Descobri que meu carro é de leilão (parte 2)

Caso queira ler a parte 1 sobre esse assunto, clique aqui.

Passado o susto inicial de descobrir que seu carro é de leilão, resta agora ver o que você pode fazer. Legalmente não há nenhuma lei que obrigue o vendedor a informar que o carro passou por leilão, porém pelo que tenho acompanhado na justiça, em algumas situações o comprador pode até conseguir uma vitória na justiça em um eventual processo contra quem vendeu o carro.

Mas quais situações seriam essas?

Resumidamente, a justiça tem entendido que na relação entre pessoas físicas comuns, do mesmo modo que o vendedor poderia informar, o comprador poderia pesquisar o histórico do carro e ver a ocorrência de leilão. Então depende muito de cada caso para provar que houve um prejuízo. Nos carros retomados de financiamento ou de renovação de frota, é praticamente impossível provar algum prejuízo, pois são carros que não sofreram sinistros nem nada que prejudique o carro. Eles apenas passaram por uma modalidade de venda diferente.

Se o veículo passou por leilão por motivo de sinistro e foi uma pessoa jurídica que te vendeu o carro sem que você tenha sido informado disso, cabe sim tentar alguma coisa. Nesses casos, vale a pena primeiro ir até a agência que te vendeu e tentar negociar trocando o carro por outro de valor e condições equivalentes. Caso o carro tenha sido financiado, é possível até mesmo fazer a transferência do financiamento. Acredito inclusive que essa seja a solução mais fácil e barata para você.

Outra opção nessa situação é entrar na justiça alegando que houve uma má fé do vendedor e que você foi prejudicado, pois pode provar facilmente o seu prejuízo com uma perícia mostrando as peças trocadas, reparos realizados e etc. Nesses casos existe possibilidade de você ganhar, mas pode demorar e você terá que arcar com custos de advogado.

Lembre-se sempre que quando for entrar com uma demanda na justiça é preciso cercar-se de provas para embasar a sua reclamação. Um seguro negado ou um financiamento recusado podem não ser argumentos suficientemente fortes para provar um prejuízo. Do mesmo modo que tentar justificar que uma revenda não quer pegar seu carro na troca ou quer pagar um valor menor pelo histórico de leilão pode não ser aceito como prova de prejuízo. É fácil para a outra parte alegar que não pega carros com alta quilometragem, carros de cores exóticas e etc. A recusa ou pagar um valor menor por um carro muito rodado é um direito da loja.

Reforço ainda que nos casos de carros sinistrados se você descobriu o histórico de sinistro logo após a compra e que o sinistro está realmente causando prejuízo a você, já registre isso, pois se demorar muito (mesmo com o histórico mostrando um leilão com data anterior da sua compra) nada impede o vendedor de alegar que o sinistro a 3 anos atrás foi bem diferente do que está agora. Ou seja, ele pode alegar que você teve um acidente com o carro por cima do sinistro já existente.

Dicas:

Se não conseguiu fazer um seguro tradicional, considere fazer um seguro contra terceiros e colocar um rastreador se o seu carro não tiver um valor muito elevado.

Caso seu carro tenha valor mais elevado, a sugestão é procurar as cooperativas de seguros ou seguradoras menos conhecidas. Elas possuem preços mais baratos que as seguradoras tradicionais.

Se não conseguir financiar, continue procurando e tentando obter o financiamento em outras financeiras. Muitas aceitam carros com histórico de leilão.

Ao vender sempre informar e fazer contrato registrando que você comunicou ao comprador o histórico de leilão do seu carro.

About Ricardo Cintra

7 thoughts on “Descobri que meu carro é de leilão (parte 2)

  1. Bom dia, um carro que foi roubado de seu dono, foi encontrado é passado por leilão, e sua estrutura não foi afetada, as pessoas olham como se vc fosse o assaltante, a ignorância destas pessoas que não sabem ler o laudo cautelar te acusam é querem depreciar seu carro , a pessoa foi roubada ela não tem culpa.

  2. É outra coisa, precisa ser explicado, se o carro foi roubado, encontrado, e foi vendido em um leilão por motivos sem que o carro tenha sofrido danos estruturais, isso não muda o valor, porque se o banco financiou ele pra Vc, verificou que não tinha nada que impediria essa negociação, sendo uma segurança, passar por leilão, não significa que o carro não presta mais que vc tem que vender por 10 reais, gente o Brasil precisa mudar essa mente fechada destas pessoas.

  3. Se seu carro está alienado a um Banco, ele procurou todos os problemas que poderia vir a ter, sendo assim, te financiou é vc está seguro que não houve sinistro de batida que danificadas a estrutura de seu carro.

  4. Outra coisa, porque não é feito uma separação destas situações, carro de furto achado, carro que deve danos reversíveis, carro de frota, o brasileiro é preconceituoso, e na o se integra de nada, mesmo o cara que faz o laudo ele não entende de leis ele só faz o laudo, se um carro está financiado é está num Seguro, só porque teve uma passagem por um leilão, precisa ser verificado antes de dizer seu carro vale a metade do que pede, olha fico muito chateada por existir pessoas que não entende nada.

  5. Precisa ser mudado o jeito de ver os carros , os que são de leilão é os quue passaram por lá por quaisquer outros motivos que não desabone seu veículo, vc pagou por ele não roubou, respeito é o mínimo.

  6. Olá,

    Concordo com você. Existe muito preconceito com veículos de leilão que são causados por puro desconhecimento das informações.
    A ideia do site é ajudar a explicar que não é porque um carro passou por leilão que ele não presta.

    Um abraço!

  7. Acredito que o pior problema são os ‘espertos’ que compram carros quase destruídos e vendem depois como se fossem carros novos.
    Eu acho que deveríamos ter uma forma de consultar o carro que foi leiloado.. Assim saberíamos o real problema daquele carro antes de comprar de alguém.
    Pois se for um carro muito batido, claro que ninguém vai querer pagar. O correto seria vender como SUCATA.
    Agora se for uma batida pequena, ou recuperado de furto, roubo, por falta de pagamento, qualquer um compraria.
    Mas a ‘etiqueta’ ‘LEILÃO’ já deixa qualquer um perplexo.
    E outra, o vendedor deve obrigatoriamente avisar a proveniência do carro.
    Eu mesmo estou processando um cara que me vendeu. Disse que o carro nunca tinha sido batido, que era impecável, mas o carro estava com a suspensão prejudicada.
    Fiz uma vistoria em uma autorizada e não constataram nada.
    Só depois de comprar que fiz uma consulta paga e foi constatado o leilão média monta o que procede um impacto muito grande no carro!
    Pedi para desfazer o negócio e o cara está agindo de má fé.
    O problema no Brasil infelizmente são os Brasileiros que se acham espertos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *