Chassi danificado

Corrosão em motor ou chassi

Não é incomum encontrar nos editais dos leilões alguma observação quanto a motor ou chassi dos veículos que estão sendo leiloados. Geralmente essas observações se referem à ferrugem, corrosão ou oxidação de número de motor ou chassi, número de motor não cadastrado, número de motor trocado ou até mesmo veículo sem placa. Vou falar um pouco sobre cada situação, caso você encontre um veículo assim em algum leilão.

Chassi ou motor com pontos de oxidação/corrosão/ferrugem:
Tem sido bastante comum encontrar veículos com esse tipo de anotação e quer dizer que o veículo apresenta pontos de ferrugem na numeração do chassi na carroceria ou na numeração do motor no bloco. Eu já comprei vários carros com pontos de corrosão no chassi e consegui recuperar os chassis sem precisar remarcar. Esse trabalho pode ser feito por um funileiro ou alguém que tenha os produtos para limpar a ferrugem e depois passar um fundo de tinta sobre a numeração. Mas atenção, a numeração pode ser recuperada caso os números ainda estejam legíveis. Se já tiver apagado os números ou tiver furado o chassi, aí só mesmo a remarcação. Geralmente no edital fala “chassi corroído, remarcação por conta do arrematante” quando o caso é mais grave.

Número de motor não cadastrado:
É uma exigência legal que todos os motores estejam cadastrados na base BIN. Carros muito antigos que não são transferidos faz tempo, talvez precisem ter o número do motor cadastrado, caso isso ainda não tenha sido feito. Se o motor for original e a numeração bater com a numeração da montagem, é só fazer uma declaração que você se responsabiliza por assumir a origem legal daquele motor e pedir para o seu despachante cadastrar quando for fazer a transferência.
Outro aspecto é a questão do cadastramento do motor na base estadual. Cada estado tem um padrão para cadastrar em seu Detran o número do motor e por isso quando você transfere o carro de um estado para outro, talvez precise fazer esse cadastramento novamente. Os nossos parceiros Renato e Giuliano do site Lucrando com Leilões falam um pouco sobre isso. Clique aqui para ler.

Número do motor trocado:
Essa informação vem, pois o motor original pode ter fundido ou quebrado e a pessoa optou por comprar um outro motor e colocar no veículo sem se preocupar com a parte legal e burocrática da coisa. Geralmente essa anotação vem com a observação que será necessária a troca do bloco (partindo do principio que você não vai fazer o termo assumindo que o bloco que está lá é de origem legal, pois caso o bloco que esteja lá seja de um veículo roubado, você vai ter sérios problemas). Nesse caso recomendo que você compre um novo bloco e cadastre-o no seu veículo durante o processo de transferência, comprovando a origem legal daquele bloco com a nota fiscal de compra.

Veículo sem placas de identificação:
Se as placas tiverem sido arrancadas ou roubadas (geralmente acontece com veículos recuperados de furto/roubo) será preciso pedir a confecção de novas placas. Agora se houver a possibilidade de que a placa original do carro tenha sido roubada para ser usada em um carro clonado ou dublê, você vai precisar procurar a polícia e o Detran para pedir uma nova numeração de placas para o veículo. Assim você não teria problemas.

banner

About Ricardo Cintra

27 thoughts on “Corrosão em motor ou chassi

  1. Olá, nunca comprei em leilões mas ultimamente tenho acompanhado e ficado atraído pelos valores. Minha pergunta é; esses carros tomados de financiamentos, além do valor do arremate e dos custos com documentos e logística tb terei que assumir a dívida com a financeira? Ou paga o valor que está no leilão e pronto.

  2. Olá,

    Realmente comprar carros em leilão é um excelente negócio!
    Os carros recuperados de financiamento já vem com a situação regularizada com a financeira. A divida não será passada para você. Só paga o valor do leilão e pronto! Aí é só curtir o carro ou o lucro da venda.

    Um abraço!

  3. Bom dia,
    Não é para se falar em excelente negocio, porque precisa tomar cuidado com quanto se paga no valor pois não se pode verificar nada no funcionamento do carro, e o mais que pega no leilão é a hora da revenda. Ninguém te fala isso
    Carro de leilão sai com ´HISTÓRICO de leilão no prontuário e ultimamente as seguradoras não estão aceitando seguro dos mesmos
    então cuidados com o bom negocio que muitos dizem….além do que grande maioria dos revendedores não aceitam carro com esse histórico não importa se é recuperado de financiamento ou frota, muito menos se for sinistro que deveria ser inutilizado mas para não perder dinheiro as seguradoras revendem ……Prá quem quiser essa é a dica dos inconvenientes do leilão que pode ser bom negocio. Aha…não falei que muitos leilões demoram muito para entregar a documentação do bem arrematado.

  4. Olá,

    Bom, você listou todos os pontos negativos.
    Veja os pontos positivos também.

    Um abraço!

  5. Ricardo ,

    Eu nunca comprei em leilões , mas estou estudando muito o assunto antes de começar. A única questão que me aflige realmente é quanto a esse histórico de carro de leilão que aparece nas pesquisas de empresas especializadas. Isso está fazendo com que eu repense entrar nesse negócio porque não quero ter problemas na hora de revender . Já fui a alguns leilões e percebi que o processo é fácil , não diria totalmente seguro porque não há como vistoriar os lotes com mais profundidade. Mas é um bom investimento , arriscado , porém o retorno é alto se comparado a aplicações financeiras oferecida pelo mercado.

    Como você já deve ter revendidos vários carros de leilões , alguma vez teve esse tipo de problema , de constar histórico de carro de leilão e o comprador querer devolver o veículo?

    Obrigado, seu site tem me ajudado muito na tomada de decisão para quem sabe, entrar nesse mundo do leilão.

    Um abraço!

  6. Olá,

    Obrigado pelos elogios!
    Sobre o histórico nos sites de pesquisa, ele vai aparecer. Se você não quer problemas na hora de vender, informe o histórico de leilão, faça um contrato de compra e venda e coloque isso. Assim você não terá nenhum problema.
    Caso não queira informar, há a possibilidade de a pessoa posteriormente reclamar, porém, ela tem que provar que foi lesada. Em uma relação entre pessoas físicas, é uma discussão jurídica complicada, mas dificilmente você perderá. Pois do mesmo modo que você poderia ter informado, a pessoa poderia ter pesquisado.
    Nos carros que vendi, todos eles foram adquiridos em leilão de banco, não eram sinistrados.
    Em alguns casos informei e outros não. Hoje procuro informar o histórico e ter um preço mais competitivo que compense esse “problema”.
    Se eu comprasse carros sinistrados, eu informaria em todos os casos, pois a possibilidade de dar problema é bem maior.
    Carros recuperados de financiamento ou de frotas, a restrição é um pouco menor.

    Um abraço!

  7. Olá,
    Venho acompanhando alguns leilões na modalidade online aqui do meu Estado, tenho uma duvida, a seguinte: Depois de arrematado uma moto, quando eu for busca-la, posso fazer o transporte na carroceria de um carro ou tenho que contratar uma empresa especializada para fazer essa viagem? Lembrando que o trajeto e dentro do próprio Estado. Desde já agradeço!

  8. Olá,

    O transporte pode ser feito sim, desde que esteja em condições de segurança e acomodação adequados.
    Além disso, com a nota do leilão você pode fazer o transporte sem ter problemas caso seja perguntado a você a origem da moto.

    Um abraço!

  9. boa tarde

    gostaria de saber o preço em media que fica pra consertar uma moto com chassi com inicio de oxidaçao.

  10. Olá,

    Para recuperar chassi de carro com inicio de oxidação você vai pagar de 50 a 150 reais em média. Esses preços são as médias do que pago em cidades de porte médio do interior de SP e MG.
    Chassi de moto eu nunca precisei mandar fazer recuperação, então não sei dizer o valor.

    Um abraço!

  11. Olá amigo . Excelente a proposta do site.
    Quando um lote vem com a expressão: “motor corroído”, significa a numeração? ou de fato o motor se encontra corroído?

  12. Desculpe a informação acima é “motor oxidado” e não motor corroído.

  13. Olá,

    Geralmente é a numeração que está ilegível. Algumas empresas colocam motor oxidado, outras corroído, mas a informação refere-se ao número no bloco do motor.
    Caso o bloco do motor esteja furado, o motor estaria sem funcionar, aí as empresas costumam colocar no edital “Motor danificado”.

    Um abraço!

  14. bom dia, comprei um carro zero km no leilao, ele tinha sido batido na cegonha e estava ate com os plasticos no banco só troquei um farol e comprei o step , gostaria de saber se tenho direito a garantia de fabrica, no edital diz que não tem garantia .

  15. Olá,

    Normalmente de acordo com o edital, o veículo é vendido sem garantia de fábrica quando é comprado em uma situação como a que você relatou. Porém já soube de casos em que mesmo o edital dizendo que não haveria cobertura da garantia, a pessoa fez revisões na concessionária e usou a garantia sim quando precisou e não teve nenhum problema.
    Então o que posso dizer é que normalmente o veículo não teria garantia pelo que diz no edital, mas pode ser que você consiga usar a garantia sim.

    Um abraço!

  16. Olá, Quanto tempo em média demora após a arrematação do veículo para eu conseguir o documento do carro leiloado?? tem como resolver esses problemas com despachantes???

  17. Olá,

    A entrega da documentação demora prazos diferentes conforme a empresa de leilão. Veja no edital do leilão a previsão de entrega da documentação. Antes da empresa de leilão te dar a documentação não tem o que o seu despachante possa fazer.

    Um abraço!

  18. Olá!

    Estou querendo me inserir neste universo de leilão, para tentar melhorar um carro de 2004 que não consigo sair dele. Paguei 32 mil num carro que valia na época 16 mil (parcelei em 60x sem entrada) por não ter experiência de crédito e avaliando o mercado acredito que só de não ficar endividada ou até mesmo comprar um carro de leilão sem saber parcelado e pagar juros, os contras acabam sendo insignificantes.
    Me aconselharam não pagar mais de 60% do valor da tabela Fipe para não ter prejuízo. O que você me diz?
    Muitas dúvidas

  19. Olá,

    Depende do carro, do estado que ele está, do que precisará ser feito e etc.
    Um carro em ótimo estado dá pra pagar até 70% da fipe e ainda ter lucro numa venda.
    Recomendo que você se informe o máximo possível sobre os leilões, que você procure avaliar bem o carro antes de dar lance para depois não ter custos surpresas. Recomendo o curso Predador de Leilões para você aprender mais antes de começar.

    Um abraço!

  20. Olá, estou vendo alguns leilões e pensando em adquirir um carro. Caso eu faça oferta e compre, eu já posso usar o carro? Ele já vem com a documentação? Ou se não, como eu faço para regularizar o carro e poder usá-lo normalmente?
    Em média qual o custo com documento? Obrigado meu amigo. Obs: Sou do Rj

  21. Olá,

    Alguns carros vêm com a documentação pronta, sendo necessário fazer apenas a transferência. A transferência é feita normalmente como se fosse qualquer carro comprado em loja ou de particular.
    Se você quer comprar e já usar, esse é o melhor para você.
    Recomendo que você leia os editais para ver a previsão de entrega de documentação dos carros em cada lote.
    Sobre custo, se for só a transferência, é o custo normal de transferência, se tiver IPVA em atraso, multas (isso é informado no edital) precisa ver os valores exatos das dívidas.

    Um abraço!

  22. Olá eu estou com uma dúvida, estou comprando uma moto no leilão do DETRAN RJ, na descrição da moto diz que ela está com o dígito do motor danificado por peça porém original o que isso significa e como posso concertar ???

  23. Olá,

    Pode acontecer de na vistoria de transferência o número não estar legível e você precisar arrumar para poder transferir.

    Um abraço!

  24. Olá , estou fazendo uma pesquisa aqui na cidade de São Paulo sobre alguns leiloes online, e um carro me chamou a atenção pelo preço baixo, pela falta de lances, e por ter em detalhes que o numero do chassi está em estado incial de corroão. O que acha sobre esse caso, valeria a pena comprar esse carro e arcar com uma restauração ou uma possível remarcação?

  25. Olá,

    Sim, carros com inicio de corrosão são bem simples de recuperar. Vai gastar no máximo uns 100 reais.
    Se estiver no incio, vale a pena correr o risco sim em minha opinião.

    Um abraço!

  26. Olá eu estou com uma dúvida, estou comprando uma moto no leilão do DETRAN RJ

    queria saber se tenho que pagar a total divida de ( IPVA , DPVAT OU MULTA ) QUE O VEICULO JA POSSUI OU APENAS

    PAGAR O ULTIMO ANO QUE FOI ADQUIRIDO PARA PODE VISTORIA ..:;

  27. Olá,

    Precisa verificar no edital se a moto virá com as dívidas quitadas ou se você deverá assumir.
    A maioria dos leilões já vende os carros sem dívidas, bastando apenas pagar o ultimo ano para fazer a vistoria.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *