Laudo cautelar e leilão – parte 1

Atualmente diversas concessionárias e lojas de revenda de veículos estão solicitando um “laudo cautelar”, “perícia cautelar” ou “vistoria cautelar” nos carros antes de aceita-los em negociação. É importante não confundir isso com o Laudo para Transferência. São coisas diferentes.

O Laudo para Transferência verifica a originalidade da numeração do chassi, do motor, dos itens de segurança e documental do veículo. Portanto, apenas os aspectos legais são verificados no Laudo para Transferência, assegurando que o carro está totalmente dentro da lei. Não importa se o carro é de leilão ou não, estando com a parte legal regularizada, ele é aprovado e pode ser transferido para um novo proprietário. Esse laudo é feito por empresas credenciadas pelo Detran de cada estado e segue um padrão pré definido pela lei e fiscalizado regularmente.

Já o Laudo Cautelar consiste em analisar basicamente 3 grupos de informações:

– Pontos de identificação do veículo: Análise técnica verificando se a numeração de chassi, câmbio, motor, carroceria (etiquetas decodificadoras do chassi), vidros, plaquetas de identificação do motor, placa do veículo e demais demarcações originais de fábrica estão presentes e são autênticas.

– Análise da estrutura: Análise de pontos e aspectos referentes à estrutura do veículo como longarinas, painéis Dash (painel corta-fogo), laterais, traseira, dianteira, pontos de solda e até mesmo os micrômeros de tinta em diversos pontos do carro procurando identificar repituras e retoques, dentre outros itens que compõem a estrutura do veículo.

Relatório de pesquisa nas bases de dados dos veículos: Geralmente é realizada a pesquisa sobre as informações da ficha de montagem do veículo (obtém-se as informações registradas assim que os veículos deixam a fábrica para comparar se ainda são as mesmas) através do sistema BIN/ RENAVAM. Essa pesquisa retorna também informações sobre ocorrência de leilões, sinistros, restrições judiciais, restrições bancárias, queixas de roubos e furtos.

Em tese, esse trabalho é feito por profissionais qualificados e certificados através de cursos técnicos específicos com apoio de equipamentos avançados e precisos. O processo, quando feito em uma empresa com boa reputação e da forma adequada, pode levar até uma hora e ao final resulta em um laudo técnico informativo (laudo cautelar). Este laudo irá conter imagens referentes à numeração de motor e chassi, além do veículo, dando ênfase na placa do mesmo.

Esse laudo apresenta um resultado final, e a nomenclatura varia conforme a empresa. O resultado pode ser Aprovado, Reprovado, Aprovado com restrições e etc.
Aí que reside parte dos problemas dos carros de leilões. Mesmo que o carro esteja com tudo 100%, a ocorrência de leilão (mesmo que seja de frota ou motivos financeiros) acaba por levar o resultado do laudo a apontar reprovado em algumas empresas.  Isso faz com que muitas lojas não aceitem carros de leilão em negociações.

Bancos e empresas de seguro fazem uma pesquisa semelhante antes de financiar um carro ou aceitar um seguro. A diferença é que se o laudo aponta reprovado eles verificam o motivo e conforme for, aceitam financiar ou segurar o carro. Mas lojistas e compradores particulares muitas vezes já fecham a porta para uma negociação se o laudo indica reprovado.

O assunto continua na próxima postagem.

banner

About Ricardo Cintra

70 thoughts on “Laudo cautelar e leilão – parte 1

  1. boa noite Ricardo,

    é possível obter esse laudo antes do leilão? você tem alguma empresa a indicar?

  2. Olá,

    Não, para fornecer o laudo as empresas sérias precisam ver o carro.
    E quanto à indicar uma empresa, não tenho nenhuma para recomendar.

    Um abraço!

  3. Ricardo, boa tarde.

    Comprei um gol direto de Locadora e qdo fui fazer o seguro tanto (Hdi, Zurick) recusaram por restrição técnica e não falam o que pode ser. Paguei a consulta no site checkauto onde não consta nenhum registro que deprecie ou tenha indícios de furto, roubo, sinistro.
    Solicitei uma agêncai que vrf e também não encontrou nada. Só falta agora procurar uma empresa credenciada para que possa fazer essa vistoria cautelar. Vc conhece outro site que eu possa pesquisar?? Inclusive a consulta no site Denatran tudo normalizado.

    Fiz um contato com uma cooperativa que faz, porém me chamou atenção porque perguntaram se carro é de leilão e caso seja, o valor para indenização é menor. Parece que agora é praxe ser ou não de leilão independente se é sinistrado , locadora ou financeira vão ter sua depreciação acho isso preocupante porque carros de locadoras não muito rodado e financeira normalmente são bons. Gostaria de ver sua opinião.

    Parabéns pelo site e conteúdo.

    Luiz,

  4. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Infelizmente não tenho nenhuma empresa para indicar que faça laudo cautelar.
    Sobre o que você falou da equiparação de todos os carros independente do motivo do leilão, eu concordo com você que não acho certo. Carros de frotista e locadora por exemplo passam por revisões e manutenções preventivas e corretivas constantes. Carros de financiamento muitas vezes são bem cuidados.
    Coloquei uma nova postagem falando sobre isso, que o mercado a médio prazo precisa corrigir isso, pois estão equiparando coisas diferentes. Acredito que isso vai acontecer, pois não é interessante para os bancos, para os leiloeiros e para os frotistas e locadoras que aconteça isso. A médio prazo os veículos que eles vendem sairão por valores baixos que não compensaria a venda em leilão.

    Um abraço!

  5. Eu sei dessas consultas, e pode evitar a ação de picaretas no mercado, mais o que eu tenho duvida é o seguinte: Não seria ilegal essa questão de uma empresa expor todas as informações de um bem particular, apenas com a placa do veiculo, como car check e checkauto, etc, por que hoje já tem varias empresas fazendo isso, se tornou um mercado atraente, e vamos lembrar também que essas informações dependem das informações passadas pelas segurados a fenaseg, no caso de veículos de indenização integral, eles consultam essas bases, e também das informações dos leilões e financeiras, para mim pelo menos as financeiras e os leilões já poderiam bloquear que essas empresas consultem essa situação. Para acabar de vez com isso, essas empresas reprovam carros zero pelo simples motivo que ganharem fama, isso também é picaretagem! Para mim, a maneira mais segura de comprar um carro é em leilão, pois, são vendidos por empresas idonéas, e não tem vendedor te enchendo e saco e tentando te ludibriar, e no leilão você não tem risco de levar um golpe.

  6. Olá,

    Realmente a questão de ser legal ou não a divulgação dos dados eu acredito que possa dar muita discussão jurídica pois fere o sigilo dos dados. Na minha visão seria preciso ter mais critério dessas empresas.

    Um abraço!

  7. Bom dia,

    Referente ao artigo acima, me parece que está ficando cada vez mais difícil repassar um carro comprado em leilão , mesmo sendo de recuperação de financiamento .

  8. Olá,

    A impressão que passa é essa, mas temos que lembrar que há mercado para todos. O importante é comprar em um preço bom para poder vender um pouco mais barato se necessário.
    E além disso, em média apenas 30% dos carros no Brasil possuem seguro. Financiamento também não são todos que procuram então sempre tem mercado, mesmo que tenha alguma restrição.

    Um abraço!

  9. Muito interessante, percebi que alguns veículos não possuem a inspeção, isso quer dizer que não possuem Laudo Cautelar? Sendo assim, isso já representa uma dificuldade na negociação, certo?

    Frase retirada de um site de leilão:
    * VEIC.C/PENDENCIA DE INSPECAO VEICULAR, REG.P/CONTA DO COMPRADOR *

  10. Olá,

    Não, nesse caso a inspeção veicular é alguma exigência do estado, como por exemplo no RJ.
    O laudo cautelar não tem relação com a inspeção estadual que alguns estados fazem.

    Um abraço!

  11. Bom dia Ricardo!

    Por favor, se puder esclarecer algumas dúvidas que eu e meu sócio temos:

    – Percebemos que alguns veículos não possuem o CRLV, isso representa alguma dificuldade para se obter a segunda via, seria somente pagar o licenciamento do veículo?

    – Sobre seu post recente que fala do Laudo Cautelar, quais as marcações de peças que devemos nos preocupar para avaliar um veículo? Quais os empecilhos que envolvem marcações de peças?

    – A revenda de motos também é tão interessante quanto a de carros?

    Obrigado,
    Desculpe este caminhão de dúvidas. 🙂

  12. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!

    – Sobre os veículos que não possuem CRLV, assim que pagar o licenciamento ou fizer a transferência, você irá obter sem problemas o CRLV.

    – Em relação à marcação de peças, geralmente o carro possui algumas etiquetas com códigos de montagem (perto da torre da suspensão dentro do capô e na coluna dianteira da porta do passageiro você pode ver geralmente) e também a numeração do chassi nos vidros. Essas são as marcações mais importantes fora a numeração do chassi e do motor. Fora essas, é possível ver se os vidros, faróis e lanternas são originais. Se tiver o simbolo da montadora nessas peças, é sinal de que são originais e nunca foram trocados (a troca ou ausência das etiquetas é um possível indicio de acidente e substituição da peça). Os vidros de reposição e lanternas, não trazem a marca da montadora, mesmo comprados novos em lojas confiáveis.

    – Revenda de motos é interessante sim! O investimento é menor e permite um retorno interessante também.

    Um abraço!

  13. Ricardo, bom dia.

    Se possível, vc pode ser o facilitador para contato com o franciscley??? Moro em Belo Horizonte e gostaria desse contato.

    Parabéns, pela iniciativa em divulgar as informações e no mais que vejo que a máfia tá tentando desmotivar essa busca em Leilaõ.

    Abraço,

    Luiz,

  14. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site.
    Estou vendo se consigo o contato. Caso consiga, te envio por email.

    Um abraço!

  15. Acho que já está na hora dos arrematantes se juntarem e pararem de comprar, para derrubar os preços, para essa palhaçada acabar, vende carro no leilão e depois não financia e não faz seguro isso é uma palhaçada. Só lembrando que essas empresas estão prejudicando quem faz o mercado de leilão girar, e estas pessoas são os arrematantes, resumindo o dinheiro está nas nossas mãos, portanto se pararmos de comprar, poremos eles contra a parede. Eu já falei aqui que essa restrição é até boa pois o preço vai cair muito, eu tenho visto que a quantidade de carros que estão indo a leilão e saindo do leilão, e não está sendo vendido por não alcançar o preço desejado está crescendo demais, isso já mostra que os arrematantes já estão dando o troco.

  16. Bom dia, Meu caro amigo!
    Gostaria de uma informaçao, se eu comprar um veiculo de media monta sei que sai no documento sinistrado. Mas, por exemplo compro o carro em Sao Paulo e vou transferir para outro estado, apos a transferençia continua essa observaçao?
    Grato!

  17. Olá,

    Apesar de algumas pessoas dizerem que ao fazer transferência entre estados ou ao fazer 3 transferências as anotações podem sumir ou aparecer no documento, não é normal isso acontecer.
    Se for inserida a anotação em um Detran, a anotação deveria continuar em todos os demais.

    Um abraço!

  18. Bom Dia das seguradoras estão exigindo o laudo cautelar de veículos com passagem por leilão após os resultados eles determinam se aceitam ou não e se aceitam colocam o valor do seguro la em cima e a porcentagem da indenização la em baixo isso na minha opinião é um golpe pois se vc vai indenizar 80% deveria ser cobrado 80% do valor do seguro também o mesmo deveria ser feito na cobrança de ipva de veículos sinistrados o carro perde valor de mercado mas o ipva é cobrado integral isso não deveria acontecer ja que veículos sinistrados em média monta tem um valor depreciado de 30 a 40 %!

  19. Olá,

    Sim, seria o ideal ter um seguro mais em conta para esses carros, acredito que o mercado com o tempo vai oferecer alguma alternativa para isso.

    Um abraço!

  20. COMPREI UMA TUCSON ANO 2007 PELO LEILÃO E A SEGURADORA MAFRE COBRIU 80%, COMO FALTAVA 2 MESES PRA MIM RENOVAR O SEGURO, RESOLVI FAZER ALGUMAS COTAÇÕES E PELA ARIN SEGUROS COBRIU 100%… RESOLVI FALAR PRO MEU CORRETOR QUE PARA NÃO PERDER CLIENTE ELE CONSEGUIU OS 100%, E FEZ UM VALOR BEM MAIS BAIXO DAS CONCORRENTES… VAI ENTENDER….

  21. Olá,

    Isso mesmo, sempre falo para cotar em várias seguradoras que as vezes é possível conseguir uma condição boa. Parabéns pelo carrão que comprou!

    Um abraço!

  22. Ola. Parabens pelo site, esta muito bom!

    A vistoria para o laudo de transferencia pode ser feita em qualquer cidade dentro do estado em que o carro esta registrado? O meu documento esta em Sao Bernardo – SP, e queria fazer o laudo em Santos – SP.

    Quais os documentos exigidos? Devo já estar com o CRV com firma reconhecida??

    O emplacamento esta sendo feito tambem nestes postos autorizados ou continua sendo no patio do Detran??

    PS: moro em Sao Bernardo- Sao Paulo

  23. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site!
    Sim, o laudo pode ser feito em outra cidade.
    Você precisa ter iniciado o processo de transferência com o preenchimento dos formulários. Assim a empresa consegue colocar as informações da sua vistoria.
    Para iniciar o processo precisa sim estar com o CRV preenchido e com a firma do vendedor e comprador reconhecida.
    O emplacamento é feito nos postos autorizados, não mais no Detran.

    Um abraço!

  24. Ola Ricardo comprei uma Zafira numa agências em Guarulhos,vendi ela a pessoa que comprou vendeu pro terceiro, essa pessoa foi colocar no Seguro não conseguiu pois descobriu que o carro e de Leilão, mas quando comprei o carro o vendedor garantiu que comprou direto da GM,o que faço nesse caso?

  25. Olá,

    Precisaria ver quando foi essa ocorrência de leilão. Se você comprou em uma revenda, talvez a revenda tenha comprado em um leilão promovido pela GM. Como você também não sabia, não tinha como informar aos novos compradores.
    Recomendo que você explique isso à pessoa e se for o caso, passe o contato da revenda para ele ver o que pode ser feito. Não tem outra coisa a ser feita, o carro já passou por tantos proprietários.

    Um abraço!

  26. Bom dia!!! Comprei uma HR a 5 anos estou vendendo e descobri que ela é leilão o antigo dono nunca me comunico aparece como único dono por isso o carro foi reprovado na pericia cautelar pra venda o que eu faço agora ???

  27. Olá,

    Se o veículo teve apenas uma passagem por leilão sem sinistro, ele não deveria ter sido reprovado no laudo cautelar.
    Veja exatamente o porque do carro ter sido reprovado no laudo cautelar se ela não teve sinistro.
    De qualquer forma você pode falar com o antigo dono e tentar um acordo, mas acho que dificilmente você conseguirá ter um acordo após tanto tempo. Minha recomendação é ver exatamente o porque do carro ter sido reprovado no laudo cautelar e tentar vender mesmo assim, mas avisando o potencial interessado sobre a situação do veículo.

    Um abraço!

  28. Boa tarde, estou dando meu carro como parte de pagamento de um carro semi novo em uma concessionária. Exigiram e fizemos o laudo cautelar do meu carro.
    O vendedor alega que o o carro deles tb tem o laudo cautelar, mas que não pode me entregar esse laudo. Somente uma cópia do mesmo! Posso exigir o laudo original?

  29. Olá,

    Legalmente a empresa não é obrigada a entregar o laudo cautelar.
    Então não tem como exigir que entreguem. De qualquer forma, você pode pedir um laudo cautelar junto com o laudo de transferência para você ter uma maior segurança de ouvir a opinião de outra empresa caso não esteja seguro sobre o laudo que você está recebendo.

    Um abraço!

  30. ola…, gostaria de saber se os carros que consta com passagem por leilão são sempre reprovados nos laudos ou podem ser aprovados com restrição

  31. Olá,

    Carro com histórico de leilão de banco é aprovado, porém com essa observação de já ter passado em leilão.
    OS carros com histórico de leilão por sinistro podem ser reprovados, dependendo do sinistro.

    Um abraço!

  32. Olá
    Estou tentando vender um prisma 2012
    Comprei de um leilão
    O carro tá perfeito. Porém na vistoria qrem reprovar ou aprovar com restrição. A pessoa interessada não vai conseguir financiar no banco?
    A pessoa da vistoria disse q o preço do carro abaixa muito… tem uma tabela disso?
    Pelo o q vi e percebi isso é uma maneira do governo ou sem lá quem, beneficiar alguém… pq os carros de leilão por troca de frota ou busca e apreensão são tão bons qto carros usados… e no dia q comprei o meu o q tinha de comprador de rvebdedora lá comprando pra repasssar pra terceiro era incrivel!

  33. Olá,

    Se o carro for reprovado ou aprovado com restrições, é um pouco mais dificil conseguir financiar ou fazer seguro. Muitas vezes é preciso procurar com várias corretoras e bancos até aceitar uma que faça seguro ou financiamento.
    Sobre a desvalorização, depende do motivo. Se for leilão de banco, o carro praticamente não perde valor. Se for um veículo com histórico de sinistro de pequena monta, tem uma pequena desvalorização, se for de média monta com anotação no documento, é pelo menos 30% abaixo da média do mercado o valor.
    Infelizmente ainda existe um certo preconceito com carros de leilão, mesmo eles sendo tão bons quanto qualquer carro usado.

    Um abraço!

  34. Boa tarde comprei carro de leilão Honda city pequena
    monta ,será tem.risco de ser reprovado ou até mesmo ter restrição no documento pós o carro está perfeito estado, após laudo demora sair documentação do documento

  35. Olá,

    Creio que não terá problemas de reprovação e nem ficará a informação no documento não se for de pequena monta mesmo.
    Porém precisa ver se tem algum problema maior no carro.

    Um abraço!

  36. Boa tarde!

    Carro de Leilão de financiamento aprova no laudo cautelar e sai alguma observação?

  37. Olá,

    Geralmente os carros que passam por leilão de banco são aprovados no laudo cautelar sim.
    Mas no laudo irá constar que o carro passou por leilão.
    Já vi também laudo que aparece “Aprovado com restrição”.
    Mas na maior parte dos casos aparece apenas “Aprovado”.
    Vale lembrar ainda que cada empresa tem uma forma de colocar isso no laudo.

    Um abraço!

  38. Tem como diminuir um veiculo de grande monta para média monta?

  39. Olá,

    Sim, existe a possibilidade de você pedir a reclassificação do sinistro.
    Entre em contato com o Detran do seu estado e veja quais são os procedimentos.

    Um abraço!

  40. Sabe me dizer se assim como o leilão de financeiro o leilão de montadora também é aprovado o laudo cautelar?

  41. Olá,

    Ainda não vi o laudo cautelar de veículo de leilão de montadora, mas creio que também será aprovado em laudo cautelar, com a observação de ter passado por leilão.

    Um abraço!

  42. Boa noite Ricardo

    Minha situação é a seguinte:
    Tinha um veículo Gol que era fiananciado pela BV financeira, o contrato foi quitado baixando o gravame pelo Detran Pr, realizei a venda a um terceiro, esse mesmo foi até uma agência do BB para realizar o seguro contra roubo, surpresa foi uma restrição: Leilão! Não quiseram assegurar 110% fipe, foi acionado a Bv para saber a procedência do Leilão mas o retorno é que NÃO houve mando judicial de busca e apreensão, captura do veículo ou sequer levado a leilão! Como eu faço para retirar essa restrição ou saber quem a colocou? Fiz buscas no Checkauto mas não constou nada tudo ok! Agradeço desde já obrigado.

  43. Olá,

    Nesse caso, recomendo a você pedir um documento falando sobre a restrição do veículo por ocorrência de leilão. Se nas consultas não está aparecendo de qual base vem a informação, pode ser alguma base interna do banco do Brasil. Outra opção é pedir a informação judicialmente para que você possa correr atrás e verificar a veracidade para solicitar que seja feita a correção da informação inserida errada.

    Um abraço!

  44. Olá, tenho um carro que foi aprovado 100% na seguradora, descobri que era de leilão pela própria corretora, de qualquer forma passou pelo seguro 100% de cobertura. Ao realizar a consulta do veículo em alguns sites diz estar relrovado e outros como aprovado, porém não informa o motivo do carro ser de leilão. Nesses sites diz que o carro está com a estrutura intacta. Enfim não se sabe o motivo, você teria idéia do que possa ser?

  45. Olá,

    Possivelmente o carro passou por leilão por motivo de não pagamento, caso contrário, nos sites de busca apareceria o sinistro ou algo do tipo.
    Sobre como descobrir o motivo do leilão, não conheço formas de saber. Antigamente era possível ver as fotos do carro no leilão, agora os sites de pesquisa não podem mais exibir as fotos.

    Um abraço!

  46. Boom dia,
    comprei um carro, fiz vistoria cautela, é estrutural, não constou nada, quando fui fazer o seguro apareceu leilão, o dono não me falou nada … sei q a única coisa q posso fazer com ele é xingar , mas a empresa de vistoria não deveria ser responsabilidade pela incompetência? Consigo atrás do prejuízo?
    O seguro cobriu do 80%.
    Grato

  47. Olá,

    A empresa de vistoria vai alegar que em alguma cláusula do contrato com eles está previsto que eles procuram em tantas bases, mas pode acontecer de ter algo em outra base que eles não tem acesso.
    Infelizmente creio que será difícil ter algum ressarcimento do seu prejuízo com a empresa de vistorias.

    Um abraço!

  48. Olá bom dia comprei um carro de frota no leilao não consta nada no documento no laudo cautelar aparece que o carro teve passagem por leilao

  49. Olá,

    Sim sempre irá aparecer no histórico do veiculo a ocorrência de leilão, mesmo que não tenha a informação no documento.

    Um abraço!

  50. Boa noite,
    Comprei um carro e fiz a vistoria cautelar, o resultado foi “aprovado com restrição”, o q uer dizer, fiz a consulta no carcheck,checklist e procob e nestes não acusa nada, nem leilão,sinistro e nem indenização integral, mas a Porto seguro não aceitou fazer o seguro.

  51. Olá,

    É difícil falar o que pode ser sem analisar melhor o carro e os laudos.
    Porém se na vistoria cautelar apontou alguma restrição, possivelmente é o mesmo motivo que o seguro não aceitou.

    Um abraço!

  52. Olá Ricardo, Boa tarde!
    Tenho um Hyundai Tucson, que foi reprovado na vistoria cautelar pelo fato da numeração do cambio estar fora dos padrões da montadora, mas esse carro foi comprado OK, e saiu com essa “remarcação” do cambio feito pela própria montadora.. Sabendo que a numeração do cambio dos carros importados não é informada na BIN ou laudo de agregados, porque tem essa exigência da empresas de vistoria? Todo o restante, foi comprovado estar OK.. o carro está integro, nunca foi batido, pintado ou teve algum sinistro, Perdi a venda e estou tentando conseguir uma carta laudo da montadora, mas já tem um mês, sem sucesso, o Detran por sua vez, disse que está tudo certo com o carro e que não pede esse tipo de laudo a montadora… Minha pergunta é se o cambio é original e pode ser comprovado por estar intacto, onde nenhum parafuso foi mexido, porque a pericia simplesmente não atesta isso, que é original?

    Obrigado!

  53. Olá,

    Isso decorre pela falta de critérios das empresas de vistoria e por não existir parâmetros únicos para todas as empresas trabalharem com aprovações ou reprovações nos seus laudos em situações específicas.
    No seu caso, recomendo que você procure a empresa de vistoria e mostre para eles através da documentação que você dispõe, todas esses argumentos para eles retificarem o que ficou registrado no histórico do seu veículo.

    Um abraço!

  54. Olá Ricardo
    Parabéns pelo trabalho

    Poderia me ajudar : comprei um carro 16/17 e um ano depois fiz o laudo cautelar e constou leilão na base 2 .

    Não consta sinistro / colisão , etc .

    Há como retirar essa restrição ?

  55. Olá,

    Obrigado pelos elogios ao site.
    Pode ser que o carro tenha passado por leilão de banco, que tenha sido recuperado de financiamento.
    Pode ser também que tenha vindo de leilão de montadora.
    Não conheço meios de tirar a observação do documento.

    Um abraço!

  56. Comprar carro de leilão é o mesmo que comprar carro de uma loja. O laudo cautelar não deveria verificar isso. Na minha opinião, o laudo deveria focar na qualidade do veículo, se foi batido ou não, se as partes estão completas ou se o carro é um frankstein. A depreciação e rejeição por ser de leilão são grandes. Eu tenho carro de leilão, recuperado de furto. O que deveria constar é que o carro está íntegro. Talvez até que houve um sinistro e que foi superado, estando apto a transitar e ao comércio. Se os leiloeiros não se insurgirem contra essa informação nos laudos, acredito que os preços de venda deixarão de ser atrativos para as empresas.

  57. Olá ! parabéns pelo site e pela ótima discussão.
    Você saberia dizer como as empresas que geram os laudos cautelares recebem informações sobre o veículo ter participado de algum leilão?
    Obrigado

  58. Olá,

    As empresas tem acesso aos bancos de dados em que são cadastrados os veículos que passam por leilão.

    Um abraço!

  59. Comprei uma Ecosport no leilão com 23.000 KM um carro de ano 2006, fiz a cautelar e o próprio vistoriador ficou abismado com a originalidade do carro.
    O carro foi recuperado de roubo pela seguradora Tokio Marine, o laudo deu reprovado por ser de leilão, agora te pergunto, se foi constatado que o carro está zero, todo original, sem sinistro nenhum, quilometragem original, por que a cautelar não foi aprovada? porque a seguradora que era proprietária do carro não assegura o bem que está em prefeito estado e porque outras companias de seguro assegura em apenas 80% do valor do bem? Só porque foi adquirido em leilão?
    Tem alguma lei que fala do assunto em questão?

    Obrigado!

  60. Olá,

    Infelizmente o mercado brasileiro trata os carros de leilão como se fossem inferiores, mesmo os carros em ótimo estado como o seu.
    Não há nada na legislação que impeça as empresas de fazerem isso, é a lei do mercado que manda e como muita gente usava carros de leilão para dar golpe no seguro (comprava carro mais barato, acidentava e recebia a tabela Fipe) as seguradoras começaram a criar restrições.
    E sobre o laudo cautelar, algumas empresas reprovam quando há ocorrência de leilão outras aprovam com restrição e outras aprovam sem restrições, isso varia muito de empresa para empresa pois não há um padrão para as empresas seguirem.

    Um abraço!

  61. Bom dia! Eu gostaria de saber, o que vêm a ser um veículo com laudo pericial com apontamento de passagem de leilão furto .

  62. Olá,

    É um veículo que já foi furtado, recuperado posteriormente e essa informação consta no laudo cautelar. Importante observar se há registro do sinistro no documento. Caso tenha, há uma depreciação do mesmo.

    Um abraço!

  63. Bom dia!
    Qual o significado de passagem pelo leilão 1?

  64. Olá,

    Leilão 1 é um dos bancos de dados onde as empresas informam a ocorrência de leilões para os veículos.

    Um abraço!

  65. Bom dia Ricardo, estou vendo uma negociação sobre um veículo GM adquirido por lote da GM, a pessoa que comprou o veículo esta me falando que pode acontecer de sair como leilão GM. Fiz uma vistoria cautelar, não saiu qualquer restrição ou dizendo que o veículo seja de leilão, porém vi em alguns comentários que no ato da transferência isso possa ocorrer, inviabilizando dessa maneira ser assegurado por alguma seguradora, já realizei pesquisa também com a corretora de seguro, que falou não ter restrição alguma e que pode ser feito seguro com qualquer uma delas, porém fica a dúvida, será que após a transferência do veículo isso vá constar em algum banco de dados sobre leilão?

  66. Olá,

    Se já passou um mês que a pessoa comprou o carro da GM, acredito que não vai aparecer se ainda não apareceu.
    Agora só achei estranho ele falar que comprou por lote. Se foi leilão, mais dia, menos dia vai constar no histórico do carro a ocorrência de leilão.

    Um abraço!

  67. por causa de uma ação trabalhista, meu carro foi indicado a leilão pela justiça.
    Porém, fiz acordo, e o processo foi encerrado e o carro nunca foi a leilão. Sempre esteve comigo
    Mas, ao tentar vender, as agencias pedem laudo cautelar. E nesse laudo aparece que o veiculo foi a leilão.
    Ninguem consegue me informar como retiro essa informação de leilão, visto que o mesmo nunca foi leiloadp.
    No detran, está tudo ok, renajud tudo ok. Mas no laudo cautelar sempre sai essa informação e com isso não consigo vender o veiculo.
    Pra onde corro pra arrumar essa informação errada e pra não aparecer leilao nesses laudos??

  68. Olá! Estou vendo um carro para comprar e ele tem restrição de leilão de fabricante. O que significa isso, perde o valor do carro? No documento vem algo escrito? Obrigada!

  69. Bom dia comprei uma.moto.no leão media monta .entre algumas peças.a.ser trocadas tinha o painel da moto que veio destruido desta forma tive que comprar outro dei entrada no. Doc e o despachante me passou Pará fazer o laudo porém ao fazer o laudo por o painel ser novo o avaliador me falou que se ele colocarmos.km deste.painel novo vai bloquear.o doc pois a moto é 2018 e já deve ter passado em outros laudos e o.km deve ser superior ao deste painel novo porém não consigo saber qual o km da última vistoria Pará colocar no painel fiz duas pesquisa em site paguei completa e não vem informação sobre km

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *