Não compre olhando apenas as fotos

Muitas pessoas não têm condições, por falta de tempo ou pela distância, de irem vistoriar os veículos pessoalmente antes do leilão e ficam tentadas a comprar o veículo apenas olhando as fotos na internet. Não faça isso!!! Normalmente as fotos dos veículos são tiradas quando o carro entra no pátio e até o veículo ser leiloado pode ter passado muito tempo.

E não só isso, é comum o carro ficar ao relento, sob sol e chuva com vidro aberto ou porta aberta. Imagine você como o veículo pode se desgastar bem mais sob essas condições. Eu já comprei um veículo que havia ficado com o vidro aberto ao relento e que estava com água acumulada em seu carpete todo. Aí então, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, jogaram sal dentro do carro. Nesse caso, eu avaliei bem as condições e vi que seria possível limpar tudo sem problemas. Após uma boa limpeza todos os sinais desse problema sumiram e o carro não ficou nem mesmo com cheiro de umidade, porém em outros casos o dano pode ser bem maior e mais caro para se resolver sendo necessária troca de bancos, carpetes, forro de porta e até painel. Porém, gostaria de destacar que nas fotos o carro estava com o vidro fechado e interior impecável, de modo que se eu não tivesse olhado o lote pessoalmente antes do leilão, eu poderia ter entrado em disputa com outro interessado e pago um valor acima do que realmente o carro valia. Não foi o caso, pois quem estava disputando o veículo também não levou o valor dos lances muito acima.

Voltando ao assunto principal, como eu havia dito, as fotos são tiradas no momento que o carro entra no pátio. Dentro do pátio ele pode ter sofrido pequenas colisões ou danos ao manobrarem o veículo ou veículos próximos à ele. Certa vez fui buscar um veículo e enquanto aguardava para fazer a retirada, vi um guincho retirando outro veículo, porém ao manobrar o guincho ele acertou outros dois carros causando riscos e danos consideráveis. Além disso, nas fotos os carros podem estar com estepe bom, bateria nova de marca boa, equipamento de som, rodas e etc., mas ao ficar no pátio ele pode ter esses itens subtraídos ou substituídos por outros inferiores.

Essas situações que citei acima podem ocorrer também quando o carro é levado a leilão várias vezes e em diferentes pátios da companhia leiloeira – não é incomum caso um veículo fique por muitos leilões em um pátio, ele ser levado a outro na busca de potenciais interessados na outra região – cada vez que ele é transportado é quando ele fica mais propenso a sofrer danos ou furtos. Já comprei carros sem estepe, sem macaco, chave de roda, tapete e extintor. Coisas simples, mas que contam quando se coloca os custos na ponta do lápis podem influenciar. Agora imagine você ver um carro perfeito nas fotos e quando for busca-lo, o carro estiver avariado. Como dizem os editais, ao dar o lance, é entendido que você avaliou e conhece todas as condições do lote, portanto, realmente vá ver o lote e conhecê-lo.

banner

About Ricardo Cintra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *