Muitas pessoas têm me perguntado sobre pontos positivos e negativos de comprar um carro sinistrado, e esse é um assunto que já falei por aqui. Acho oportuno voltar ao tema para trazer mais algumas informações e detalhes para quem se interessa por esse tipo de carro nos leilões. Para começarmos a conversa, o que vai determinar se vale a pena ou não comprar um carro sinistrado (batido) é o preço. É fundamental que você tenha um bom conhecimento ou leve um profissional para avaliar os reparos necessários no carro e o custo que isso terá. Baseado no valor do conserto, você calcula até quanto você pode dar de lance para não perder dinheiro. Esse é o ponto principal da compra de um carro sinistrado em leilão.
Outra questão importante é a classificação, observe no edital se diz se o veículo tem um sinistro de pequena ou média monta. Como já expliquei nas outras postagens, os veículos com anotação de média monta sairão com informação de “SINISTRO RECUPERADO” ou “SINISTRO INDENIZADO” no documento e isso restringe a obtenção de seguro e financiamento do veículo. Os veículos com sinistro de pequena monta não tem essa restrição no documento e por isso, em tese, não tem essa dificuldade. PORÉM, tenho observado uma dificuldade maior em conseguir financiar ou fazer seguro de veículos sinistrados, mesmo de pequena monta. Isso acontece porque os bancos e as empresas de seguro consultam a base de informação de histórico de sinistro antes de aprovarem um seguro ou financiamento.
Outro ponto importante é que esse carro vai sempre ficar com histórico de leilão de seguradora e de sinistro quando for consultado em uma das empresas que fornecem o histórico veicular. Então, mesmo que você venda o carro sem informar para o comprador o histórico de sinistro, ele pode acabar descobrindo e vir reclamar ou querer desfazer o negócio com você. Para evitar dor de cabeça, em caso de veículos sinistrados eu recomendo que sempre seja informado ao comprador que o veículo é proveniente de leilão, que sofreu sinistro e foi arrumado. Caso o sinistro tenha sido bem leve, apenas superficial, tire fotos antes de arrumar o carro e mostre ao comprador para ele ver exatamente o que foi afetado. Acredite, isso pode ajudar na venda.
O diferencial do mercado de carros sinistrados é o preço mais baixo. Então quando comprar um carro sinistrado no leilão tenha em mente que mesmo após arrumar, você vai vendê-lo por pelo menos 30% abaixo do mercado ou 40% abaixo da tabela FIPE. Calcule seus custos corretamente para evitar surpresas desagradáveis. Você pode conseguir vender por mais? Pode. Mas não conte com isso.
Para finalizar, deixo uma dica para quem é preocupado em ficar sem seguro. Faça um seguro apenas para terceiros, assim, caso você se envolva em uma colisão, pelo menos você tem o seguro para pagar o carro da outra pessoa. Muitas seguradoras fazem o seguro para terceiros mesmo para carros sinistrados. E para evitar perder seu veículo em um roubo/furto, procure colocar um rastreador. Você pode comprar até mesmo pela internet por um preço muito baixo.
Caso tenha interesse em ver o que já falei sobre carros sinistrados, pode acessar nos links a seguir as 4 partes:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
Quero compra e vende carros
Olá,
Acompanhe os posts e siga as dicas para fazer bons negócios em leilões.
Um abraço!