Leilão como investimento ou fonte de renda

Existem diferentes motivos que levam as pessoas a comprar carro em leilões. Alguns querem pagar mais barato por um carro que vão usar por bastante tempo, podem querer comprar e vender carros para ter uma fonte de renda adicional, outros querem usar como investimento e há pessoas que querem fazer disso a sua principal renda. Vou falar um pouquinho hoje sobre gerar renda com carros de leilão.

Carro de leilão como investimento

Aqui o raciocínio é simples.  Imagine que você tem as suas economias aplicadas na poupança para usar um dia no futuro. Se você tiver 50 mil reais na poupança, em um ano isso vai te render algo perto de 3 mil reais. Se você pegar uma parte desses 50 mil e comprar um carro na faixa de 16 a 20 mil no leilão (após fazer uma boa análise e uma boa compra como já expliquei) é possível em 2 ou 3 meses no máximo ter os mesmos 3 mil reais de retorno com a venda do carro.

Ou seja, você teve um rendimento no seu investimento que pagou o mesmo que a poupança pagaria, mas investindo menos do que os 50 mil que você tinha na poupança e em um tempo menor.

Carro de leilão como renda extra

Essa é a modalidade em que me enquadro. Você tem o seu trabalho normal e separa um valor para comprar e vender um carro a cada dois ou três meses ao mesmo tempo em que vai usando o carro. Geralmente funciona melhor tendo dois carros pelo menos, assim você não fica a pé e enquanto prepara um carro para a venda, está vendendo o outro (ou já vendeu e está comprando um novo carro no leilão).

Partindo da ideia que você já tem um dinheiro para investir nessa renda extra, o que vai limitar os seus ganhos é o tempo. Às vezes não consigo preparar os carros que comprei no leilão para serem vendidos com a rapidez que eu gostaria, pois faço isso no meu tempo livre. Quando não tenho muito tempo para dedicar à preparação (indo atrás de peças, reparos, mecânico, polimento e etc.), mais tempo demora para o carro ficar pronto para a venda, ser vendido e eu obter a renda.

Carro de leilão como principal fonte de renda

Tenho recebido muito essa pergunta ultimamente. É possível viver da renda de comprar carros em leilão e vender? A resposta é sim, desde que você se prepare e faça isso direito.

A primeira coisa é saber quanto você quer ter de renda mensal. 5 mil por mês? 10 mil por mês?  Defina o valor que você precisa ou deseja.

Segundo: Encare como um negócio e como todo negócio, vai precisar de um investimento. Se você precisa de uma renda de 5 mil para pagar suas contas e sustentar sua família, vai precisar vender de dois a três carros por mês. Carros que tenham um valor médio de 15 mil aproximadamente.  Para vender dois ou três carros todo mês, você vai trabalhar com pelo menos 5 carros girando entre comprar, preparar, vender. Isso vai exigir que você tenha um valor para ter esses carros, um local onde possa guardá-los e etc.

Fiz aqui uma análise bem superficial procurando mostrar que os leilões podem servir sim como fonte de renda ou como investimento, basta ter organização e se preparar.

About Ricardo Cintra

11 thoughts on “Leilão como investimento ou fonte de renda

  1. Boa tarde, Ricardo.
    Já li todos os posts!
    São seu fã!
    Iniciei este ano as compras e revendas de carros. De início tenho uma dúvida:
    Comprei um carro no leilão, porém antes mesmo de receber o Documento dele um amigo quis comprá-lo. Posso vendê-lo e transferir direto no banco para o nome de meu amigo? Ou tenho que colocar no meu nome para depois ir p o dele?
    Obs. O carro é RECUPERADO DE FINANCIAMENTO.
    Desde já, Grato. E muito obrigado por compartilhar conosco seu vasto conhecimento.
    Forte abraço!

  2. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Infelizmente você não poderá passar direto para o nome do seu amigo, pois o documento de venda virá com os seus dados preenchidos no verso.
    Isso é um padrão geral das empresas de leilão, o carro geralmente sai com o documento preenchido com os mesmos dados que irá sair na nota fiscal.

    Um abraço!

  3. Amigo. Parabéns pelo site. Simples, objetivo e direto. Tirou muitas dúvidas tbm. Estou entrando nesse ramo. Sucessos

  4. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Sucesso e boa sorte na nova empreitada.

    Um abraço!

  5. Boa Noite Ricardo…

    Meus parabéns pelo site, com toda certeza você vem ajudando muita gente e se, acredita como eu, na lei do retorno, de alguma forma você será recompensado por isso, seja em suas compras e vendas, seja no crescimento do seu site.
    Como você, estou tentando iniciar no ramo de compra e venda de veículos afim de buscar uma renda extra (as coisas andam bem difíceis), e quem sabe mais pra frente se der certo, ter como uma renda principal, gosto muito de carrros, entendo bem de modelos, estou sempre atento ao mercado, também tenho conhecimento de mecânica, dentro do possível, sempre fiz a manutenção dos meus veículos o que já serve de grande ajuda pra não se meter em uma enrascada e além de que, como dizem, não é na dificuldade que devemos enxergar a oportunidade, vai que…rs
    Tenho pesquisado bastante nos últimos dias e confesso que dei uma boa revirada no teu site, estou muito em dúvida entre os leilões de Sâo paulo e do Rj (peguei uma indicação sua http://www.guariglia.com.br em um outro tópico, achei muito interessante),
    afinal, em sampa tem mais opções, e os valores são melhores, mas existe a dificuldade da logística.
    Gostaria de saber se, em caso de veículos de financeira, estes continuam vindo com a informação de “circulação Vedada” e se, além disto, ainda se faz necessário solicitar a liberação do licenciamento ambiental anual no detran de São Paulo no caso de transferência aqui pro Rj.
    A alguns anos comprei um carro de particular e precisei fazer essa solicitação ao detran para poder fazer o emplacamento aqui.
    Ainda em tempo, teria um despachante para indicar?

    Desde já agradeço e mais uma vez, meus sinceros parabéns pela iniciativa!!!

  6. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Realmente para quem tem tempo e um conhecimento médio de carros, é um negócio bem interessante ter os leilões como uma fonte de renda adicional ou até mesmo principal.
    Sobre o que você comentou, vou dar algumas dicas a mais:
    Caso decida comprar no Guariglia, creio que você não terá problemas. É uma boa empresa de leilões. Tome apenas o cuidado de pesquisar o histórico do carro que você está interessado nos sites de pesquisa de histórico antes da dar lance. Ajuda a evitar dor de cabeça com carro com histórico com alguma observação.
    Sobre a questão da anotação de “Circulação Vedada”, alguns carros tem vindo e outros não. A exigência legal não existe mais, porém alguns lotes que ficaram pra trás e estão sendo leiloados agora, podem vir com a observação.
    A vistoria ambiental não é mais exigida na cidade de São Paulo.
    Sobre despachante, não tenho nenhum para indicar não.
    Desejo boa sorte a você na nova empreitada e caso tenha dúvidas, será um prazer ajudar.

    Um abraço!

  7. Olá Ricardo sempre leio as matérias do seu site.

    Minha pergunta é a seguinte: Geralmente quando um carro de leilão é vendido é preciso informar que é carro de leilão? Quantos porcentos abaixo da tabela fipe é vendido um carro de leilão? Hoje em dia em média quanto tempo você demora para repassar um carro de leião?

    Obrigado

  8. Olá,

    Não existe nenhuma lei que obrigue a informar que o carro possui histórico de leilão, porém recomendamos que você informe para reduzir as possibilidades de haver uma eventual reclamação de um comprador.
    Carros sinistrados e com a informação do sinistro no documento são vendidos em média 30% abaixo do valor de mercado. Carros sem anotação nenhuma no documento, depende muito da negociação entre as partes, mas fica próximo ao valor de mercado.
    Sobre o tempo de demora, depende muito do modelo do carro, do preço e do estado do veículo. Em média os carros populares e mais conhecidos, é possível vender entre uma e duas semanas. Porém carros que o mercado tem um pouco mais de preconceito pode demorar até 3 meses.

    Um abraço!

  9. Ola Ricardo tudo bem? Uma duvida, caso eu venda um carro de leilao para alguem, e nao diga para a mesma que é de leilao, essa pessoa vai tentar passar o seguro e negam o mesmo, tem como essa pessoa saber que foi negado pois teve passagem por leilao?

  10. Olá,

    Sim, as seguradoras consultam a base de leilões e muitas informam aos clientes ou ao corretor que foi recusado por constar passagem por leilão.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *