Como é um leilão de carros: Parte 2

Dando sequencia ao post anterior, onde comecei a contar como é um leilão de carros, ele é iniciado com o leiloeiro lendo as condições do leilão e em seguida com a apresentação dos lotes um a um na sequencia do edital e o valor inicial de cada lote em especifico, já iniciando as disputas.

A partir do inicio as pessoas vão levantando a mão (ou placas com números nos leilões onde as pessoas são previamente cadastradas) sinalizando para o leiloeiro que está dando um lance. Os valores dos lances são determinados pelo leiloeiro conforme o andamento. Caso a disputa esteja no começo ele atribui valores maiores (de 500 reais até 2 mil em média) para que o andamento seja mais breve, no final do lote, com a disputa restrita à poucas pessoas, ele começa a determinar valores menores (de 200 ou 100 reais) até a finalização do lote. Caso você vença um lote, alguém do leilão vem até você para pegar os dados e o cheque caução.

O ambiente e os participantes variam de cada leilão para cada leilão, mas normalmente um leilão de carros é um ambiente mais masculino com pouca presença de mulheres e crianças, porém isso não quer dizer que elas não estejam lá ou que sejam desrespeitadas por isso. Nunca presenciei nenhum tipo de desrespeito com as mulheres ou com qualquer outro participante por exemplo.

Não é raro o leiloeiro precisar chamar a atenção dos participantes devido ao excesso de agitação (vaias ou gritos durante os lances). O que costumo ver é que quando os lances sobem muito, algumas pessoas começam a se manifestar da forma como citei. Ou mesmo também quando ocorre muita demora por parte do leiloeiro para encerrar um lote ou seguir com a sequência do leilão. Esse comportamento geralmente parte de pessoas que só vão olhar e especular e acabam não comprando nada. Quem realmente vai focado em comprar, está concentrado e não tem tempo para esse tipo de coisa.

Talvez por esse motivo algumas empresas adotem a postura de cadastrar os participantes, desse modo elas sabem quem são as pessoas que estão participando do leilão e podem futuramente impedir a entrada daqueles que são mais barulhentos. O lado ruim é que vai inibir aquelas pessoas que vão apenas olhar e se verem uma oportunidade podem dar um lance, mesmo que não tenham ido com essa ideia em principio.

Na minha visão o leilão é sim um lugar para levar a família caso você esteja procurando um carro para comprar e que você vá usar. Assim todos podem ajudar a escolher e torcem junto durante a disputa pelo carro escolhido.

Destaco ainda a condução do leiloeiro, alguns são mais descontraídos e fazem brincadeiras e piadas durante a apresentação, outros são mais sérios e rígidos. Já vi leiloeiros que tiraram taxas para acelerarem a arrematação de algum lote que estava a muito tempo em leilão, outros que brincaram com os participantes que se ele queria moleza, deveria ir em determinado leiloeiro.

Enfim, procurei passar um pouco de como é o ambiente de um leilão, mas aconselho que você vá até um leilão de carros, faça a visitação aos veículos e acompanhe o andamento, assim você pode tirar as próprias conclusões. Aproveite o espaço dos comentários para falar sobre algo que esqueci de citar ou contar alguma situação que você viu nos leilões.

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About Ricardo Cintra

5 thoughts on “Como é um leilão de carros: Parte 2

  1. eu acompanho aque em minas o leilão do palacio dos leilões, e já estou tentando abrir uma empresa para comprar sucatas, para revendas de peças usadas e para usar nos veiculos que pretendo comprar também, aqui tem gente que chega até o valor de tabela fipe no carro eu vi a poucos dias atrás o cara arrematar um punto bleckmotion que na tabela estava 46 mil, e o cara arrematou o carro por 43 mil, isso foi o valor do arremate mai 5% da comissão e mais a despesa chegou ao valor de tabela, que pessimo negocio.

  2. Olá Ricardo,
    arrematei um carro em leilão via web e confesso que agi no impulso em relação ao estado mecânico do carro. Nas fotos, o carro se apresentou bem convidativo e não havia nenhuma observação no edital com relação ao estado do carro. A minha dúvida é: se não há observação, significa que o carro apresentava perfeitas condições até o momento da vistoria? Eles fazem testes no veículo para ver se ele está funcionando e se conta com todos os itens obrigatórios, como macaco, estepe, etc…? Pergunto isso porque no mesmo edital vi vários veículos com observações desde chassi oxidado até veículo com gnv não regularizado. O carro foi arrematado por cerca de 70% do valor de mercado (contado já com a comissão e taxas) e, por isso, achei um bom negócio. Outra questão é em relação a retirada do veículo, não sei ao certo como devo proceder para conferir se tudo está ok com o carro. Vc teria por acaso disponível algum checklist para acompanharmos os itens que devem ser observados no momento da retirada? E outra, provavelmente o carro não funcionará pois está parado há mais de 5 meses (fazendo uma busca, acredito q pela ultima multa dele, está parado no pátio nesse período). Saberia me informar se o pessoal do leilão toma cuidados com o veículo de liga-lo e/ou calibrar os pneus para não depreciar ainda mais o produto? Já que hoje a maioria das ofertas se dão pela visualização na internet, não seria propaganda enganosa (e por isso passível de processo) publicar fotos de um veículo em boas condições e entregas um em más condições?
    Obrigado

  3. Olá Marcelo!
    Primeiramente parabéns pela compra!
    O problema de comprar carros olhando apenas as fotos é que geralmente elas são tiradas quando o veículo entra no pátio e até ele ir a leilão, muita coisa pode acontecer dentro do pátio (ralados, amassados, furtos de peças e acessórios…). O fato de não haver observações no edital é um bom indicio de que quando o veículo entrou no pátio, estava em boas condições mecânicas e mesmo antes do leilão também. Quanto aos testes nos veículos, a maioria realmente faz testes mecânicos e verificam a presença desses itens que você citou. Sobre a parte mecânica, a maioria informa a existência de problemas no edital como cortesia, para fins legais a informação é de “veículo sem teste” ou “veículo no estado que se encontra”. Sobre os itens acessórios, isso acaba ficando uma informação interna que você dificilmente terá acesso… Pode ser que você não encontre nada, pode ser que encontre um estepe ou um macaco que não seja do carro que você comprou, como pode ser que venha com tudo certinho.
    Em relação a segunda parte da sua pergunta, a retirada do veículo também varia conforme a empresa. Minha recomendação principal, é conferir o chassi e as placas do veículo se estão corretas com a nota fiscal emitida. Antes de assinar o termo de retirada, confira isso, pois, acredite, já vi entregarem carro errado. Os outros detalhes acho difícil você conseguir questionar e ganhar alguma coisa no ato da retirada, até hoje nunca vi isso acontecer se não for na base da amizade com a pessoa que libera ou oferecendo uma grana. Por uma graninha ao liberador, seu carro pode vir com tapete, estepe, macaco, chave de roda, triangulo, bateria nova e até um rádio no porta malas. Já vi isso também.
    Já vi carro ser entregue sem chave (no edital não dizia nada) pois no pátio perderam a chave. Você pode usar os meios que estiverem disponíveis para reclamar e tentar fazer valer seu direito, mas isso pode implicar em demora e aborrecimento por valores pequenos. Sempre penso no custo de um advogado e na demora.
    Na entrega geralmente as empresas fazem a gentileza de encher os pneus e dar a partida no veículo se você solicitar, mas você também pode ouvir que isso não é obrigação deles. De todo modo, se você quiser economizar o valor do guincho, leve um amigo com você, um galão com combustível, uma garrafa de água (para completar o radiador) e um cabo para fazer uma chupeta na bateria. Se alguma luz do painel não apagar ou se o carro estiver com algum barulho muito estranho, desligue e chame o guincho para levar até o mecânico.
    Se essa foi sua primeira compra, é normal a sensação de dúvida e se questionar se fez um bom negócio. Até mesmo um arrependimento pode bater, mas isso passa. Após o mecânico fazer uma revisão e uma boa lavagem, você vai ver que fez um ótimo negócio!
    Um abraço!

  4. estou doido pra comprar um carro de leilão mas não sei como devo avaliar o carro na visita…tenho medo de não fazer um bom negocio e acabar gastando um dinheiro acima do programado pra colocar o carro em boas condições de uso!!

  5. Olá,

    Recomendo que você comece a frequentar os leilões e comece a olhar os carros para ir pegando experiência. Procure tirar fotos, mostrar para mecanicos, funileiros e aos poucos ir tomando conhecimento. Além disso, você pode cotar reparos para ir tendo mais contato com os valores médios de consertos. É possível também fazer cursos sobre o tema para você ficar mais seguro. Mas o primeiro passo é começar a frequentar os leilões e olhar os carros.

    Um abraço!

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