“Não consigo fazer seguro do meu carro!” Essa é uma das queixas que mais frequentes de quem compra carro em leilão. Mas afinal, porque isso acontece?
O principal motivo são os critérios adotados pelas seguradoras. Informações como local de residência, local de trabalho, se o veículo passa a noite em garagem fechada, se é usado para trabalho, se usa o carro para ir em faculdade e etc, são utilizadas para criar um perfil do segurado e do “risco” que aquele motorista representa. Ainda dentro dos critérios da seguradora, é levado em conta o modelo do veículo para se identificar se aquele carro tem um grande histórico de roubos e se o reparo do veículo ou as peças são de valor elevado.
Depois disso, é feita a vistoria no carro e verificação do histórico do mesmo. Carro que sofreu sinistro e carro blindado há muitos anos, por exemplo, representam um “risco” maior para a seguradora também. Do cruzamento das informações do perfil do segurado e do veículo é verificado se o seguro é aceito ou não. Caso seja aceito, ainda é verificado se a cobertura será de 100% da tabela fipe. Nesses casos que representam um risco maior, pode ser solicitada uma vistoria especial pela seguradora.
Ultimamente os carros com histórico de leilão têm sido classificados como de maior risco para as seguradoras pela mudança do perfil econômico da população. Nesse cenário de crise, pessoas agindo de má fé poderiam comprar um carro no leilão pagando 30% ou 40% a menos que a tabela fipe, fazer seguro do veículo com cobertura de 100% e forjar um roubo para receber a indenização total. Com isso tem sido mais frequente as seguradoras dificultarem a obtenção de seguro para carros com histórico de leilão.
O que faço caso não consiga fazer seguro do meu carro?
Caso não seja possível fazer o seguro do seu veículo em uma seguradora tradicional, existem algumas alternativas.
1. Pesquisar em seguradoras menos conhecidas.
Existem várias seguradoras que fazem seguro de carros sinistrados, carros modificados, carros mais antigos e etc. Pesquise o máximo possível tentando encontrar outra seguradora. Mas lembre-se: Tente se informar em todos os meios sobre a confiabilidade da seguradora.
2. Pesquise cooperativas de seguro.
Apesar de existir o risco da cooperativa passar por alguma dificuldade que deixe os segurados desamparados, o risco ainda é menor do que você deixar seu carro totalmente sem seguro.
3. Faça um seguro contra terceiros e coloque um rastreador.
É muito mais fácil conseguir um seguro apenas contra terceiros para você não ter problemas caso venha a colidir contra um carro muito caro e que o valor do conserto fique muito elevado. Em um caso assim, o seguro paga o outro carro e você deve arcar com o reparo do seu carro, evitando que você seja acionado na justiça para pagar o conserto do outro veículo.
Eu só compro veículos pequena monta e sem danos estruturais geralmente capo grade farol e para lama realizo consertos com peças originais novas ou usadas não reparadas mesmo assim as seguradoras recusam o veículo exigindo troca de peças,da ultima tentativa uma Ecosport que foi trocada apenas capo 1 para lama 1 faro aprovado na vistoria prévia azul seguros apos 12 dias de análise pediram para levar o carro para uma vistoria especial chegando ao local o ¨Perito ja foi perguntando o motivo da vistoria especial e perguntou se era de leilão mau turou algumas fotos e nem olhou o carro preencheu um formulário de vistoria e me entregou levei o formulário ao corretor que em algumas horas apos me deu a noticia que reprovaram o carro, o suposto perito colocou no laudo longarina direta=trocar longarina esquerda=trocar ai fica a questão por que trocar as longarinas de um carro que nunca sofreu um arranhão na longarina? seria mais honesto dizer que não aceitam carros com passagem no leilão por colisão lembrando que estou falando de um carro segundo dono com apenas 30 mil km fica a dica não parei de comprar em leilões mas apos esse episódio meus lances são abaixo da avaliação lance + comissão+despesas administrativas= no máximo 50% da tabela Fipe e tem dado certo comprar muito barato para revender barato pois quando o carro vai a pregão é excelente mas na hora de fazer um seguro ja não vale nada para ele então pare de enricar o comitente e o leiloeiro e pague barato!
Dica de seguradora para veículos sinistrados é o seguro auto fácil da Cardif é confiável e barato e em caso de cancelamento a devolução de valores é muito rápido o único ponto negativo é aceitar pagamento apenas via cartão de crédito mas para quem tem um limite alto não é problema,espero ter ajudado abraços !!!
ronaldo isso tem acontecido até com carro de banco, imagina com carro de seguradora mesmo sendo pequena monta, tenque pagar barato mesmo, nesses carros
Boa tarde!
No Detran consta o documento do carro da concessionária Renault como circulação vedada, isto quer dizer que este carro é de leilão????
Olá,
Não necessariamente, pode ser por outros motivos como a falta de vistoria ou alguma outra restrição administrativa.
O ideal é verificar melhor o histórico do carro e a situação administrativa dele com relação a multas e licenciamento.
Um abraço!
Onde posso verificar o histórico do carro e descobrir o porquê das seguradoras estarem recusando fazer? Detran?
Olá,
Pode procurar os sites de pesquisa de histórico de veículo ou as empresas de vistoria cautelar. Porém são serviços cobrados.
Pode também tentar no Detran, em alguns lugares eles prestam informações corretas.
Um Abraço!