Ultimamente temos acompanhando comentários dizendo que o país está em crise, que as pessoas estão em dificuldades financeiras e, por isso, estão sem condições de comprar carros novos ou usados. Não deixa de ser verdade, em alguns aspectos realmente a economia está passando por instabilidade e isso fica mais visível de duas formas: quando percebemos um aumento do desemprego e quando percebemos um aumento da inflação. Sem emprego ou com a renda consumida pela inflação, sobra menos – ou não sobra – dinheiro para comprar ou trocar de carro.
Mas de que forma isso têm afetado os leilões?
Quanto aos veículos recuperados de financiamento, tende a haver um aumento da quantidade de carros oferecidos para leilão, pois se as pessoas passam por dificuldades financeiras provocadas pela crise, obviamente que as contas pessoas serão afetadas e elas não vão conseguir pagar o financiamento do carro. O que observo nos leilões é que a quantidade de carros recuperados de financiamento oferecidos nos leilões não aumentou. Talvez daqui um tempo comecem a aparecer mais carros, mas de modo geral, a quantidade ainda está a mesma
Sobre os preços dos carros vendidos nos leilões, se o mercado está mais “fraco” para vender carros de maneira geral, logo os preços deveriam cair, certo? Pois é, mas isso não tem acontecido também não. Como um todo, os preços pelos quais os carros são vendidos, estão praticamente os mesmos de sempre, oscilando pouco dentro de uma faixa média, o que sempre aconteceu. Mas porque isso acontece? Porque os preços não caem?
Os preços não caem porque o preço de venda também não cai. Para os carros zero Km, o mercado sentiu mais porque em média os preços partem de 36 mil. No mercado de seminovos, a pessoa que antes da crise poderia comprar um carro de 40 mil, agora quer comprar um carro de 30 mil. Quem queria comprar um carro de 30 mil, acha mais seguro comprar um carro de 20 ou 22 mil. E assim vai.
Uma parte das pessoas desistiu de trocar de carro, outra parte não. Dentre os que pensam em trocar, reavaliaram o valor que investiriam, de modo que o mercado de carros usados continuou girando. Há carros para todos os bolsos e não só para os que podem pagar a partir de 36 mil como nos carros zero km. Talvez no volume de carros financiados possamos ver um grande reflexo da crise: Ela gera incerteza! E na incerteza, quem vai assumir uma dívida?
A pessoa que antes comprava um carro de 40 mil dando 25 de entrada e financiando o resto, hoje compra o carro de 25 mil a vista, pois não quer arriscar fazer uma dívida sem ter certeza de como será o amanhã.
Resumindo, temos o seguinte:
1) O mercado de leilões continua abastecido de carros;
2) Os preços de compra e venda ainda se mantem estáveis;
3) Há compradores para os veículos.
Na minha visão ainda é um bom negócio comprar carros em leilão seja para uso próprio ou para venda.
Olá Ricardo,
Estou pensando em começar a comprar e revender carros de leilão. Em sendo um carro recuperado de financiamento e comprado em leilão , quando eu for revender , o comprador consegue levantar essa informação no histórico do carro junto ao Detran?
Obrigado,
Marco
Olá,
Junto ao Detran, acredito que ele não vai ter acesso à essa informação.
Geralmente essa informação aparece quando o histórico do veículo é pesquisado em sites ou empresas especializadas.
Os bancos de dados dos leilões são consultados por seguradoras, financeiras e essas empresas de pesquisa de histórico.
Um abraço!
Ricardo, você tem experiência na compra de veículos de seguradora que tiveram problemas no transporte, muitas vezes 0KM? Fico na dúvida como funciona para segurar esses veículos depois.
Obrigado!
Olá,
Nunca comprei veículo 0 KM de seguradora.
Mas imagino que a questão de fazer seguro seja o mesmo que os demais carros. Pode ser que você consiga ou não, pois são levados em conta outros fatores, além do histórico do veículo.
Um abraço!
Thiago passei por essa experiencia, voce consegue fazer o seguro sem problemas, o complicado é, como o veiculo nao foi vendido para o consumidor final, a montadora nao ativou esse veiculo, ele perde a garantia de fabrica.
Me ajudou.
Olá Ricardo boa noite, estou a cerca de 3hr vasculhando seu site e quero parabenizá-lo pelo trabalho. Deixo o meu muito obrigado.
Vamos lá… Eu tenho um capital em torno de 100mil pra investir nesse ramo, ESTAVA muito animado até ler seus artigos, gostaria de comprar carros de leilões sem sinistro, aqueles que o banco toma e não tem nada pra fazer e também os carros sinistrados mas sinistros PEQUENOS, para revender primeiramente a LOJISTA e caso não consiga por algum motivo, vender pra particular(lucro maior).
Mas sou uma pessoa idônea e não quero prejudicar NINGUÉM e nem ter nenhum tipo de dor de cabeça como já vi aqui alguns relatos.
A pergunta é… Vale realmente a pena eu comprar algum desses 2 tipos de carros de leilão? Pois pelo que vi nem todas as seguradoras fazem seguro e nem financia, logo se eu for vender pra particular posso ter uma GRANDE dor de cabeça ou até mesmo NÃO CONSEGUIR VENDER, o lojista acho que não teria problema. E eu devo informar que o carro veio de leilão em ambos os casos?
Desculpa o grande texto.. SE POSSÍVEL ME MANDA UM EMAIL com seu contato pra melhor contato 👍👍
Estava MUITO entusiasmado com esse ramo e pretendia dar alguns lances em um leilão esse mês, mas confesso que fiquei bastante preocupado pois eu iria migrar pra esse ramo e seria meu “ganha pão”.
Olá,
Eu acho que é um ramo que vale a pena sim, é venda de carro como seria um particular. Legalmente você não é obrigado a informar.
Porém pode acabar tendo algum problema com os compradores futuramente, sempre recomendo informar.
O diferencial para ter uma margem boa, mesmo informando é tentar achar boas oportunidades nos leilões, preços realmente baixos que possibilitem que você venda mais barato esse carro também.
O email de contato do site é contato@carroeleilao.com.br
Um abraço!
Bom artigo.
Olá sou Antonio. Tenho interesse de compra um carro de particular mas o carro foi comprado por leilão eu teria problema para financiar e de fazer um seguro desse veiculo. Muito obrigado pela orientação.
Olá,
Depende do motivo pelo qual o carro passou por leilão.
Se for retomado de financiamento, é maior a chance de você conseguir financiar e fazer seguro. Quase certo que você conseguirá.
Se for recuperado de sinistro, a chance é menor de conseguir seguro e financiamento.
Um abraço!