeito) entre aqueles que mais chamaram a sua atenção. Anote também os valores, dessa forma você conseguirá saber em outros leilões, quando for comprar o seu carro, por quanto determinado veículo daquele ano e modelo costuma ser vendido, assim poderá julgar se tem uma boa oportunidade ou não. Por exemplo: Um Civic 2009 pode sair por R$ 22.000,00 em um leilão e outro carro, do mesmo ano e modelo sair por R$ 28.000,00 em outro. A diferença é que o primeiro carro estava com vários pequenos amassados, sem as rodas originais, pneus carecas e estofamento rasgado, enquanto o segundo estava perfeito e muito bem conservado. Se você olhar só o fator preço, pode achar que o primeiro foi um negócio incrível, mas os custos para arrumá-lo devem ser levados em conta. Do mesmo modo, o segundo carro daria muito menos gastos e trabalho para quem o comprasse pagando um pouco mais caro. No final das contas, o valor final de ambos ficaria próximo.

Sobre acompanhar um leilão, você também pode fazer isso pela internet, muitas empresas transmitem seus leilões ao vivo pela internet. É uma forma também de você começar a acompanhar, porém a presença física ainda é muito mais emocionante.

Após acompanhar alguns leilões e estar a par de todas as condições você se sentirá muito mais seguro para dar os seus lances e comprar o seu primeiro carro. Ainda assim, você se perguntará se fez realmente o certo, pois o receio do desconhecido é natural no ser humano. Fique tranquilo, comprar carro em leilão conhecendo as condições e evitando surpresas, é muito vantajoso. Caso contrário o número de participantes não aumentaria como tem aumentado e os compradores fieis não seriam tão fieis como são. Siga os passos que indiquei e comece acompanhando os leilões, você vai gostar!

banner

About Ricardo Cintra

4 thoughts on “Como Começar

  1. Olá amigo , gostei do seu post, gostaria de que me tirasse uma duvida , veículos de pequena monta , necessita fazer vistoria no INMETRO ?
    Desde de já agradeço e parabenizo o seu artigo

  2. Olá,

    Não, veículos de pequena monta não precisam passar por vistoria em oficinas credenciadas no INMETRO para obter CSV.

    Um abraço!

  3. Olá amigo, parabéns pelo Site, excelente ferramenta. Minha duvida é a seguinte: Se eu compro um carro de leilão ano 2015, que obviamente se enquadraria no tempo de garantia de fábrica, esta garantia se mantem? Sei que nenhum termo de garantia (pelo menos acredito) citaria que no caso do veiculo ir a Leilão todas as garantias seriam anuladas. Não faria o menor sentido, pois o fato do carro ir a leilão não pode ser objeto de esquiva na hora de proceder com possíveis requerimentos de garantias ou atendimento de recall. Mais tenho esta duvida, se poder ajudar.

    Garantia de fábrica se mantem?
    Recall (se convocado) atende?

  4. Olá,

    Sim, a garantia de fábrica é mantida sim para veículos de leilão. Em convocações de Recall também são atendidos os carros que foram leiloados.
    Apenas faço uma ressalva, que alguns veículos vendidos em leilão de seguradora do transporte ou de fábrica, veículos esses zero KM, podem não ter garantia. É raro, mas já vi em alguns leilões e editais que falavam que os carros eram zero km, mas não teriam cobertura da garantia. De qualquer forma, é bom ficar de olho no edital dos leilões de veículos zero km, pois o fato do veículo ter sido leiloado não tira a garantia de um veículo seminovo.
    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *