Porque carro em leilão tem preço menor

O que faz um carro ter preço menor em um leilão, além é claro de sua condição (pode estar batido ou visualmente bem avariado), sua origem (recuperado de roubo), com chassi remarcado, algum outro problema visível ou que conste no edital é o fator dúvida.

O fator dúvida consiste em o carro estar com algum problema que você não tenha notado e você ter um gasto extra que diminua sua possibilidade de ter feito um bom negócio. Isso já aconteceu comigo.

Comprei em um leilão um Fiesta 2004 que, incrivelmente, estava bem pouco rodado e com a maioria das peças ainda originais. Ao começar a rodar com ele mais frequentemente e em um ritmo mais intenso, o carro começou a dar sinal de desgaste em várias peças de modo que no espaço de um ano acabei gastando mais do que previa em manutenção. Hoje, o que gastei no carro entre compra e manutenção aproxima-se do valor que pagaria para comprar um carro igual de um vendedor particular em jornal. Porém sei que o carro está com a manutenção impecável e nenhuma nova surpresa vai surgir. Eu poderia ter comprado um carro similar pelos classificados do jornal pelo valor de mercado e ter gasto um bom valor em manutenção.

Esse fator dúvida é, portanto, o grande motivo dos carros de leilão terem valores bem mais baixos que o normal. Por mais criterioso que você seja, verificando o carro, buscando informações sobre o histórico do veículo (falarei sobre isso em outra postagem) e etc, ainda sim imprevistos podem acontecer. Na maioria dos leilões, você não pode ligar o veículo e tampouco vê o carro em funcionamento. Isso para algumas pessoas é um ponto fundamental, pois verificar o funcionamento do veículo diz muito sobre ele.

Também pode acontecer do carro vir sem estepe, macaco, chave de roda, manual do proprietário, tapetes, chave reserva e até mesmo a chave principal. Tudo isso implica em menor valor para o veículo. Porém, o lado bom da coisa, é que as empresas estão cada vez mais profissionais e mais atentas aos clientes que compram os carros para eles próprios usarem e não para revenda. Esses clientes valorizam esses detalhes, então por isso há uma preocupação maior em cuidar para que esses itens não sejam retirados dos carros no processo de transporte e armazenamento dos carros, e nos dias do leilão os carros são expostos com os itens em destaque para agregar mais valor.

Para as empresas leiloeiras essa preocupação é coerente, afinal, elas recebem um percentual (em média 5%) de cada lance. Então, quanto maior o lance, maior o valor que fica para a empresa leiloeira. Sendo assim, quanto mais valorizados os lotes, mais ela ganha. E sobre os aspectos mecânicos ou técnicos do veículo, atualmente costuma constar em edital qualquer problema que deprecie o carro. Informações do tipo: Embreagem danificada, freios danificados, motor sucata, motor desmontado e faltando peças, veículo não funciona, veículo sem módulo, câmbio danificado, chassi corroído, número do motor trocado, veículo com GNV, veículo sem chave entre outras são encontradas na maioria dos editais. Até mesmo por uma questão legal, no caso de futuras disputas o cliente não ter como alegar que não sabia que o veículo não tinha determinado item. Isso é uma segurança a mais para os clientes na hora da compra.

banner

About Ricardo Cintra

9 thoughts on “Porque carro em leilão tem preço menor

  1. cara parabéns pelo blog, eu quero saber de vc uma coisa, já que você é bastante experiente no negocio, eu quero comprar carros de leilão só que eu tive vendo, e vi que os bancos não estão financiando carros com historico de leilão, mesmo os de financeira e empresas que renovam frota, isso mim leva a entender que os bancos estão pesquisando o historico dos carros antes de aceitarem como garantia em financiamento, e acho também uma grande tolice dessas instituições, pois com essa atitude eles desvalorizam o seu produto, pois os valores desses carros tendem a cair o preço no leilão também.

  2. Eu não entendo o porque que carro de leilão tem valor depreciado no mercado, já que o leilão é apenas uma modalidade de venda com alta liquidez, eu acho que isso é uma especulação de mercado já que tem aumentado o interesse de pessoas fisicas nesse tipo de negocio e junto com o aumento do interesse das pessoas fisicas veio junto também o aumento das restrições de mercado isso é uma sacanagem grande, ou seja quando só tinha pessoa juridica não tinha restrição nenhuma, agora com pessoa fisica participando tem, esse é meu desabafo a essa sacanagem, lembrando que não estou falando de carro de seguradora pois esses realmente tem valor depreciado mesmo, porém se encontra excelentes carros também e para quem quer carro de luxo com preço baixissimo é o melhor caminho. .

  3. Olá!
    A questão do financiamento dos carros de leilão está passando por um momento complicado. Tem um banco que não está aceitando financiar os carros que foram leiloados recuperados de financiamento, os demais continuam financiando normal. Os outros bancos estão financiando, inclusive conversei essa semana com garagistas enquanto eu retirava um carro que acabei de comprar no leilão e os dois garagistas me afirmaram que não estão tendo problema algum para financiar os carros. Eu estou tentando contato com as instituições financeiras para esclarecer isso, mas está complicado ter uma resposta de alguma delas.
    Sobre o preço, o que você falou infelizmente é verdade. Mas acho isso um pouco de preconceito de quem não entende e não participa dos leilões.
    Um abraço!

  4. voce sabe algo sobre os bancos estarem pesquisando o histórico dos carros antes de receberem como garantia em financiamentos

  5. Olá! Pelo que acompanho com alguns garagistas, eles estão conseguindo financiar carros de leilão sim.

  6. O amigo sabe dizer porque em vários carros de leilão consta que o veículo não possui módulo?
    Dúvidas:
    esse módulo é o módulo de injeção, por qual motivo eles retiram o mesmo e se tem muita burocracia para colocar outro.

  7. Olá,

    Muitas vezes o módulo é roubado no pátio ou chega ao pátio já sem (as vezes é roubado no trajeto, as vezes pelo antigo dono que perdeu o carro).
    É o módulo de injeção sim e ele é roubado para depois ser vendido no mercado de reposição. Carros que sofrem enchente precisam trocar o modulo muitas vezes ou carros mais velhos pode dar defeito no módulo. Assim esses módulos roubados abastecem esse mercado.
    Não tem burocracia para regularizar junto a Detran nem nada. É um trabalho de mecânica, porém o custo do módulo as vezes é elevado.

    Um abraço!

  8. Olá! Parabéns pelo seu blog, estou aprendendo muito.

  9. Olá,

    Obrigado pelos elogios! A intenção é ajudar as pessoas mesmo.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *