Busca e apreensão

Retomada de Veículos

Já falei aqui no site sobre a nova lei que passou a vigorar desde novembro de 2014, que mudou as regras para a retomada de veículos por parte dos bancos (você pode ler aqui). Passados 8 meses que a lei entrou em vigor podemos observar algumas mudanças na abordagem das empresas que financiam veículos quando ocorre inadimplência por parte dos clientes.

Se antes era preciso atrasar no mínimo 3 parcelas para os bancos iniciarem o processo de retomada dos veículos com a famigerada busca e apreensão, agora já temos observado relatos informando que os bancos estão iniciando o processo com apenas uma parcela em atraso. Antes, todo o processo de retomada até sair a ordem de busca e apreensão podia levar até um ano. Agora em menos de um mês isso já pode acontecer. Antes mesmo de a pessoa completar duas parcelas em atraso. E isso é legal? A resposta é sim, a lei tornou isso menos burocrático.

O objetivo da lei era que ao facilitar a retomada dos veículos os bancos baixassem os juros nos financiamentos, pois, em tese, o banco teria mais facilidade para reaver o bem e diminuir o seu prejuízo. Na prática não tivemos mudanças significativas quanto aos juros, apesar de notarmos algumas promoções para a venda de carros novos que são muito mais devido à crise que o país passa com aumento de desemprego e queda na renda e no poder de compra dos trabalhadores do que propriamente à mudança da lei. Além disso, não tem sido fácil financiar um carro sem dar um bom valor de entrada, reflexo também da falta de crédito e falta de confiança na capacidade de pagamento dos consumidores de modo geral.

Outra coisa que a lei trouxe foi uma menor flexibilidade dos bancos em negociar ou renegociar as parcelas em atraso. Antes da lei, vários consumidores relatam que havia mais interesse do banco em renegociar as parcelas do que retomar o carro. Agora os bancos estão fazendo menos acordos e partindo mais para a busca e apreensão.

Mas e os leilões com isso?

Houve um aumento na média de 20% a 30% na quantidade de carros que as empresas de leilões recebem, tem havido mais leilões de um modo geral e os preços dos carros usados não tem sido afetados por todo esse cenário que comentei acima. Quem tem um dinheiro para comprar um carro, tem a opção de dar esse valor de entrada e financiar o restante ou comprar um carro usado e pagar a vista. As pessoas estão preferindo comprar carros usados e evitando as dívidas, e nesse contexto, comprar em leilão sempre é mais vantajoso como já falamos no site. Se o carro for para você, paga no mínimo 10% a 30% abaixo do mercado. Se for para revender, consegue ainda margens interessantes ao vender para terceiros.

Em resumo, para quem está à procura de bons negócios, a mudança na lei trouxe mais carros para os leilões e oportunidades para quem quer comprar um carro usado barato. Para quem quer financiar, não mudou muita coisa. Para quem compra e acaba tendo a infelicidade de não conseguir pagar, aí sim as coisas ficaram mais complicadas com o oficial de justiça batendo à porta com a busca e apreensão cada vez mais cedo.

banner

About Ricardo Cintra

21 thoughts on “Retomada de Veículos

  1. Boa tarde Ricardo, parabéns pelo site muito esclarecedor em vários aspectos para quem é mais leigo no assunto, você poderia me esclarecer sobre o financiamento de um carro comprado em leilão ? por ex eu comprei um carro num leilão recuperado de financiamento, arrumei o que tinha para arrumar e coloquei pra vender o comprador terá problemas em financiar ? ouvi boatos de que os próprios bancos não estão querendo financiar veículos oriundos de leilão mesmo sendo apenas recuperado de financiamento.
    obrigado.

  2. Olá,

    A maioria dos bancos financia veículos de leilão recuperados de financiamento, como os demais carros. Sei de apenas um banco que está restringindo, os demais fazem normalmente.

    Um abraço

  3. cara faz uma postagem explicando sobre o financiamento de carros de leilão, seria interessante, pois isso tem causado muitas duvidas, embora estejamos vivenciando um período de crise ainda existe muita gente com credito, e se não pode ser financiado fica complicado vender, mais sei que vende, eu mesmo tenho aconselhado as pessoas a comprarem carros mais velhos com o dinheiro que tem e ficar sem divida do que comprar um carro mias novo e dar o valor de um carro mais velho na entrada e adquirir uma divida mais sei que muita gente prefere um mais novo e financiar o restante ai nessa hora é que complica a venda do carro se ele não pode ser financiado.

  4. Olá,

    Obrigado pelo comentário! Falei sobre isso em algumas publicações mas pretendo fazer futuramente algo específico sobre o assunto.

    Um abraço!

  5. Uma informação. Os carros definidos como retomados tem alguma observação no documento ou são carros normais que só dá pra saber se teve passagem fazendo um checklist?

  6. Olá,

    Os carros retomados não ficam com qualquer observação no documento. Só vai aparecer que passou por leilão se fizer uma consulta no histórico do veículo.
    Porém, caso o veículo já tenha sido leiloado antes por motivo de sinistro e tenha a observação no documento, ela vai permanecer. Sempre recomendo verificar se o veículo já não tem qualquer observação no documento (SINISTRO, chassi remarcado e etc) antes de comprar um carro recuperado de financiamento.

    Um abraço!

  7. Boa tarde. Geralmente os carros que são postados nos sites de leiloeiras só e disponivel o renavam para consulta. Como os detrans no brasil não são integrados como consultar um veiculo somente pelo renavam? obrigado

  8. Olá,

    Você pode tentar pesquisar pela placa e pelo renavam no site do detran do estado no qual o veículo está cadastrado.

    Um abraço!

  9. Boa noite
    Quando carro e recuperado pela financeira leiloado e logo depois vendido, o comprador quando vai vende para uma pessoa física ele perde valor de mercado ??
    E o segundo comprador perde mercado ?

    Fica alguma restrição no doc ou laudo ?

  10. Olá,

    Não fica restrição no documento quando um carro é leiloado após ser retomado pelo banco. Porém quando é feita a busca em sites de pesquisa de histórico de veículo, irá constar que o carro passou por leilão.
    Sobre a perda de valor de mercado, o mercado não tem diferenciado em preço não.

    Um abraço!

  11. O BANCO PODE LEILOAR SEU CARRO SEM AVISAR A VOCÊ? TIPO RECEBI O MANDATO DE BUSCA E APREENSÃO SÓ QUE ENTREI NA JUSTIÇA FAZENDO A PURGA DA MORA PAGANDO AS PARCELAS EM ABERTO EM JUÍZO E PAGANDO AS OUTRAS PARCELAS QUE AINDA IAM VENCER TENTEI ENTRAR EM CONTATO COM A ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS SÓ QUE ELES JOGAVAM UM PRO OUTRO E NADA ENTÃO LEILOARAM MEU CARRO SEM AVISAR E SEM ME ATENDER PRA UM POSSIVEL ACORDO ISSO PODE ACONTECER?EO VALOR QUE PAGUEI EM JUÍZO?

  12. Olá,

    Possivelmente seu advogado perdeu algum prazo no processo para recorrer da busca e apreensão. Dificilmente o leilão vende um carro que eles não tenham todo o respaldo jurídico. Pode acontecer uma falha, claro. Se for isso, você vai precisar entrar na justiça para reparar esse dano que foi causado a você.

    Um abraço!

  13. Bom dia gostaria de saber como consigo comprar um carro de leilão, não vejo falando muito disso por ai.
    Gostaria de comprar um carro que foi recuperado.
    Em Belo Horizonte.

  14. Olá,

    Para você encontrar esses carros, recomendo que você procure em lojas que vendem carros “batidos e salvados” ou então que você procure em sites como OLX, através de termos como leilão, sinistro, recuperado e etc.

    Um abraço!

  15. Bom dia

    Amigo após varias consultas e com o objetivo de ter um veiculo, por conforto e segurança de viajar, resolvi após ler seus comentarios comprar um carro recuperado de leilão, amigo não me arrependo comprei uma captiva ano 2009 no valor de 32mil, quase 13mil reais mais barato que o mercado e financiada com parcelas muito baixa.
    Recomendo a tds que queiram comprar carros recuperados por inadimplencia, não consta no documento e o mercado esta apito para este negocio.
    att
    joaquim

  16. boa noite,
    meu carro foi apreendido por BA. paguei a purga mora dentro dos cinco dias… mas o banco não me devolveu o carro, nem me diz onde está.

  17. Olá,

    Você precisará entrar em contato com o banco, ver a documentação necessária para fazer a retirada no pátio para onde o carro foi levado.
    Informe-se com o banco em qual pátio o carro está.

    Um abraço!

  18. comprei uma bmw de um terceiro quando fui consultar um mês depois descobri que ja tinha passado por leilao de retomada, perco na hora da venda como fico agora sabe se o carro desvaloriza ou nao!! e a compania de seguro so quer segurar 80%

  19. Olá,

    Veículo que passou por retomada de banco ou financeira não tem perda na hora de negociar, geralmente é praticado o mesmo valor de mercado.
    O seguro ter feito apenas de 80% pode ser por vários motivos, não só pelo motivo do leilão.

    Um abraço!

  20. Boa Tarde Amigo, me tira uma dúvida –
    QUAL DIFERENÇA DE CARRO DE LEILÃO COM SINISTRO E OUTRO COMO RECUPERADO??
    Que vejo que aparece nos leilões online tenho essa duvida, obg

  21. Olá,

    Não existe diferença, apenas a nomenclatura usada mesmo.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *