Chassi Remarcado

Frequentando leilões, não é raro encontrar carros com chassi remarcado. Mas afinal, porque um carro tem chassi remarcado?
Isso acontece quando por algum motivo a identificação do chassi é alterada ou danificada de modo a afetar as características originais. As situações mais comuns que levam à remarcação de um chassi são as seguintes:

Acidentes: Em um acidente em que a região onde o chassi está gravado tenha sido afetada e o mesmo acabe afundado, amassado, perfurado, cortado ou rasgado.

Veículo recuperado de roubo ou furto: O roubo ou furto por si só não necessitam de remarcação. A remarcação de chassi para veículos roubados ou furtados é necessária quando após o roubo, o veículo teve sua numeração de chassi original adulterada. Essa adulteração seria alguma tentativa dos ladrões de modificar o chassi com tinta, massa ou outros produtos, criando um carro clonado por exemplo.

Ferrugem ou corrosão: O chassi de um veículo pode enferrujar ou acabar sofrendo corrosão de tal ponto a torná-lo de difícil identificação. Quando a recuperação de um chassi com ferrugem ou corrosão se torna impossível, é necessária a remarcação.

Sobre isso, faço um comentário adicional, já comprei 3 veículos em leilão com chassi com pontos de ferrugem em que foi necessária a recuperação, limpeza e repintura da região do chassi. É um procedimento simples de funilaria, feito em 10 a 15 minutos que custa em média de R$ 80,00 a R$ 120,00 e não afeta em nada o veículo, seu valor, obtenção de financiamento ou seguro.

Portanto, não confunda chassi recuperado com chassi remarcado. Carros com chassi remarcado tem no chassi, nos vidros e em seu documento a inscrição REM antes dos números do chassi. Esses veículos possuem valor de mercado depreciado em média na faixa de 20% até 30%. Portanto, saiba que ao comprar um carro desses em um leilão, você o venderá por no mínimo 20% a menos do que o mercado cobraria normalmente.

Apenas a título de curiosidade esclareço ainda que caso você tenha um veículo que precise ter o chassi remarcado, essa remarcação depende de autorização prévia das autoridades de trânsito e deverá ser realizada por empresas credenciadas para essa finalidade, com a comprovação da propriedade do veículo e mantendo a identificação anterior.

Outro mito que normalmente ouvimos é que carro com chassi remarcado não faz seguro. Isso não é verdade, algumas empresas fazem seguro de veículos com chassi remarcado sim. A ressalva é que o valor coberto em caso de indenização dificilmente chegará a 100% da tabela.

Chamo a atenção ainda para a confusão que algumas pessoas fazem entre carro sinistrado e chassi remarcado. São coisas distintas, um carro sinistrado é um carro que pode ter sofrido um acidente, roubo ou furto e foi colocado novamente em circulação sem que o chassi tenha sido afetado e remarcado. Desse modo a observação que terá no documento é SINISTRO RECUPERADO e não REM. Em casos complicados, o carro pode ter até mesmo as duas anotações no documento, mas sinistro e chassi remarcado são coisas diferentes. Falarei em outro post sobre sinistro, fique atento!

Para fechar, informo ainda que caso você queira mesmo comprar no leilão um carro com anotação de chassi remarcado, você pode até mesmo saber o motivo daquele veículo ter tido o chassi remarcado, basta você pesquisar o histórico do veículo em uma boa empresa de consulta de informações veiculares para saber se ele já sofreu sinistro, furto ou roubo. Esse, aliás, é um serviço que considero fundamental na compra de um veículo seminovo ou usado.

banner

About Ricardo Cintra

173 thoughts on “Chassi Remarcado

  1. amigo, bom dia, veja moro em Cuiabá – MT encontrei uma Empresa que vende sucatas de veiculos e tambem carros arrematados em Leillões de Detrans aos quais se encontram em perfeitas condições de uso, só que pra isso é necessario fazer a legalizações do mesmo, pois foram baixados no Detran e com isso perderam o poder de transitar.

    Gostaria que me informasse como devo proceder para legalizar o veiculos nessa condição ?

    Desde já agradeço pela atenção, bom dia…!!!

  2. Olá,

    Se o veículo foi vendido como sucata e teve o chassi recortado, não tem como voltar a rodar de forma legal.
    Se o veículo não foi vendido como sucata, aí sim realmente você pode arrumar tudo que precisar e ver qual tipo de vistoria ele precisa para ser regularizado. Pode ser desde regularização de combustível ou documentos como também uma vistoria e emissão de registro de Certificado de Segurança Veicular (CSV). Como alguns trâmites e processos variam de estado para estado, sugiro que você procure o Detran do seu estado para se informar melhor sobre o que precisará ser feito para regularizar o veículo e os gastos que terá.

    Um abraço!

  3. Olá, gostaria de saber se a BV Financeira financia Carro com Chassi remarcado e a observação no documento de Veiculo Recuperado, tenho toda a documentação do mesmo ele foi adquirido em leilão. Grato.

  4. Olá,

    Acredito que não será possível financiar integralmente por conta da observação de veículo recuperado em documento. Talvez você consiga financiar com uma entrada próxima ou acima de 50% e um prazo bem curto. Mas eu acredito que eles não irão financiar nesse caso em específico.

    Um abraço!

  5. Tenho um Audi a3 e so contem Rm no documento
    Porq poderia me explicar?

  6. Olá,

    Possivelmente seu veículo precisou ter o chassi remarcado, porém o antigo proprietário não providenciou a marcação na lataria e nos vidros. Desse modo, consta no documento, mas não no veículo. Recomendo que você entre em contato com o Detran do seu estado para verificar se é isso mesmo e providenciar a marcação no veículo também.

    Um abraço!

  7. O meu carro foi furtado e precisou remarcar o chassi, porém nos vidros foi marcado a placa do carro.. Esse procedimento é correto?!

  8. Olá,

    Normalmente é remarcado o número todo e não a placa do carro nos vidros, além disso, fica escrito “REM” junto aos números. Aconselho você a procurar o detran do seu estado e confirmar.
    Pode ter havido alguma mudança na legislação que ainda não fiquei sabendo, pode ser uma exigência no seu estado ou pode ser um erro mesmo.
    Volte aqui no site depois e compartilhe conosco o que você descobrir, pois fiquei curioso sobre isso também.

    Um abraço!

  9. Ola ,meu carro foi roubado e depois de 1 mês foi encontrado em perfeitas condição ,infelizmente os bandido clonou o carro eo chassi foi pinado.Bom neste casso o carro foi liberado para mim como fiel depositário.Mais o carro nao tem placa e o chassi esta adulterado .
    Ja faz 1 mês que nao tenho resposta sobre como fazer a remarcação do chassi ,a policia informa que ainda nao tem resposta e a montadora nao mando o laudo do chassi.
    Aonde posso reclamar disso ?
    Quanto v tempo vai demora para eu poder andar com meu carro tranquilo ?

  10. Olá,

    Os trâmites nesse caso variam conforme o Detran do seu estado, recomendo que você procure o Detran para ver o que pode estar atrasando o processo de regularização do seu veículo e ter uma previsão de quando será regularizado. Sei que é uma situação muito incomoda, pois além de ser roubado, você precisa esperar a burocracia do estado.
    Volte aqui depois e nos conte como foi finalizado seu caso.

    Um abraço!

  11. Olá, me interessei em um carro que o chassi foi remarcado e consta “rm” o carro está por 8 mil abaixo da tabela fipe, você aconselha comprar? Isso daria problemas de clonagem ou licenciamento e transferência futuramente? Obrigado

  12. Olá,

    Sobre os 8 mil abaixo da tabela Fipe, depende de qual o valor de tabela do carro, se for até uns 30 mil, aparentemente está bom o preço sim.
    Sobre problemas de clonagem ou licenciamento se todo o processo de remarcação foi feito corretamente, não é para você ter problemas não. Se você gostou do carro, ele está bom e você sabe das restrições que a remarcação trás, não vejo problemas em comprar não.

    Um abraço!

  13. Boa tarde comprei um ford fiesta onde tem a marcaçao do chassi nos vidros mas na parte do carro nao mas tenho o documento e o n do chassi bate se eu tiver contato com o antigo dono p ele pedir a remarcaçao vc acha q terei muitos problemas desde ja agradeço

  14. Olá,

    Sim, aconselho que você fale com o antigo dono para fazer a regularização do chassi e transferência. Talvez seja preciso remarcar o chassi, o que vai reduzir o valor de mercado do carro.
    Se o carro realmente tiver o chassi remarcado, vai desvalorizar em média em 30% o carro, além disso é bom que a questão do chassi esteja toda regularizada antes de você comprar até mesmo para garantir que não há nada de ilegal com o carro.

    Um abraço!

  15. Estou comprando um carro que contém csv. Oq significa isso? Compromete no futuro do carro?

  16. Olá,

    CSV quer dizer Certificado de Segurança Veicular. Esse veículo passou por sinistro e foi recuperado ou sofreu alguma alteração (suspensão, rodas por exemplo). Após os reparos ou as alterações, ele passou por uma vistoria em oficina credenciada pelo INMETRO e foi aprovado, ganhando um numero de CSV.
    Se ele foi reparado após um sinistro, possivelmente vai comprometer sim a questão de seguro e financiamento.

    Um abraço!

  17. bom dia,comprei um caminhão recuperado de roubo ,o chassis foi remarcado autorizado pelo detran pela vw tudo certo,inclusive
    com todos os doctos ok,só que na autorizada que remarcou o chassis em sp diz que só a sigla REM no documento já basta,mas a
    empresa que fornece o laudo para transferencia diz que tem que ter no chassis tambem.pode me informar o que diz a lei.
    obs.o veiculo foi remarcado em março de 2015.obrigado.aguardo

  18. Olá,

    Pela legislação precisa ter a sigla REM sim. Nos vidros, chassi e demais pontos onde tem o chassi gravado.

    Um abraço!

  19. tenho uma duvida para tirar, comprei uma sucata no leilão, e o parabrisa consta outra numeração dos outros vidros, não bate nem com a nota que o leilão, o que devo fazer?

  20. Olá,

    Provavelmente o dono anterior precisou trocar o parabrisa e colocou um parabrisa sem origem comprovada. Acredito que você não poderá usar esse parabrisa para outro carro e nem poderá comercializar. As demais peças você pode comercializar, pois poderá comprovar a origem. Ainda sobre o parabrisa, procure o Detran do seu estado ou a polícia para se informar sobre o que fazer para não ter problemas por ter uma peça sem origem comprovada no seu estoque.

    Um abraço!

  21. Olá,

    Infelizmente não posso ajudar. Não estou a par da venda de chassis.

    Um abraço!

  22. Boa noite, estou adquirindo um veículo com chassi remarcado, é possível retirar esta Sigla REM do documento?

  23. Olá,

    Não é possível retirar a sigla REM do documento. Uma vez remarcado o chassi, assim ele ficará pelo resto da existência do carro.

    Um abraço!

  24. boa tarde comprei um carro no leilaoe diz que tenho que remerca o chassi ..uma duvida vem alguma coisa marcando no documento ou consigo levar em uma empresa e fazer limpeza pra ver se passa na vistoria ?

  25. Olá,

    Geralmente não vem nenhuma restrição no documento. Se você conseguir fazer a recuperação do chassi e passar na vistoria de transferência, não precisará remarcar. Se não passar na vistoria de transferência, aí você irá precisar.

    Um abraço!

  26. boa tarde meu rei, comprei um veiculo, mas a numeração do chassi esta danificada, o veiculo nao é de leilao e nunca foi roubado, nesse caso seria RECUPERAÇAO DE CHASSI ? nesse caso parece alguma coisa no documento ?

  27. Olá,

    Isso, você pode tentar primeiro fazer a recuperação do chassi. Se der certo você não vai precisar remarcar.
    A recuperação é feita por um profissional e não envolve vistoria e nem Detran, desse modo não ficará nada no documento.

    Um abraço!

  28. Eu adquiri um carro num Leilão denominado como de Carro Zero com pequenas avarias no transporte. Saí de lá dirigindo o veículo. No entanto acabei de descobrir que seu chassi está denominado como sucata. Isso é possível? Qual o motivo? Será que fui enganada? Agradeço sua atenção.

  29. Olá,

    Se no edital não dizia que o carro era sucata, pode ter havido algum problema na hora de fazer a comunicação dos dados do chassi para o Detran.
    Recomendo que você procure a empresa de leilão para verificar o que pode ter havido. A informação do edital deve estar coerente com os documentos do veículo. Caso não esteja, você pode procurar a empresa para resolver a questão. Se a empresa não resolver, pode procurar a justiça.

    Um abraço!

  30. Boa Noite!

    Comprei um corolla XEI 2009/10, quando comprei, fiz a vistoria no DETRAN /go, no documento de origem não tinha nenhuma observação e nem na vistoria do DETRAN não tinha nada, fiquei 2 anos com o carro fiz o seguro e nunca deu nada, e agora vendi o carro para um cara de São Paulo e o cara transferiu o documento e saiu na observação carro sinistrado / recuperado. O que posso fazer neste caso?

  31. Olá,

    Possivelmente a informação não foi atualizada na base no ato da primeira transferência, mas foi atualizada agora na nova transferência. Se realmente o carro passou por leilão e foi um sinistro recuperado não há o que fazer. Porém se o veículo nunca sofreu sinistro você pode procurar o detran e pedir a retificação do dado.

    Um abraço!

  32. Boa tarde!
    Estou pensando comprar um cruze 2011 recuperado de furto sem sinistro no documento, porém tem o chassi remarcado e precisa comprar um modulo novo para ele. O cara está pedindo 25 mil, o preço de mercado do carro é 45 mil. Você acha que vale a pena ?
    Vou ter algum problema na revenda do carro futuramente ? Quais detalhes devo levar em consideração para fazer um bom negócio ?
    Muito obrigado!

  33. Olá,

    Eu não tenho nenhuma restrição à carro recuperado de furto/roubo. Eu compraria se o preço estiver interessante para poder vender com alguma margem depois.
    Saiba que você precisa comprar barato para vender barato depois e mesmo que não tenha no documento a informação de sinistro, eu acho que é fundamental informar.
    Em relação ao Cruze, o valor me parece bom. Veja o preço do módulo e a média pela qual carros similares são vendidos.
    Na revenda acredito que você não terá problemas se tiver um bom preço, por isso eu acho que o principal detalhe da compra é não comprar por um valor muito elevado.

    Um abraço!

  34. Boa noite, estou prestes a adquiri um golf 2013 limited recuperado de furto e está RM. O preço ta legal, não me importo com o fato do RM. Agora no caso de querer financiar ou adquirido com um consorcio será possível.
    Muito obrigado

  35. Olá,

    Algumas empresas financeiras tem restrições com carros remarcados. Acredito que você terá dificuldades para financiar.
    Mas procure em várias empresas, alguma pode acabar aceitando fazer.

    Um abraço!

  36. Boa noite,

    Comprei um carro no leilão com as seguintes observações: “sem etiquetas – vidros não originais e lixados/com reparos na funilaria e pontos de solda na estrutura/ painel frontal trocado-reparos próximo ao número do chassi/regularização ou laudos por conta do arrematante.” Não faz menção sobre o documento ou se o carro foi sinistrado, nem sobre o número do chassi.

    O que preciso fazer para regularizar os documentos para este carro circular?

    Agradeço.

  37. Olá,

    Possivelmente esse carro foi roubado e recuperado, mas deve ter sido adulterado para ser um dublê. Para regularizar esse carro, inicie o processo de transferência e veja em quais pontos ele será reprovado para você providenciar a regularização. Talvez tenha que entrar no Detran com um pedido de remarcação do chassi. O Detran vai indicar os locais onde fazer essa remarcação e com isso farão as marcas nos locais onde for preciso.

    Um abraço!

  38. Olá Boa tarde,

    Minha moto foi roubada e fiquei somente como chassi, eu posso vender esse chassi ? E o comprador do mesmo pode regulariza-lo ? Digo, terei como transferir o chassi para o comprador ?

  39. Olá,

    Em teoria pode. Ele teria que montar outra moto em cima do seu chassi e fazer a vistoria de transferência. Mas estando o chassi correto, não haverá problemas.

    Um abraço!

  40. Olá boa noite. Eu comprei uma carro mais o número do chassi dele não está batendo com o do documento, os primeiros números sim conferem com o documento mais os 6 últimos números não confere..

  41. Olá,

    Se você comprou o carro em leilão, recomendo que você entre em contato com a empresa de leilão para verificar essa situação.
    Se você comprou o carro de outra forma, indico que você vá falar com o vendedor, pode ter sido vítima de alguma fraude.

    Um abraço!

  42. Boa tarde.

    Efetuei a compra de um cobalt remarcado em um leilão, realizie o laudo fotografico para transferência, carro foi aprovado, mas com alguns apontamentos.

    Apontamentos: falta de placas e falta de selos de identificação.

    Entreguei os documentos no detran de SP para transferencia para o meu nome.

    Posso ter problemas na hora do emplacamento?? Vou ter que colocar esses selos de identificação??

  43. Olá,

    Não, com a entrega de toda a documentação você deve conseguir fazer a emissão e instalação de novas placas e após isso, você deverá passar por outra vistoria em até 30 dias onde será aprovado.
    Quanto aos selos, acredito que o Detran não está exigindo a presença deles. Não deve te causar problemas.

    Um abraço!

  44. Bom dia!

    Comprei um Fox com chassi remarcado, porém não está constando com cambio do carro. A seguradora (porto seguro), não aceitou fazer o seguro por esse motivo. Como proceder para regularizar a numeração do câmbio. Nem sabia disso

  45. Olá,

    Você precisa cadastrar o câmbio, pode pedir para o seu despachante fazer ou tentar ver no Detran do seu estado. Porém pode ser que o seguro ainda coloque restrições pois o câmbio não será mais o original.

    Um abraço!

  46. OLA RICARDO. COMPREI UM CARRO E NO DOCUMENTO CONSTA RECUPERADO CSV NUMERO TAL. EU TEREI PROBLEMAS COM ESSE CARRO? DEPRECIA MTO O VALOR ? TEM COMO EU SABER QUAL FOI A AVARIA QUE TEVE ? TEM COMO TIRAR ISSO DO DOCUMENTO? FICO MUITO GRATA PELA RESPOSTA.

  47. Olá,

    Não, você não terá nenhum problema com o carro, é um carro como qualquer outro, porém ele já sofreu um sinistro (acidente) de média monta que a seguradora indenizou o antigo proprietário e depois vendeu o carro através de leilão para outra pessoa que arrumou, regularizou e revendeu.
    Em média esse tipo de carro é vendido com valor de 20% a 30% abaixo do mercado.
    Não tem como saber qual foi a avaria, já que as empresas de consultas não podem mais exibir fotos dos carros.
    Não tem como tirar a informação do documento.

    Um abraço!

  48. Estou desesperada. Comprei um carro de um vendedor que o possuía há apenas dois meses e com documentação legalizada. Consegui financiamento de parte do valor e o restante em dinheiro. Quando fui passar para meu nome o Detran informou que o Chassi estava adulterado. O antigo dono diz que já investiu o dinheiro e alegou que o Detran fez a troca para seu nome em apenas 2 meses, sem problemas, e ele desconhece a adulteração. Como devo agir?

  49. Olá,

    Primeiramente eu faria um boletim de ocorrência registrando o fato. Até para me prevenir contra um eventual processo por furto, receptação ou estelionato.
    Antes de fazer o boletim de ocorrência, tentaria falar com o vendedor sinalizando essa intenção e vendo sobre desfazer o negócio, pois ele será procurado pela polícia no caso da investigação e terá que explicar a origem do carro. Acredito que caso ele não desfaça, você precisará entrar na justiça contra ele para reaver o seu dinheiro e o processo continuará correndo na justiça para investigar a origem do carro. Pode ser uma falha do detran, mas apenas no decorrer da investigação isso poderá ser confirmado ou não.

    Um abraço!

  50. Chassi remarcado pelo fato que teve furto e adútero o chassi, a carta de credito Bradesco, legaliza comprar esse carro pela carta de credito?

  51. Olá,

    Cada empresa de consórcio e financeira tem uma política ao aceitar um veículo ou não.
    Geralmente as empresas de consórcio aceitam veículos de leilão de financeira para suas cartas de crédito, porém com o chassi remarcado não são todas que aceitam não.

    Um abraço!

  52. Olá, comprei um carro com o chassi remarcado em um leilão. Comprei sabendo dessa condição. Quando fui transferir, foi reprovado na vistoria obrigatória porque os vidros estão com a marca da remarcação, o que pra mim é normal, pois se trata de um veículo REMARCADO. Tenho a nota fiscal do serviço de remarcação de CHASSI E VIDROS feita por um credenciado do DETRAN. Gostaria de saber como é que eu faço com o vistoriador da OLHO VIVO, pois sem o OK deles não consigo fazer a transferência. Obrigado

  53. Olá,

    Se os vidros estão com a marcação de remarcação corretamente como manda a lei, qual o motivo que a empresa alega para reprovar o veículo? Não há motivos para reprovar a remarcação se tudo foi feito como deveria ter sido. Tente falar com um responsável pela empresa para entender o que eles querem que seja feito, pois os procedimentos que você adotou estão corretos.

    Um abraço

  54. Ricardo, obrigado pelo seu retorno.

    A alegação é de que os vidros estão adulterados, pois foram polidos para remoção do número antigo. Segundo a empresa de vistoria OLHO VIVO, vidros não podem ser remarcados, eu precisaria trocá-los e marcar o número novo. Já foi feita uma perícia pelo Instituto de Criminalística e o perito apenas apontou que o vidro apresenta sinais de lixamento. Mas como é um veículo remarcado, isso não deveria ser problema. Existe na legislação algo que aponte que somente o chassi pode ser remarcado, e os vidros não?

  55. Olá,

    Realmente aí é uma questão que você vai precisar de um profissional para tentar ver se consegue usar o mesmo vidro ou se vai precisar troca-los por conta do lixamento do numero de chassi que eles sofreram. Eu não tenho esse conhecimento tão a fundo para te falar isso com certeza. Tente falar com a empresa que remarcou os vidros e o chassi, talvez eles tenham mais experiência no assunto para te orientarem melhor sobre o que fazer.

    Um abraço!

  56. Boa Noite Rodrigo

    Me interessei pelo assunto carro e leilão e já li bastante coisa mas gostaria de tirar uma duvida a respeito de “cambio sem gravação”, isso seria o número de chassi que tem que vir gravado nele, se feito nova gravação isso constará em documento, e se constar em documento isto desvalorizaria o veiculo.

    Desde já agradeço pela atenção!
    Abraços

  57. Olá,

    Câmbio e motor possuem numeração especifica em cada carro. Até para diminuir roubos de peças e etc.
    Caso você precise trocar o câmbio, com a nota fiscal do novo câmbio e a numeração, você deve vincular aquele número de câmbio ao seu carro. Ou através de um despachante ou indo diretamente no Detran. A numeração normalmente não consta no documento, mas já vi casos em que foi colocada a numeração do câmbio também. Não costuma desvalorizar o veículo esse tipo de mudança, porém algumas pessoas podem ficar incomodadas na hora de comprar e pedem um desconto.

    Um abraço!

  58. boa noite, Ricardo
    MINHA CAMIONETA FOI ROUBADA
    FIZ O BOLETIM DE OCORRENCIA E
    APOS 4 DIAS ELA FOI ENCONTRADA
    MAS COM O CHASSIS ADULTERADO

    O SEGURO ME PAGA OU NÃO.

  59. Olá,

    Acredito que o veículo será devolvido a você e terá o chassi remarcado. O seguro dificilmente faz o pagamento se encontra o veículo tão pouco tempo após o roubo.

    Um abraço!

  60. Olá!!! Os veículos de leilão com sinistro de pequena monta por motivo de roubo/furto que constam na descrição “chassi remarcado” já estão regularizados ou o arrematante precisará providenciar a remarcação? Sempre achei que os veículos já estavam regularizados, ou seja, bastava fazer a transferência para o novo proprietário.

  61. Olá,

    Sim, normalmente já estão remarcados sim quando consta na descrição “chassi remarcado”. Porém precisa ver se a empresa de leilão segue outra forma de passar as informações. De qualquer forma, recomendo que na visitação você converse com o pessoal do leilão e veja no próprio carro se a informação “REM” está no chassi do carro. Quando o chassi está adulterado e o proprietário terá que assumir os custos, costuma aparecer que o chassi está danificado ou chassi não original ou chassi adulterado, regularização por conta do arrematante.

    Um abraço!

  62. Ricardo, possuo uma outra dúvida, no caso de carro com chassi remarcado em que seu valor de mercado desvaloriza em média 30%, vc sabe se seria possível pagar o IPVA com base no valor atual (-30%)? Já soube de algum caso em que o proprietário buscou a justiça para pagar menos?

  63. Olá,

    Infelizmente não sei de ninguém que conseguiu na justiça pagar um valor menor de IPVA, mas seria um cenário mais justo com certeza.

    Um abraço!

  64. Boa Noite, Ricardo. Depois de remarcar o chassi e motor de uma Hornet que eu tive roubada e recuperada, tudo autorizado pelo Detran, eu posso lixar e mandar pintar os números adulterados?

  65. Olá,

    Sim, você pode dar um melhor acabamento ao número do chassi depois dele ter sido remarcado.

    Um abraço!

  66. Olá. O carro da minha mãe, um Volksvagen Sedan 1200, ano 1965 foi roubado há alguns anos atrás. Eu gostaria de saber se tem como encontrar o carro pelo número chassi que por ser antigo tinha menor número de dígitos e é diferente do númeor atual. O problema é que eu acho que o chassi foi remarcado. Como podemos proceder? OBS: Temos o documento do carro em mãos. Desde já agradeço.

  67. Olá,

    Como o carro foi roubado, presume-se que legalmente ele não está rodando com a numeração original do chassi mesmo. O mais provável é que tenha acontecido uma dessas situações:
    1. O chassi foi adulterado para a numeração de um carro igual e em situação legal mas que estivesse com muitos danos e não compensasse reparar.
    2. Pode ser também que todas as peças foram “transplantadas” do carro da sua mãe para outro chassi de um carro igual e em condição legal.
    3. Pode ser que o carro tenha sido desmanchado e vendido por peças aos poucos.

    A chance de você encontrar o carro é apenas na situação 1, caso o veículo ainda esteja rodando, tenha sido vendido e quando for novamente vendido, seja identificado na vistoria de transferência que a numeração de chassi nos vidros, motor ou câmbio esteja diferente do chassi do carro. Isso caso os criminosos não tenham tido preocupação em fazer a adulteração completa de todos os itens.
    Na situação 2, seguindo o mesmo raciocínio, você encontraria as peças do carro da sua mãe em outro chassi. Ficaria muito dificil você conseguir retomar as peças, pois dependendo de quando foi o roubo, o controle na venda de peças pode não ser o mais cuidadoso e daria uma batalha judicial.
    Mas em ambos os casos, teria que dar a sorte do carro ser vendido para uma pessoa de boa que vá fazer a transferência e que isso seja identificado na vistoria, a polícia seja acionada e seja aberto um inquérito para investigar. Aí tentariam localizar sua mãe e se conseguissem, poderia reaver o carro.

    Um abraço!

  68. Boa tarde, gostaria de saber quanto em média se gasta para fazer a remarcação de um chassi veiculo Fiat Uno!

  69. Olá,

    O valor depende um pouco de cada cidade e região. Além disso, faz alguns anos que não converso com quem precisou fazer a remarcação de um chassi, mas acredito que o serviço deva ficar em no mínimo uns 400 reais. Além disso tem as taxas do Detran para regularização.

    Um abraço!

  70. Ola Ricardo,
    Recentemente comprei uma fiorino 96.O procurador substabeleceu a procuração para mim.Quando cheguei em casa fui conferir tudo.
    O numero do motor bate certinho com o documento.A placa que fica em cima do para choque bate certinho.Os números de serie do chassis nos vidros batem certinho com o dok,inclusive são originais da fiat.Os números da porta,do banco do passageiro tbm batem.O problema é que quando fui conferir o assoalho que é onde fica toda numeração do chassi percebi que ele havia sido trocado e esta limpinho.É como se tivesse enferrujado a ponto do cara não poder salvar a numeração e agora?O que faço?Não sei quem fez e nem o antigo procurador sabe.O carro esta todo em dias.Sem restrição nenhuma de roubo ou sinistro.O que devo fazer?Tenho receio de leva-lo ao Detran e ele ficar preso.Tem como eles remarcarem sem saber qual oficina fez a reforma no assoalho?Ou eles pedirão alguma nota fiscal ou simplesmente autorizarão a remarcação.

  71. Olá,

    Eu recomendaria que você desfizesse o negócio, pois não consegue regularizar o carro.
    Esse caso é bem complicado pois há o risco mesmo do carro ser apreendido por adulteração. Tente conversar com o antigo dono para desfazer o negócio. Caso não dê certo, procure um despachante para ele te orientar. Talvez ele conheça como resolver essa questão aí na sua cidade.

    Um abraço!

  72. Bom Dia! Adorei o site todas essas explicações, e aproveitando, vou colocar uma dúvida tbm, estou com um veiculo em vista para comprar porém ele está remarcado devido a furto, o Proprietário disse que recebeu a poucos dias os documentos do Leilão e fará todas as devidas regularizações, inclusive levará para vistoria, o veiculo vale 41 no preço de mercado e ele está vendendo a 31, (10 mil a menos), nesse caso vale a pena? Consigo fazer algum laudo para saber se o veiculo foi totalmente regularizado e não terei problemas na transferência? mesmo constante remarcado, as empresas fazer laudo para saber se o veiculo sofreu alguma colisão?

    Muito Obrigad

  73. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Sem ver o carro, é difícil falar do valor, mas se estiver tudo ok, eu tentaria pelo menos um desconto um pouco maior. Tentar chegar a um desconto de 30% do valor de mercado dele seria o ideal. No preço que você falou está levemente desfavorável a você.
    Sobre o laudo, recomendaria que antes de fazer a transferência, você faça um laudo cautelar. Ele irá verificar se todas as marcações e remarcações estão corretas, verificará se o câmbio ou bloco do motor não foram trocados, vai conferir se a remarcação do chassi na lataria e nos vidros está correta e tudo isso vai evitar aborrecimentos para você na hora de fazer a transferência. Além de verificar se a pintura é original ou não em várias peças do carro indicando possíveis colisões.
    Sobre carro com chassi remarcado, esteja consciente que você poderá ter dificuldades em conseguir fazer seguro ou mesmo financiar o carro para um novo comprador no futuro. E que sempre precisará trabalhar com um desconto entre 25% e 30% do preço normal do carro na hora de vender.

    Um abraço!

  74. Bom dia, estou interessado na compra de um carro e consta que possui passagem por leilão, mas não diz por qual motivo, consta apenas como “automóvel recuperavel”. Constatei ainda que em uma das marcações de chassi sobre o paralamas direito, dentro do cofre do motor, está com dois caracteres que diferem das demais marcações no carro e do documento. O que pode ser? E como devo proceder? Grato.

  75. Olá,

    Recomendo que você faça um laudo cautelar antes de comprar o carro para verificar qual a real situação do carro quanto à essa questão do chassi. Possivelmente você terá que remarcar todo o chassi por conta dessa adulteração que foi feita em algum momento. Além disso você pode ter algum problema se andar com o carro com essa divergência no chassi. Se o preço do carro não for muito vantajoso e você não tiver 100% de certeza da situação real do carro, eu não recomendo que você compre esse carro.

    Um abraço!

  76. Comprei um carro na sondre santoro. Ele é chassi remarcado. Estou tendo um trastorno para fazer a trasferencia pois ele veio sem dois selos de identificação e sem uma plaqueta a prova de agua do porta malas. Se soubesse que o detran de um estado pra outro é incapaz de resolver isso internamente nao teria comprado chassi remarcado.

  77. Olá,

    Realmente carros com chassi remarcado podem apresentar alguma chateação na hora de transferir por conta da vistoria que identifica os sinais de originalidade. Boa sorte!

    Um abraço!

  78. Ricardo, boa noite, eu moro em Juiz de Fora e comprei um Uno Mille em um leilão em Belo Horizonte, quando fui buscar é que pude saber que o carro foi registrado em São Paulo, que é sede do banco de quem comprei, vi também que o chassi muito provavelmente terá de ser remarcado por estar muito enferrujado, daí me disseram aqui na minha cidade que eu teria que levar o carro a São Paulo para poder remarcar. Isso é verdade? Terei de levar a São Paulo ou posso fazer toda a transferência aqui na minha cidade?

  79. Olá,

    Geralmente é possível fazer tudo na própria cidade, no Detran do seu estado.
    Recomendo que você vá ao Detran ou procure um despachante para dar inicio ao processo de transferência. No andamento do processo você vai ser orientado aos próximos passos sempre que aparecer alguma objeção.

    Um abraço!

  80. Ola. Ainda não comprei, mas estou interessado em comprar um carro no leilão. Alguns deles aparecem sem marcação no cambio e outros no motor. Acredito que no leilão o pessoal não vai ter a procedência de documentação desse motor por exemplo. A minha pergunta e a seguinte: O que fazer apos comprar um carro nessas condições para regulariza-lo e poder rodar com tranquilidade ou não devo comprar? Valeu

  81. Olá,

    Caso o motor ou câmbio precisem ser regularizados, você pode comprar um bloco novo ou um câmbio novo e fazer a regularização. Ou comprar usado em um desmanche com nota fiscal e também fazer a regularização.
    Pode também fazer uma declaração dizendo que se responsabiliza pela origem do motor ou do câmbio, mas essa opção eu acho um pouco arriscado.
    De qualquer forma, recomendo que se o motor ou câmbio precisarem ser regularizados, você inclua o custo de um novo na hora de calcular os gastos com o veículo.

    Um abraço!

  82. Comprei um carro de leilao em 2013, com chassi remarcado, recuperado de roubo/furto , fiz inmetro, transferi para o Espírito Santo, até aí tudo bem. Fiz seguro total. Em dezembro de 2016 vendi ele para Minas Gerais, e na vistoria prévia, descobriram um número de chassi diferente no lado do carona, num lugar que não é de fábrica. A polícia civil pediu para levar o carro em outra unidade na cidade de Manhuacu, MG, sob pena de desobediência (autuaram), mas não prenderam o veículo. Tenho que levar o carro lá. Pedi para desarquivar o processo no Espírito Santo, em Vitória, mas está demorando. O carro era da Alianz seguros, e já veio remarcado de São Paulo, feitos todos os procedimentos legais e eles acharam esse número de chassi divergente no lado do carona. Creio que o importante é o local original do carro eh que deveria ser verificado. Sendo que estão todos corretos. Esse divergente era só retirar. O que acha? Tenho medo da polícia inventar algum problema.

  83. Olá,

    Se a polícia encontrou indícios de irregularidade, ela pode querer investigar melhor e por isso te pediram a outra vistoria. Esse número não deveria estar divergente do original de qualquer forma. Nesse caso não tem o que fazer, apenas seguir o trâmite que a polícia/justiça determinar.

    Um abraço!

  84. Como se regulariza um veiculo adquirido de leilão com o cambio sem gravação?

  85. Olá,

    Precisará tentar ver no Detran do seu estado se é possível gravar o câmbio ou se precisará comprar um novo câmbio com nota fiscal e trocar.
    Acredito que você precisará comprar um novo câmbio ou em um desmanche, mas com nota fiscal.

    Um abraço!

  86. Boa Tarde

    Quanto a veiculos com chassi RM,existe a possibilidade da remarcação ser feita em cima da original?
    Obs:Consta Rem no documento tambem.

    Att

    Diego Souza

  87. Olá,

    Sobre a remarcação, depende muito da situação de cada carro. Geralmente são escolhidas partes tradicionais do veículo e que ficam protegidas.
    Fazer a remarcação em cima da original acredito que seja bem difícil, pois a área onde ficava o original deve ter tido algum tipo de comprometimento (dano, adulteração, reparo…) que impossibilite ser feito na mesma área a remarcação com qualidade e que passe nas vistorias.

    Um abraço!

  88. ola boa tarde. Recentemente meu carro apresentou um problema no cambio. Comprei um cambio em uma loja que vende peças usadas, com com nota de compra. Segundo o dono da loja, o cambio foi “dado baixa”. Vou ter algum problema em uma possível venda ou vistoria?

  89. Olá,

    Acredito que não, mas guarde a nota fiscal para fazer o registro junto aos órgãos de trânsito do novo câmbio que você colocou e vinculá-lo ao seu carro.

    Um abraço!

  90. fala amigo boa tarde
    Cara to vendo um carro de leilão que diz o seguinte: “cambio sem gravação, regularização por conta do comprador” o que seria o cambio sem gravação ? será que é o problema simples que voce disse que custa entre 80 e 120 reais que funieliro faz ou é o problema que deprecia o carro em até 20% ? desde ja agradeço !

  91. Olá,

    Acredito que nesse caso você vá precisar trocar o câmbio para poder regularizar. Possivelmente o cambio deu problema, o antigo dono trocou por uma peça sem marcação. Não costuma causar depreciação no carro esse tipo de troca não.

    Um abraço!

  92. BOM DIA, MEU NOME E ROGÉRIO

    TENHO UMA DUVIDA, CASO O VEICULO SEJA REMARCADO E CONSTA A SIGLA REM NO CHASSIS, E NECESSÁRIA A EMISSAÕ DE NOVAS ETIQUETA ETAS JUNTO A MONTADORA SIM OU NÃO? PORQUE AS QUE ESTÃO NO VEICULO FORAM DANIFICADAS.

    ISSO NO ATO DA EMISSÃO DO OFICIO PARA REMARCAÇÃO JÁ DEVERIA SER INFORMADO AO PROPIETÁRIO DO VEÍCULO A NECESSIDADE DAS ETIQUETAS TAMBÉM, PARA QUE SE OUVER HA VENDA DO VEÍCULO O MESMO NÃO TENHA PROBLEMAS NA TRANSFERÊNCIA.

  93. Olá,

    Não, as etiquetas não é preciso fazer novamente. Apenas será observado que elas estão danificadas ou ausentes. Com isso é possível fazer a transferência na maioria dos estados.

    Um abraço!

  94. BOA TARDE, ESTOU QUERENDO COMPRAR UM CARRO QUE FOI CLONADO RECENTEMENTE E JÁ ESta COM UM PROCESSO NO DETRAN, TEM TAMBÉM A CÓPIA DA PERÍCIA DA POLÍCIA CIVIL QUE DIZ QUE ESSE É O ORIGINAL,. Segundo o proprietário, A MANEIRA MAIS FÁCIL DE RESOLVER E TROCAR A COR DO CARRo. Será que vale a pena? Está 10 mil abaixo dá tabela

  95. Olá,

    Depois que for provado que o carro foi clonado, acredito que será preciso trocar a placa, o que não é muito dificil.
    Dependendo do estado do carro, parece um bom negócio, mas verifique os laudos e todo o processo de regularização para não ter dor de cabeça depois.

    Um abraço!

  96. Olá Ricardo.
    Estou passando por uma situação de chassi remarcado.
    Meu carro foi roubado e ficou uma semana até a polícia achar o carro. O carro teve o chassi remarcado e os 4 vidros trocados. Isso já fazem quase 4 meses e meu carro ainda está na delegacia pois eu não posso tirar de lá sem a autorização do juiz. Os peritos da seguradora se negam a ir até a delegacia fazer a perícia no carro.
    Eu sei que vou ter um BAITA prejuízo nesse carro, pois o valor dele vai cair 30 a 40%. O carro já está quitado.
    Isso não confere uma indenização por parte do seguro?

  97. Olá,

    Você pode consultar um advogado e ver se vale a pena acionar a seguradora pelos problemas que você está tendo, além de tentar acelerar a regularização do seu carro para que você possa voltar a circular com ele.
    Infelizmente, como você disse, você terá um belo prejuízo de qualquer forma.

    Um abraço!

  98. Bom dia,

    Tenho um carro de leilão que foi feita e remarcação do chassi e dos vidros, porem na vistoria não passou por conta das etiquetas das portas pois estão divergentes. Como devo proceder pois o numero do documento bate com a remarcação da chassi.
    Grato.

  99. Olá,

    Precisa ver com o Detran do seu estado o procedimento, pois alguns estados não verificam as etiquetas e outros verificam. Pode ter havido algum esquecimento na hora de fazer a remarcação e vincular os dados das etiquetas ao chassi novo (remarcado).
    Recomendo que procure um despachante ou o Detran para ver como resolver essa pendência com as etiquetas.

    Um abraço!

  100. Deveriam proibir a venda em leilão destas buchas remarcadas, pois coitado do cara que compra, parece que comprou uma coisa roubada!

  101. Olá,

    Infelizmente algumas pessoas têm preconceito com carros de chassi remarcado, mas é possível fazer bons negócios com carros assim também.

    Um abraço!

  102. BOM FINANCIEI UM CARRO E QUANDO PASSOU NA VISTORIA PRECISARIA REMARCAR CHASSI PORQUE O NUMERO NAO ESTA VA VISIVEL TINHA FERRUGEM AI PASSOU PELO DETRAN E AUTORIZOU O DELEGADO E AGORA QUANDO VAMOS CONSULTAR SITUAÇAO DO VEICULO APARECE CHASSI NAO PERTENCE VEICULO E JA ESTA COM DOC 2017 PAGO

  103. Olá,

    Precisa ver com o Detran e a empresa que fez a remarcação para inserirem a informação correta do novo chassi. Em alguma parte do processo a informação não foi lançada no sistema corretamente.

    Um abraço!

  104. Boa noite.. tudo bem?Estou pesquisando um carro no leilão e ele está com uma informação de câmbio sem gravação o que seguinte?

  105. Olá,

    Possivelmente esse veículo teve o cambio trocado já e quando foi feita a troca, não foi regularizado a numeração do câmbio.
    Você precisará trocar o câmbio para fazer a regularização ou então tentar regularizar esse câmbio que está no carro, se conseguir provar a origem legal dele.

    Um abraço!

  106. Olá Ricardo, tudo bem?.
    Muito legal as dicas e informações que você dá para todos. Eu comprei um carro com chassi REM (recuperado de roubo), consegui financiar uma parte do valor com o banco e consegui também fazer o seguro (90% da FIPE), mas precisei fazer uma vistoria em uma empresa especializada com selo do INMETRO, paguei R$ 350,00. O único problema que estou passando, são as etiquetas da porta e motor. O carro não passou pela inspeção do DETRAN-SC. Fui até o o Detran e me deram um documento solicitando os selos para a montadora. Levei este documento ao correio ( paguei R$ 6,50 de postagem ), em seguida entrei em contato com a TOYOTA e me informaram que após o recebimento da solicitação eles enviam os selos em até 30 dias. Sei que terei um pouco de dificuldade em vender, ou não, pois o Corolla é um carro cobiçado no mercado, mas em compensação estou com um carro 2015, 28.000 km, em excelente estado e muito completo. Só queria dividir isto, pois vi muita gente com esta dúvida dos selos. Quando eu recebe las volto aqui e digo se levou ou não os 30 dias prometidos.
    P.S. Como vai levar mais de 30 dias para transferência do carro para o meu nome e o motivo são os selos e o Detran intermedia esta solicitação, me informaram que não pagarei a multa por atrasar a transferência.

  107. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    E obrigado por compartilhar sua experiência conosco. No seu caso, também achei vantajoso o negócio que você fez.
    As pessoas precisam perder o receio de comprar carros de leilão.
    Nos mantenha informados das novidades no seu caso!

    Um abraço!

  108. Olá Ricardo parabéns pelos comentários
    Tenho uma dúvid,a estou querendo comprar um hb20 hatch ano 2013 com RM por 26mil vale a pena ?

  109. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    É dificil avaliar o carro sem vê-lo. Mas precisa ver se no seu estado/região esse valor está pelo menos 30% abaixo da média que o mercado pratica.
    Essa é a média de depreciação que os carros com chassi remarcado acabam tendo.

    Um abraço!

  110. Olá, tive uma oferta golf tsi highline alemao 2013/2014 , 19 mil km, pacote exclusive, por 60 mil, fipe ta 71mil. segundo vendedor ele trocou o parachoque do carro apenas, nenhum outro dano. no documento esta escrito:

    Veiculo recuperado de sinistro.
    Veiculo recuperado.

    Vale a pena comprar? eu teria algum problema futuramente com o carro? alguma restrição para fazer seguro?
    obrigado

  111. Olá,

    Se tem a anotação de Sinistro Recuperado no documento, o mercado costuma trabalhar com uma depreciação média de 30% abaixo do valor de mercado.
    Por melhor que tenha ficado o reparo.
    Pode ser que tenha dificuldades em conseguir financiar e fazer seguro.

    Um abraço!

  112. Boa noite.
    Gostaria de uma informação, recuperei meu veículo(Moto) que havia sido roubada; o mesmo veio com chassi adulterado e sem a placa. Queria saber se posso colocar a placa antes, e depois remarcar o chassi, sou aqui do Rio de Janeiro.

  113. Olá,

    Creio que para obter a nova placa você irá precisar fazer a vistoria e se for detectado o problema no chassi, não irá passar.
    Então será preciso remarcar o chassi antes da placa. Mas de qualquer forma, você pode verificar no Detran qual o procedimento correto nesse caso.

    Um abraço!

  114. Gostaria de saber se um carro que foi recuperado pela financeira por falta de pagamento pode vim a ser considerado sinistro no documento e se todo carro sinistro tem que ter CSV no chassi .
    E oque teria que verificar para saber se está tudo correto com o carro antes de fechar negócio.
    Obrigado

  115. Olá,

    Carro recuperado de financiamento não tem informação da sinistro no documento não.
    Nem todo carro que passou pro sinistro tem CSV.
    Carros de sinistro de pequena monta não ficam com a anotação de sinistro no documento e nem precisam obter o CSV.

    Um abraço!

  116. fiz uma arta de concorcio e quando fui comprar o veiculo o chassis era remarcado e o banco n quis aceitar, gostei muito do carro e so fiz o finaciamento prq quero o veiculo. tem algum procedimento ou banco que aceite finaciar carro remarcado. ja ssinei o dut e tudo e n sabi q n podi o correspondente n avisou nada com relaçao isso.

  117. Olá,

    Infelizmente não tenho nenhum banco para indicar que possa fazer o financiamento. De qualquer forma, pesquise na sua cidade ou região se encontra alguma instituição que faça. Acredito que você irá encontrar sim.

    Um abraço

  118. Olá, Ricardo. O chassi de um caminhão foi cortado da cabine para trás, para a colocação de um outro, comprado em desmanche com nota fiscal. Destaco que não foi alterado o número do chassi, tampouco remarcado, de modo que o número do chassi segue inalterado. Pergunto: no caso de o chassi ter sido trocado da cabine para trás sem comunicar o DETRAN dá problema? Há algum crime? É possível regularizar ou não é necessário?

  119. Olá,

    O ideal seria ver o tipo de alteração que foi feita e ver se há necessidade de regularização e obtenção de CSV.
    Pois em uma eventual vistoria, os indícios de modificação podem levantar eventuais suspeitas e trazerem futuras complicações.
    Recomendo que você procure o Detran do seu estado ou um despachante para uma informação mais precisa após uma análise do veículo.

    Um abraço!

  120. Bom dia,
    Comprei um carro ano 1996, o qual teve um vidro trocado, e segundo a Furtos e Roubos do ES, o vidro foi remarcado e pode ter sido de um carro roubado. O agente que fez a vistoria diz que só me entrega o Laudo autorizando a mudar a titularidade do veículo e o local, se eu colocar um vidro novo na porta traseira direita, onde está o vidro remarcado, segundo ele.
    Pergunto se tem como eu colocar um vidro usado de boa procedência, com uma numeração diferente, e constar no documento do veículo esta informação., igual quando trocamos o motor do veículo por outro motor comprado de veículo batido?
    Tem lei que ampara esta troca do vidro, ou por causa de um vidro o carro não poderá ser vendido.
    Hoje é impossível de comprar um vidro novo, em função da idade do veículo.

  121. Olá,

    Se você apresentar a nota fiscal de compra do vidro, mesmo que de um desmanche, acredito que você conseguirá regularizá-lo.
    Confirme com o Detran essa possibilidade e tente comprar em desmanche com Nota fiscal de procedência.

    Um abraço!

  122. Bom dia,olha só comprei um veículo sem saber que estava com o chassis remarcado,fiquei sabendo disso quando levei ele para a vistoria.porém ele estava com o chassis remarcado desde 2007, e passou pelas vistorias desde então sem problemas enclosive tenho o laudo aprovado pelo detran,mas por surpresa agora não passou na vistoria motivo foi remarcado em cima da última marcação. Em um municipio passa mas em outro não. No documento costa rem, ta tudo certo.o Detran da minha cidade alega que a remarcacao não deveria ter sido feita em cima da antiga.

  123. Olá,

    Você vai precisar procurar o Detran e tentar explicar e mostrar os documentos para ver se eles aceitam. Caso não aceitem, vai precisar fazer a remarcação da forma como eles estão solicitando.

    Um abraço!

  124. Olá,
    O que realmente significa “CAMBIO SEM GRAVAÇÃO REGULARIZAÇÃO POR CONTA DO COMPRADOR”?
    Percebi que tem muitos carros no leilão com essa informação, o que é necessário fazer após a compra e quais são as consequências?
    Obrigado.

  125. Olá,

    Possivelmente ou o carro não está com o câmbio original ou a pessoa que olhou o câmbio no pátio do leilão não encontrou a numeração.
    Se realmente o câmbio estiver sem marcação, você precisará comprar um novo câmbio com nota fiscal (pode se em desmanche) e colocar no carro, regularizando a numeração através da nota.
    Dificilmente um cambio vem ser marcação. Acredito que quem olhou o carro, não encontrou.
    Se realmente estiver sem marcação, pode ter dificuldade em transferir o carro para o seu nome, pois a vistoria do Detran costuma verificar isso.

    Um abraço!

  126. Ricardo, bom dia! Estou pesquisando um civic para compra. Encontrei um que parece muito bom e consta REM no doc. Contudo só o chassi foi remarcado, não constando a expressão “REM” nos vidros e no câmbio. Tem a documentação 2017. Essa ausência da expressão REM nos vidros pode trazer algum problema? Obrigado.

  127. Olá,

    Sim, em algum momento você pode ter problemas com isso. Em alguns locais de vistoria não olham isso e deixam passar, em outros locais, olham e podem pegar seriamente no seu pé por conta disso. Aqui no site mesmo um leitor relatou que um dos vidros não tinha o chassi com a anotação REM e que isso deu uma grande dor de cabeça a ele.
    Pode ser que quando for vender o carro daqui um tempo, o comprador leve para outra cidade ou estado e o carro seja reprovado na perícia.
    Recomendo que você procure o Detran e regularize se for realmente comprar o carro.

    Um abraço!

  128. Comprei um carro de leilao, de sao paulo com chassi remarcado. Estou a um ano esperando as etiquetas de identificação pra poder trasferir pra santa Catarina aqui é obrigatório. O detran da minha cidade nao faz pedidos das etiquetas de carro de fora por ser obrigação do detran atual resolver o problema. Meu despachante ja fez o pedido e a etiquetas atravez do detrans de SP e nunca chegam. o q eu faço? Comprei o carro para serviço ja assinei o recibo e o dovumento esta no nome da seguradora

  129. Olá,

    Nesse caso você vai precisar mesmo tentar conseguir essas etiquetas. Tente ver diretamente com o Detran de SP se tem alguma forma de conseguir direto, ou tente em outro despachante, pois essa demora no Detran de SP não é normal. Acho que seu despachante pode ter feito algo errado.

    Um abraço!

  130. Olá meu amigo, Comprei um i30 de leilão com chassi remarcado e estou aguardando o CRLV para eu rodar com o carro e ainda esperando o CRV, logo minha dúvida é , para realizar a transferência deste veículo para o meu nome basta imprimir a taxa ”TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DE VEÍCULO” e passar pela vistoria? ou pelo fato do carro ser REM há outros procedimentos que eu nao saiba? desde ja muito obrigado

  131. Olá,

    Se a o chassi já foi remarcado e você só está transferindo, é o processo normal de transferência, passando pela vistoria.

    Um abraço!

  132. Olá, já comentei aqui anteriormente que tive uma baita dor de cabeça com vidros remarcados. No final das contas, tive que trocar todos (quase R$5mil) e fazer uma marcação nova, pois não passou na vistoria da OLHO VIVO.

    É um limbo jurídico que nem Detran, nem vistoriador, nem leiloeiro explicam. Se o carro foi recuperado de furto e precisou ter o chassi remarcado, tudo que leva o número do chassi tem que ser remarcado também, INCLUSIVE OS VIDROS. Um funcionário do Detran chegou a me dizer: cara, sei que não pode porque sempre foi assim, mas não sei porque!

    Eu sugiro que NINGUÉM MAIS COMPRE CARRO DE LEILÃO porque além disso, as próprias seguradoras que os vendem, não aceitam fazer o seguro depois.

    A PORTO é a pior delas. Compre um carro no leilão da Vila Jaguara e tente segurá-lo depois e terá uma surpresa: NÃO ACEITAM!

    Fiz o seguro do meu (que é todo original, inclusive os vidros troquei na concessionária) com a Azul, mas com cobertura de 80% da FIPE.

    Abraço

  133. Estou interessado em um carro de leilão. no edital diz o seguinte:
    _veículo proveniente de seguradora,sem restrição de sinistro no documento,pequena monta, recuperado de furto, chassi regravado, se necessário regularização nas etiquetas ou na numeração dos vidros a regularização será por conta do arrematante_
    Quais os procedimentos que devo seguir?
    sou do RJ e o carro é de SP. Vou ter problemas?
    Obrigado e parabéns pelas explicações.

  134. Olá,

    Recomendo que você fale com o Detran do seu estado sobre os procedimentos de regularização de etiquetas e vidros, caso isso já não tenha sido feito quando o chassi foi remarcado.
    Em relação à compra ser em um estado e você morar em outro, isso não tem problemas.

    Um abraço!

  135. Boa noite so julio de sp sjc ….Complei um carro no leilao rem ,e pequena monte remarcado, mais ele tem que passa pelo imetro? ??

  136. Olá,

    Não, se foi pequena monta e já está remarcado, não precisa.

    Um abraço!

  137. Onde posso encontrar a legislação que disciplina a obrigatoriedade de constar REM nos vidros, chassi e documento de veículos com chassis remarcados?

  138. Olá,

    Entre em contato com o Detran do seu estado para ver as exigências que se aplicam no caso do seu estado.

    Um abraço!

  139. Olá…
    Trouxe de Rondônia o carro do meu pai , uma Montana 2010,
    Ele é único dono, porém fui fazer a vistoria do seguro e não foi aceito, pois está em avançado estado de corrosão aonde tem a marcação do chassi, não tendo como recuperar esse número….
    Eu posso fazer a remarcação aqui no Rio Grande do Sul aonde moro, ou vou ter que levar para o Estado de Origem para fazer isso ???
    Agradeço …
    Abraço

  140. Olá,

    Recomendo que você consulte o Detran do RS, pois eles as vezes costumam dificultar algumas coisas.
    Em teoria você poderia sim fazer aí, mas aconselho você a confirmar a informação no próprio Detran.

    Um abraço!

  141. Boa tarde, ótimo site parabéns, tenho uma dúvida tenho interesse em comprar um carro de leilão, nos casos onde aparece recuperável – pequena monta, tipo roubo ou furto, e não diz se o carro da partida, podemos testar pra ver se funciona? Pois nunca fui em um leilão, desde de já obrigado!!!

  142. Olá,

    Alguns leilões ligam os carros ou falam durante o leilão se o carro está funcionando. Poucos são os leilões que deixam ligar o carro durante a visitação, a maioria dos leilões não permite que se ligue o carro na visitação.

    Um abraço!

  143. Prezado, bom dia!
    Parabéns pelo site. Estou passando por isso tudo. Meu carro foi furtado em out/2018 e teve o chassi adulterado (virou clone de outro idêntico a ele). Não houve nenhum dano físico de grande monta (acidente, batida, etc…), apenas o chassi VIN remarcado. A seguradora trocou os vidros e recuperou a lataria que estava arranhada. No Detran-MG, em Belo Horizonte, feita a vistoria, constatou-se a adulteração. Fui orientado a marcar o chassi nos vidros (não me informaram sobre o REM) e a buscar as etiquetas de identificação (da coluna da porta dianteira direita e do vão do motor acima da suspensão dianteira direita) junto à Fiat para, só assim, ser autorizada a remarcação do VIN. Você saberia informar quanto tempo a montadora dispõe para fornecer essas etiquetas? Pois já marquei os vidros e só está faltando isso para o Detran autorizar a remarcação do VIN. A propósito, sendo possível RECUPERAR a marcação VIN original, constará no documento a informação REM, ou esta somente consta quando, de fato, o chassim é remarcado no VIN?
    Desde já, agradeço sua atenção!

  144. Olá,

    Sobre as etiquetas, já vi demorar de 15 dias até 6 meses para a montadora enviar.
    Sobre a sigla REM constar no documento, foram poucos os casos de recuperação após furto/roubo e adulteração que não vi colocarem REM.
    Infelizmente tem sido quase um padrão colocar o REM nos casos que vi ou soube. Espero que tenha mais sorte.

    Um abraço!

  145. Olá! Me interessei por um veículo na internet, o anunciante informa que o veículo tem chassi remarcado e está cobrando 20% abaixo da FIPE. Gostaria de saber quais cuidados devo ter no momento de ver o carro e fazer a transferência. Quais informações devo pedir ao vendedor para fazer uma compra segura? Devo contratar uma vistoria antes de comprar?

  146. Olá,

    Se o chassi já está remarcado, confira se os vidros estão com a sigla REM, muitas vezes o pessoal não remarca os vidros e isso dá dor de cabeça depois.
    A dica que daria é contratar uma vistoria antes de concluir a compra. Pode até ser aquela vistoria que é cautelar e tem validade para transferência. Você vai gastar um pouquinho a mais, mas pode te livrar de muitas dores de cabeça.

    Um abraço!

  147. Bom dia!

    EM RELAÇÃO AOS CARROS RETOMADOS, EXISTE DEPRECIAÇÃO NO VALOR DO VEÍCULO PARA UMA FUTURA VENDA?
    HÁ COMO O COMPRADOR IDENTIFICAR QUE O CARRO FOI RETOMADO?

  148. Olá,

    Sobre os carros retomados de financiamento, de modo geral não há depreciação no valor tanto para compra como para a venda se o carro estiver em bom estado.
    Esses veículos tem sido negociados pelo valor de mercado normalmente.
    Mas tudo depende da negociação entre as partes.
    O comprador consegue sim identificar que o carro passou por leilão quando ele fizer uma pesquisa sobre o histórico do carro ou se fizer um laudo cautelar.

    Um abraço

  149. boa noite

    estou interessado em um corolla 2013 em bom estado geral. na vistoria cautelar apareceu que o carro foi roubado e recuperado 3 meses depois sem nenhuma avaria. sem remarcação e sem restrição. devo investir na compra?? a depreciação e relevante nesse caso??

  150. Olá,

    Sim, haverá uma depreciação pois possivelmente o carro terá observação de “Indenizado” no documento.
    Pode ser um bom negócio, mas tem que ser por um valor menor que o mercado.

    Um abraço!

  151. Boa noite eu comprei um carro de leilão e na nota fiscal do leilão diz chassi sinistro ,a numeração do sinistro, salvado númeração do salvado, veículo com chassi cortado e sem direito a documentação. Te pergunto, tem como entrar com uma ação administrativa junto ao DETRAN para botar ele volta?

  152. Olá,

    Você pode tentar com um advogado, mas creio que não irá compensar financeiramente e nem que há possibilidade de você ganhar o processo.

    Um abraço!

  153. boa tarde,tenho um veiculo com placa do Rio Grande do Norte e moro em Salvador Bahia porem tive o veiculo roubado e cortaram o numero do chassi,como faço para remarcar sendo que o veiculo é de outro estado,sera que tenho que ir a rio grande do norte?

  154. Olá,

    Veja com o seu despachante ou com o Detran da Bahia se você consegue fazer a remarcação por aí ou se precisa ir no estado onde o carro está registrado.
    Acredito que você vai precisar ir até lá para fazer a vistoria pelo menos.

    Um abraço!

  155. Olá!!!
    Veja se pode me ajudar… meu pai vendeu um carro para um conhecido, preenchemos o CRV, levamos ao cartório, tudo certinho…
    Agora quase 8 meses após a venda o comprador entrou em contato dizendo que foi fazer a transferência do documento para o nome dele, porém não passou na vistoria. O chassi está enferrujado, e no caso, meu pai que precisaria ir atrás já que o antigo dono seria ele. Como proceder? Nesse caso seria de responsabilidade do meu pai mesmo? Brigadão!

  156. Olá,

    Já aconteceu comigo diversas vezes de o carro ter algum sinal de ferrugem no chassi e não passar na vistoria do Detran ou do seguro.
    Sempre arquei por minha conta com os serviços de recuperação do chassi. É um serviço geralmente rápido e barato, na faixa de 50 a 100 reais.
    Fale para a pessoa que comprou que ela deve procurar um serviço de recuperação do chassi e se ela questionar, diga que é um dos itens que ficam a critério do comprador olhar (assim como todo o carro) antes de fechar a compra.
    Falei sobre esse assunto nessa postagem https://carroeleilao.com.br/corrosao-em-motor-ou-chassi/

    Um abraço!

  157. Não sei de onde surgiu essa informação de desvalorização de 30%… Isso não existe, quem compra em leilões pra revender sempre vende abaixo da tabela, tenha sinistro ou não.. Essa formula mágica dos 30% não sei de onde saiu, já que na minha loja vendemos e compramos mais de 200 carros por ano, e nunca pagamos 30% abaixo por ser remarcado, e nem vendemos 30% abaixo…

  158. Olá,

    Compartilhe com os outros leitores do site, os valores em média (pode ser percentuais) que são praticados na compra/venda de carros de leilão na sua região.

    Um abraço!

  159. Oi minha biz tá na nota chassi sem identificação e motor sem identificação como fico sabendo se ela possui pelo menos a numeração de placa 😠

  160. Olá,

    Você vai precisar procurar um despachante ou o Detran do seu estado para fazer o processo de regularização da sua moto. Sem a numeração de chassi e motor e sem as placas, só mesmo com perícia e tentar buscar pelas etiquetas da moto.

    Um abraço!

  161. Boa tarde eu comprei um carro a quase 2 anos aí verifiquei se não era sinistro leilão puxei não constou nada porém agora depois de quase 2 anos Tava vendo os papéis do nada consta vi que na parte que fala da numeração do chassi tava 1 o número do chassi e do câmbio e no 2 outro número do chassi que o mesmo que consta nos vidros nos documentos na nota fiscal e no livrete de garantia entao fiquei sem entender porque tava escrito chassi remarcado?não mais e o outro número que aparece primeiro?

  162. Olá,

    Se o seu carro teve o chassi remarcado, pode ser que não tenha sido feito o processo corretamente de remarcar os vidros todos do carro. Ou então o primeiro documento de nada consta que você recebeu tem alguma informação errada. O ideal é procurar um despachante ou o Detran do seu estado para verificar a situação exata.

    Um abraço!

  163. Olá, boa noite. Eu acabei de comprar um veículo no leilão, ele é chassi remarcado, mas percebi que nos vidros ainda se encontram a numeração antiga, de fábrica. Para fazer a legalização desse veículo, eu terei que mandar troca a numeração de todos os vidros? Muito obrigado.

  164. Olá,

    Recomendo que você veja com o Detran do seu estado as etapas para regularizar, mas será necessário colocar a numeração nova e correta nos vidros sim.

    Um abraço!

  165. esse negocio de chassi remarcado deveria ser comunicado na BIN em brasilia enviado para todos os detrans.
    como de um estado para outro pode ou não aceitar um carro que foi remarcado.
    os leiloes vende um veiculo que foi remarcado pelo q entendi o vidro nao passa na vistoria, falta etiquetas em alguns casos o motor tbm não passa mesmo tendo DA (decisao administrativa), a companhia antes de vende pq nao troca os vidros e coloca as etiquetas. quem compra tem que passar por contrangimentos.
    a companhia de seguro ja solicitou a remarcação junto ao despachante contratado por ela pq ja nao faz tudo direito (troca os vidros, por etiquetas e alguns caso a troca do motor).
    estas companhia que vendem estao comentendo um crime contra o consumidor pois o veiculo tem q estar livre de qualquer restricao, debitos e onus e habito para transferencia. pelo meu ponto de vista na vistoria de transferencia tem que sair aprovado sem nunhum tipo de apontamento ou restricao ou quem adquiriu o bem. nao deve ficar correndo atras de etiquetas, troca de vidros, etc.
    nos caso de p.t de media monta é feito um laudo do inmetro aprovando a circulacao do veiculo. pq o proprio vendedor (seguradora) nao aceita fazer o seguro do bem que vendeu. outra companhia se aceitar faz com 60-80%.
    andei um tempo em leiloes e perguntei referente aos veiculos proveniente de seguradora, pelo que entendi são vendido no minimo veiculos sinistro de p.t ou remarcado onde as companhia colocam um valor minimo pedindo 70-80% da tabela fipe.
    como uma pessoa q adquiri um bem desse pode revender depois por 30% abaixo da tabela. sendo que teve gasto para recuperar o veiculo. nao ato da compra tem que pagar comissao de leiloeiro, taxas que os leiloeiros invetaram e guincho. pq os carro dificimente sai funcionando

    tbm no caso de perda total, o veiculo tem q sofre avaria onde o orcamento fica acima de 60% da tabela.
    acredito q quem compra esses tipo de carro em leilao. deve usar para lavar dinheiro ou sao quadrilhas q devem ter ja um veiculo pronto (roubado) com as mesma caracteristica do carro q vai a leilao.

    onde esta a magica de um carro de leilao ser 30% abaixo da valor de mercado.

  166. Bom dia! Comprei um carro de leilão proveniente de furto. O carro teve o chassi e vidros remarcados, sendo registrado e transferido em São Paulo para a Seguradora. Arrematei o carro e ao tentar transferí-lo para o meu nome estou encontrando dificuldades em MG. O Detran local alega q terei q trocar os vidros do carro, pois segundo entendimento deles não e permitida a regravação do Código VIS nos vidros do veículo. Também estão alegando que a regravação do Chassi foi realizada em local diverso do original. Creio q a regravação foi realizada em outro local porque o anterior está bem deteriorado. Diante da situação gostaria de saber se é proibida a regravação nos vidros do carro ou do chassi em local diversos do originário de fabrica? O carro também está sem a etiqueta destrutivel da coluna da caixa de rodas ( amortecer direito). Qual seria o melhor caminho para solucionar meu problema?

  167. Olá,

    Realmente alguns detrans são mais exigentes quanto à regravação de chassi, pois a questão de gravar por cima dos chassis já marcados nos vidros, dá margem a fraudes. Pela lei, teria que trocar todos os vidros mesmo. E sobre a regravação do chassi em outro local, é permitido sim, pois muitas vezes acontece como você falou, do local original estar danificado.
    Já a ausência da etiqueta, você vai precisar pedir outra na fabrica possivelmente e vai demorar um tempo até ela chegar.
    Infelizmente você pegou um Detran que segue bem ao pé da letra a lei e ainda acabou tendo problema no chassi e na etiqueta. Se pelo menos a etiqueta estivesse intacta, talvez o detran liberasse. Acredito que o funcionário desconfiou de algum tipo de fraude, carro clonado e etc e por isso está seguindo a lei nos mínimos detalhes.
    Para colocar o carro em condições de rodar recomendo que você procure um despachante para ele tentar agilizar os trâmites para você regularizar o veículo.

    Um abraço!

  168. Olá,

    Significa que as etiquetas com os códigos da montadora que ficam no compartimento do motor e na coluna de fixação da porta do lado do passageiro estão ausentes. Você vai precisar regularizar solicitando outras para a montadora.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *