Atenção ao Edital

Quando um veículo é recolhido ao pátio do leilão, ele passa por perícia e alguns pontos são checados. Essa verificação serve de base para a maior fonte de informações em um leilão, o seu edital. Por isso é fundamental ler ao menos as partes mais importantes que tratam de documentação, prazos e, principalmente, condições dos veículos, pois alguns vendedores colocam condições específicas e é preciso ficar atento para que depois não ocorram imprevistos.

Quanto às informações sobre condições dos veículos, as mais comuns são que o veículo não possui chave ou possui chave danificada, motor danificado/fundido/travado/faltando peças, câmbio, freios, suspensão ou embreagem danificados, número do motor ou chassi ilegível ou corroído. Em relação ao motor ainda faço a ressalva que não é incomum encontrar a anotação de número de motor não cadastrado ou número de motor desalinhado/apagado sendo necessária a troca do bloco. Lembro ainda que cada situação pode exigir um tipo de atitude para regularizar e que a regularização é por conta do comprador.

Sobre a documentação, leia as anotações sobre cada lote, pois alguns veículos podem vir com o documento de porte obrigatório e outros não, sendo a previsão de entrega prevista em edital. Já vi esse prazo variar entre 2 ou 3 dias até 180 dias. E vi também um veículo que comprei com prazo de entrega indeterminado, que o banco propôs recompra pois não conseguiu me entregar o documento após 10 meses. O trâmite da recompra é um caso à parte que falarei em outra postagem. Além da documentação, o pagamento de impostos e taxas também costuma vir discriminado de quem é a responsabilidade e quais as obrigações de cada um quanto à isso.

Outras observações gerais que podem aparecer dizem respeito à chassi remarcado, sucata com chassi recortado e veículo sinistrado. Nesses casos você precisa saber bem o que está comprando e fazendo, pois são situações que vão dar mais trabalho e menos retorno para quem não entende dessas condições específicas. Falarei mais sobre isso também em outra oportunidade.

Como falei acima, os veículos ao entrarem no pátio passam por perícia e testes, e, durante esses testes, se for detectado algum problema, ele será relatado como falei acima. Caso o problema seja mais sério e o veículo não consiga nem ser testado, a maioria dos leilões coloca no edital que o veículo não funciona ou que o veículo não passou por teste.

Também pode acontecer de ser um veículo blindado que venha sem certificado, veículo importado sem as devidas guias e certificados e veículo com GNV ou alguma outra alteração que não conste no documento ou não tenha nota, nesses casos a regularização é por conta do comprador.

E por fim, mas não menos importante, alguns lotes podem ser entregues apenas após determinado prazo previsto em edital. Tenho visto algumas empresas que renovam frota pedirem 45 dias para entregarem os bens arrematados nos leilões, o que vai adiar um pouco a hora de pegar o carro adquirido. Fique atento!

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